A A A C
email
Retornando 97 resultados para o mês de 'Outubro de 2011'

Quinta-feira, 27/10/2011

Vinte e Quatro Cariocas e Uma Baianinha

Tags: 1ªcre.

 

 

 


O Rioeduca conta hoje, o projeto “24 cariocas e 1 baianinha”,desenvolvido pela Professora Beth e sua turminha da E.I 20. A idéia surgiu a partir do interesse e curiosidade das próprias crianças.

 

A Professora costuma utilizar a música em diversos momentos e atividades .Certo dia do mês de setembro, Beth ensinou a cantiga popular “sou carioca da gema” e os pequenos amaram, queriam que cantasse a toda hora!

 

O projeto ganhou asas quando a turma questionou o que era “carioca”? A professora relata que a conversa foi ficando mais e mais interessante, ao ponto de falarem sobre naturalidade e nacionalidade. Os olhinhos brilhavam! Estavam curiosos e envolvidos na nova descoberta. Beth queria aumentar ainda mais o interesse das crianças, e trouxe para a sala todas as certidões de nascimento da turma, assim, durante o animado bate papo, descobriram que entre os vinte e quatro cariocas presentes, havia uma linda baianinha!!!

 

 

A pequena Ana Paula ficou feliz em compartilhar com os amiguinhos um pouco da sua história. Acrescentou também, que já visitou a Bahia, e que tem avós, tios e primos lá! Mas lá, onde? Hora de ver os mapas!! Atenciosa, Beth mostrou no mapa do Brasil, o Rio de Janeiro e a Bahia. Novamente a novidade foi uma festa!

 

A turma conheceu a música “Cariocas” de Adriana Calcanhoto, e se surpreendeu com a pesquisa sobre pontos turísticos da Cidade Maravilhosa, inclusive sobre o próprio Sambódramo, onde estudam, palco de grande alegria para todo o mundo.

 

A arte e a poesia tiveram lugar privilegiado no projeto, pois a turma criou um lindo poema, que deixou Beth sem palavras.

 

 

Educação Infantil é isso: Criação, imaginação, alegria, curiosidade, música, arte, poesia, aprendizagem e muita alegria!!! Crianças pequenas são capazes de nos emocionar com suas perguntas, respostas e criatividade. O Rioeduca parabeniza a Professora Beth, aos vinte e quatro cariocas e a linda baianinha pelo sucesso do projeto. 

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 27/10/2011

Projeto de Portas Abertas

Tags: 9ªcre, riodeleitores.

 

Professora valéria

 

Projeto de Portas Abertas, criado recentemente pela professora Valéria da Sala de Leitura da Escola Municipal Ubaldina Dias Jacaré – 9ª CRE, visa facilitar o contato da comunidade com a leitura.


Os alunos de 4° e 5° anos juntamente com a professora colocam alguns livros na bolsa e visitam a comunidade do entorno escolar oferecendo leitura dos mesmos. Muitas vezes as pessoas visitadas também contam suas histórias ou "causos".



              Foto da Sala de Leitura com os alunos Luyara, Allan, Jennifer, Vinicius e Rhailene                 organizando os livros na bolsa 

 

O projeto enviado está "fresquinho". A moradora (Srª Mara) que aparece na foto com os alunos, foi uma das primeiras que visitamos. A princípio, visitaremos uma casa por semana.

 

 Gustavo Henrique, Luiza de Jesus, SrªMara(moradora), Cecília Conceição e Juliano Suzano

 

Começamos o projeto com os alunos (autorizados pelos responsáveis) de 4° e 5° anos para que possa ter continuidade em 2012 visto que, a partir do próximo ano nossa escola funcionará somente com turmas de 4º, 5º e 6º anos.

 

Saímos com um grupo de quatro alunos. Selecionamos previamente os livros que iremos levar na bolsa , que é a bolsa da Bienal onde fiz um patchcolagem.


 

 

Fazemos uma leitura coletiva ainda na escola do livro a ser lido e tecemos comentários a cerca do mesmo, só então partimos para casa. As visitas duram em média 40 minutos.

