A A A C
email
Retornando 101 resultados para o mês de 'Outubro de 2012'

Segunda-feira, 29/10/2012

Quem Conta, Encanta!

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

A Escola Municipal Mestre Waldemiro, localizada em São Cristovão e nas proximidades da Quinta da Boa Vista, realizou na segunda semana de outubro a Maratona de Histórias 2012. Os Alunos vivenciaram experiências significativas, nas quais adquiriram ainda mais conhecimento, através do encantado mundo da leitura.

 

 

Na Maratona de Histórias 2012, os pequenos alunos puderam transformar palavras em histórias inesquecíveis, pois compartilharam com os demais colegas e professores narrativas e sentimentos. Meninos e meninas, ao lerem uns para os outros, davam aos personagens dos livros nova vida e assim compartilharam, em cada parágrafo, alegria, euforia e até mesmo amor.

 

 

Os professores das turmas estão certos de que a Maratona de Histórias promove o incentivo à leitura e à imaginação, permitindo que os alunos sonhem, imaginem e se encantem ao abrirem os livros. Príncipes e princesas, bruxas e animais passearam pelo tempo, viajaram pelas estrelas, ilhas e profundezas do mar, ganhando voz na fala dos jovens leitores. Os que assistiram também se divertiram, deram opinião e se emocionaram!

 

 

Os gestores da Escola Municipal Mestre Waldemiro apoiam esse grande evento e destacam sua importância para o processo de aprendizagem das crianças, pois sabem que a leitura e a narração de histórias enriquecem o vocabulário, contribuem na aquisição de conhecimento e dinamizam o raciocínio e a interpretação.
.


As turmas tiveram muitas atividades na Maratona de Histórias: manusearam diferentes livros da Sala de Leitura, contaram histórias para os colegas e fizeram troca de livros. Num outro momento, as crianças receberam os fantoches e criaram suas histórias para contar para os colegas.

 

 


A Maratona de Histórias foi um sucesso, afinal, contar histórias transporta a criança para novos mundos e dá vida aos seus sonhos através da leitura. Os alunos construíram conhecimento de forma prazerosa e já estão esperando pelo próximo evento de leitura!!!!

 


 Pra conhecer ainda mais os projetos dessa Escola Municipal de sucesso,

clique no link abaixo:

http://emmestrewaldemiro.blogspot.com.br/

 


* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 

Contatos:
Rute Albanita
Professora e Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 29/10/2012

Olimpíadas da Amizade

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas, educaçãofísica, jogos, competições.

 

Os XXX Jogos Olímpicos, realizados na cidade de Londres, no período de 27 de julho a 12 de agosto, foi um dos grandes eventos que marcaram o ano de 2012.  Aproveitando o tema, a Escola Municipal Azevedo Sodré realizou as Olimpíadas da Amizade.

 

 

Os Jogos Olímpicos são realizados a cada quatro anos e reúnem vários países para disputar uma série de modalidades esportivas.  As Olimpíadas de 2012 tiveram como tema “Live is one” – Viva como se fosse o único.  As mascotes do evento foram Wenlock e Mandeville, duas gotas de aço feitas em animação de cartoon.


A bandeira das Olimpíadas é o símbolo da união entre povos e raças, pois seus anéis entrelaçados representam os cinco continentes.  O objetivo das competições olímpicas é estreitar os laços de paz e amizade entre os povos.


 

O Projeto

 

Ao visitar o blog da Escola Municipal Azevedo Sodré, encontramos registros do projeto Olímpiadas da Amizade, desenvolvido ao longo dos meses de agosto e setembro, embalado pelo espírito olímpico.


Baseados no projeto pedagógico de 2012, o objetivo das Olimpíadas da Amizade foi de promover o desenvolvimento das capacidades e habilidades do aluno, a partir da abordagem da cultura corporal.  Dentro dos quatro pilares da educação trabalhados, a escola teve como metas:

 

Aprender a aprender: ampliar os conhecimentos referentes ao tema e à criticidade dos esportes na sociedade atual.


Aprender a fazer: fazer o elo entre os conhecimentos aprendidos e a ação. Identificar as adaptações realizadas nas atividades esportivas.


Aprender a viver com os outros: vivenciar por meio das atividades corporais atitudes que aprofundem as virtudes da amizade, perseverança e coragem vinculadas ao tema transversal Ética, construindo o respeito e o posicionamento crítico diante dos acontecimentos.

 

Aprender a ser: possibilitar um repensar das ações vividas nas atividades propostas.


Nota: Retirado do blog da escola


 

Competições

 

Os alunos da escola foram divididos em equipes para participar das competições. Cada equipe foi representada por uma cor e incluía alunos de todos os anos de escolaridade.


As atividades começaram com a eleição do mascote das Olimpíadas da Amizade para a qual foi realizado um concurso de desenhos feitos pelos alunos.  Foi escolhida a baleia Willy que participou de um desfile no dia da abertura das olimpíadas.

