A A A C
email
Retornando 97 resultados para o mês de 'Outubro de 2011'

Quinta-feira, 27/10/2011

O Dia D contra a Dengue em 2 Escolas da 7ª CRE

Tags: 7ªcre, saúde.

 

O Dia D de Combate à Dengue é uma ação promovida pela prefeitura do Rio de Janeiro a fim de conscientizar a população para os perigos da Dengue. Com essa motivação, a equipe do CIEP 301, que fica em Rio das Pedras, se mobilizou para criar um espaço de diálogo e aprendizagem em torno do tema. Ao longo da semana, os alunos e professores estudaram sobre o assunto, o que rendeu boas discussões em sala de aula. A ideia é que os alunos se tornem agentes na luta contra a proliferação do Aedes Aegypti e que multipliquem as informações para seus familiares e amigos.

 

Exposição dos trabalhos

 

No dia 07/10, o resultado de todo o trabalho foi apresentado em uma linda exposição que aconteceu no pátio da escola, que ficou colorido e enfeitado pelos cartazes e maquetes produzidos pelos alunos do 1º ao 7º anos. Mas as atividades foram além da exposição: um grupo de alunos do 5ºano passou pelas salas de aula fazendo um jogo de perguntas e respostas e outro grupo produziu e distribuiu panfletos sobre a prevenção da Dengue para a comunidade. Como as imagens evidenciam, esta semana foi bastante proveitosa, mas a escola já começou a pensar no que fazer no próximo Dia D, a ser realizado em novembro.

 

Maquetes e cartazes interativos produzidos pelos alunos

 

 

Confecção e distribuição dos panfletos

 

Também no dia 07 de outubro o EDI Ana Carolina Pacheco da Silva participou do Dia D, quando os alunos da turma EI-10 vistoriaram as dependências do EDI e percorreram as ruas em seu entorno para identificarem focos do mosquito da dengue. Em companhia da professora regente, da direção e de  duas responsáveis representantes da turma, os alunos excerceram o importante papel de cuidar da comunidade e dar um belo exemplo de engajamento à população local.


Foi uma verdadeira aula de cidadania, pois os alunos conversaram com moradores perguntando o porquê das poças d’água pela calçada, viram muito lixo espalhado e aproveitaram para catá-lo, mostrando na prática que não basta ter ciência dos problemas, mas é preciso atuar e se envolver de forma proativa em busca de soluções.


Ao retornarem, confeccionaram cartazes para serem expostos aos responsáveis na reunião bimestral.
 

 

Desejamos que esta ação tenha um grande impacto nas comunidades, de forma a reduzir os índices alarmantes de proliferação e contágio da doença. Parabéns às equipes de ambas Unidades Escolares!
 

                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 27/10/2011

Euclides da Cunha, “antes de tudo um forte”

Tags: 10ªcre.

 

 

Patrono da Escola Municipal 10.26.006, localizada na Estrada do Magarça nº 3.323, em Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, Euclides da Cunha tornou-se célebre como escritor e principalmente como autor do livro “Os Sertões”, obra-prima da literatura brasileira que já se encontra em domínio público e poderá ser completamente lida e reproduzida do site específico www.dominiopublico.gov.br ou pelo link http://migre.me/5UUXX

 

Retrato do escritor Euclides da Cunha, autor de "Os Sertões", Patrono da Escola Municipal 10.26.006, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação.

Capa do livro "Os Sertões", obra-prima da literatura brasileira, de autoria do escritor Euclides da Cunha.

 


Estive visitando a Escola Municipal Euclides da Cunha, em julho de 2011, em trabalho desenvolvido para o Rioeduca, por ocasião do “Encontro de Acompanhamento do Megafone nas Escolas”, que resultou em uma postagem datada de 20/07/2011 e que poderá ser relida em http://migre.me/5UVwt

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 27/10/2011

União de alunos e Direção na E.M. Francisco Cabrita renova o blog da escola

Tags: 2ªcre, blogdeescolas.

 

Visitando o blog da E.M Francisco Cabrita fiquei sabendo de uma excelente notícia. O blog da escola será renovado, agora com a ajuda dos alunos e com a parceria do Bairro Educador.Os alunos escolhidos formarão o Núcleo de Comunicação que irá gerir o blog com a Supervisão da Coordenação Pedagógica da Escola.
Veja a notícia em destaque no blog:

Alunos e direção de mãos dadas na construção do blog.


