A A A C
email
Retornando 46 resultados para o mês de 'Outubro de 2013'

Quinta-feira, 03/10/2013

Maratona Guimarães Rosa na 4ª CRE

Tags: 4ªcre, projetos.

 

João Guimarães Rosa foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Após resistir um pouco, ele assumiu a cadeira na Academia Brasileira de Letras e tomou posse três dias antes de morrer. Em seu último discurso disse: "a gente morre é para provar que viveu".
 

"Quando escrevo, repito o que já vivi antes.
E para estas duas vidas, um léxico só não é suficiente."

 João Guimarães Rosa

 

O Estudo da Língua deve ser entendido como um processo de construção de significados em que o sujeito interage socialmente, usando-a como instrumento que o define como pessoa diante da sociedade. Assim, a língua é compreendida como linguagem que constrói e desconstrói significados sociais.

 

 

Na última terça-feira, dia 24 de setembro, foi iniciada a Maratona Guimarães Rosa na Escola Municipal Grécia. O encontro entre Professores e alunos do 7º e 8º ano, promovido pela Gerência de Educação da 4ª CRE, iniciou com um sarau de poemas diversos do autor homenageado, seguido da apresentação dos flautistas do Núcleo de Arte Grécia. O ponto alto do encontro foi a palestra do imortal Evanildo Bechara, que brindou a todos com sua simpatia e vasto conhecimento sobre a vida e obra de Guimarães Rosa.

 

 

Ao final da programação, o professor Bechara respondeu a perguntas de professores e alunos e posou para fotos. Além do professor Bechara, participaram do evento as professoras Lúcia Lopes (Gerente da GED), Márcia Nunes (Assessora do Gabinete da 4ª CRE), equipe da GED e a professora Marlene Blois, que declarou aberta a maratona. Ela também mostrou o material que será enviado às escolas para servir de base ao desenvolvimento de atividades sobre o tema. E convidou todos os alunos a participarem enviando suas redações.

Texto enviado pela Professora Ruth Martinez Rejala

Professora de Língua Portuguesa da E. M. Miguel Angêlo

 

 

                                   Equipe GED/4ª CRE

 

As obras de Guimarães Rosa são de grande relevância para o estudo da Língua Portuguesa, pois ela aparece como ferramenta fundamental para a construção da confiança e da liberdade de inventar. Em que, o mais importante de suas características é o uso da linguagem viva, tal como ela é empregada pelo povo da terra que lhe serviu de braço. Além disso, suas obras têm caráter de fábulas, que revelam uma visão global da existência.

 


Professora Ana Accioly
 Representante Rioeduca.net da 4ª Coordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (1)

Quarta-feira, 02/10/2013

Etnomatemática na E. M. Brigadeiro Faria Lima

Tags: 3ªcre, blogdasescolas.

 

A Escola Municipal Brigadeiro Faria Lima se baseou no conceito da Etnomatemática e elaborou sua primeira feira Multidisciplinar de Matemática.

 

Durante o primeiro semestre, a equipe se uniu para desenvolver projetos divididos por turmas e, assim, trazer a matemática para o contexto cultural de seus alunos do 6° ao 9° ano. O envolvimento do grupo trouxe uma aprendizagem significativa para esses estudantes.


A proposta da Etnomatemática é fazer da matemática algo vivo, lidando com situações reais no tempo e no espaço. É através da crítica, do questionar o aqui e agora. Ao fazer isso, mergulham nas raízes culturais e praticam a dinâmica cultural.


As turmas se empenharam na construção de jogos, filmes, cartazes, maquetes etc. Trabalharam em sala além do conceito. Com espírito de equipe, fizeram da sala de aula um lugar de muitas descobertas utilizando muita criatividade com materiais reciclados.



Além da confecção de todo o material da exposição, experimentaram e descobriram como o ensino da matemática pode se comunicar com diversas áreas do conhecimento. Assim, criaram um olhar global das disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental II.

 


No grande dia da Feira de Matemática, demonstraram estar orgulhosos de seus trabalhos e do projeto. Dessa forma, os alunos atuaram como multiplicadores do que aprenderam na comunidade escolar.

 



O projeto foi citado pela revista APPAI EDUCAR da Associação Beneficente dos Professores Públicos ativos e inativos do Estado do Rio de Janeiro. Também está disponível nos links abaixo:

 

 

 

http://www.appai.org.br/media/projetosimagens/revistaeducar/edicoes/83/#/18/

http://www.appai.org.br/revistaappaieducar/index.html

 

Parabéns à equipe da E. M. Brigadeiro Faria Lima pelo sucesso do projeto!



http://blogdabrigadeiro.blogspot.com.br/


 

Escolas e professores, não deixem de compartilhar atividades ou projetos no nosso Portal Rioeduca. Procure o representante de sua CRE!
Clique aqui para conhecer seu representante
.
 


