A A A C
email
Retornando 101 resultados para o mês de 'Outubro de 2012'

Segunda-feira, 22/10/2012

Portinari – Arte e Meio Ambiente

Tags: 2ªcre, capacitação, visitas, artesvisuais.

A Gerência de Educação da 2ªCRE está realizando, com os professores articuladores e coordenadores pedagógicos de escolas exclusivas de Educação Infantil, um curso de formação continuada. No mês de outubro, foi a vez de visitar a Casa da Ciência e conhecer a exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente”.

 

 

A professora Gabriela, integrante da equipe de Educação Infantil da Gerência de Educação da 2ªCRE, entrou em contato com o portal Rioeduca para contar um pouco sobre este curso de formação continuada que está sendo ministrado aos educadores da Educação Infantil.


Os encontros visam a fortalecer os vínculos entre as equipes e aprofundar a discussão sobre os assuntos do cotidiano da Educação Infantil. Além disso, em cada um os participantes escolhem o tema que gostariam de discutir e trocar experiências no encontro seguinte.


 

 

Professores reunidos para visitarem a exposição da Casa da Ciência

 

A visita à exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente” na Casa da Ciência, no bairro de Botafogo, foi um momento de passeio cultural e também um presente pelo Dia do Mestre através do qual os professores puderam acrescentar conhecimentos culturais a sua formação.


Cândido Portinari, um grande pintor brasileiro, nascido no estado de São Paulo, dedicou-se não só à pintura, mas também à poesia e à política. No ano de 1935, ele recebeu uma premiação em Nova Iorque por sua obra "Café", e desde então suas obras passaram a ser conhecidas por todo o mundo. Portinari contribuiu, através da arte, para que o Brasil fosse reconhecido em outros países. ( Consulta no site Sua Pesquisa).


 Ao chegarem ao local da exposição, eles foram recebidos pela coordenadora do projeto, Suely Avellar, que deu uma aula sobre Portinari e ainda indicou possibilidades de trabalho com suas obras na sala de aula.

 

Algumas telas de Portinari representam a fauna, a flora e a cultura do povo brasileiro, permitindo pensar a relação entre as pessoas e a natureza. Ao visitar esta exposição os professores aprimoraram seus conhecimentos sobre o assunto e refletiram sobre a importância de cuidar do ambiente em que vivemos sob todos os aspectos.


 

 

Professores participando de visita guiada à exposição

 

 

 

Oficina de reciclagem

 

O encontro também foi bastante produtivo, uma vez que os professores participaram de uma oficina, utilizando materiais reciclados e criaram um marcador de livro usando papelão. O foco da visita à exposição e da oficina foi o meio ambiente e a forma utilizar um tema tão importante em sala de aula. Assim, os professores puderam acrescentar, a seus conhecimentos, ideias que auxiliam à prática diária.

 


Parabéns à Gerência de Educação da 2ªCRE pela realização deste trabalho de integração da equipe e de incentivo a cultura.


 

Professores e escolas participem também do portal Rioeduca. Entrem em contato com o representante de sua CRE para divulgar o trabalho de vocês. Cliquem aqui para conhecê-lo e participem!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

Contato:
Renata Carvalho – Professora da rede e representante da 2ªCRE, no portal Rioeduca
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 22/10/2012

Superar e Navegar é com o PEJA

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

A Escola Municipal João de Camargo, situada na Rua Ricardo Machado, nº 633, em São Cristóvão, atende a 25 turmas, divididas em dois turnos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Além das turmas regulares, a unidade conta com o apaixonante trabalho desenvolvido no turno da noite com duas turmas de Jovens e Adultos (PEJA).

 

 

O que é o PEJA?

 

É um programa educacional da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro para pessoas com, no mínimo, 14 anos completos, sem limite máximo de idade, interessadas em completar os estudos referentes ao Ensino Fundamental. O programa tem a parceria dos professores, além de contar também com ações voltadas para a fortificação de uma política de educação pautada nos eixos de aumento de escolaridade, educação permanente e inclusão no mundo do trabalho, aspectos essenciais para o exercício pleno da cidadania.

 

A E. M. João de Camargo valoriza a dedicação e esforço de seus alunos adultos. Sabe que não é fácil somar trabalhos e tantas responsabilidades ao recomeço dos estudos, portanto se compromete com cada um, apresentando projetos que despertam e envolvem cada estudante.

 

Superar e Navegar é com o PEJA

 

 

Os alunos do PEJA foram ao Laboratório de Informática com a Professora Ana da Sala de Leitura para realizarem uma viagem pelo universo dos computadores. Animados, a concentração foi grande. A professora ensinou os alunos a manusearem o teclado, o mouse, visto que para alguns essa era uma experiência totalmente nova.

 

 

A professora Ana reconhece que, atualmente, conhecimentos básicos sobre computação e navegação na internet são requisitos importantes para qualquer cidadão. Além disso, a navegação abre um leque de possibilidades na Educação e na vida do aluno pois pode ampliar suas habilidades e conhecimentos navegando nos ambientes virtuais. Afinal, na internet encontramos livros completos, enciclopédias, blogs e diversos conteúdos educacionais.

 


Com a orientação dada individualmente, os alunos escreveram palavras que trabalham em sala de aula, frases para a professora, cabeçalhos, cartas, o próprio nome e treinaram o nome das famílias. Ana sabe que isso é apenas o começo para que aos poucos eles possam desenvolver cada vez mais o contato com o mundo digital.

