A A A C
email
Retornando 74 resultados para o mês de 'Outubro de 2013'

Quinta-feira, 17/10/2013

Saúde Bucal Começa na Infância!

Tags: 4ªcre.

Cuidar dos dentes não é uma questão estética e, sim, de saúde. Muitas doenças sistêmicas têm origem em infecções orais e a prevenção é a única saída. Mas ela só ocorre quando se educa, se tornando um instrumento de transformação social.

 

"As ações de promoção à saúde, prevenção de agravos e de assistência à criança pressupõem o compromisso de prover qualidade de vida para que a criança possa crescer e desenvolver todo o seu potencial." Saúde da Criança Materiais informativos - SUS.
  

Conheçam o trabalho desenvolvido pela Drª Alessandra e toda Equipe de Saúde Bucal no EDI Sgt Jorge Faleiro de Souza, em parceria com o CMS Alemão/Esperança.

 

 

A preocupação com os cuidados odontológicos na primeira infância não é um fato novo. Atualmente, os cuidados começam ainda nos primeiros meses de vida principalmente pela possibilidade de prevenção de doenças e manutenção da saúde bucal.

 

Outro fator importante é que a saúde da boca é necessária para a pessoa desempenhar de forma adequada a mastigação e a deglutição. Além disso, colabora com a aceitação social e melhora da autoestima, pois um sorriso harmônico significa não só saúde, mas também bem-estar.

 

"No EDI Sgt Jorge Faleiro de Souza, tem dentista de três em três meses. A equipe do  Centro Municipal de Saúde do Alemão vai até a nossa Unidade Escolar e realiza várias atividades com as crianças, funcionários e famílias!" Professora Jaqueline Dias, Gestora da Unidade.

 

 

O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento faz parte da avaliação integral à saúde da criança, propiciando o desenvolvimento de ações tanto da Educação, quanto da Saúde. Sendo ambas importantes para estreitar e manter o vínculo da criança e da família com o espaço escolar.

 

 

Parabéns para a equipe do EDI Sgt Jorge Faleiro de Souza que em parceria com o CMS Alemão/Esperança realiza, difunde e apoia à prática da promoção da Saúde Bucal desde a primeira infância.

 

 

Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe

 


Professora Ana Accioly
 Representante Rioeduca.net da 4ª Coordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly

 

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 16/10/2013

Resgatando Nossa História para Construirmos um Futuro Melhor

Tags: 3ªcre, blogdasescolas.

Na Escola Municipal Pernambuco, o passado é lembrado com muito orgulho, o presente é vivido intensamente, e o futuro é construído para ser o melhor possível.

 

A Escola Municipal Pernambuco tem como projeto 2013: “RESGATANDO NOSSA HISTÓRIA PARA JUNTOS CONSTRUIRMOS UM FUTURO MELHOR”. E tudo começou com algumas fotos antigas que foram encontradas no depósito da escola e na sala de leitura, que fez nascer a ideia de valorização do passado, vivendo o presente, para a construção de um futuro melhor.


Como primeiro subprojeto, a escola fez uma exposição das fotos antigas com o título “E. M. Pernambuco: Conhecendo o Passado”, que terminava em uma porta que indicava para o presente deixando o gancho para o próximo subprojeto que será: “E. M. Pernambuco: Escrevendo uma Nova História”, agora no segundo semestre.


Na exposição, além de diversos cartazes produzidos pelos alunos e de um slideshow com as fotos encontradas, teve o fechamento com um vídeo de entrevistas de pessoas que fizeram parte desta história - que é muito rica, sendo impossível retratá-la em sua totalidade.

 

Vamos ver um pouco da exposição e do vídeo das entrevistas...

 

 

 

E já vivendo um presente lindo e preocupados com a construção de um futuro melhor, como mencionado em seu projeto de 2013, a E. M. Pernambuco teve dois alunos destaques na Prova Rio 2012 e contemplados com ingressos para o Rock in Rio. Esses alunos contaram um pouco sobre a importância de estudar.

 

 José Paulo da Silva Filho

Turma 1802

 

 

 

Letícia Ferreira de Souza

Turma 1901

 

 

 

Parabéns à Escola Municipal Pernambuco e aos alunos!

 

Quer conhecer um pouco mais? Visite o blog da Escola Pernambuco.

http://empernambuc.blogspot.com.br/

 

Escolas e professores, não deixem de compartilhar atividades ou projetos no nosso Portal Rioeduca. Procure o representante de sua CRE!!

