A A A C
email
Retornando 101 resultados para o mês de 'Outubro de 2012'

Sexta-feira, 19/10/2012

Criatividade e Alegria para os Pequenos Leitores

Tags: 8ªcre.

 

 

 

A Oficina de Aventais realizada na Escola Municipal Leonardo da Vinci tem o objetivo de tornar a Roda de Leitura uma rotina nas aulas.

Mais do que somente ler para os alunos, esses professores assumiram o compromisso de encantá-los com os livros.

 

 

 

 Professores da E. M. Leonardo da Vinci produzindo na Oficina de Aventais

 

 

Os livros não deveriam fazer parte da vida das crianças apenas no período escolar e, sim, acompanhá-las por toda a vida. Afinal, com eles, aprende-se cultura, exercita-se a imaginação e expande-se o vocabulário.

 

Felizmente, alguns educadores já se deram conta disso e desenvolvem projetos para incentivar a leitura nos pequenos.

 

A melhor maneira de criar o hábito da leitura é incorporar essa prática à rotina das aulas.

 

É importante para os alunos estarem cientes de que durante a aula haverá um momento dedicado à  leitura, e esse momento precisa ser prazeroso, envolvente e encantador!

 

 

 

 

 Aventais prontos para serem usados nas Rodas de Leitura

 

 

Ao contar uma história, o ideal é que o professor tenha uma diversidade de estratégias.

 

São consideradas como principais: tocar a imaginação dos alunos, saber como utilizar a expressão corporal, o ritmo, o gesto, e principalmente a entonação da voz, fazendo com que nesse momento a criança fique envolvida pelo encantamento e pela fantasia.

 

O professor para ser um bom contador de histórias precisa buscar tudo o que traz emoção para o momento da leitura: as caras e bocas, o riso, o choro e o olhar.

 

Mais tarde percebe-se que as crianças tentam imitá-lo agindo da mesma forma.

  

 

 

  Professora Edite Dias e a Turma EI - 21

 

 

 

Na Escola Municipal Leonardo da Vinci, a Coordenadora Pedagógica Viviane Guimarães realizou com os professores uma Oficina de Aventais.

 

A Oficina de Aventais tem quatro objetivos principais:

 

1- Incentivar o professor a contar mais histórias.

 

2- Realizar rodas de leitura com seus alunos, regularmente.

 

3- Proporcionar ao grupo docente um momento de descontração e trabalho criativo em equipe.

 

4- Presentear o professor com algo significativo;  uma singela lembrança pelo Dia do Professor.

 

 

 

 Professora Simone Aranda e a Turma 1302

 

A Coordenadora Pedagógica reuniu os professores e iniciou a atividade falando sobre a inclusão da Roda de Leitura na rotina das aulas.

 

Enquanto falava, vestia seu avental já pronto. Os professores ficaram atentos.

 

Já com o avental, fez a leitura do texto "Paixões" de Luiz Fernando Veríssimo e propôs que cada professor confeccionasse o seu avental, simbolizando o compromisso que cada um passou a assumir de não só ler para os alunos, mas de encantá-los com diferentes livros e leituras!

 

Com os materias à mão, os professores soltaram  a  criatividade e criaram lindos aventais!

 

Coloridos e personalizados, os aventais trazem frases de incentivo ao hábito de ler.

 

 

 Viviane Guimarães e a Turma 1101

 

 

Na semana do Professor, o Rioeduca parabeniza os professores da Escola Municipal Leonardo da Vinci, pela iniciativa de comprometerem-se com os pequenos leitores da Cidade do Rio de Janeiro!

 

 

 

Sua escola também tem ideias para incentivar à leitura?

 Conte para o Rioeduca!

 

 

 

 

Meus Contatos:

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: @Prof_Neilda

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 19/10/2012

Visão de Futuro

Tags: 6ªcre, peja.

