A A A C
email
Retornando 74 resultados para o mês de 'Outubro de 2013'

Quarta-feira, 09/10/2013

INFORMATIVO MultiRio - 09 de setembro

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Atitude Consciente fala sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

O programa aborda um problema que atinge crianças em idade escolar no mundo inteiro: o TDAH. A apresentadora Lúcia Leme recebe a psicóloga Iane Kestelman, presidente da Associação Brasileira do Déficit de Atenção.Atitude Consciente fala sobre como identificar uma criança que tem o transtorno, diferente de uma simplesmente muito ativa, e o que fazer para ajudá-la. O papel da escola e do professor no acompanhamento do aluno com TDAH também estão em pauta. Atitude Consciente vai ao ar na quinta-feira (10),às 9h, 13h, 17h e 21h naWeb Rádio (www.multirio.rj.gov.br/webradio).

 

Especial mostra mudanças tecnológicas em 20 anos de MultiRio

A vez ainda era do videocassete,discman e arquivos armazenados em disquete. No ano de 1993, a internet ainda não havia chegado, mas a MultiRio começava sua trajetória para se consolidar como a mídia educativa da cidade. O segundo episódio doEspecial MultiRio 20 Anos mostra o processo de evolução tecnológica da Empresa contado por quem construiu essa história. Do analógicoà plataforma digital, das primeiras produções ao Portal MultiRio, Web Rádio e Web TV, fatos marcantes, curiosidades e o aprimoramento da qualidade técnica estão no especial.O programa vai ao ar na sexta-feira (11),às 14h, naBandRio, com reapresentação no domingo (13),às 20h30, no canal 14 da NET.


Programação infantil especial no Dia das Crianças

A MultiRio preparou atrações especialmente dedicadasàs crianças para comemorar o dia delas. Os pequenos podem assistir a animações de contos emHans Christian Andersen - O Contador de Histórias (às 10h30), além de lendas do folclore brasileiro em Juro que Vi(às 11h30). As crianças conhecem as clássicas canções das brincadeiras infantis em Cantigas de Roda(às 11h45) e descobrem a importância daágua emO Velho Aquecedor (às 11h50). A programação apresenta música clássica emCarnaval dos Animais (às 12h) e o valor da amizade emA Primeira Neve de Inverno (às 12h30). Já o jardim se torna encantado em Dance com a Fada das Flores(às 13h). Confira a programação nocanal 14 da NET.  

 

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra noPortal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail paramultiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746•ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 08/10/2013

Educação Infantil em Ação

Tags: 2ªcre, educaçãoinfantil.

A Escola Municipal Conselheiro Mayrink participou ativamente da II Semana de Educação Infantil com a sua comunidade escolar.

 

 

Foi com muita satisfação e orgulho que a Escola Municipal Conselheiro Mayrink participou da II Semana da Educação Infantil. Nos dias 27 e 29 de agosto, foram realizadas algumas atividades de integração com a família a partir das orientações fornecidas pela Gerência da Educação Infantil da 2ª CRE. O objetivo principal foi promover e valorizar a Educação Infantil na comunidade escolar.


A professora Cristiane Joazeiro, Coordenadora Pedagógica da unidade, contou ao portal Rioeduca que a equipe pedagógica realizou o “Dia do Brincar” e a entrega do kit “Minha Primeira Biblioteca” no dia 27 de agosto. Isso porque a escola já havia marcado a reunião de responsáveis do 2º bimestre da turma do EI10 para essa data, aproveitando, assim, a ida dos pais à escola.

 

 

Alunos e responsáveis apreciando o material de leitura.

 


A primeira atividade foi realizada sob a direção do professor de Educação Física Gilberto. Brincadeiras infantis foram propostas aos responsáveis e alunos. A ideia era brincar junto! Os pais iniciaram as brincadeiras, meio tímidos, mas foram se soltando aos poucos e ficando mais à vontade. Brincaram de coelhinho na toca, corrida com jornal, dança no jornal e outros jogos cooperativos com seus filhos. Foi muito interessante assistir à interação entre eles, conta a professora Cristiane.

 

 

Alunos e responsáveis participando de brincadeiras infantis.

 


Após essa atividade, os responsáveis foram direcionados para a sala de aula. Lá, os educadores apresentaram, em rodinha, o kit “Minha Primeira Biblioteca”. A professora Cristiane, Coordenadora Pedagógica, realizou a contação da história do livro “Era uma vez”, um dos exemplares do kit, para os alunos da turma e seus pais. Em seguida, foi sugerido que fizessem um registro, através do desenho, em parceria. Todos se envolveram na atividade e foram muito criativos.

