
Sexta-feira, 11/01/2019
Rimas na Alfabetização: Caminhos para Leitura e Escrita
Redescobrindo as Rimas
As rimas são ótimos recursos para despertar nas crianças o prazer pela leitura e escrita. Os pequenos se encantam com a sonoridade das palavras e se divertem com a possibilidade mágica de construir suas próprias combinações.
As palavras realmente são mágicas e nos apresentam milhares de possibilidades!
Por isso a dica de hoje começa com a indicação do livro: "O Livro Mágico". |
![]() |
Essa história nos mostra o poder que as palavras têm, e a rima é um desses poderes. Após a leitura, os alunos da Escola Municipal Desembargador Ney Palmeiro foram convidados a fazerem suas criações.
Cada aluno recebeu uma palavra e a missão de fazer uma ilustração que rimasse com ela. Após muita diversão construíram um cartaz coletivo:
Ainda no clima das rimas, os alunos do segundo ano tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo “Redescobrindo as Rimas” elaborado pelas professoras Youtubers e disponível no link:
A videoaula inicia-se com um problema, como fazer uma música para o canal “Redescobrindo”?
É claro que a turminha já tinha a resposta na ponta da língua e sabiam que as rimas eram a solução que a tia Ju e a tia Ly procuravam!
E para continuar a diversão, a videoaula interativa apresenta às crianças um jogo no qual elas devem descobrir quem mora nas casas apresentadas por meio da rima com o nome dos animais!
E ainda dois jogos com a rima como tema principal:
Depois de assistir ao vídeo...Mãos à obra!
Segundo Emília Ferreira as mãos são a porta de entrada para o cérebro. E nesta atividade, constatamos que quanto mais oportunidade as crianças têm de manipular objetos e trabalharem os sentidos, mais eficiente se torna o processo de aprendizagem.
Para Vygotsky o jogo tem grande importância no processo criativo, pois a imaginação estimulada por eles contribui para expansão das habilidades cognitivas. Sendo assim, por que não experimentar outros jogos? A diversão propiciada pelas rimas foi o gatilho para utilização de jogos de formação de palavras.
E assim, mais uma vez os alunos aprenderam brincando... E entre uma risada e outra construíram importantes conceitos e aprimoraram sua habilidade de leitura e escrita!
Quer saber mais sobre?
Unidade Escolar: E.M. Desembargador Ney Palmeiro
E-mail: empalmeiro@rioeduca.net
Tel.: 2408-6042 / 2408-5482
Contato para publicações:


Sexta-feira, 11/01/2019
Contratação de Agentes de Educação Infantil
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ATO DA SECRETÁRIA
RESOLUÇÃO SME N.º 111, DE 10 DE JANEIRO DE 2019.
Dispõe sobre a contratação de pessoal, por tempo determinado, de Agentes de Educação Infantil para atuar nas unidades de educação infantil da Rede Pública do Sistema Municipal de Educação do Município do Rio de Janeiro e dá outras providências.
Fonte: Diário Oficial Página 19
SUBSECRETARIA DE GESTÃO
COORDENADORIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS
PORTARIA E/SUBG/CGRH Nº 01, DE 10 DE JANEIRO DE 2019.
Dispõe sobre os procedimentos necessários à contratação, por tempo determinado, de Agentes de Educação Infantil.
Fonte: Diário Oficial Página 20 e 21
Anexo Único
FICHA DE INSCRIÇÃO - Contratação por tempo determinado - Agente de Educação Infantil
(Preencher com letra de forma - legível)
Fonte: Diário Oficial Página 22


