A A A C
email
Retornando 101 resultados para o mês de 'Outubro de 2012'

Segunda-feira, 15/10/2012

Contos e Encantos no Morro dos Telegráfos

Tags: 1ªcre, projetos.


O Rioeduca é um portal que visa mostrar os detalhes de tudo o que acontece dentro da escolas, creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs). Nesse ambiente virtual, trocamos, aprendemos e destacamos trabalhos pedagógicos relevantes e de sucesso. Assim, não poderíamos deixar de compartilhar com nossos leitores o momento mais que especial vivenciado pelos pequenos alunos da Escola Municipal Morro dos Telegráfos.

 

 

A Escola, reconhecida por seu trabalho de qualidade, está localizada no Morro dos Telegráfos, na recém-pacificada Comunidade do Complexo da Mangueira. Foi com grande alegria que gestores, professores e alunos receberam a escritora Ronize Aline, autora do livro “O Dono da Lua”. A autora apresentou seu trabalho a todos os pequenos através de rodas de contação de histórias.

 


A escola organizou um cronograma especial de contação de histórias para que nenhum aluno ficasse sem participar. As crianças ficaram encantadas com os personagens do conto, e os olhinhos não desgrudavam dos gestos feitos pela contadora. A entonação de sua voz prendeu a atenção dos expectadores! Ronize Aline levou os personagens da história - Nick, seu Selênio, Noturno e a Lua - feitos em feltro - para tornar a vivência mais real, o que encantou ainda mais a platéia.

 

Quem era Nick, o Personagem da História?

 

 

“À primeira vista, Nick é um menino como todos os outros. Detesta os legumes que os outros garotos também odeiam, e adora as mesmas brincadeiras das quais as outras crianças também gostam. Mas, chegando um pouco mais perto, vê-se que ele é especial. Muito mais do que curioso, ele é um menino que enxerga coisas que ninguém vê; que descobre coisas que ninguém descobre; e que adora passar horas debruçado sob a janela, vidrado nos segredos do céu. Por isso só ele consegue reparar, numa noite, que a Lua simplesmente desapareceu.” (fonte: O Dono da Lua)

 

Leitura e Encantamento

 


                                                Gestoras e autora do livro ao centro

 

Simone, gestora da escola, revela que foi uma tarde mágica e de encantamento. Que ações como esta marcam a vida das crianças, e elas passam a se interessar cada vez mais pelo mundo dos livros, sabendo que poderão viajar em outros mundos e até conhecer a lua através da leitura e da imaginação!

 

Pra conhecer ainda mais os projetos dessa Escola Municipal de Sucesso,
clique no link abaixo:

http://emmorrodostelegrafos.blogspot.com.br/


* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *


Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 15/10/2012

Ao Mestre com Carinho

Tags: 2ªcre.

 

No dia 15 de outubro comemoramos o Dia do Mestre. O Mestre é uma pessoa que contribui de forma especial na formação de nossos alunos.

 

A publicação de hoje é especial, pois homenageia os professores. Profissionais que se dedicam e colaboram com o avanço da educação carioca.


A escolha da data, 15 de outubro, deve-se ao fato de que, em 1.827, Dom Pedro I decretou que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil criasse as primeiras escolas primárias do país, as chamadas “Escolas de Primeiras Letras”.


A ideia de tornar o dia 15 de outubro um feriado, surgiu quando o professor Salomão, em São Paulo, sugeriu que os professores da escola se reunissem para discutir os problemas da profissão, planejamento das aulas, troca de experiências, entre outras coisas.  A reunião foi tão bem sucedida que outras escolas resolveram adotar a mesma atitude, levando a data a alcançar destaque na estrutura escolar do país. ( Consulta no site Brasil Escola)

 

 

Para homenagear os professores, escolhemos como mensagem a letra da música “To sir, with love” em sua adaptação para o português, “Ao Mestre com Carinho”.

 

Ao Mestre com Carinho

 

Quero aprender
Sua lição
Que faz tão bem
Pra mim,

 

Agradecer

De coração

Por você ser assim


Legal ter você aqui,
Um amigo
Em que eu posso acreditar
Queria tanto te abraçar
 

Pra alcançar as estrelas,
Não vai ser fácil, mas se eu te pedir,
Você me ensina como descobrir
Qual é o melhor caminho.

 

Foi com você

Que eu aprendi

A repartir tesouros

 

Foi com você

Que aprendi

A respeitar os outros

 

Legal ter você aqui

Um amigo em que eu possa acreditar

Queria tanto te abraçar

 

Pra mostrar para você

Que eu não esqueço mais essa lição

Amigo, eu ofereço essa canção

Ao mestre com carinho.

 

Para completar a homenagem, dedicamos o vídeo abaixo aos professores. Nele estão reunidas fotos com as equipes de algumas escolas e creches da 2ªCRE.

 

 

Professores, parabéns pelo Dia do Mestre!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Contato:
Professora Renata Carvalho – Representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 15/10/2012

Ampliando as Áreas do Conhecimento

Tags: 4ªcre projetos.

 

A Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva e o CIEP Juscelino Kubitschek, em parceria com o Bairro Educador Manguinhos, promoveram a seus alunos uma visita ao evento "UERJ sem Muros" que acontece todos os anos e mobiliza toda a Universidade.

 

Alunos do 5º ano das Unidades Escolares de Manguinhos vivenciaram momentos que fomentam o sonho de ingressar na universidade e, com isso, construir e alavancar seus projetos de vida sob outra pespectiva.