 

 

Contação de histórias.

 

Registrando a história através de desenho.

 


A professora da turma, Rose, apresentou os livros que compõem o kit e distribuiu etiquetas para que os alunos identificassem seus livros com a ajuda dos pais. Apresentou, também, o material individual de cada um, sendo este composto pelo relatório do desenvolvimento do aluno, o caderno pedagógico e os trabalhinhos do 2º bimestre. Após a apreciação do material, a professora aproveitou para conversar um pouco com eles acerca do trabalho desenvolvido no bimestre.

 

 

Atividades do segundo bimestre.

 

No dia 29 de agosto, a escola realizou o "Degusta" com a turma EI 10. O objetivo foi proporcionar aos familiares um momento de experimentação da merenda escolar junto aos seus filhos. Os alunos foram orientados para que se encaminhassem junto com seus pais ao refeitório e fizessem a mesma rotina do horário da merenda com eles: formar a fila para pegar o prato, sentar à mesa, comer a fruta etc. Todos almoçaram juntos e felizes!

 

Ao final da refeição, a merendeira Vera foi convidada para conversar com os pais sobre a preparação da merenda escolar e alimentação saudável. Vera aproveitou para orientá-los acerca dos “lanches” enviados pelos responsáveis e o quanto essa prática pode prejudicar o bom hábito alimentar. Foi enriquecedor ter a participação dela na integração com a família. 

 

 

Alunos e responsáveis degustando a merenda escolar.

 

A professora Cristiane Joazeiro relata que a equipe da Escola Municipal Conselheiro Mayrink se sentiu muito satisfeita em participar deste evento da SME. A unidade percebeu o quanto foi gratificante proporcionar este tipo de vivência entre pais e filhos no espaço escolar, reforçando cada vez mais a importância da Educação Infantil.

 

Agradecimentos à professora Cristiane por enviar o material para publicação. Parabéns à E. M. Conselheiro Mayrink por proporcionar ações que envolvem a comunidade escolar!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 08/10/2013

Em Cartaz: São 100 Vinicius

Tags: 11ªcre, são 100 vinicius, centenário.

No dia 27 de Setembro, a E. M. Rodrigo Otávio, da 11ª CRE, recebeu os atores Maria Pompeu, Thiago Picchi e Amauri Lima para a exibição da peça de teatro "São 100 Vinicius", que trata sobre a vida e obra do autor Vinicius de Moraes. CONFIRA!

 

A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação - a partir do programa "Rio, Uma Cidade de Leitores" da MultiRio (Empresa Municipal de Multimeios) - é uma homenagem ao centenário de nascimento do poetinha, que será comemorado no próximo dia 19 de outubro, conforme informação da Prefeitura.

 

Os atores Thiago Picchi, Maria Pompeu e Amauri Lima.

 

Vinicius de Moraes já foi diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor. Com essa visão pluralista das diversas facetas é que os atores realizam a peça São 100 Vinicius, que trata da vida e obra do autor. E que, com certeza, deixou muita saudade!

 

"Chega de saudade
A realidade é que sem ela
Não há paz Não há beleza
É só tristeza e a melancolia

Que não sai de mim
Não sai de mim
Não sai"

 

Vinicius de Moraes e Tom Jobim

 

 

Auditório cheio com alunos da E. M. Rodrigo Otávio e E. M. Belmiro Medeiros.

 

O projeto será itinerante pelas escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro. Tem como objetivo despertar e incentivar a leitura nos estudantes, promover o enriquecimento cultural e intelectual da comunidade escolar, além de desenvolver o hábito e o prazer de apreciar uma apresentação teatral.

 

Os atores tiraram muitas fotos com os professores e alunos.


O espetáculo já foi apresentado nas escolas municipais:

 

Bélgica, Nerval de Gouveia, Malba Tahan, Rodrigo Otávio, República do Líbano, Maranhão, José Veríssimo, Engenheiro Gastão Rangel, Presidente Médici e Tasso da Silveira. 

