A A A C
email
Retornando 74 resultados para o mês de 'Outubro de 2013'

Quinta-feira, 24/10/2013

Viagem ao Espaço no EDI Moacyr de Góes

Tags: 4ªcre.


 

Trabalhar o movimento promove uma maior facilidade para construir a imagem do próprio corpo. O que é fundamental para o crescimento e a maturidade do indivíduo e para a formação de sua consciência social.

 

“(...) todo este aparelho funcional está longe de se encontrar em estado operacional desde o nascimento. Os seus componentes aparecerão cada um na sua altura, e permitirão então à criança modificar as suas relações com o meio” (WALLON, 1979, p. 75).

 

A ação física é a primeira forma de aprendizagem. É importante que essas atividades estejam sempre presentes na escola, pois a criança estimulada a se movimentar explora com mais frequência e espontaneidade o meio em que vive, aprimora a mobilidade e se expressa com mais liberdade. 

 

Veja como a Professora Beatriz Dias Carlos, do EDI Moacyr de Góes, está explorando as possibilidades de gestos e ritmos corporais:

 

 

Hoje vamos fazer uma grande viagem... quem quer ir ao espaço?

 

Lá tem vários planetas... e o nosso se chama PLANETA TERRA e veremos a Lua... ela fica bem perto da Terra!


Só que tem um horrível monstro, o MONSTRO DA SUJEIRA, que está destruindo nosso planeta. Sabe como? Sujando os rios com lixo, queimando as florestas, jogando fumaça escura no ar... Nossa! Preciso de um astronauta corajoso para limpar o nosso planeta... para depois brincarmos, né?


Para chegarmos perto do planeta Terra, precisamos da pulseira do poder! Ela nos protegerá daquele horrível monstro que está perto da Terra!

 

 

Quem quer ser o primeiro astronauta corajoso? Entre na cápsula do tempo!


Assim, trabalhado a imaginação, a criatividade, a autonomia, além do equilíbrio, coordenação motora ampla e fina, o circuito foi muito divertido! Teve até uma viagem com nosso “FoguEDI”... (risos) para voltar ao nosso planeta e informar aos nossos amigos: O PLANETA ESTÁ LIMPO! VAMOS BRINCAR, PESSOAL!

 

Texto da PEI Beatriz Dias Carlos

 

 

Priorizar o trabalho com o corpo visa contribuir para uma compreensão de aspectos que envolvem o desenvolvimento da criança. Isso porque a corporeidade está intimamente associada à criatividade, na qual o  jogo e o aspecto lúdico das atividades serão fatores determinantes no percurso da aprendizagem.

 

Parabéns a todos da equipe E.D.I. Moacyr de Góes por contextualizar o corpo e seus movimentos! E mais, por compreender como eles são uma manifestação autêntica, sintetizadora e representante de determinada cultura.

 

 Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós!

 

Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe

 

Professora Ana Accioly
 Representante Rioeduca.net da 4ª Coordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (1)

Quinta-feira, 24/10/2013

Aulas que Ultrapassam os Muros da Escola

Tags: 9ªcre.

 

O CIEP Professor Darcy Ribeiro, da 9ª CRE, nos apresenta um trabalho que vem explorando os recursos e as possibilidades da interdisciplinaridade: “Aulas que Ultrapassam os Muros da Escola”

 

 


 

O CIEP Professor Darcy Ribeiro, em Campo Grande, tem investido na formação de seus discentes levando em conta a interdisciplinaridade. Durante todo o ano letivo, os alunos (em sua grande maioria do 4º e 5º ano) têm vivenciado a integração das disciplinas tendo como suporte as aulas que ultrapassam os muros da escola.

 



 

Diante de tamanha diversidade e possibilidades, os educandos do CIEP se encantam e conseguem assimilar melhor seu papel fundamental de agente transformador do mundo em que vivemos. Tudo isso através de debates e discussões, produções textuais (incluindo micro contos), elaboração de roteiro e vídeos etc.

 



 

Dessa forma, deixar a sala de aula e transpor os muros escolares tem um outro significado que vai além de “visitas guiadas”. A mediação durante as visitas e o aporte dado pelas docentes Cristiane (Ensino Religioso), Renata e Solange (professoras regentes) nas diferentes disciplinas proporcionam aos alunos um melhor reconhecimento de seu protagonismo infanto-juvenil. E isso pode ser observado durante a Feira de Ciências, Projetos de Leitura e propostas pedagógicas afins na Unidade Escolar.

