A A A C
email
Retornando 74 resultados para o mês de 'Outubro de 2013'

Quarta-feira, 30/10/2013

A Arca de Noé passou pelo EDI Tania Cristina Moreira

Tags: 3ªcre, blogdasescolas.

Durante o ano, o EDI Tânia Cristina Moreira está explorando o centenário de Vinicius de Moraes. Porém, muito mais do que uma homenagem, a equipe trabalha com a riqueza cultural existente em seus poemas e músicas.


Tudo começou com a biografia do personagem. Assim, professores e alunos fizeram paralelos entre a vida do “Poetinha” e a vida da comunidade escolar. Foram trabalhados: o nome, o sobrenome, a língua materna, os esquemas corporal e facial, dentre muitos outros aspectos.


Foi então que chegaram na “Casa”, que, além de ser “muito engraçada”, deu inúmeras propostas de conhecimento, como por exemplo: os tipos de moradia, o bairro onde o EDI está localizado, a localidade onde moram...

 

 


Tudo caminhou até chegar ao universo poético da “Arca de Noé”, título do livro que Vinicius endereçou às crianças e que deu origem a um álbum musicado com o mesmo nome. E não podia ser diferente: a obra encantou todas as crianças do EDI!


Uma peça com a participação da equipe e das crianças foi montada e apresentada para que, de forma lúdica, esses pequenos mergulhassem na linda história da Arca de Noé com a encenação do dilúvio. O resultado não poderia ser outro que não fosse a empolgação de todos e o envolvimento geral. Uma diversão construtiva!

 


Os trabalhos foram sendo contextualizados com os temas da época, o que levou ao trabalho com “As abelhas” e “As Borboletas”. Festejaram, junto com “Os Girassóis”, a primavera que estava chegando. Foram muitas produções e canções.

 


O personagem mais cativante para as crianças foi “O Pato”, que, com as brincadeiras vividas pelo “pato pateta”, divertiu os pequenos. Essas atividades certamente foram responsáveis pelo apego deles ao personagem.

 

O Pato, logo em seguida, apresentou” A Corujinha”. Com sua beleza exótica, ela ensinou que todos são diferentes e têm sua beleza única, trabalhando, dessa forma, a diversidade contextualizada ao tema.

 


Enfim, o suspense esteve presente com “Leão, leão, leão! És o rei da criação”. A selva foi explorada nesse momento, quando identificaram e caracterizaram os habitats de vários animais, classificando-os em domésticos, selvagens, marinhos etc.


O EDI Tânia Cristina Moreira não parou por aí... Os alunos ainda vão viajar muito na “Arca de Noé” até o final do ano letivo. E ainda vão conhecer: “O Gato”, “O Pinguim”, “O Peru”, “A Galinha-d´angola, “A Foca”... Aguardem por notícias!


 

Escolas e professores, não deixem de compartilhar atividades ou projetos no nosso Portal Rioeduca. Procure o representante de sua CRE!!
Clique aqui para conhecer seu representante

 


Profª Elidia Correia

Representante 3ªCRE no Rioeduca

elidiacorreia@rioeduca.net

Twitter:  @ElidiaCorreia

Facebook: Elidia Correia  e  Grupo Rioeduca/3ª CRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 30/10/2013

Novas Experiências no Projeto Conhecendo o Nosso Bairro!

Tags: 8ªcre.

A turma 1101 do CIEP Mestre André participou de uma atividade diferente dentro do projeto Conhecendo o nosso BairroRecebendo noções de higiene, medidas, sequência e muito mais, a aula passeio foi ainda muito divertida!

 

 

Prontos para uma aula diferenciada e divertida.

 

Toda escola deve ter uma alma, uma identidade, uma qualidade que a faz ser única para todos que nela passam uma parte de suas vidas. Esse vínculo cognitivo e afetivo deve ser construído a partir das vivências propiciadas a toda a comunidade escolar. Para a construção dessa identidade, é preciso que os alunos conheçam não só a história da sua escola, mas também o seu processo de inserção no bairro, a comunidade que a compõe e o seu entorno.

 

Dentro dessa perspectiva, no CIEP Mestre André, a professora Raquel Soares levou a turma 1101 para conhecer o entorno da escola.

 

Alunos se preparando para uma superatividade: mão na massa!

 

A atividade de aula passeio fez parte do projeto "Conhecendo o nosso Bairro!"