 

A comunidade sempre nos recebe muito bem, o que faz os alunos ficarem empolgados com o projeto.


 

Guardiões literários servindo frases de Érico Veríssimo para os responsáveis, na hora da saída

 

Ainda acho cedo para fazer uma avaliação, mas seja como for, já valeu a pena pelas experiências que vivemos até agora.

 

 

Faço um trabalho intenso com os professores e alunos voltados para a promoção de leitura. São rodas de leitura, piquenique literários, teatros, guardiões literários (com os alunos do grêmio), "RODOTECA - O Cardápio de Livros que Vai até Você" - que é o Projeto de Sala de Leitura de 2010, entre outros. Mas era preciso "seduzir" a comunidade e foi assim, de repente, que nasceu o projeto.


Como está muito recente, neste período (4ºBimestre), estará em fase de experimentação para criar forma e força em 2012. 

 

Minha ideia era ter responsáveis monitores para nos auxiliarem nas visitas, pois eles mais do que ninguém conhecem a comunidade e as pessoas que precisam receber um pouco de carinho através das histórias.

 

Os livros levados na bolsa também poderão ficar emprestados, fazendo com que os responsáveis frequentem à Sala de Leitura para devolvê-los e entrem em contato com a leitura por gosto, prazer e vontade.



Desta forma o Projeto e o PPP estariam interligados, já que esse acredita que a devida distinção entre os papéis da escola e da família faz-se cada vez mais importante e urgente para que haja maior participação da família na formação do aluno. Com isso haverá maior progresso na aprendizagem, no que diz respeito aos valores, conceitos, ética, moral e tantas outras questões fundamentais na formação da criança se conseguirmos definir papéis e integrar escola/comunidade.

 

 

 Exposição do Projeto no Teatro de Arena na semana de Maratona de Histórias

 

O texto e as imagens nos foi gentilmente enviados pela professora Valéria da Sala de Leitura da E. M. Ubaldina Dias Jacaré.

 

 

Agradecemos a professora Valéria e convidamos você a fazer parte desta REVOLUÇÃO.     Basta clicar na imagem abaixo e escrever para o Representante da sua CRE                   enviando seu Projeto.

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 26/10/2011

Embaixadores da Educopédia - Alunos que Fazem a Diferença

Tags: 6ªcre, educopédia, troféurioeduca.



 

 

 

Divulgando a Educopédia na escola...

Embaixadores da E.M. Rose Klabin contagiando com a Educopédia!

 

 

O aluno monitor multimída da E.M. Rose Klabin, Arthur Britto, responsável pelo gerenciamento do blog de sua escola, R.K. Notícias, enviou-me - já faz um tempo - um rico material que mostra diversos momentos da atuação dos Embaixadores da Educopédia (e ainda o vídeo de uma das tarefas, 5ª Tarefa Educopédia: "Flashes de uma Educoaula").

 

Achei que seria interessante acrescentar também a opinião dos alunos sobre o projeto em sua escola; propus, então, antes de enviar a postagem para a publicação, que Arthur solicitasse a seus colegas um breve relato (que poderia ser por escrito). Olhem o que eu recebi! Um vídeo, "Depoimentos Educopédia"!  Excelente!  Assistam e confiram!

 

DEPOIMENTOS EDUCOPÉDIA - Vídeo de Destaque da Matéria

 

 

Embaixadores da Educopédia são "alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e professores da SME-RJ, que foram escolhidos para representarem as suas escolas dinamizando o trabalho da Educopédia com os outros professores,alunos, amigos e toda comunidade escolar".(1)

 

Quem são eles na E.M. Rose Klabin? Daniel Braz e Wellington Gonçalves são os alunos Embaixadores da Educopédia - e  Janine Rosa e Arthur Britto, os monitores multimídia que trabalham na divulgação da proposta na escola e... muito mais realizações!

