A A A C
email
Retornando 46 resultados para o mês de 'Outubro de 2013'

Sexta-feira, 25/10/2013

Gentileza Gera Gentileza

Tags: 5ªcre, eventos.

   Resgatar valores sociais e morais: base para uma festa "julhina" de sucesso na Escola Municipal Gaspar Vianna!

 

Resgatar valores sociais e morais foram os objetivos da Escola Municipal 05.14.023 Gaspar Vianna em realizar, no mês de julho, a Festa "Julhina". O tema escolhido foi “Gentileza Gera Gentileza”, com base no Projeto Político Pedagógico da escola, que visa exatamente esses resgates no cotidiano do espaço escolar, para que sejam incorporados na vida do aluno.

 

 

Vídeo criado pela Escola Municipal Gaspar Vianna

 


A escola contou com o empenho e a participação de todos os segmentos: alunos, responsáveis, funcionários, professores e a equipe da direção - que atualmente é composta pela diretora Viviane Bianchi, a adjunta Flávia Lacerda e a coordenadora pedagógica Fabiana Zamberlan.

 

 

 

Na primeira foto: alunos e professores da escola; na foto abaixo: equipe da direção.

 


Como previsto no nosso PPP: “fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas”. Com ações que visam a formação integral do ser, fundamental para a construção de uma nova sociedade com vida saudável, de qualidade e mais solidária, primando por valores e priorizando as relações sociais, equilibrando o desenvolvimento dos aspectos cognitivo e emocional. A nossa Festa "Julhina" com a temática "Gentileza gera Gentileza" vem contribuir para que esses valores sejam colocados em prática. Nossa festa foi um sucesso! E o melhor prêmio foi ver a alegria estampada na face de cada um de nossos alunos!

Juliana de Oliveira, professora de Geografia e, também, Educopedista

 

Alunos e professores em apresentação na Festa "Julhina".

 

Gentileza Gera Gentileza


Talvez poucos conheçam José Datrino. Mas não há, no Rio, quem já não tenha ouvido falar, ao menos uma vez, no profeta Gentileza. Ele já foi tema de filme, livro, música e, agora, recebe a homenagem da Escola Municipal Gaspar Vianna, que transformou a história desse profeta numa festa popular monumental.

 

Passados mais de 15 anos de sua morte, a figura de túnica branca e longas barbas e cabelos continua no imaginário carioca.

 

José Datrino, Profeta Gentileza.


Parabéns a todos da E. M. Gaspar Vianna pelo resgate de valores tão importantes para a vida de seus alunos.

 

Agradeço a colaboração da professora Juliana de Oliveira, para que eu pudesse efetivamente criar esta matéria.

 

Regina Bizarro é a professora representante do Rioeduca na 5ªCRE.

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net
Twitter: @rebiza
Facebook: Regina Biza


Rioeduca/5ªCRE no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/


 

                               

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 25/10/2013

Brincando de Soletrar...

Tags: 10ªcre.

 

A Escola Municipal Maria de Jesus Oliveira realizou um Concurso de Soletração com as turmas do 4º e 5º ano. O objetivo é aumentar a identificação do aluno com a Língua Inglesa, bem como ampliar o seu vocabulário.

 

A Unidade Escolar possui 647 alunos, atendendo os Grupamentos de Educação Infantil e do 1º ao 5º ano de escolaridade. Trabalha com subprojetos que são desenvolvidos no decorrer do ano letivo, sendo todos voltados para a alfabetização e integração dos alunos com o mundo além da sala de aula.

 

As turmas começaram a ter a disciplina de Inglês incorporadas em seu currículo escolar no ano de 2011. Desde então, possuem dois tempos semanais com professores especializados para aprender a introdução básica desta que é a segunda língua mais falada em nosso país.

 

A ideia desse subprojeto surgiu através do objetivo de usar a interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos da disciplina com outras áreas de conhecimento. Essa interação é uma maneira complementar ou suplementar, que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo. Saber que deve ser valorizado no processo de ensino-aprendizado.

 

 

O convite aos alunos da Unidade Escolar.

 

A atividade transcorreu da seguinte forma:

 

  • Todos os alunos das turmas do 4º e 5º ano foram convidados a participar do projeto;

 

  • Os alunos receberam uma lista com palavras, divididas em níveis de dificuldade: fáceis, médias e difíceis. Essas palavras foram estudadas, pois são a base da competição.  O vocabulário utilizado foi extraído do material Zip from Zog;

 

  • Foram realizadas competições prévias nas salas de aula com o objetivo de selecionar aproximadamente três alunos finalistas em cada turma;

 

  • A final foi realizada fora da sala de aula com a presença dos demais alunos e com a colaboração de professores que participaram da comissão julgadora.