No primeiro semestre de 2012, os alunos do PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos - da Escola Municipal Comandante Arnaldo Varella participaram do Projeto Visão de Futuro que se encontra presente nas escolas do município do Rio de Janeiro realizando exames oftalmológicos nos alunos matriculados.

 

Para dar um salto na qualidade da educação carioca, também são necessárias ações relacionadas à saúde das crianças e jovens. Pensando nisso, a Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, lançou em 2010, o Projeto Visão de Futuro. O objetivo do programa é corrigir possíveis falhas de aprendizagem ocasionadas por problemas de visão dos alunos.

 

Com o Projeto Visão de Futuro, cerca de 14 mil alunos tiveram acesso à consulta oftalmológica e ganharam óculos.

 

Segundo a Secretária de Educação, Claudia Costin, com um ensino de qualidade, formado por bons professores e um diagnóstico correto de deficiência visual dos alunos, cada um deles poderá realizar os seus sonhos.

 

O Projeto Visão é formado por um consultório oftalmológico itinerante. Um ônibus foi transformado para atender com todo conforto e com todos os equipamentos necessários para a realização de um exame completo.

 

 

 

O ônibus do Projeto Visão realiza visitas periódicas às escolas do município do Rio de Janeiro

 

 

Este projeto faz parte do PSE - Programa Saúde na Escola - que tem por objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

 

 

 

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

 

No primeiro semestre de  2012, a Escola Municipal Comandante Arnaldo Varella receberam a visita do ônibus itinerante do Projeto Visão.  Os alunos do PEJA e a comunidade escolar realizaram exames oftalmológicos e receberam seus óculos

 

 

 

O PEJA é o Programa de Educação de Jovens e Adultos que recebe pessoas com, no mínimo, 15 anos completos, sem limite máximo de idade, interessadas em completar os estudos referentes ao Ensino Fundamental, na Rede Pública do Município do Rio de Janeiro

 

 

 

O Projeto Visão atende  também a comunidade em que a escola está inserida com o objetivo de oferecer um atendimento integral  não só ao aluno da rede municipal de ensino, mas também à toda comunidade escolar.

 

 

Andréa Ramal, comentarista de educação, participou do jornal Bom Dia Rio e ressaltou a importância dos exames de vista precoces na vida escolar do aluno.

 

Assista aos vídeo abaixo e conheça um pouco mais do Projeto Visão

 

 

 

 

 

Parabéns ao PSE por ver a Escola como área privilegiada de encontro entre  educação e saúde, e como espaço de convivência social para o restabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde.

 

Parabéns à Escola Municipal Comandante Arnaldo Varella por se aliar ao PSE, visando a integração e articulação da educação e da saúde de seus alunos do PEJA, propocionando a melhoria da qualidade de vida.

 

 

 

Gostou desta postagem? Divulgue-a nas redes sociais e faça com que seus amigos conheçam mais um projeto que é realizado nas escolas municipais do Rio de Janeiro.

 

 


Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 19/10/2012

Visitando Blogs da 3ª CRE

Tags: 3ªcre, blogsdeescolas, visitas.

 

Visitar cinquenta e seis escolas em menos de três horas e conhecer seus projetos, sonhos e realizações é um dos benefícios que a tecnologia trouxe para a educação.

 

Cada escola é um mundo à parte, um organismo vivo que pulsa, vibrando e aprendendo em seu próprio ritmo e com seus próprios talentos. Uma comunidade escolar privilegia seus valores e quer se ver nas atividades realizadas ali. Cada projeto ou ação traz um pouco de cada um que ali atua.
 

 

O blog educacional de uma unidade escolar amplia sua vocação, sua imagem para o mundo. Torna possível estar em contato com alunos, professores e pais interagindo em busca de uma educação melhor.