Quinta-feira, 10/01/2019
Vale a Pena Ler de Novo: Fica a Dica ZOOando no Parque da Alegria
ZOOando no Parque da Alegria
Hoje temos mais um dia de #DICAS para educadores de Educação Infantil!
O relato de hoje foi realizado no Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Parque da Alegria, localizado no Caju e que atende em tempo integral e parcial, crianças do Berçário, Maternal I e Maternal II.
Para quem ainda não conhece, o Caju é um bairro da Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro e tem um significado especial na história brasileira. Ele foi cenário constante dos banhos medicinais de Dom João VI e se tornou um glamoroso e nobre balneário frequentado pela elite portuguesa. Nos dias de hoje, quem passa pelo bairro não imagina que as águas das praias do Caju eram tão límpidas e que uma delas era conhecida como Praia Formosa. Atualmente, as adversidades presentes no bairro transformaram-se em idéias para modificar o ambiente e encantar os pequenos e grandes das famílias do EDI Parque da Alegria.
No primeiro semestre, as educadoras e crianças dedicaram-se a temática "Eu e o Mundo Animal", no qual foi abordado o Reino Animal. As crianças conviveram com diversas manifestações artísticas, experiências diversificadas e vivenciaram formas de expressão e linguagens, como pinturas, modelagens, colagens, teatro e música. Tudo devidamente registrado em fotos e portfólios das turmas.
Para cada história de um bichinho, as educadoras ouviam indagações sobre o que eles faziam, comiam e onde viviam. Os pequenos traduziam em palavras, movimentos e expressões o interesse provocado pelo tema. Os responsáveis, por sua vez, materializavam a satisfação, revelando-se inspirados e participativos. As educadoras orgulhosas dos resultados se empenhavam ainda mais no planejamento e nos detalhes.
Bicho pra Cá, Bicho pra Lá, O EDI Parque da Alegria está em todo lugar!
O sucesso do projeto superou as expectativas. A meninada brincou com as fantasias, explorou novos conhecimentos e participou ativamente das propostas apresentadas. No prosseguimento desta jornada encantadora, os alunos perceberam as diferenças e riquezas das espécies que compõem o Reino Animal e suas peculiaridades. Os educadores investiram tempo e cuidado no estímulo à pesquisa dos miudinhos e os encorajaram a apreciar um pouco do ciclo de vida de alguns animais.
As crianças caminharam pela unidade à procura de seres vivos. Encontraram insetos e bichinhos diferentes. Seguiram o caminho feito pelas formiguinhas e imaginaram mil e uma histórias para a vida de cada uma delas.
O EDI instigou ainda mais, pois juntos construíram terrários e aquários dentro das salas. Experiência para morar na memória de cada criança por toda a vida! Todas as manhãs ao entrar nas salas, queriam observar, perguntar e olhar com aqueles olhinhos de quem reconhece as coisas mais doces dessa vida. Como é bom ser criança e descobrir as mais singelas belezas que os adultos esquecem de admirar!
A comunidade apoiou o projeto e o Zoo do Parque até mesmo subdividiu os espaços da Unidade em três ambientes: "Animais que voam, animais que habitam na água e animais que vivem na terra". Cada espaço recriou para a comunidade escolar o habitat dos animais. As crianças curtiram e os pais se emocionaram com tanta dedicação, afinal, a cada dia, seus filhos contavam uma aventura diferente que haviam descoberto sobre o reino animal.
A professora de Educação Infantil Rosangela Chagas relatou: “Simplesmente perfeito! Imagine seu aluno narrando o fantástico mundo marinho para os adultos e falando das intervenções que o homem faz na natureza. Simplesmente maravilhoso!"
O diretor adjunto, professor Bento, também deixou registrada a honra de participar de um projeto tão significativo: “Quem é que já viu, tocou, imitou ou até mesmo cuidou de um jabuti? As crianças vivenciaram e experimentaram todas essas alegrias! Foram dias de grandes aprendizados!”
Fica a #DICA para projeto sobre o Reino Animal para crianças pequenas:
> Utilizar materiais recicláveis, revelando a importância do meio ambiente e conservação da natureza;
> Contação de Histórias envolvendo fantoches e teatro;
> Fantasias de animais;
> Construção de terrários;
> Observação dos animais do ambiente da instituição.
Curtiu as #DICAS do Projeto do EDI PARQUE DA ALEGRIA?
Envie também sua #DICA sobre suas atividades e projetos!


Quinta-feira, 10/01/2019
Educação a Distância: Conclua o Ensino Fundamental!
Matrículas Abertas!
O PEJA EaD
O Programa de Educação de Jovens e Adultos por meio da Educação a Distância é oferecido desde 2012, contemplando os dois últimos anos de escolaridade do Ensino Fundamental, no caso o PEJA II / bloco 2, e possui a duração de um trimestre letivo.
O PEJA EaD se constitui em mais uma possibilidade de continuidade e conclusão do Ensino Fundamental da Prefeitura do Rio de Janeiro, principalmente para aqueles que não conseguem dispor de tempo para estudar de forma presencial.
ESTRUTURA DO CURSO
O PEJA EaD é composto por cinco componentes curriculares: Ciências, Geografia/História, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidos por professores especialistas.
Após a matrícula, é agendada a participação de uma aula ambientação, onde será apresentado ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) produzidos com ferramentas disponíveis no Rioeduca, tendo a parceria da Gerência de Inovação e Tecnologia Educacional - GITE.
Enviado por:
Gerência de Educação de Jovens e Adultos
(E/SUBE/GEJA)

