A A A C
email
Retornando 97 resultados para o mês de 'Outubro de 2011'

Sexta-feira, 21/10/2011

Encanto que vem do Silêncio! Professora Vera

Tags: libras, ensino, especial, 8ªcre.

 

Na agitação das grandes cidades, em meio ao barulho do trânsito, das vozes, da música... Existe um grupo de pessoas que vive no mais profundo silêncio!

E  exatamente foi este silêncio  que encantou a professora Vera Lúcia, que há 10 anos trabalha com a Classe Especial de Surdos na Escola Municipal Getúlio Vargas.

Nesta semana de homenagem aos professores, nós do Rioeduca não poderíamos deixar de mencionar os Educadores do Ensino Especial. Estes professores que com muita garra, persistem em desafiar seus alunos a vencerem cada vez mais seus limites e se perceberem como seres com potencial e habilidades!

 

 

 

 " O que no início era medo, transformou-se em amor e dedicação quase que integral, principalmente nos primeiros anos, quando tive que participar de seminários, palestras, cursos e capacitações, mas sinto-me realizada pois tudo isso resultou em minha pós-graduação em Educação Especial Inclusiva! ”

 

A Língua materna dos Surdos é a Libras (Língua Brasileira de Sinais)

 

Ao contrário do que muitos imaginam, a Língua de Sinais não é simplesmente um conjunto de mímicas e gestos soltos utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. A Língua de Sinais possui estruturas gramaticais próprias.

 

Vera não mediu esforços para se tornar capaz de se comunicar com os alunos surdos.

 

Foram anos de estudo e pesquisas que duravam até altas horas!

 

A professora Vera tornou-se fluente em Libras e isso é fundamental para a alfabetização dos seus alunos.

 

 

 

“ Nestes 10 anos de convivência com os Surdos eu mais aprendi do que ensinei!

Aprendi muito sobre a sua cultura, sua  identidade e sua forma de conceber o mundo e a si mesmo como cidadão!"

 

Vera produz o material didático que usa em sua Classe e que facilita a aprendizagem das crianças.

 

Com materiais simples, ela constrói vários jogos e brincando, os alunos assimilam conceitos de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências.
 

 

 

 O Rioeduca tem o prazer de homenagear Vera Lúcia e todos os professores da Educação Especial, por sua dedicação, empenho e determinação em oferecer educação de qualidade, que é direito de todas as crianças, sem exceção!

 

 

 

"No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos."
                                                                  Martin Luther King

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 21/10/2011

Parceria Família e Escola - QUIZ para os responsáveis

Tags: quiz, rioeduca, escoladafamília.

 

O mais novo livro da educadora Andrea Ramal "Depende de Você - como fazer de seu filho uma história de sucesso" foi lançado ontem e aqui no Rioeduca, simultaneamente ao lançamento, promovemos um QUIZ fornecido pela autora, que valeria um exemplar autografado aos sete primeiros a obterem 100% de acertos.

 

O QUIZZ fez muito sucesso, não só pela promoção mas pela oportunidade de ser repassado aos responsáveis uma vez que trata, em cada questão, da parceria necessária entre escola e família para que a educação seja uma história de sucesso para os(as) aluno(as).

 

De tal forma, conforme nos comprometemos, segue o QUIZZ em TRÊS versões:

 

  • O QUIZ propriamente dito, que o responsável poderá fazer por aqui mesmo no Rioeduca.
  • O código fonte para inserção do QUIZ no Blog da Escola.
  • O QUIZ em versão word para imprimir.

 

OBS: nos casos de aplicação online, somente poderemos gerar resultados estatísticos baseados no conjunto de todos os que preencheram, independente da escola. Mas caso queiram o relatório dos que participaram, podemos enviar em EXCEL com a escola discriminada.

 
 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 21/10/2011

13° Seminário Internacional SM Fitness & Wellness - Convite

Tags: informativo, convite.

 

Convidamos os profissionais de Educação Física lotados nas escolas da Secretaria Municipal de Educação para participarem gratuitamente de um curso no 13° Congresso Internacional SM Fitness & Wellness nos dias 12, 13 e 14 de novembro.

 

Mais Informações:

www.congressosm.com.br



As inscrições podem ser feitas na secretaria da unidade sede do Colégio Santa Mônica, localizado na Rua Padre Ventura, 184 - Taquara, nesta cidade. Neste local, será necessário que o profissional apresente uma cópia do último contracheque, para fins de validação da inscrição.



Outrossim, informamos que o prazo para inscrição vai até o dia 05/11/2011, aqui, na unidade Taquara. 

 

Inara Cunha
Colégio Santa Mônica - DCMEC
(21) 2114-2000 ramal 2010
inaracunha@colegiosantamonica.com.br

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 20/10/2011

Professora Elza Pinheiro de Oliveira

Tags: educação, 4ªcre.



 


 

      “Para aprender, necessitam-se dois personagens (ensinante e aprendente) e um vínculo que se estabelece entre ambos. (...) Não aprendemos de qualquer um, aprendemos daquele a quem outorgamos confiança e direito de ensinar” (Fernández, 1991, p. 47 e 52)

     

 

Elza Pinheiro de Oliveira Ribeiro, 25 anos de excelentes serviços prestados à SME, sempre fez parte da 4ª Coordenadoria Regional de Educação. Começou sua trajetória na E.M. Tenente Antônio João em 02 de junho de 1986, ficando nessa Unidade por 9 anos.


Nas Escolas, E.M. Carneiro Ribeiro, E.M. Anita Garibaldi e E.M. Luiz César consagrou-se como alfabetizadora e o seu carisma e comprometimento levaram-na a aceitar o convite para assumir a Direção Adjunta da E.M. João Marques dos Reis em parceria com a Professora Rosa Maria Dias e mais tarde com a Professora Elza Maria Rodrigues da Silva, permanecendo lá por mais 9 anos.


Sua trajetória foi marcada por grandes encontros e grandes amigos. Em 2010 fora trabalhar na GIN da 4ªCRE , onde o seu trabalho rendeu-lhe mais um convite e dessa vez da nossa Coordenadora, a Professora Maria Valéria Pinto Médici. Assim, aceitou assumir a Gestão da EDI Joaquim Venâncio.

 

Declarações da Professora Elza em relação à sua atuação enquanto educadora:

“Gosto da minha profissão, trabalho com dedicação e amor na expectativa de transformar vidas e ajudar a escrever histórias daqueles com os quais trabalho.”

“Primo pela parceria com a FAMÍLIA, ela é fundamental. Acerdito que afetando os pais o resultado será o sucesso dos filhos.”

 

A Recompensa do dever cumprido...

 

“Logo que comecei na E.M. Tenente Antônio João, recebi um aluno analfabeto no final de setembro. Bem, com a turma adiantada no processo de alfabetização o que eu faria com aquele aluno? Assim, acreditando que podia, que daria certo, apostei no desempenho do menino e juntos chegamos ao final do ano lendo e escrevendo. Foi uma conquista para todos da Escola.”

“Alunos que reencontro, que me reconhecem, que deram certo: São eles que me impulsionam e me fazem acreditar que participei positivamente da vida de cada um deles.”

O Rioeduca.net expressa toda admiração a você, Professora Elza, não só pela sua excelente atuação profissional, bem como pela sua expressão tão positiva enquanto indivíduo social, atuante e tarnsformador. Parabéns a todos aqueles, que como a Professora Elza, estão fazendo a diferença na Educação Carioca! 

 

 

                                                                

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share