 

 

 

 

 

FLASHES DE DUAS EDUCOAULAS

 

 

 

Acima, o realização da 5ª tarefa dos Embaixadores da Educopédia, que consistia em "criar um vídeo de uma educoaula. Com a participação da MultiRK, os embaixadores levaram duas turmas para uma sala de aula (que inclusive foi inaugurada de sua revitalização por elas) com todo o equipamento montado e filmou tudo. Ao todo foram mais de quatro horas de gravação resumidas neste vídeo de dois minutos" (registros que acompanham o vídeo no Canal YouTube: http://www.youtube.com/user/TheMultiRK ).

 

 

E.M. ROSE KLABIN - UMA ESCOLA DE TODOS!


 

Aproveitando... Ainda outros registros da E.M. Rose Klabin...

 

 

Alunos da E.M. Rose Klabim visitando a XV Bienal do Livro

 

 

A Escola Rose Klabin foi uma das finalistas do Troféu Rioeduca 2011 e marcou presença na noite da premiação com seus alunos e professores!

 

 

 

Alunos e professores na premiação do Troféu Rioeduca 2011

 

 

 

VÍDEO COM O ENCERRAMENTO DO PRÊMIO TROFÉU RIOEDUCA 2011



 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

(1) Blog Embaixadores da Educopédia

"E.M Rose Klabin_Contagiando com a Educopédia: Divulgação da Educopédia na E.M. Rose Klabin!":  http://embaixadoresdaeducopedia.blogspot.com/2011/09/em-rose-klabincontagiando-com.html?spref=fb

"Afinal, quem são os Embaixadores da Educopédia?": http://embaixadoresdaeducopedia.blogspot.com/2011/06/afinal-quem-sao-os-embaixadores-da.html

 

(2) Blog R.K. Notícias - Fique Conectado:

"Duas Educoaulas!": http://rknoticia.blogspot.com/2011/09/duas-educoaulas.html

"Fotos da Final do Troféu Rioeduca 2011": http://rknoticia.blogspot.com/2011/09/fotos-da-final-do-trofeu-rioeduca-2011.html (na postagem há acesso para o álbum online onde há outras fotos, como, por exemplo, as da visita á XV Bienal do Livro.

 

 

 

 

PARABÉNS, ALUNOS E PROFESSORES DA E.M. ROSE KLABIN!

 

 

 

                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 26/10/2011

Xadrez e Educação Física na E.M. Suécia

Tags: 3ªcre, blogsdeescolas, educaçãofísica, jogos, eventos.



 

Lembram do I Encontro de Xadrez da E.M. Suécia divulgado aqui no post O XEQUE MATE DA ESCOLA MUNICIPAL SUÉCIA? Pois é, dizem que quando começamos a numerar os eventos é porque sabemos que eles irão se repetir e durar. Aconteceu na primeira semana de outubro, não só o II Encontro de Xadrez da E.M. Suécia, mas também o I Encontro Intercolegial de Xadrez. Isso mesmo a boa iniciativa da Profª Ana Cristina Côrrea, com apoio do Gari Sidney Moreira e da direção da escola, rendeu ótimos frutos.

 

Para alegria da Ana, que é professora Educação Física, " É muito bom ver que as pessoas estão querendo aprender a jogar e se envolvendo neste projeto comigo. A profª Isabella Tatagiba, o nosso outro tio gari Jorge e outras professoras da escola."

 

Mas o que o xadrez tem a ver com a Educação Física? Parece que eles não combinam nem um pouquinho. Foi o que eu perguntei à professora Ana que me esclareceu que: "Eu consigo a concentração de alunos que muitas vezes, na sala de aula, não conseguem prestar atenção. Trabalho atenção, regras, respeito (cumprimentar o adversário e montar o tabuleiro ganhando ou perdendo uma partida). Eles aprendem que é preciso saber ganhar e perder, pois, na vida, passamos por essas situações também. Mostro que as aulas de educação física podem ir além do futebol, do queimado, dos desportos de um modo geral. Os alunos aprendem que é importante pensar antes de agir, pois no xadrez se você tocar numa peça, é obrigado a jogá-la."


