A A A C
email
Retornando 101 resultados para o mês de 'Outubro de 2012'

Sexta-feira, 26/10/2012

Hoje é 6ª Feira, Dia de Alegria!

Tags: 6ªcre, educaçãoinfantil.

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Beatriz de Souza Madeira está realizando com seus alunos o projeto "Hoje é 6ª Feira, Dia de Alegria", que vem  ao encontro da necessidade de  fazer com que o aluno domine a noção de tempo e desenvolva a percepção sobre a sequência dos eventos bem como a sua duração.

 

 

Nos primeiros anos de vida, a criança é muito focada no presente e nas ações que ocorrem nesse tempo.  Os pequenos não têm consciência de que uma ação é  seguida por outra e que, em geral, elas se repetem em uma determinada ordem em seu dia a dia.

 

Conforme vai vivenciando esse mundo, ela começa a perceber a existência de ciclos, sua primeira referência de que o tempo passa. Nessa perspectiva, o trabalho sobre a rotina escolar é fundamental!

 

Com ele, os pequenos observam a  regularidade da sequência de eventos, podem pouco a pouco  antecipá-la e, mais tarde, até relacioná-la, por exemplo, às horas do relógio, ainda que de forma rudimentar.

 

Organizar as ações no tempo permite que a criança tenha a possibilidade de constituir uma história pessoal, de pensar em passado. Com isso, ela poderá reconhecer seu repertório, sua trajetória como indivíduo e, aos poucos, delinear sua identidade.

 

 

Projeto: "Hoje é 6ª Feira, Dia de Alegria!"

 

 

 

O Projeto será desenvolvido durante todo o ano de 2012 com os alunos do EDI

 

 

A vivência da rotina escolar, em que a sequência de atividades permite antecipar o que farão antes de voltar para casa, capacita os alunos a  mensurarem o tempo, ainda que intuitivamente.

 

Um salto transformador se dá com isso! Se a ideia de sequência permite à criança se relacionar com o passado, a duração possibilita lidar com o que ainda estar por vir.

 

Pensando em desenvolver estas habilidades, o EDI - Espaço de Desenvolvimento Infantil - Professora Beatriz de Souza Madeira vem desenvolvendo, desde o início deste ano, o projeto  Hoje é 6ª Feira, Dia de Alegria.

 

Dentro do projeto, os professores trabalham os dias da semana com as crianças.  Elas já sabem que toda sexta-feira é véspera de final de semana e dia de apresentar um trabalho diferente para os colegas

 

Os trabalhos apresentados são voltados para o desenvolvimento das estruturas mentais, que se constroem em função das  coordenações do corpo no espaço e  das sequências temporais das ações.

 

As atividades que veremos a seguir mostram o objetivo principal dos professores que é: fazer com que os alunos percebam e entendam sua própria história e estabeleçam conexões dela com outras - a dos colegas de classe, parentes e, aos poucos, de grupos distantes.

 

 

 

Alunos do berçário dramatizam a cantiga "A Linda Rosa Juvenil".

 

 

 

Alunos do maternal II apresentam o teatro "Os Três Porquinhos" de maneira lúdica.

 

 

 

Alunos do Maternal II revivem a grande fantasia de Monteiro Lobato no Sítio do Pica-pau Amarelo.

 

 

 

O berçário apresenta a música "O Semeador" para saudar a chegada da Primavera.

 

 

A Educação Infantil é algo mágico, único e essencial na vida do homem.  Canta e encanta a quem a ela tem acesso; sendo rico e engrandecedor investir no desenvolvimento desses pequenos seres.

 

Parabéns aos professores do EDI Professora Beatriz de Souza Madeira por realizarem atividades que estimulam as crianças a desenvolverem suas capacidades motoras, afetivas, cognitivas e sociais. Continuem investindo neste contato professor e aluno, transformando-o em relações de aprendizagem. 

 

Gostou desta postagem? Deixe um comentário  para os professores do EDI! Vamos prestigiar o belíssimo trabalho dos professores da rede junto aos alunos da Educação Infantil. Nós somos a sexta CRE!

 

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 26/10/2012

A Educação Infantil em um Passeio pela Literatura

 

 

Pensar na formação de leitores literários é uma ação da pré-escola!

Na Creche Municipal Tia Elza, o projeto "Livros... eu quero passear no mundo da Literatura" tem como objetivo principal encantar e formar leitores literários para toda a vida.