 

Dentre os diferentes espaços que as turmas visitaram, aquele que a turma 1101 mais gostou foi a visita à cozinha de uma loja de fast foods próxima ao CIEP. Ao chegar no estabelecimento, uma breve aula de higiene deu abertura à visita.

 

Os alunos foram orientados quanto a importância de sempre estarem com as mãos muito limpas, pois esse ato evita a transmissão de doenças. Os alunos colocaram as toucas e, após lavarem as mãos, as luvas. Os funcionários do local explicaram todos os procedimentos para a preparação dos lanches.

 

Alunos muito atentos às orientações e... ansiosos em participar.

 

O momento mais apreciado pela turminha foi a hora de colocar a mão na massa e preparar uma especialidade da casa! Todos observaram atentamente as orientações recebidas e ficaram ansiosos para participar do preparo.

 

A professora Raquel Soares convidou também alunos das turmas 1202 e do Projeto Nenhuma Criança a Menos para juntarem-se à turma 1101 nesta nova experiência.

 

Foram passados conceitos como medidas, receita, divisão, sequência e outros. Foi uma aula rica em conhecimentos, prática e muita animação, porque ao final da visita os alunos saborearam o lanche que eles mesmos prepararam.

 

Uma aula diferente com excelentes e deliciosos resultados.

 

Ao retornarem à escola, os alunos produziram cartazes e texto coletivo sobre a visita. Certamente foi um dia marcante para todos os alunos que participaram!

 

Se você deseja saber mais sobre as ações da turma 1101, clique no link abaixo, conheça e siga o Blog da Turminha:

 

Turma 1101 - CIEP Mestre André

 

O Rioeduca parabeniza a professora Raquel Soares pela realização da atividade com os alunos da turma 1101.

 

Professor, não deixe de compartilhar suas ações e projetos!

Procure o representante de sua CRE no Rioeduca.

 

 

*      *      *

 

 

Professora Neilda Silva

 Representante Rioeduca da 8ª Coordenadoria Regional de Educação

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 30/10/2013

Informativo MultiRio - 30 de outubro

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Cidade de Leitores debate o cinema de animação brasileiro

Na semana do Dia Internacional da Animação (28 de outubro), o programa celebra a arte, quase centenária no Brasil, que encanta crianças e adultos. O cinema de animação brasileiro tem grande potencial cultural e seu percurso foi marcado por descontinuidades, mas chega aos dias atuais entre as grandes produções mundiais. Para falar sobre essa trajetória, Leila Richers entrevista o cineasta Antônio Moreno, professor da UFF e especializado em animação, e o documentarista Eduardo Calvet. Moreno é autor do livroA Experiência Brasileira no Cinema de Animação, que conta a história dessa arte no país, e Calvet realizou o longa-metragemLuz, Anima, Ação, sobre a saga dos animadores brasileiros e que traz imagens e depoimentos de profissionais daárea.Cidade de Leitoresvai ao ar na quinta-feira (31),às 14h, na BandRio.

 

O indivíduo e a ação pelo coletivoé tema deCidade Integrada

O programa debate como pessoas se dedicam a criar projetos para transformar a coletividade a partir de uma motivação pessoal. Em estúdio, a apresentadora Vera Barroso recebe Elisa Reis, socióloga da FGV e professora da UFRJ, e o ator e escritor Marcus Faustini, criador da ONG Agência de Redes para Juventude.Cidade Integrada apresenta o trabalho da grafiteira Panmela Castro, considerada uma das 150 mulheres mais influentes no mundo em 2012.  Após sofrer agressões do ex-marido, a artista plástica resolve criar um projeto social, a Rede Nami, no Catumbi, que busca conscientizar a mulher na luta contra a violência doméstica. Outros projetos que beneficiam a coletividade e seus impactos na criação de políticas públicas também estão em pauta.Cidade Integrada vai ao ar na sexta-feira,às 13h, nocanal 14 da NETe na Web TV(multirio.rj.gov.br/webtv). Mande sua questão para o e-mailcidadeintegrada@multirio.rio.rj.gov.br, via Skype cidade.integrada ou ligue (21) 2535-4407.

 

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra noPortal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail paramultiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ:(21) 3460-1746•ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 29/10/2013

Dicas para Aulas de Ciências e Matemática

Tags: 2ªcre, gec.

Dicas para trabalhar as disciplinas de Ciências e Matemática nas turmas de nono ano do Ensino Fundamental.

