A A A C
email
Retornando 97 resultados para o mês de 'Outubro de 2011'

Terça-feira, 25/10/2011

Alunos multiplicadores na Educação Infantil da EM José Alpoim

Tags: 5ªcre, blogsdeescolas, educaçãoinfantil.

 

No dia 1º de setembro foi publicado no Diário Oficial o Decreto n.º 34.377, de 31/8/2011, que institui ESTADO DE ALERTA CONTRA DENGUE e dispõe sobre a prevenção e controle da transmissão da dengue na Cidade do Rio de Janeiro.

 

 

 As Creches e todas as unidades escolares, estão em estado de alerta contra a Dengue.

 

 Na EM 05.14.034 José Alpoim está sendo feito um trabalho de conscientização e prevenção.

 

 "Precisamos mobilizar a todos para que não ocorra nova epidemia de dengue em nossa cidade no próximo verão", diz a escola em seu blog.

 

E continua: "A dengue é um doença causada por um vírus. A fêmea do mosquito Aedes aegypti é  transmissora do vírus da dengue. Através de sua picada, ela passa o vírus da dengue de uma pessoa doente para outra pessoa sadia. Ela coloca seus ovos em locais úmidos e perto de água parada. Quando os ovos entram em contato com a água, as larvas saem dos ovos e continuam seu processo de desenvolvimento. Não adianta apenas acabar com os mosquitos. É preciso evitar que a fêmea encontre lugares para colocar seus ovos".

 

 

Origem da dengue no Brasil

 

A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aedes aegypti tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações.

 

No Rio de Janeiro ocorreram duas grandes epidemias. A primeira, em 1986-87, com cerca de 90 mil casos; e a segunda, em 1990-91, com aproximadamente 100 mil casos confirmados.

 

A partir de 1995, a dengue passou a ser registrada em todas as regiões do país. 

 

Em 2008, a doença volta com força total no Rio de Janeiro onde foram registrados quase 250 mil casos da doença e 174 mortes em todo o Estado (e outras 150 em investigação), sendo 100 mortes e 125 mil casos somente na cidade do Rio de Janeiro. A epidemia de 2008 superou, em número de vítimas fatais a epidemia de 2002, onde 91 pessoas morreram.

 

A  dengue no mundo

 

Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

 

 

 

 

Ações de combate a dengue na EM José Alpoim e os alunos multiplicadores, um relato da diretora, profª Fátima Mendes.

 

"Iniciamos fazendo uma pesquisa na internet de diversas campanhas contra a dengue que juntamos num DVD e com este material e mais a campanha da Multirio (que já tínhamos na UE), fizemos para os alunos um dia de "sessão pipoca" (cineminha), só com vídeos das campanhas da dengue que selecionamos. 

 

Preparamos para os professores um "kit" de atividades com o tema ALPOIM CONTRA A DENGUE

 

O Grêmio, sob nossa orientação, pesquisou e selecionou na internet (google imagens), cartazes sobre a Dengue, que foram impressos e com esses cartazes eles foram de sala em sala conversar com os outros alunos, depois foram espalhados pela escola. 

 

No nosso blog, http://emjalpoim.blogspot.com/ divulgamos o estado de alerta contra a dengue para os pais e outras informações, além disso no nosso "Alpoinzinho" (jornal criado recentemente pela escola), também divulgamos o alerta contra a dengue para as crianças.

 

No dia 05 fizemos uma grande mobilização de limpeza e "caça" de possíveis focos de dengue, envolvendo toda a escola, alunos, professores e funcionários. 

 

Enviamos panfletos para casa dos alunos que sairam usando uma viseira com o tema ALPOIM CONTRA A DENGUE. As crianças foram os "multiplicadores" junto aos pais.

 

Aderimos à Campanha "10 minutos contra a Dengue" e convocamos os pais a participar, na reunião do dia 08/10, conversando, mostrando estatísticas, apresentando a campanha e ensinamos a fazer uma "ARMADILHA PARA MOSQUITOS", que já havíamos ensinado aos alunos. 

 

A próxima edição do nosso jornalzinho, sairá esta semana, com o tema dengue na sessão saúde, além de trazer o encarte da Campanha 10 min contra a dengue, que adaptamos aqui na UE."

 

 

E continua: "Ainda temos previstas algumas ações, como um passeio pelo entorno da escola com nossos alunos como "fiscais da dengue", distribuindo panfletos e conversando com os moradores sobre os cuidados que precisamos ter contra o mosquito; um concurso de frases no blog para a nossa campanha ALPOIM CONTRA A DENGUE, e o que mais planejarmos no próximo CE, pois pretendemos estender a campanha até o último dia letivo."

 

Segundo José Ricardo, Agente de Controle de Vetores, "a dengue como qualquer questão de saúde pública envolve 2 frentes de trabalho, a saber: o poder público orientando e fiscalizando, implantando ações de educação entre os vários setores da administração, atuando na prevencão no dia a dia, e cobrando, fiscalizando a efetivação dessas ações. E a população, acatando as diretrizes de controle e conscientizando-se de que a solução do problema esta em nossas mãos."