Atendendo ao pedido da Coordenadora Pedagógica, Izabel Nobuko, os alunos da turma 1801 (Eduardo Sousa, Gabriel Richard, Layanna Souza, Luísa Ribeiro, Thaynã Regina e Victória Figueiredo) formam, a partir de agora, dia 10 de outubro de 2011, o núcleo de comunicação, e passam a gerir o blog da Escola Municipal Francisco Cabrita, com o apoio da Gestora de Projeto do Bairro Educador Sarah Cardoso e supervisão da Coordenadora Pedagógica Izabel Nobuko.
Antes, os alunos geriam um blog extra-oficial, destacando a rotina escolar e algumas atividades que faziam sucesso na escola. O blog fez tanto sucesso que se decidiu fazer a integração entre os blogs. Continuaremos a nos encontrar uma vez por semana, toda segunda-feira das 15h00min às 17h00min, para divulgar as atividades educativas que acontecem na escola.
Devemos aqui destacar a responsabilidade, o interesse e a dedicação que esses alunos têm mostrado, chegando sempre pontualmente, fato que demonstra o carinho e orgulho que os mesmos têm pela escola.
Desejamos sucesso nesta parceria!

 


Vejam agora a primeira postagem sobre a participação da escola nos Jogos Estudantis feita pelo grupo recém criado:

Xadrez nos Jogos Estudantis 2011: Está se aproximando!


Os Jogos Estudantis de Xadrez da 2º CRE acontecerão nos dias 25 e 26 de outubro, nas categorias Pré-Mirim e Infanto Juvenil, no Clube de Sargentos da Aeronáutica em Cascadura. A Escola Municipal Francisco Cabrita se organiza com a professora responsável Izabel Nobuko e com os seguintes alunos que competirão:


Pré-Mirim

 

  • Larissa Cristina R. Sabino
  • Guilherme Sanche da Silva
     
  • Giovane Ferreira de Araújo
     
  • Maikon Mauro S. de Carvalho
     
  • Thayane Antº de Oliveira
     
  • Mª Fernanda O. de Souza
     
  • Infanto Juvenil
     
  • Tereza Cristina Lima da Silva
     
  • Matheus Benjamin C. Santos
     
  • Mateus Nascimento da Cruz
     
  • Lana Cristina e Silva Costa
     
  • Gabriela Figueiredo F. da Silva
     


Parabenizamos a E.M. Francisco Cabrita pela iniciativa da integração dos alunos ao blog da escola e desejamos que dessa parceria venha frutos maravilhosos.Estaremos a disposição para a publicação das próximas postagens.


Fatima Costa
Equipe Rioeduca 2ª CRE
fatimarcosta@rioeduca.net

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Postado por Fatima Costa Ver Comentários (0)

Quinta-feira, 27/10/2011

Maratona de Histórias da 4ªCRE

Tags: 4ªcre, eventos, riodeleitores.



 

 

A Maratona de Histórias da 4ªCRE, aconteceu em 14 de outubro no Clube do Olaria. Muitas Unidades Escolares participaram do evento que visa a contribuir com o Projeto "Rio, uma Cidade de Leitores".

 

Dentre as várias atrações, contamos com apresentações músicais, dramatizações, contação de história e sorteios de livros.

 

 

A Creche Municipal Barbosa Lima Sobrinho, esteve presente e trouxe sua linda contribuição com a exposição do Projeto Leitura Entrou na Roda. Apresentaram também muitos dos trabalhos desenvolvidos e ainda, a participação do Mascote Literário.

 

 

A Escola Municipal Padre Manoel de Nóbrega, fez uma releitura dos Contos de Fadas com a confecção dos personagens e objetos das histórias utilizando material reciclado. Tais objetos, deram origem a um novo e especial Conto de Fadas. Para completar esse belíssimo trabalho, a U.E. também apresentou o seu Bobo da Corte.

 

 

A Creche Municipal Chico Mendes, retratou os Clássicos Infantis como João e Maria, os Três Porquinhos e Chapeuzinho vermelho. Nessa pespectiva, trabalharam as percepções humanas do campo visual, tátil, auditivo e gustativo.

 

 

A Escola Municipal David Pérez relembrou os Autores Nacionais, como é o caso de Monteiro Lobato em Viagem ao Céu. Os alunos dessa U.E. foram ao Planetário e montaram um espetáculo de dança.

 

A Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva e sua linda Colcha de Retalhos em homenagem a Nelson Mandela, um grande líder e também Patrono da comunidade onde a Escola está situada.

 

 

 

Parabéns às Unidades Escolares que participaram e tornaram esse evento um grande sucesso!! 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share