 

 

 

 

 

Garantir o contato com as obras e apresentar diversos gêneros às crianças pequenas é a principal função dos professores de creche e de pré-escola.


Para desenvolver desde cedo o comportamentos leitor, além do gosto pela literatura, os pequenos precisam estar em contato com o livro, manuseando, observando as ilustrações, brincando e principalmente, ouvindo as histórias.


Ao ouvirem um adulto lendo, ao observare as rimas (num poema ou música), as crianças despertam o interesse pelo mundo das palavras.

 

Esse é o primeiro passo para se tornarem leitores literários.
 

  

 

 

 “Livros... eu quero passear no mundo da Literatura!” É assim que estão sendo planejadas as atividades na Creche Municipal Tia Elza.


Como parte da rotina da Creche, as crianças observam os livros, imaginam histórias a partir das ilustrações e soltam a imaginação no momento de narrar para os coleguinhas.

 

É o momento do livre contato com o livro.

 

 

Livrinho produzido pela Turma EI - 40

 

 

 

As professoras da Creche Tia Elza estão atentas para a interpretação oral das leituras.


Elas buscam coletar as impressões da garotada através de perguntas simples como "De qual parte da história cada um mais gostou?"; "O que chamou mais a atenção em cada personagem?"; "Qual ponto provocou mais alegria (ou medo, preocupação etc.)?"


O momento de pensar sobre o que foi lido e expressar opiniões é um comportamento típico de quem gosta de ler - e vale para toda a vida!

 

Estimular esse comportamento desde a Educação Infantil é fundamental.
 

 

 

 

 

Alunos em atividades feitas a partir do livro

 

No projeto “Livros... eu quero passear no mundo da Literatura”, as crianças da Creche Municipal Tia Elza fazem o ‘passeio’ completo, com direito à dramatização das histórias, atividades lúdicas e artísticas com referências ao texto, teatrinho de fantoches e muito mais. Tudo para que o momento da leitura fique na memória da criança, como um momento muito especial na rotina escolar.

 

 

 

"...Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história."
                                                                            Bill Gates

 

 

 

 

Compartilhe com a Rede as ações da sua escola!

Entre em contato com o Rioeduca.

 

 

 

 

Meus Contatos:

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: Prof_Neilda

 

 

 

 

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br

 

 

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 26/10/2012

Aprendendo com Luiz Gonzaga

Tags: 3ªcre, artesmusicais, artesvisuais, blogsdeescolas.


 

Ele andou por todo o país, dançou baião, xaxado e xerém e defendia a ecologia em prosa e verso. As escolas da  3ª  CRE aprenderam muito com Luiz Gonzaga no ano do seu centenário. 

 

 

Suas músicas não podem faltar em nenhuma festa junina que se preze.  Ele foi o homenageado deste ano e podemos ver toda a animação que suas canções trazem nos blogs das escolas: E.M. Carlos Gomes, C.M. Sylvia Orthof, E.M. Brigadeiro Faria Lima, E.M. Maria Braz, E.M. Oswaldo Cruz, C.M. Nosso Cantinho, E.M. José Marti, E.M. Brício FilhoE.M. Rubens Berardo e E.M. José Lins.

 

 

 

 

 

 

 

A mensagem do cancioneiro de Luiz Gonzaga vai muito além das músicas para a festa. Suas letras são bastante pedagógicas quando buscam nos ensinar o que é o baião e nos transportam, com emoção, ao sofrimento do nordestino com a seca, como em Asa Branca. Seu linguajar popular e muito bem estudado favorecem a identificação do povo brasileiro não só com o conteúdo, mas também com a forma que usa para transmiti-lo.

 

 

 

 

 

 

 

Suas visitas de Norte a Sul do país para divulgar sua arte nos deram canções que registram nosso folclore como o Boi Bumbá. Até um Pagode Russo, com a marca do bom humor, está entre suas viagens.

 

 

 

 

 

 

Retratou também as mudanças da adolescência no famoso Xote das Meninas. Ele certamente ficaria orgulhoso ao ver seu lado sustentável sendo lembrado em murais de material reciclado e seu Xote Ecológico na boca dos alunos que são o futuro de país.

 

 

 

 

 

Esta é apenas uma mostra das atividades realizadas pelas escolas da 3ª CRE. Ainda não teve oportunidade de conhecer a obra desse grande compositor brasileiro? O caderno pedagógico de Língua Portuguesa do 6º ano deste bimestre traz uma ótima compilação de suas obras. No vídeo, confiram o trabalho da professora Zenilda da sala de recursos da E.M. Brigadeiro Faria Lima.