 

A 3ª CRE agora conta com 56 blogs educacionais. A maioria deles está ativo no registro do cotidiano das escolas. Só a tecnologia possibilita uma visita a cada um deles como se estivéssemos atravessando o portão das escolas.
Nessa rodada de visitas, pude conhecer nove blogs novos nascidos da vontade de compartilhar objetivos atingidos ou metas a serem alcançadas. Desejamos que eles consigam, na correria do dia a dia, manter a escola virtual tão viva quanto a escola real.

 

 

 

 

 

 

É motivo de alegria ver blogs, que haviam sucumbido à falta de tempo, ressurgirem no mundo digital abrindo mais uma vez as portas de sua escola para o mundo. Parabéns, E.M. Isabel Mendes e E.M. Hélio Smidt pelo retorno de seus espaços virtuais!

 

 

 

 

 

 

 

Nos blogs, podemos encontrar os alunos artistas de cada escola. São pintores, dançarinos, atores e produtores de obras-primas de significado e aprendizagem. Vemos compartilhadas as vitórias, os projetos em seus estágios iniciais e suas culminâncias que reúnem toda comunidade escolar em torno dos aprendizados de seus alunos. Tem escola procurando ex-alunos e colaboradores para reconstruir seu passado em busca das raízes que sustentarão seu futuro.

 

 

 

 

 

 

Muita brincadeira, alegria, exposição de talentos e reflexão celebram os homenageados do mês: as crianças e os professores. Esta é só uma pequena amostra da vida que pulsa em nossas escolas. Vida criativa, vida pedagógica, vida cooperativa, vida que cresce, como todas as outras, para frutificar.

 

Acessem a listagem dos blogs da 3ªCRE e faça você mesmo esta visita virtual. Compartilhe desse fantástico mundo pedagógico digital!
 

 

 

 

 

 

 

 

Contate-nos

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 18/10/2012

Aprendendo para o Futuro na Floresta da Tijuca

Tags: 7ªcre, projetos.

  

 


A E. M. Maria Florinda Paiva da Cruz está localizada na Freguesia, em Jacarepaguá e atende cerca de 800 crianças da Educação Infantil ao 5ºano do Ensino Fundamental. A unidade escolar está participando do Projeto Anfitriões do Futuro e realizou uma interessante visita à Floresta da Tijuca no dia 8 de outubro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As turmas do 5º ano da Escola Maria Florinda conheceram um roteiro ecológico na zona norte da nossa cidade, a Floresta da Tijuca. Um dos objetivos principais foi complementar o aprendizado escolar, fazendo com que os alunos pudessem conhecer mais sobre a história do Rio e como a cidade se desenvolveu.

 

 

A visita à Floresta da Tijuca também teve outros objetivos:

 

 

 

 

 

  • Conscientizar os alunos de que a cidade é patrimônio de todos;
  • Resgatar o orgulho de ser carioca;
  • Mostrar a importância do turismo e da preservação do patrimônio cultural e natural;
  • Reforçar nas crianças o senso de pertencimento à cidade;
  • Promover boas práticas de cidadania

 

 

 

 

 

 

 

O roteiro começou pelo portão da Floresta da Tijuca, seguindo por uma trilha até a Cascatinha Taunay. Os alunos puderam apreciar as belezas naturais do parque e também tiveram a oportunidade de conhecer o Centro dos Visitantes, onde assistiram a um vídeo e visitaram a Exposição sobre a Floresta da Tijuca.

 

 


Um dos momentos marcantes do roteiro ecológico foi um abraço simbólico em uma grande árvore que, circundando a sua base, tem a frase "O tempo não passa".

 

 

 


Os alunos também passearam pela Capela Mayrink e claro, não podia faltar um momento para um pequeno lanche e brincadeiras no parquinho.

 

 

 

 


 

O roteiro ecológico foi um sucesso para alunos e professores! Todos retornaram felizes à escola por terem conhecido de perto este patrimônio cultural e natural que é a Floresta da Tijuca.

 

 

 


 

 

 

Roberta Vitagliano é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca na 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

 

twitter:@robertacarmina

 

 

 

 

 

 

 

PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?


http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share