Profª Elidia Correia

Representante 3ªCRE no Rioeduca

elidiacorreia@rioeduca.net

Twitter:  @ElidiaCorreia

Facebook: Elidia Correia  e  Grupo Rioeduca/3ª CRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 02/10/2013

Seminário Escola: Lugar de Todos!

Tags: 8ªcre.


 

A 8ª Coordenadoria de Educação participou de uma semana voltada para a reflexão sobre a Diversidade nas escolas.

 

Sob a direção do Professor Marcelo Fernandes, da Gerência de Educação, o  tema "Escola: Lugar de Todos" foi discutido, considerando a pluralidade que encontramos nas escolas da rede.

 

Foi um evento preparado com muita dedicação por todos os participantes e que pretende, principalmente, ser um exercício de cidadania.

 

A escola certamente é um lugar próprio para o encontro das diferenças, portanto, deve ser também um lugar pronto para acolher.

 

Pensando na importância da diversidade ser um assunto desenvolvido dentro das escolas de forma a erradicar o preconceito e a discriminação, a Gerência de Educação da 8ª CRE preparou o Seminário "Escola: Lugar de Todos".

 

Pertencimento é uma característica inerente ao ser humano. Todos precisamos ter o nosso lugar. Quão agradável é quando os alunos se sentem pertencentes ao espaço escolar! Mas essa satisfação deve ser compartilhada com todos, independente de religião, raça, gênero ou qualquer outra diferença.

 

O seminário sobre a diversidade teve sua abertura no dia 16 de setembro, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, na Vila Militar. Esse encontro foi preparado exclusivamente para os diretores de escolas, creches e EDIs.

O tema abordado neste dia foi "O Lugar da Diferença na Escola". A Psicóloga e também diretora do CAPSI Pequeno Hans, Aline de Alvarenga Coelho, foi quem dirigiu a palestra e respondeu as perguntas feitas pelos diretores presentes.

 

Dia 17 de setembro foi a vez dos Coordenadores Pedagógicos que, no auditório das Faculdades Integradas Simonsen, participaram da palestra "Pororoca Humana: Encontros da Diversidade na Escola!", realizada por Azoilda Loretto, professora doutora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 

Para os professores, no dia 18 de Setembro, o tema foi “As Dimensões da Avaliação Escolar”, com o palestrante Carlos Henrique Carrilho Cruz, Mestre em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

No dia 19 de Setembro, na Escola Municipal Dalva de Oliveira, o tema “A Gestão Escolar em uma perspectiva multicultural”  foi debatido por  Ana Canen, Doutora em Educação pela University of Glasgow, junto aos Diretores Adjuntos.

 

Encerrando a semana, os professores se inscreveram em Rodas de Conversa na Escola Municipal Pedro Moacyr. Lá, eles participaram de dinâmicas e reflexões sobre a família, a escola e como lidar com a diversidade no dia a dia.

 

A miscigenação dos povos que formam a população brasileira contribui em diferentes áreas como religião, culinária, sotaques e arte.

 

Quando falamos em diversidade na escola, o imprescindível é que cada aluno seja respeitado na sua individualidade e que, no ambiente escolar, haja espaço para seu jeito de ser, suas crenças e suas escolhas.

 

O seminário de diversidade "Escola: Lugar de Todos" foi preparado com a intenção de promover a busca por uma escola onde os alunos se sintam não só respeitados, mas aceitos, acolhidos e pertencentes a cada unidade em que estejam. 

 

"Acolher significa receber e abraçar o outro na sua totalidade!"

 

Assista ao vídeo criado pela equipe da Gerência de Educação da 8ª CRE para o seminário de diversidade:

 

 

 

O Rioeduca parabeniza o professor Marcelo Fernandes e toda a equipe da GED da 8ª CRE pela realização do Seminário!

 

Professora Neilda Silva

 Representante Rioeduca da 8ª Coordenadoria Regional de Educação

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: @Prof_Neilda

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 01/10/2013

Conhecendo Vinicius de Moraes nas Aulas de Ciências

Tags: 2ªcre, meioambiente.

Os alunos do sexto e do sétimo ano da Escola Municipal Presidente João Goulart realizaram atividades nas aulas de Ciências inspiradas em Vinicius de Moraes.

 

A professora Lucineia Alves, regente da disciplina Ciências, enviou um relato ao portal Rioeduca contando sobre as atividades realizadas com os alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental direcionadas pelo tema do centenário do autor e compositor Vinicius de Moraes.