Ou seja, o xadrez traz lições para a vida em todos os seus aspectos. Não se trata apenas de Mens sana in corpore sano. É um modo de ver a vida que se descortina para o aluno. Citando Kasparov, como a Profª Ana:

 

" Vejo na luta enxadrística um modelo exato da vida humana, com sua
luta diária, suas crises e seus incessantes altos e baixos."
(GM G. Kasparov)

 

Então, o II Encontro de Xadrez da E.M. Suécia ocorreu no dia 5 de outubro. Trata-se de um encontro interno em que participaram as turmas 1301, 1302, 1401, 1501 e 8101 (turma de projeto). Este torneio, que está sendo realizado de forma que uma turma jogue contra outra, está envolvendo muitos alunos e, por isso, terá andamento com semifinal e final no dia 20 de outubro de 2011.

 

 

 

 

 

Portanto, ainda não terminou. A professora acha importante ressaltar que a participação no torneio foi voluntária de acordo com o interesse do aluno. Segundo ela, " nosso objetivo é deixar que o aluno tenha a liberdade de dizer se quer participar ou não, pois, a partir do momento que tornamos algo obrigatório, deixa de ser prazeroso. Um dos objetivos desse Encontro, é manter o interesse dos alunos pela prática do xadrez e a integração entre as turmas. Pude perceber um grande interesse da maioria dos alunos em participar do nosso II Encontro de Xadrez da E.M. Suécia."

 

É o resultado de um trabalho realizado desde a E.I. A Educação Infantil jogando xadrez??!!! Eles iniciam sim com as noções básicas como o nome das peças, seu posicionamento no tabuleito no início do jogo e o movimento característico de cada uma delas. " Com as turmas de EI até 1200, procuro fazer estafetas para que eles corram e peguem a peça que eu solicitar no meio de outras peças misturadas. Formo duplas e ao meu sinal cada dupla monta o tabuleiro e vence a que montar o mais rápido possível e de forma correta. Faço também um quiz de perguntas para ver que turma acerta mais. Trata-se de perguntas sobre os movimentos das peças. O jogo com todas as regras, eu trabalho mesmo é com as turmas 1300 até 1500 e projetos." nos informa a professora. O vídeo ilustra um pouco estas atividades. Nele estão presentes o Gari Sidney Moreira e a Profª Isabella Tatagiba, parceiros no projeto:

 

 

 

 

Por sugestão da diretora adjunta Daniele, dos ex-alunos que foram para a E.M. Maranhão e do Tio Sidney, eles resolveram organizar também o I Encontro Intercolegial de Xadrez da E.M. Suécia 2011 que ocorreu no dia 6 de outubro. As escolas envolvidas foram: E.M. Suécia, E.M. Manuel Bomfim e E.M Maranhão. Foi um momento de integração e aprendizado para todos. A professora contou com a colaboração do Gari Sidney (como sempre, durante a oficina e nos 2 Encontros de xadrez) e do professor Alex Marinho Jorge da E. M. Manoel Bomfim. A turma esteve concentrada durante os jogos e ganhou até lanchinho preparado com amor pelas merendeiras.

 

 

Alex, Ana e Sidney e os enxadristas concentrados

 

 

E não pode faltar a foto dos vencedores do I Encontro Intercolegial de Xadrez da E.M. Suécia. Para mais fotos do evento, acesse o blog E.M.Suécia - PPP2011: "Suéci@.com".

 

Da esquerda para a direita: Daniel (2º colocado), Douglas (campeão) e Leonardo (3ºcolocado)

 

A Professora Ana ainda agradece a todos os colaboradores e participantes e nos presenteia com uma bela frase ( que suponho seja o lema da escola): "Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos". Completando com "outro ponto importante é ver os alunos me procurando na escola perguntando sobre o xadrez e não mais somente sobre o futebol e o queimado. Isso para mim, é o reconhecimento de um trabalho e de que eu toquei no coração deles. Gostaria muito que eles soubessem o quanto são importantes para mim!"

 

Imagens, textos (adaptados) e vídeos recebidos via email enviado pela Profª Ana Cristina Côrrea

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share