 

 

 

 

No dia 02 de outubro, a Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva e o CIEP Juscelino Kubitschek, ambas integrantes do Bairro Educador Manguinhos, participaram da 23ª edição do evento UERJ SEM MUROS. Este evento que acontece dentro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) tem um objetivo comum apresentar à sociedade a produção acadêmica de seus professores, técnicos e alunos, realizada nas diversas áreas de conhecimento, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e cultura.

 

Os estudantes visitaram o Espaço Ciência no Centro Cultural da UERJ, onde observaram e realizaram diversos experimentos nas áreas de educação, matemática, física, oceanografia, geologia, biologia, arquitetura e meio ambiente.

 

 


Em seguida, foram à Feira de Prestação de Serviços visitar os estandes que ofereciam serviços e informações sobre saúde bucal, atenção à saúde da criança nas creches, aleitamento materno, fisioterapia, saúde da mulher, entre outros assuntos.

 

 

 


Ainda conhecendo os espaços da universidade, os 60 estudantes visitaram a exposição "Além da Pompéia – Redescobrindo os Encantos de Stabiae", no Teatro Odylo Costa Filho.  A mostra didática é dedicada ao sítio arqueológico de Stabiae e a figura histórica de Teresa Cristina Maria di Borbone, a última Imperatriz do Brasil.

 

O Bairro Educador Manguinhos agradece à UERJ pelo convite para a 23ª edição do "UERJ Sem Muros" e ressalta que este tipo de evento mostra aos estudantes a importância do ensino superior, despertando neles sonhos e novos horizontes.  Por Rivânia Lima no BAIRRO EDUCADOR

 

Parabéns para as equipes das Unidades Escolares e também para  Rivania Lima por oportunizar experiências como esta, pois elas prepararam nossas crianças para voarem seus próprios vôos e buscarem o seu lugar no mundo. Educar é preparar para a vida!

 

Contatos:
  Ana Accioly
Representante Rioeduca.net da 4ªCRE
                                                                              anaaccioly@rioeduca.net                                                                                                                                                           Twitter: @Ana_Acioly                                                                                         Facebook: http://www.facebook.com/anapaula.silvaaccioly

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 12/10/2012

Projeto Coffee Break

Tags: 5ªcre, projetos.

Aline Scarlercio Mendes é professora de Língua Portuguesa e Inglesa
e nos apresenta o Projeto Coffee Break

 

 

 

Aline da Costa Scarlercio Mendes é professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Rede Municipal de Educação e está lotada nas Escolas Municipais Rodrigo Otávio Filho e Rugendas.

 

Nesta publicação conheceremos um trabalho diferenciado que aconteceu na EM 05.14.018 Rodrigo Otávio Filho, onde a professora dá aulas de Língua Inglesa. Aline criou um projeto chamado Coffee Break e nos contará como trabalhou junto às turmas 1901 e 1902.

 

Em relato enviado por e-mail para esta publicação, a entusiasta professora Aline, diz: “... tenho trabalhado de forma árdua e dedicada em prol da educação. Eu simplesmente amo meus alunos, e por isso, trabalho com empenho total para que eles se tornem cidadãos de conhecimento e amor. Realizo diversos trabalhos diferenciados nas escolas onde trabalho...”

 

A professora acredita que “o ambiente agradável é sempre favorável para a aprendizagem” e usa uma maneira diferenciada de levar seus alunos ao aprendizado, de forma divertida, criando uma atmosfera feliz e consequentemente com mais prazer.


 

Projeto Coffee Break

 


Apresentação:

Atividade realizada nas aulas de Inglês com as turmas 1901 e 1902 da Escola Municipal Rodrigo Otávio Filho.

 

Objetivos:

O Coffee Break é uma aula diferente, que propicia a socialização e o aprendizado em grupo. Essa atividade é de cunho vocabular, oral e auditivo.

 

Dinâmica:

Ele aconteceu da seguinte forma: no dia combinado, cada aluno levou o item do lanche pelo qual ficou responsável com o devido nome em inglês, podendo ser em forma de etiqueta ou plaquinha. Na sala de aula, organizamos a mesa com o lanche “super reforçado”, eu dei início ao trabalho falando todos os itens em inglês e os alunos juntos repetiam. Em seguida, cada aluno pronunciou em inglês o item que levou para o lanche. Fiz algumas perguntas referentes ao vocabulário e, finalmente, conduzi o momento de confraternização dos alunos ao lanchar.

 

Avaliação:

Ao participar do Coffee Break, os alunos vivenciaram o conhecimento, colocando em prática a oralidade e dividindo um ambiente de aprendizado com a alegria que a escola deve ter. Dessa forma, o processo da aprendizagem aconteceu de forma mais natural, contextualizada e prazerosa, não só para os alunos, mas para todos os envolvidos no ciclo da educação.

 

 



 

“Como professora, acredito que o aluno precisa gostar de ir à escola e, como consequência, chegará ao conhecimento e, assim, todos nós viveremos momentos mais agradáveis”, relata Aline.

 

 

 

 

E ainda, “é preciso acreditar que eles são capazes e eu não desistirei nunca da minha vocação! Sei que eles têm muito valor e que podem realizar lindos trabalhos como esse!”.

 

 

 

Parabéns, professora Aline, por seu dinamismo e persistência em seus objetivos!

 

 Escolas e professores participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos. Clique aqui para saber o e-mail do representante.

 

Regina Bizarro é Professora da Rede Municipal e Representante do Rioeduca na 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

Facebook: rebiza

 

                                


   
           



Yammer Share