Neste ano de 2013, comemoramos o centenário de nascimento de um dos maiores poetas e compositores brasileiros: Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes, conhecido como Vinicius de Moraes. Ele nasceu em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro. É um dos fundadores do movimento revolucionário na música brasileira, chamado de “Bossa Nova”. Foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor. Poeta essencialmente lírico, também conhecido como "Poetinha", notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se nove vezes ao longo de sua vida e faleceu no Rio de Janeiro em 9 de julho de 1980.


Vinicius de Moraes é o tema do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Presidente João Goulart neste ano. Por isso, vários trabalhos estão sendo desenvolvidos na escola em torno da vida e obras deste notável brasileiro.

 

Coordenadora Pedagógica Martha e a ornamentação da Escola Municipal Presidente João Goulart inspirada no tema Vinicius de Moraes.

 

A professora Lucineia Alves, abraçando o Projeto Político Pedagógico da escola, exibiu aos seus alunos do 6º e 7º anos um vídeo sobre a vida e obra de Vinicius de Moraes, da série “Pequenos Notáveis” da MultiRio. Os alunos ficaram encantados e muito inspirados.

 

Alunos do 7º ano assistindo ao vídeo sobre a vida e obra de Vinicius de Moraes.

 

A professora exibiu também para os alunos do 6º ano um vídeo da música “A Casa”: “Era uma casa muito engraçada não tinha teto não tinha nada...” . Solicitou aos alunos que fizessem um trabalho de releitura da música mostrando no desenho como seria a “A Casa” de Vinicius de Moraes usando os conhecimentos que adquiriram sobre cuidados com o meio ambiente e sustentabilidade.


Não deixar as torneiras abertas, jogar o lixo em locais apropriados, a prática da coleta seletiva e diversas formas de cuidar bem do meio ambiente foram alguns dos assuntos ilustrados nos trabalhos.


Alunos do 6º ano realizando o trabalho de releitura da música “A casa” de Vinicius de Moraes.

 

A professora exibiu para os alunos do 7º ano um vídeo da música “O pato”: “Lá vem o Pato pata aqui, pata acolá. Lá vem o Pato para ver o que é que há. O Pato pateta pintou o caneco, surrou a galinha, bateu no marreco...”. Solicitou aos alunos que fizessem um trabalho de releitura da música mostrando no desenho os conhecimentos que adquiriram sobre o meio ambiente e os seres vivos, conteúdos abordados no atual ano letivo desses alunos.


Os diversos tipos de seres vivos, a relação destes entre si e com o meio ambiente foram alguns dos assuntos ilustrados nos trabalhos.


Alunos do 7º ano fazendo o trabalho de releitura da música “O Pato” de Vinciius de Moraes.

 

Com os trabalhos realizados pelos alunos do 6º e 7º anos, a professora montou um lindo mural. Nele, pode-se observar que a inspiração e a criatividade dos alunos superaram as expectativas em relação ao trabalho de releitura proposto.


Mural da sala de Ciências montado com os trabalhos realizados pelos alunos do 6º ano.

 

Mural na sala de Ciências montado com os trabalhos realizados pelos alunos do 7º ano.

 

Os alunos usaram ainda as músicas “A Casa” e “O Pato”, respectivamente, para montarem maquetes com os conhecimentos adquiridos dos conteúdos de Ciências aplicados no 1º e 2º bimestres.


Maquetes dos alunos do 6º ano com releitura da música “A casa”.

Maquete dos alunos do 7º ano com releitura da música “O pato”.

 

A Professora Lucineia comenta que as atividades com a temática Vinicius de Moraes continuam e que seus alunos estão muito contentes. Não somente em conhecer um pouco mais sobre Vinicius de Moraes, mas também em correlacionar os conteúdos de Ciências com as obras do autor. “Os alunos só precisaram ser motivados e guiados para que pudessem realizar uma excelente combinação entre as obras de Vinicius de Moraes e os conteúdos de Ciências que foram ministrados nos dois primeiros bimestres deste ano letivo” – diz a professora, orgulhosa dos trabalhos de seus alunos.


A professora Lucineia agradece a professora Camila, de Ciências, que assumiu o 7º ano e manteve o trabalho da maquete proposto anteriormente à turma, a Coordenadora Pedagógica Martha, pelo apoio e incentivo às atividades e a Diretora Geral Ana Reis, pelo apoio constante às atividades de Ciências realizadas na escola.

 

Agradecemos a professora Lucineia Alves por enviar o relato do trabalho realizado nas aulas de Ciências e parabenizamos a toda equipe da E.M. Presidente João Goulart pelo projeto sobre a vida e obra de Vinicius de Moraes.

 

Fontes consultadas: Wikipédia e Brasil Escola, acesso em 22 de julho de 2013.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj


 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share