 

 

 

 

 

 

Com certeza, Gonzagão, como é carinhosamente chamado, estará sempre em nossos corações. Ainda temos muito a aprender com ele. A E.M. Carlos Gomes registrou seu desejo.

 

 

 

 

 

Contate-nos

 

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 25/10/2012

Megaencontro com a Leitura

Tags: 9ªcre, riodeleitores, blogdeescola.

O Megaencontro com a Leitura na Maratona de Histórias aconteceu na E. M. Fernando Costa da 9ª Coordenadoria Regional de Educação e foi um encontro com muita criatividade que movimentou toda a Unidade Escolar.

 

 


“A imaginação é mais importante que o conhecimento”
Albert Einstein

 

 

A fantasia e o encantamento estiveram presentes na Maratona de Histórias da Fernando Costa. Estimulando a imaginação, desenvolvendo diversas formas de linguagem, despertando a sensibilidade e contribuindo para a formação do caráter, foram promovidos diversos cantinhos personalizados que propiciaram um ambiente mágico para a contação de histórias.

 

Que tal conhecê-los?

 

 

 

CONTOS DE FADAS

 

Conflitos internos importantes inerentes ao ser humano, a luta entre o bem e o mal, a vingança e outros temas foram tratados com ternura e ludicidade neste ambiente.
No cenário ao ar livre, casinha, anões e flores permitiram que as crianças vivenciassem esse universo em que a própria Branca de Neve contava a história!

 

 

 

Contadora: Elizângela

 

 

 

 

HISTÓRIAS DE ARREPIAR

 

Mescla de arrepios, medo, calafrios, sensações diversas experimentadas pelos alunos que passaram por este cantinho.

 


Sem contar o ambiente bem sugestivo em que foi transformada a Sala de Leitura: muito preto, caveiras espalhadas, abóboras, bruxas e muito mais.

 

 

 

Contadora: Laísa

 

 

Contadora: Aryana

 

 

 

HISTÓRIAS DE SUSPENSE

 

Sabe aquela expectativa gostosa para saber o que vai acontecer? SUSPENSE!
Foi nesse clima que as crianças congelaram seus olhinhos para descobrir o final da história. Também aproveitaram para experimentar, participar da história e colocar-se no lugar dos personagens. Tudo feito num cantinho do corredor da escola.


 

 

Contadora: Margareth

 

 

Contadoras: Elizabeth e Margareth

 

 

FÁBULAS

 

Quem gosta de receber elogios? É muito bom, não é?
Mas nós devemos tomar cuidado. Às vezes as pessoas podem nos elogiar só para conseguir alguma coisa... Essas foram algumas das questões levantadas no Cantinho da Fábula na área externa da escola. As crianças tiveram também a oportunidade de discutir ensinamentos (moral da história) e se identificar com problemas muito parecidos com os nossos. Os trejeitos dos contadores fizeram toda diferença!

 

 

 

Contadores: Mariza Santana e Raphael

 

 

AQUÁRIO LITERÁRIO

 

Já pensou em mergulhar em um mar de histórias?
Foi o que fizeram os alunos da Fernando Costa.
No cantinho do fundo do mar, construído no pátio escolar, apreciavam-se peixes e caranguejos de dobraduras, polvos, livros de literatura infantil pendurados e espalhados pelo ambiente e muito mais!
Os alunos podiam deitar-se, escolher histórias de sua preferência para ler, envolvendo-se nesse ambiente mágico.

 

 

 

 

CONVIDADO ESPECIAL

 

Nossa escola contou também com a ilustre presença do contador de histórias profissional Cézar Augusto que fez com que as crianças fixassem olhares, conquistando sorrisos e abrindo espaço para muita alegria.

 

 

 

Foi um sucesso a Maratona de Histórias

 

 

Parabéns a toda equipe da E. M. Fernando Costa pela criatividade que encantou a todos e por compartilhar conosco essa experiência de sucesso!

 

Essa e outras atividades da Unidade podem ser vista no Blog da E. M. Fernando Costa

 

 

 

Se a sua escola desenvolve trabalhos como este, venha compartilhar conosco.

 

 

 

Contatos da Representante da 9ª CRE:
Profª Márcia Cristina Alves
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves
Tel.: 94420157

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share