 



 

Na disciplina de Ensino Religioso, por exemplo, os educandos apresentaram as questões e implicações do meio ambiente degradado e pouco sustentável. Assunto discutido em outras disciplinas, como a de Ciências, e na visita à CEDAE, por conta da própria ação dos indivíduos que não estão usufruindo a Criação Divina da melhor maneira possível. Alguns alunos participaram do Festival do Anima Mundi e, posteriormente, da Oficina Anima Escola (juntos com os alunos do CIEP Lamartine Babo) quando produziram uma animação, intitulada “Eva e Adão”, relembrando as consequências da desobediência e das ações negativas na sociedade.

 


 


Tudo isso tem mostrado e revelado novos olhares para a aprendizagem no século 21. Através de maior interação, integração e interligação dos conteúdos e das disciplinas, sem deixar de remeter ao que está em nossa volta dentro e fora do espaço escolar. Afinal de contas, a escola deve ser uma escola viva!

 


 


Parabéns a toda equipe do CIEP Professor Darcy Ribeiro, pelo belo trabalho que vem desenvolvendo e por compartilhar conosco sua atividade.

 

 

Profª Márcia Cristina Alves, Representante da 9ª CRE
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 23/10/2013

3°Fórum Literário da E. M. Estado da Guanabara

Tags: 3ªcre, blogdasescolas.

A Escola Municipal Estado da Guanabara encontra no Fórum Literário uma estratégia para incentivar a leitura e mostrar a importância do desenvolvimento de um leitor.

 

No dia 10 de outubro, aconteceu na E. M. Estado da Guanabara o 3º Fórum Literário. O evento consiste em um espaço aberto na escola para a discussão sobre o papel da leitura na vida dos alunos e onde eles ficam conhecendo mais sobre todo o processo de publicação dos livros, desde a sua confecção.


O fórum contou com a participação do Projeto da Cruz Vermelha, que visa a ampliação do número de leitores. E, também, com a participação de três autoras de livros infanto-juvenis: Tammy Luciano, Luciane Rangel e Gabriela Pedroso, que responderam a várias perguntas e contaram um pouco de suas experiências como escritoras.

 

 

As autoras relataram como ocorre o processo de criação e publicação de livros e fizeram uma breve explicação do conteúdo de suas obras. Os alunos participaram espontaneamente e adoraram descobrir esse caminho - desde a criação dos livros até a chegada nas livrarias.

 

 

Ao final das palestras e da conquista de muito conhecimento, houve um sorteio de livros. Todos ficaram muito animados com a entrega dos prêmios!

 


Com todo o interesse e o estímulo criado no decorrer do Fórum Literário, o resultado foi que o número de procura de livros para empréstimos na Sala de Leitura aumentou consideravelmente. E os alunos da E. M. Estado da Guanabara viajaram muito mais no mundo da leitura.

 

Parabéns à equipe da E. M. Estado da Guanabara!!
 

Escolas e professor,es não deixem de compartilhar atividades ou projetos no nosso Portal Rioeduca. Procure o representante de sua CRE!!
Clique aqui para conhecer seu representante
.
 


Profª Elidia Correia

Representante 3ªCRE no Rioeduca

elidiacorreia@rioeduca.net

Twitter:  @ElidiaCorreia

Facebook: Elidia Correia  e  Grupo Rioeduca/3ª CRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 23/10/2013

Fique Ligado no SkyDrive

Tags: professor, mídias.

 

O Skydrive é um serviço (software) de armazenamento de arquivos em nuvens da Microsoft, que permite guardar arquivos na internet de maneira pública ou privada.

 

Através da conta de e-mail Rioeduca, você pode ter acesso ao SkyDrive, bastando para isso acessar com mesmo login e senha. 

 

É importante lembrar que desde o dia 30 de agosto vem ocorrendo a migração do e-mail Rioeduca, que agora é acessado através do endereço http://mailoffice365.com

 

 

Mais informações em: Rioeduca - Programa e Ações.

 

 

O Skydrive é um serviço que visa facilitar o acesso e o compartilhamento de arquivos sem a necessidade destes estarem em um pendrive, ou termos que necessariamente, carregar nossas máquinas.

 

Com o Skydrive, os arquivos ficam armazenados em nuvens podendo ser acessados através de qualquer computador com acesso à internet.

 

Assista ao vídeo tutorial: Como usar o SkyDrive.

 

 

Trata-se de uma ferramenta de utilização simples que possui três pastas: documentos, imagens e públicos. O usuário também pode criar outras pastas.

 

Uma opção interessante é o compartilhamento dos arquivos (fotos, documentos, planilhas) do SkyDrive com qualquer outra pessoa, através da opção “públicos”.

 

Há também a possibilidade de sincronizar os seus arquivos existentes no computador, laptop, tablet e até smartphone com a nuvem através da instalação do software nos aparelhos.

 

 

Sincronização dos arquivos de computadores, tablets e smartphones para SkyDrive.

 

Experimente o SkyDrive! Maior facilidade na sincronização de seus projetos, planejamentos, provas e exercícios, com acesso via web!

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share