 

A turma teve a oportunidade de conhecer melhor a Educopédia, portal que combina riqueza de conteúdo, formas de aprender e infraestrutura tecnológica que possibilita aos jovens alunos avançarem em seu próprio ritmo.

 

A equipe da E.M João de Camargo valoriza suas turmas de PEJA e se orgulha do trabalho realizado, pois acredita que a Educação é transformadora e é capaz de mudar os rumos sociais do nosso país. Acreditando no aluno, é possível sonhar com um Brasil mais justo e mais feliz!

 

Links importantes:

Escolas com PEJA.

Educopédia

 


Pra conhecer ainda mais os projetos dessa Escola Municipal de Sucesso,

clique no link abaixo:

http://emjcamargo.blogspot.com.br/

 


* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 

Contatos:
Rute Albanita
 Professora e Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 22/10/2012

Conexão Saudável

Tags: 4ªcre, projetos, eventos.

 

Mudar comportamentos para preservar a biodiversidade e a geodivrsidade é hoje uma prioridade.  A fim de combater as perdas,criaram-se uma série de soluções. A prática torna-se fundamental para levar a compreensão desse fato aos alunos.

 

 

 

Aprender e ensinar como minimizar o impacto do homem no meio ambiente, levando o aluno a refletir sobre o modo de vida moderno e o consumo desenfreado, foi um dos objetivos deste projeto desenvolvido na Escola Municipal Presidente Eurico Dutra. 

 

 

A aproximação entre  alunos e professores foi bastante interessante, pois tornou os adolescentes mais responsáveis, mais atentos e comprometidos. 

 

 

A Educação Ambiental se aproxima e interage com outras dimensões da educação contemporânea, tais como: os direitos humanos, a paz, a saúde, o desenvolvimento social e a cidadania. Além disso, estreita as relações entre escola e comunidades. 

 

 

 

Parabéns a todos da equipe desta Unidade Escolar por levar seus alunos a fazerem escolhas de vida com foco na urgente mudança de valores para a sustentabilidade do planeta!

 

 

 Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. 

Contatos:
Ana Accioly
Professora e Representante Rioeduca.net da 4ªCoordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 19/10/2012

O Cabelo de Lelê e o Desfile de Penteados Afros

Tags: 5ªcre, blogdeescolas.

 

Um livro é uma beleza... É o começo de novas descobertas como uma caixa mágica que guarda muitas histórias fantásticas.

 

 

Histórias fazem parte da nossa vida desde que nascemos. Quando crianças, começamos a viver num mundo de fantasia, de alegria, de descobertas, de aprendizado. As Salas de Leituras têm uma grande responsabilidade nesse sentido, estimulando a criatividade, o pensamento crítico, a reflexão.

 


E nesse contexto de novos aprendizados, apresentamos um trabalho interessante que a professora Margareth Knupffer vem desenvolvendo na Sala de Leitura da Escola Municipal Irã.


 

Ouvindo e Desenhando Histórias

 


Desde a semana em que foi comemorada a Abolição da Escravatura na E.M. Irã, alunos participam de atividades que os fazem refletir sobre o negro em nossa sociedade, principalmente sobre o preconceito, buscando valorizar o que há de belo em cada um.

 

Para isso os alunos ouviram a história "O Cabelo de Lelê", de Valéria Belém. A partir dessa leitura, os alunos fizeram desenhos maravilhosos da personagem.

 

Os alunos maiores acompanharam a leitura do conto "As Mãos dos Pretos", do livro Contos Africanos dos Países de Língua Portuguesa, Ed. Ática, uma história sobre a igualdade dos homens, para além das suas cores.

 

“Como foi rica a discussão!” (professora Margareth Knupffer)
 

 

 

Após a leitura da historia “os alunos contornaram suas mãos e dentro delas deixaram uma pequena mensagem em forma de quadrinha contra o preconceito..."

 



 


 

"E para culminar nossas atividades fizemos um belíssimo desfile de penteados afros”, finaliza a professora.

 

Vamos conferir!

 

 

 

 

  

  

 

 As palavras são portas e janelas. Se debruçamos e reparamos nos inscrevemos na paisagem. Se destrancamos as portas, o enredo do universo nos visita. Ler é somar-se ao mundo, é iluminar-se com a claridade do já decifrado. Escrever é dividir-se. Cada palavra descortina um horizonte, cada frase anuncia outra estação. E os olhos, tomando das rédeas, abrem caminhos, entre linhas, para as viagens do pensamento. O livro é passaporte, é bilhete de partida.  

Bartolomeu Campos Queirós


 

 

A Escola Municipal Irã está situada a Rua São Leonardo, bairro Vista Alegre, e foi fundada em 18/08/1959 pelo prefeito Dr. José Joaquim Sá Freire Alvim.


 

Como gestoras as professoras Marli Torres Kovaliauskas e Lúcia Maria Gomes, assessoradas pela grande equipe de professores e funcionários.


 

Parabéns a professora Margareth Knupffer e aos alunos das turmas que participaram deste evento multicultural!

 

 

Conheçam e comentem nos Blogs:

Escola Municipal Irã http://escolaira.blogspot.com.br/

Sala de Leitura da Escola Municipal Irã http://www.saladeleituraira.blogspot.com.br/

 

 


 Escolas e professores participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos. Clique aqui para saber o e-mail do representante.

 

 

Regina Bizarro é Professora da Rede Municipal e Representante do Rioeduca na 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

Facebook: rebiza

 

 

                                


   
           



Yammer Share