 

Leia mais sobre o combate a Dengue:

http://www.combateadengue.com.br/o-que-e-dengue/#ixzz1bGlRMsqZ

 

 Conheça mais sobre esta e outras ações da EM José Alpoim, clicando na imagem

 

 

 

Agradeço o carinho e consideração da Profª Fatima Mendes, diretora da EM Alpoim, pois em meio a correria do dia a dia, prontamente enviou-me por e-mail um relato e fotos das atividades.

 

Se você professor ou sua escola desenvolve ou desenvolveu algum projeto, atividade ou se tem blog, escreva para nós, clicando na imagem abaixo, e procure o endereço do representante de sua CRE.

 

 

 Onde encontrar a Representante da 5ªCRE, professora Regina Bizarro

 

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza


                                                                    

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 25/10/2011

Doutel no Anima Escola

Tags: 9ªcre, artesvisuais, animaescola.

 

O Rioeduca visitou O CIEP Armindo Doutel de Andrade na 9ª CRE a algumas semanas para conhecer o trabalho de animação que vem sendo desenvolvido e que vai fazer parte da mostra de 2011 do Projeto Anima Escola. Quem nos recebeu carinhosamente e nos conta esta experiência é a professora Regente da Sala de Leitura Marylice.

 

O CIEP Doutel de Andrade desenvolve projetos em mídia educacional  há algum tempo, participando de vários Projetos da SME. Desde 2009 vem vivenciando cursos de animação promovidos pelo Anima Escola*. Em 2011 teve seu Projeto de Animação em Produção Autônoma selecionado para compor o DVD do Anima Escola.

 

A direção do CIEP na figura da Diretora-adjunta Rosangela de Carvalho, em conjunto com a professora regente de Sala de Leitura Marylice Silva convidaram o Professor Élcio Arian de Geografia a organizarem o Projeto “Conceitos Animados de Geografia”.

 

Rosangela de Carvalho (Adjunta), Marylice Silva (SL), Élcio Arian (Geo.)

 

O Professor Élcio Arian empenhado em tornar seus alunos protagonistas no processo ensino-aprendizagem, escreveu o roteiro: A BOLA GIRA, E O MUNDO TAMBÈM, onde experimentou novos olhares sobre a cartografia, na produção de vídeo de animação para posterior utilização em sala de aula – novo material pedagógico produzido pelos próprios educandos, ampliando assim as possibilidades e as linguagens das aulas de Geografia, perseguindo o ideal de formar educandos educadores.

 

 

A partir do roteiro do Professor Élcio e revisado pela Professora de Artes Cênicas Evelyn Costa, a Professora Marylice produziu o roteiro de animação, que tem o seguinte storyline:

 

Unindo futebol, equivocadas falas conhecidas de jogadores, ex-jogadores e presidentes de clubes de futebol, Jeffinho aprende Coordenadas Geográficas, atrações turísticas de vários países e reflete sobre a importância da escola na vida de um jovem estudante.

 

Todos os alunos do 6º ao 9º ano de escolaridade foram convidados para o lançamento do Projeto que ocorreu em 1º de setembro, com a apresentação da proposta pelos professores organizadores e a visualização do vídeo “Animando” de Marcos Magalhães. Em seguida os alunos definiram quais as técnicas de animação que seriam mais adequadas à proposta do filme e escolheram em que gostariam de atuar: fotografia, desenho, pintura, atuação, animação, sonoplastia,... A partir daí, desenhos, recortes, massinha, softwares de animação, pintura, sonoplastia,... passaram a fazer parte do cotidiano de aproximadamente vinte alunos do CIEP Doutel de Andrade, que vocês podem conferir nas imagens e nos pequenos trechos a seguir.

Professora Marylice Silva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Um projeto de capacitação na linguagem da Animação, especialmente concebido para as escolas, onde professores e alunos participam de um programa pedagógico com aulas teóricas e práticas, durante o qual realizam filmes de animação.

 


A proposta do ANIMA ESCOLA aposta na incorporação da animação às práticas educativas de maneira que possibilitem a criação de diferentes formas de expressão, proporcionando aos alunos explorar suas próprias identidades e construir outros modos de produção de conhecimento. (Continua...)
 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 25/10/2011

Blog da E.M. Marília de Dirceu repaginado!

Tags: 2ªcre, blogdeescolas.

 

Recebi a notícia de que o blog da E.M.Marília de Dirceu passou por uma repaginada! Resolvi conferir e mostrar a vocês que acompanham o Rioeduca.

 

Visitei as suas várias seções e recomendaria que vocês fizessem o mesmo. Além da página inicial o blog possui outras como as que são dedicadas às disciplinas de Artes Visuais, Língua Portuguesa e Ciências.