 

 

 

 

A coordenação da parte esportiva ficou por conta das professoras de Educação Física, Ana Lídia e Kristine. As atividades foram realizadas para que se desenvolvessem várias habilidades nos pequeninos.  Dentre elas, podemos citar: pique bandeira, pulando cordas por equipes, corrida com obstáculos, cabo da amizade, boliche, futlençol, queimado e atividade cooperativa.


Os Jogos Paraolímpicos também foram lembrados nas Olimpíadas da Amizade com atividades que levaram os educandos a experimentarem sensações e desenvolverem o aprendizado, descobrindo através de algumas vivências e brincadeiras que ser diferente é normal.

 


 

 

 

Ao final, foi realizada a cerimônia de encerramento com entrega de medalhas de ouro para todos os alunos. A turma 1501 apresentou uma coreografia no encerramento do turno da manhã e no turno da tarde, os alunos da turma 1302 apresentaram uma coreografia homenageando o Rio de  Janeiro, Cidade Olímpica de 2016.

 

 

 

Cerimônia de encerramento das Olimpíadas da Amizade

 

 

 

Apresentações de danças realizadas pelos alunos

 

 

Os Vencedores

 

Nas Olimpíadas da Amizade, os vencedores não foram os mais fortes e nem os mais rápidos. Os vencedores foram os mais amigos e os alunos deixaram suas opiniões sobre o que é amizade.


“AMIZADE é ser leal e fiel. Ajudar nas piores horas e ter sentimentos bons e ser amoroso.” (Mariana)


“AMIZADE é ajudar uns aos outros. Ajudar quando precisa  desabafar.” (Ana Vitória)


"AMIZADE é uma relação entre pessoas que se adoram e que se  divertem juntas." (Pedro Henrique)


“Nosso evento foi um sucesso! Transcendeu o estatuto de competição esportiva, firmando-se na cooperação. Incorporamos o espírito de união, harmonia, igualdade e respeito, que pretendemos estender por todos os anos. Afinal, a essência olímpica deve permear a essência da vida: superar obstáculos, vencer desafios, realizar sonhos e ser feliz!” ( Retirado do blog da escola)

 

Assista ao vídeo que mostra alguns momentos das Olimpíadas da Amizade.

 

 

 Conheça mais sobre este trabalho visitando o blog da E. M. Azevedo Sodré.

http://www.escolamunicipalazevedosodre.blogspot.com.br/

 

Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe também! Entre em contato com o representante de sua CRE para divulgar o blog ou projetos desenvolvidos por sua escola.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Contato:
Professora Renata Carvalho – Professora da rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 29/10/2012

Ler é Bom Demais!

Tags: 4ªcre projetos riodeleitores.

 

Ler histórias é uma das maneiras de inserir ativamente - a partir do fazer ativo e intencional do professor - a criança, bem pequenininha, no mundo letrado. A capacidade e interesse na leitura constrói-se desde bem cedo.  Ler em voz alta para as crianças é uma ótima atividade para despertar nelas o interesse pela leitura.

 

 

"O acto de imaginação é um acto mágico. É um sortilégio destinado a fazer surgir o objecto em que se pensa, a coisa que se deseja, de forma a dela se apossar." (Jean Paul Sartre)

 

 

 

 

Ler promove muitas ações.  Dentre elas, destacamos algumas bastante importantes: fortalece o contato social, reforça as ligações emocionais, aumenta as competências linguísticas, estimula a imaginação, estimula o sentido de orientação e amplia os horizontes. Nessa perspectiva, a Escola Municipal Odilon de Andrade promoveu uma Maratona de Leitura para, assim, consolidar a proposta de formarmos um Rio de Leitores.

 

 

E assim foi a maratona "LER É BOM DEMAIS"!!

 

 

 

 

 

Com o nome "Ler é Bom Demais!", a Maratona envolveu toda a escola e foi um grande sucesso!

 

Os alunos, juntos com os professores de Artes, elaboraram um cantinho muito especial para o Evento: um palco para fantoches, com direito a um jardim de livros para degustação depois do teatro de fantoches, da contação e da leitura de Histórias.

 

 

 

 

Aliás, a peça foi escrita e encenada por um grupo de alunos do 7º ano, que usaram bichos de pelúcia para contar a história de "Reizinho", um leão criado por uma ovelha. As atividades de leitura continuarão na semana que vem, nas salas de aula.

 

As crianças ficaram bem à vontade nos colchonetes coloridos, assistiram à peça, ouviram a contação e a leitura de história (Arabela, mimada que só ela), onde participaram a professora da turma, a Equipe de Direção, alunos de outras turmas, PROINAPE e ainda ganharam balas e doces. O evento contou, também, com a "degustação" de 100 livros novinhos (baú) recebidos pelo projeto "Entre na Roda" (CENPE-SP/SME-RJ), do qual o prof. André (Sala de Leitura) participa da capacitação.