 

As próximas unidades que receberão o espetáculo são:

 

GEO Juan Antônio Samaranch e Creja Paulo Freire (16/10), Prof. Souza da Silveira (17/10), Pio X e GEC Carlos Lacerda (18/10), GEC Princesa Isabel (21/10), Baltazar Lisboa e Araujo Castro (23/10) e Francisco Cabrita e George Pfisterer (29/10).

 

Parabéns aos envolvidos no projeto "São 100 Vinícius", por proporcionar a comunidade escolar este lindo espetáculo de conhecimento e poesia!

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 07/10/2013

Bienal do Livro Encanta Jovens e Crianças

Tags: 1ªcre, projetos.

A Bienal do Livro Rio aconteceu de 28 de agosto a 8 de setembro no Riocentro. A Bienal é um dos maiores eventos literários do país, um grande encontro que tem o livro como protagonista. O evento é para adultos, jovens e crianças e aproxima leitores de se seus autores favoritos. É também a oportunidade de novos autores divulgarem suas obras.

Durante onze dias, o Riocentro sediou a festa da cultura, da literatura e da educação. O público leitor participou de debates, bate-papos com personalidades culturais e de atividades recreativas que promovem a leitura.

 


A História da Bienal

 

O sucesso da Bienal do Livro Rio iniciou há 30 anos, numa celebração à leitura, à cultura e à diversão, reunindo milhares de pessoas e tendo o livro como astro principal.



Dos salões do Hotel Copacabana Palace, em 1983, aos atuais 55 mil metros quadrados do Riocentro, a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro se transformou não só no mais importante acontecimento editorial do Brasil, como também em um evento literário que mobiliza o país. A cada edição, o evento cultural e empresarial supera expectativas de público, vendas e mídia.

 

 

Escola Municipal Floriano Peixoto na Bienal

 

Alunos visitam estandes da Bienal do Livro.

 

Na 4ª feira, dia 4 de setembro, as turmas do 4º e 5º ano da Escola Floriano Peixoto foram visitar a Bienal do Livro. Para os alunos da escola, foi uma oportunidade maravilhosa de se aproximarem não só da leitura, mas também dos autores conhecidos. Parando entre um estande e outro, puderam descobrir novos autores, além é claro, de descobrir os ilustradores que são parte do livro e merecem destaque.

 

A equipe de professores da Floriano considera a visita à Bienal um passeio cultural imperdível. Para quem adora ler e viajar pela imaginário das histórias lidas nos livros, é mais uma fantástica oportunidade de ampliar o conhecimento de mundo. Esse evento literário faz a festa das crianças e adolescentes porque agrega seus participantes, permitindo usufruir de Cultura, Literatura e Educação em um mesmo espaço.

 

 

O Sucesso da Bienal entre Alunos

 

Os alunos da Escola Municipal Floriano Peixoto fizeram um mural virtual no blog da escola com a opinião que tiveram do evento:


"Eu amei o passeio, porque eu pude conhecer várias editoras bem legais. O Riocentro é bem grande e foi a primeira vez que fui a uma Bienal do Livro."

Verônica, aluna da turma 1502.

 

Crianças se encantam ao conhecer novos livros e outros autores.

 

"Estava ansiosa demais e o dia chegou. Tinham muitos livros legais, interessantes. Ganhamos um ticket para trocar por um livro. Peguei um de Terror. Muito maneiro!"

Pietra, aluna da turma 1502.


"Fomos primeiro ao Pavilhão Laranja. Teve uma hora que todo mundo correu, porque estava chegando os artistas Anitta (Malhação), Caio Castro e Ziraldo. Foi muito legal."

Pedro Henrique, aluno da turma 1402.

 

"A turma 1502 foi à Bienal do Livro. Foi muito legal! A gente viu muitos livros. Agora só vamos ter Bienal do Livro em 2015."

Samara, aluna da turma 1502.


"A Bienal do Livro foi muito interessante, havia muitos livros. Vi atores da
televisão, muitas editoras e conheci autores que não conhecia."

Renato, aluno da turma 1402.


"Tinha muita gente de outros colégios. Foi muito legal. Eu quero ir mais vezes."

Maira, aluna da turma 1502.


"Eu adorei o passeio. Ele foi legal, porque nós tivemos a oportunidade de aprender coisas novas."

Nicole, aluna da turma 1502.

 

Para conhecer mais passeios e projetos da Escola Municipal Floriano Peixoto, acesse o link abaixo:

 

http://jornalfloriano.blogspot.com.br/.
 

 

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Professora Rute Albanita
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



Yammer Share