Clique aqui para conhecer seu representante.
 


Profª Elidia Correia

Representante 3ªCRE no Rioeduca

elidiacorreia@rioeduca.net

Twitter:  @ElidiaCorreia

Facebook: Elidia Correia  e  Grupo Rioeduca/3ª CRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 16/10/2013

Toda Criança Merece Ser Feliz!

Tags: 8ªcre.

 

No dia 12 de outubro, comemora-se o Dia das Crianças, mas no espaço escolar todo dia é o dia delas! As atividades, brincadeiras, desafios... tudo é planejado pensando no desenvolvimento e aprendizagem de cada criança!


 

Crianças do EDI Edith Marques colocando a mão na massa!

 

 

A escola é um espaço que só existe em função do aluno!

 

Para as crianças é direcionado todo o planejamento das ações que ocorrem no ambiente escolar.

 

A criança é quem motiva o desejo de compartilhar e agrupar saberes, pois sua sede pelo conhecimento de si mesma e do mundo é aparente e constante.

 

 

Crianças da Creche Municipal Célia Alencar colorindo pra valer!

 

 

A criança ao ingressar na escola dá início a uma nova etapa de sua vida!

 

É no espaço escolar que muitos conceitos que foram passados pela família serão colocados em prática.

 

É o momento de aprender a dividir, trocar, esperar sua vez, compartilhar e crescer!

 

O respeito e a amizade também são experimentados a todo o momento na escola.

 

 

 

Crianças do CIEP Aracy de Almeida no Dia da Brincadeira

 

 

"Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir..." 

                                Ruth Rocha

 

 

 

Crianças da Creche Municipal Tia Elza encenando a música "Borboletinha".

 

 

As crianças de nossa cidade encantam todos os envolvidos com a Educação Carioca!

 

É para que a criança desenvolva todo o seu potencial que as ações são planejadas e desenvolvidas.

 

Todas as crianças do mundo devem ter seus direitos garantidos e respeitados, principalmente o direito de aprender e ser feliz!

 

 

 

Crianças do CIEP Amilcar Cabral.

 

 

O Rioeduca presta homenagem a todas as crianças, que a cada dia enchem as escolas de alegria, sorrisos e muitos sonhos!

 


 

*      *      *

 

 

Professora Neilda Silva

 Representante Rioeduca da 8ª Coordenadoria Regional de Educação

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 


 


 

 

                               

 

 

 

x

p> x

x


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 16/10/2013

Conectado nas Nuvens

Tags: professor, mídias.

A computação em nuvens (do inglês: "cloud computing") é uma tendência recente da tecnologia que vem crescendo e conquistando adeptos. Para a utilização e o acesso às "nuvens”, você só precisa de um navegador e de acesso à internet, podendo assim armazenar arquivos fora do seu computador.

 

Certos de que a tecnologia de serviços de dados chegou para ficar, devemos buscar informações e nos atualizar quanto ao seu uso, lançando mão de seus benefícios.

 

Em sala de aula não seria diferente.

 

Muitas vezes pode assustar por ser mais uma novidade a ser aprendida. Porém, a  incorporação e utilização da "computação em nuvem" nas tarefas pessoais e profissionais otimiza o tempo e facilita o acesso a arquivos.

 

 

 

Caso se necessite ter acesso a algum documento, planilha, imagem, foto ou até vídeo, com a tecnologia em “nuvens”, isso será possível.

 

De maneira prática, as "nuvens” facilitam o acesso aos arquivos que foram salvos e que estão disponíveis na web e não no disco rígido do computador.

 

É a facilidade e a possibilidade de acessar arquivos independentemente do lugar que esteja. Desde que exista conexão com internet e que estes sejam armazenados em um dos aplicativos como: Dropbox, Google Drive ou Skydrive, entre outros existentes.
 

 

Através do Dropbox, Google Drive ou Skydrive você poderá acessar arquivos através de outro computador.

 

Dessa maneira, pesquisando, trocando e procurando experimentar, a "computação em nuvens" é mais uma tecnologia que pode auxiliar o professor no planejamento das aulas, feedback com os demais colegas e auxiliar os alunos na sua utilização através da troca e compartilhamento de informações, conteúdos, atividades e trabalhos.

 

Veja mais em Revista Nova Escola5 respostas para você começar a usar a computação em nuvens.

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: 
taisduarte@rioeduca.net

 

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share