 

 

 

 

Enfim, ficamos muito felizes com os resultados e queremos partilhar com todos os envolvidos com o compromisso em fazer do Rio de Janeiro uma CIDADE DE LEITORES!"

Texto: Equipe da Escola Municipal Odilon de Andrade

 

Parabéns a todos da E. M. Odilon de Andrade por que, através da história, abriram espaço para a alegria e o prazer de ler, para compreender, interpretar a si próprio e à realidade das  nossas crianças.

 

 


* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 

 

Contatos:

Ana Accioly
Professora e Representante Rioeduca.net da 4ª Coordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 26/10/2012

Cultura Popular e Oficina de Xilogravura na EM Olímpia do Couto

Tags: 5ªcre, escolasdoamanhã, bairroeducador.

 

Estimulando a capacidade do estudante de aprender a aprender, no dia 2 de outubro, aconteceu na Escola Municipal Olímpia do Couto, no bairro Irajá, mais uma oficina promovida pelo Bairro Educador.

 

 

O Bairro Educador, integrado ao programa Escolas do Amanhã, é mais um projeto da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e visa promover a integração entre escola e comunidade por meio de dinamização do processo aprendizagem. Ele aponta para uma nova maneira de pensar a educação e aprimorar o papel da comunidade no processo educativo.

 

Baseado nesses objetivos, foi realizada a ação educativa no Bairro Educador de Irajá, Cultura Popular e Oficina de Xilogravura, para alunos do 5º ano da Escola Municipal 05.14.030 Olímpia do Couto, dinamizada pela Gestora de Projetos Ana Carolina, acompanhada pelo Gestor de Núcleo Adriano de Araujo e, como convidada especial, a representante do Rioeduca professora Regina Bizarro.

 

Gestora de Projetos do Bairro Educador, Ana Carolina

 

 

A oficina foi uma verdadeira aula de cultura popular onde o dinamismo da atividade  e da dinamizadora marcaram estes momentos, estreitando ainda mais o entrosamento Bairro Educador e alunos da escola.

 

 

Ana Carolina, Gestora de Projetos Bairro Educador, alunos e representante do Rioeduca, professora Regina Bizarro.

 

 

As xilogravuras apresentadas foram confeccionadas em recipientes reaproveitados de isopor, levando os alunos a criarem várias capas de livretos.

 

Já o cordel foi explorado com seus temas populares e atuais, além de dar subsídios para a criação de poesias pela turma.

 

 

Alunos produzindo poesia de cordel

 

Como tarefa para os próximos encontros Ana Carolina orientou-os a criarem, em dupla, versos em cordel com temáticas variadas.

 

Esse trabalho desenvolveu competências relacionais e emocionais que se traduzirão em habilidades básicas para aprender, transferir/aplicar o aprendido, ser capaz de organizar seus pensamentos, de comunicar-se com clareza, relacionar-se, atuar em grupo e adquirir responsabilidade individual e autonomia.

 

 

 Gestor de Núcleo do Bairro Educador, Adriano de Araujo, e alunos

 

Ao final da oficina a profª Ana Carolina, gestora do Bairro Educador, fez um convite especial à professora representante do Rioeduca Regina Bizarro para participar de uma entrevista pelos alunos que, curiosos, queriam saber sobre, quando e como ela começou a gostar e a escrever cordel e quais os temas que se baseou para criá-los. Após a breve entrevista, foi prometido que tão logo marquem a realização da culminância deste belo trabalho a Representante do Rioeduca estará presente participando do lançamento dos livretos de cordel da turma.

 

 

 Professora Regina, representante do Rioeduca na 5ªCRE, sendo entrevistada pelos alunos falando de literatura de cordel

 

O workshop, além de auxiliar os alunos a criarem poesias de cordel, possibilitou a divulgação da cultura popular através da história do cordel e seus precursores no Brasil.


"A Escola Municipal Olímpia do Couto trabalha para construção de uma sociedade livre e fraterna, onde o ser humano seja o sujeito ativo na estrutura social democrática, com vista ao desenvolvimento da humanidade num padrão holístico do bem-estar, sabendo que isso é fruto do cruzamento das malhas que constroem a rede social que perpassa por todos os aspectos da construção do mundo em que desejamos viver" (E.M.Olímpia do Couto).

 

Parabéns à Escola Municipal Olímpia do Couto e ao Bairro Educador pela promoção da cultura e cidadania, propiciando aos alunos mais oportunidades de conhecimento.
 

 

 Escolas e professores participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos. Clique aqui para saber o e-mail do representante.

 

Regina Bizarro é Professora da Rede Municipal e Representante do Rioeduca na 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza / Facebook: rebiza

 

                                


   
           



Yammer Share