A A A C
email
Retornando 10 resultados para o mês de 'Outubro de 2010'

Quinta-feira, 21/10/2010

EM Nações Unidas revela "AS CORES DA ÁFRICA"

Tags: cultura, cidadania.

“Áfricas – A Beleza da Cultura de Lá e da Cultura de Cá” é um dos nossos projetos de mídia educativa produzido juntamente com os alunos que visa resgatar, divulgar e valorizar a cultura e as tradições de raízes afro-brasileiras. Este projeto também está direcionado para práticas positivas na promoção da igualdade racial, dentro do que estabelece a Lei 10639/03.


Não queremos com este projeto mostrar a narrativa de dor e sofrimento a bordo dos tumbeiros, tampouco os horrores e a miséria do cativeiro e do açoite, mas sim, do ponto de vista afirmativo, uma história que nos deixa um momento de memória viva e eminentemente enraizada nas nossas heranças genéticas e ancestrais oriundas do continente africano fortemente marcantes nas nossas mais diversas formas de manifestações histórico-culturais de norte a sul do Brasil através das quais o afro descendente tem papel de destaque na redescoberta da nossa IDENTIDADE no contexto histórico-cultural e étnico. Samba, jongo, capoeira, candomblé, batuque, afoxé, caxambu, maculelê, congada, reisado e maracatu são as nossas Áfricas ricas em ancestralidade – os fios que tecem a gênese que uniu a África de lá e a África de cá. Toda essa herança é fruto longa e histórica resistência e luta por autonomia e reconhecimento travado pelos negros que não se curvaram diante de sua condição como escravizado. Ao contrário, por meio de sua rica produção cultural, conquistou, com muita propriedade, espaços importantes na sociedade na luta pela justiça social e pelo resgate de suas raízes e dignidade, no processo de reinvenção de sua identidade ancestral e na afirmação de sua cidadania.


Esperamos, com este espaço, estar contribuindo para um país mais consciente das páginas de sua História e do significado da luta contra o preconceito, proporcionando, assim, reais condições de JUSTIÇA, IGUALDADE e CIDADANIA.
Acessem www.coresdafricabrasil.arteblog.com.br ou o link favorito neste blog e confiram o conteúdo deste trabalho.
Prof. Nilton Barbosa Filho

Retirado do blog da EM Nações Unidas: http://emnacoesunidasrj.spaceblog.com.br< /a>


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 06/10/2010

O Rioeduca está no ar!!!

Tags: bem-vindo, rioeduca.



O Rioeduca é um portal feito para e por todos aqueles que sonham e batalham por uma educação pública de excelência na cidade do Rio de Janeiro; Aqueles que ultrapassam barreiras, superam obstáculos e provam que nada é impossível. Aqueles idealistas realistas, que compreendem o verdadeiro valor de uma escola pública de qualidade, mas mantêm os pés no chão, com muita criatividade Aqueles que nunca desistem, pois têm a consciência de que o futuro de quase 700 mil crianças e jovens depende da resistência do seu trabalho.

O Rioeduca é feito para e por professoras e professores, diretoras e diretores, coordenadoras e coordenadores, merendeiras, servidores da limpeza, familiares e todos aqueles que acreditam no salto da qualidade da educação pública do Rio. É um portal da Secretaria Municipal de Educação, mas que visa a mostrar os detalhes de tudo o que acontece dentro de cada uma de nossas escolas, creches e EDIs. É um espaço de troca, de aprendizagem e principalmente de alegria.

Aqui o educador carioca terá a oportunidade de divulgar seus trabalhos, trocar experiências e expor suas opiniões. De tal forma, essas informações alcançarão qualquer usuário que as acesse, inclusive nossos alunos e os pais de nossos alunos. Além disso, estamos apostando no uso de várias redes sociais, como o Facebook, Orkut e Twitter, acreditando que poderão ser veículos de informações úteis e confiáveis mas, sobretudo, como caminhos de interação entre todos os elementos da rede.

Este portal, portanto, é nosso! Aproprie-se dele! Se todos trabalharmos juntos, faremos a diferença! Afinal, somos a maior rede de Educação Municipal da América Latina.


   
           



Yammer Share