 

Ao final do 9º ano, muitos alunos que estão concluindo o Ensino Fundamental pretendem prestar concurso para ingressar no Ensino Médio em diversas escolas técnicas, federais ou, até, concorrer a bolsas de estudos em escolas particulares. Dessa forma, é importante manter um bom ritmo e dedicação aos estudos.


A professora Maria Cristina Zamith, polivalente nas disciplinas exatas no Ginásio Experimental Carioca Orsina da Fonseca, indica algumas estratégias para serem desenvolvidas nas aulas de Ciências e Matemática com os alunos do 9º ano.

 


Professora Maria Cristina Zamith.


Além de ajudar os alunos a manterem o ritmo de estudos para prestar concursos para o Ensino Médio, as dicas elaboradas por Maria Cristina auxiliam outros professores a trabalharem os conteúdos para avaliações externas como a Prova Brasil, elaborada pelo Governo Federal.


Abaixo, seguem as dicas elaboradas pela professora para trabalhar os conteúdos de Ciências e Matemática direcionados à Prova Brasil.

 

Ciências

 

Sendo essa a primeira Prova Brasil com questões de Ciências, fica complicado estabelecermos os principais descritores a serem cobrados. No entanto, dentro da abordagem do MEC, é possível prever onde as questões de Ciências serão concentradas: o eixo Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, envolvendo Meio Ambiente e Ecologia, Saúde e Nutrição, abordando as questões referentes aos descritores sobre o Corpo Humano, Biodiversidade e os Seres Vivos e Fundamentos de Química e Física (descritores do 9º ano para Ciências).

 

Estratégias: Trabalhar, durante as aulas de Ciências, os descritores referentes ao 4º bimestre, que contemplam vários eixos do conteúdo geral. Usar o Caderno Pedagógico, livro didático, textos extraídos da revista Ciência Hoje, bem como, exercícios baseados nas provas de acesso ao Ensino Médio (CEFET, Fiocruz).

 

Matemática


Resgatar os pré-requisitos, principalmente os descritores dos 7º e 8º anos que, como já foi verificado em edições anteriores da Prova Brasil, são os mais cobrados: Números Racionais e Irracionais, Potenciação e Radiciação, Pensamento Algébrico, Equações e Sistemas de Equação, Porcentagem e Tratamento da Informação (gráficos, tabelas etc.), Área e Perímetro de Figuras Planas, Círculo e Circunferência, Ângulos e Arcos.

 

Estratégias: Exercícios diversificados, revisões contínuas e sistematizadas, sempre pautadas nos descritores que os alunos, apontam, nas avaliações, nas maiores dificuldades. Resolução de edições de provas Brasil anteriores etc.

 

Dicas enviadas pela professora Maria Cristina Zamith.

 

Alunos das turmas do nono ano trabalhando material estruturado para revisão referente dos descritores de Matemática da Prova Brasil em comunidades de aprendizagem, orientados pela Coordenadora Pedagógica Débora.

 

A professora Maria Cristina desenvolve essas estratégias com os alunos em suas aulas de Estudo Dirigido, que faz parte da grade curricular dos Ginásios Experimentais Carioca. Visa, além do que o próprio nome diz, estimular a autonomia nos alunos, focando o como estudar, porque estudar, como é possível aprender melhor etc.


De acordo com Maria Cristina, todos os professores regentes dos GECs lecionam, em algum momento, Estudo Dirigido, Projeto de Vida, Eletivas, que são as disciplinas dos GECs, dentro da proposta pedagógica do projeto.


Durante essas aulas, a professora revê com a turma os descritores referentes ao conteúdo de Ciências do 6º ao 8º ano. Assim, procura integrar as informações para que os alunos compreendam as diversas inter-relações existentes, trazendo-as para o cotidiano deles, o que facilita muito a aprendizagem. Nestas aulas são usados textos ilustrativos e vídeos.


É importante ressaltar que o trabalho com as turmas de 9º ano no GEC Orsina da Fonseca vem sendo realizado pela professora Maria Cristina, pela professora Elisa Muriel, também em Matemática na disciplina Estudo Dirigido, e pela professora Fabiana Scoralick, de Língua Portuguesa, que também faz parte da eletiva De Pé no Ensino Médio.

 

Agradecimentos à professora Maria Cristina Zamith, pelas dicas para trabalhar Ciências e Matemática. E sucesso aos alunos do 9º ano!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

Renata Carvalho – Professora da Rede e representante da 2ªCRE, no portal Rioeduca
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share