 


Há também uma página dedicada as Memórias da escola, onde são relatados momentos e projetos já executados na escola e que não devem ser esquecidos. Afinal coisas boas são mesmo pra lembrar e ficar como exemplo.
Um lindo relato da história da E.M Marília de Dirceu poderá ser encontrado na página Nossa História. Relato este que já tivemos a oportunidade de publicar aqui no blog do Rioeduca.
Gostaria de destacar dois momentos deste blog com imagens de trabalhos dos alunos da escola. Vejam a seguir:

 

  • Aquí se estudia Español…
    Se você fala espanhol, terá a oportunidade de comunicar-se com mais de 450 milhões de pessoas no mundo que a usam.
  • Isso também pode significar ter um número maior de possibilidades no mercado de trabalho.
  • O Espanhol é falado nos cinco continentes.
  • O Espanhol é a segunda língua mais utilizada na comunicação internacional
  • Aquí se estudia Español…

 

Enquanto isto nas Aulas de Ciências…
 

Através do Sistema Respiratório o organismo humano realiza as trocas gasosas, eliminando o gás carbônico e absorvendo o oxigênio. Esse processo envolve diversas estruturas, sendo: o nariz (as narinas), a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios e os alvéolos pulmonares.

O Sistema Circulatório é dividido em sistema cardiovascular e sistema linfático. O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos. O coração é a bomba propulsora do sangue e os vasos sanguíneos são as vias de transporte.

Olha o que o pessoal da 1802 produziu!!!!!!

 

 

Parabéns a E.M. Marília de Dirceu pelo retorno de seu blog . Ele ficou ainda mais bonito com as novas publicações!

 

Fatima Costa

Equipe Rioeduca 2ª CRE

fatimarcosta@rioeduca.net
                              
                              

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Postado por Fatima Costa Ver Comentários (2)

Segunda-feira, 24/10/2011

Homenagem à Professora Maria Valéria

Tags: educação, 4ªcre, eventos.



 

 

           No dia 05 de outubro de 2011, a Professora Maria Valéria Pinto Médici - nossa Coordenadora - recebeu pela Vereadora Rosa Fernandes o Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto. Assim, o Rioeduca.net tem o orgulho e o prazer de compartilhar alguns momentos dessa homenagem com vocês.    

 

               A Professora Gina, nossa colega da SME, fora aluna da Professora Valéria em uma turminha de  alfabetização, e por isso, dedicou-lhe um carinhoso depoimento que comoveu a todos:     

         

 

"Peço licença a todos para uma viagem no tempo. A memória me transporta para o tempo da menina de tranças, gorducha...que falava pelos cotovelos!Isso não mudou... A menina tinha uma professora, a 1ª professora. Uma quase menina também, alegre, sorridente, que andava para lá e para cá , de jeans e tênis, sempre muito animada, mas tranqüila. Na sala dessa professora tudo era leve e colorido. Havia uma mágica no ar...Tudo dava certo. Você caiu e ralou o joelho? Calma, meu bem, deixa a tia ver...e a dor passava rapidinho! Você brigou com o colega? Calma, crianças, vamos conversar? E a briga acabava rapidinho! Estava triste? Nada que um abraço não resolvesse. Era a mágica da Tia Valéria. E ela fazia mágica com as letras também! As letras se juntavam, se misturavam e shazam: aparecia uma história! Naquela sala sempre tinha história. No começo, a tia Valéria contava as histórias, para tudo tinha uma história especial. Na sala nós tínhamos até um amigo invisível! Moderno, não é? Se fosse hoje seria virtual... Mas na sala da tia Valéria era tudo bem real. Carinho real. Atenção real. Cuidado real. Naquela sala de aula logo as crianças também estavam contando histórias, misturando letras, fazendo mágica também! Aquelas crianças achavam que a tia Valéria tinha super-poderes! Pelas mãos da Tia Valéria, aquelas crianças aprenderam o poder da leitura, aprenderam a aprender...e como é gostoso aprender! Logo cada um de nós descobriu que também podia fazer mágica. E que a leitura nos leva a mundos incríveis. Tia Valéria,a senhora nos ensinou a mais importante lição: o ser humano faz mágica! A mágica do encontro, do amor, do saber. Que sorte teve a menina gorducha de tranças. Que sorte tiveram todas as crianças que sentiram a sua mágica. Obrigada, Tia Valéria!"

 

Texto: Professora Gina - Ex-aluna da Professora Maria Valéria Pinto Médici

 

 

Receber o Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto é uma honra, pois simboliza o reconhecimento de ótimos serviços prestados ao Serviço Público.

 

Entre tantos outos depoimentos e emoções, só mesmo a presença dos amigos e da família para celebrar a alegria desse momento tão especial.

 

Os amigos....

A família...

 

O Rioeduca.net e toda a equipe de Professores da 4ªCRE,  parabenizam a Professora Maria Valéria Pinto Médici por esse momento ímpar em sua vida profissional.

 

                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share