 

Começando o concurso...

 

 

Regras:

 

Primeira etapa: não foi de caráter eliminatório. Houve um sorteio de uma palavra para cada aluno e, mesmo que este cometesse algum erro ao soletrá-la, continuaria na competição.

 

Segunda etapa: de caráter eliminatório. Uma vez sorteada a palavra, o aluno deveria soletrá-la corretamente, pois, ao final da rodada, haveria a eliminação. Caso todos errassem, a rodada seria nula. O vencedor seria aquele que conseguisse passar por todas as etapas com perfeição.

 

Direitos do aluno participante:

 

  • Solicitar a repetição da palavra (uma vez);

 

  • Solicitar a tradução da palavra.

 

Após esgotadas as duas solicitações, o aluno teria quinze segundos para soletrar.
 

Em caso de empate, as palavras difíceis seriam utilizadas.

 

 

Alunos participando das etapas do concurso de soletração.

 

Resultado final:

 

  • 1º lugar: o aluno que conseguiu passar por todas as etapas;
  • 2º lugar: o último aluno eliminado;
  • 3º lugar: o penúltimo aluno eliminado.

 

Todas as turmas acompanharam as etapas do concurso, torcendo para os seus representantes passarem de uma fase para outra. Foi um clima de muita harmonia, interação e espírito de equipe.

 

 

Alunos sendo premiados ao final do concurso.

 

Esse subprojeto aconteceu com participação especial de: Renata Franco (Professora de Inglês), Andrea Fernandes (Coordenadora de Parcerias Educacionais - LF), Rafael Camacho (Professor de Educação Física), Claine Nery, Mônica Fresteiro (Diretora) e Lucimere Cesário (Diretora Adjunta). Foi mais um belo trabalho desenvolvido pela Unidade Escolar envolvendo todos os alunos e instigando a vontade de aprender cada vez mais.

 

Professora Renata Franco, Professor Rafael Camacho, Andrea Fernandes, Diretoria Adjunta Lucimere, Professora Claine Nery e Diretora Geral Mônica Fresteiro.

 

Suelen Corrêa

é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ªCRE

 

Contato:

suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 24/10/2013

Viagem ao Espaço no EDI Moacyr de Góes

Tags: 4ªcre.


 

Trabalhar o movimento promove uma maior facilidade para construir a imagem do próprio corpo. O que é fundamental para o crescimento e a maturidade do indivíduo e para a formação de sua consciência social.

 

“(...) todo este aparelho funcional está longe de se encontrar em estado operacional desde o nascimento. Os seus componentes aparecerão cada um na sua altura, e permitirão então à criança modificar as suas relações com o meio” (WALLON, 1979, p. 75).

 

A ação física é a primeira forma de aprendizagem. É importante que essas atividades estejam sempre presentes na escola, pois a criança estimulada a se movimentar explora com mais frequência e espontaneidade o meio em que vive, aprimora a mobilidade e se expressa com mais liberdade. 

 

Veja como a Professora Beatriz Dias Carlos, do EDI Moacyr de Góes, está explorando as possibilidades de gestos e ritmos corporais:

 

 

Hoje vamos fazer uma grande viagem... quem quer ir ao espaço?

 

Lá tem vários planetas... e o nosso se chama PLANETA TERRA e veremos a Lua... ela fica bem perto da Terra!


Só que tem um horrível monstro, o MONSTRO DA SUJEIRA, que está destruindo nosso planeta. Sabe como? Sujando os rios com lixo, queimando as florestas, jogando fumaça escura no ar... Nossa! Preciso de um astronauta corajoso para limpar o nosso planeta... para depois brincarmos, né?


Para chegarmos perto do planeta Terra, precisamos da pulseira do poder! Ela nos protegerá daquele horrível monstro que está perto da Terra!

 

 

Quem quer ser o primeiro astronauta corajoso? Entre na cápsula do tempo!


Assim, trabalhado a imaginação, a criatividade, a autonomia, além do equilíbrio, coordenação motora ampla e fina, o circuito foi muito divertido! Teve até uma viagem com nosso “FoguEDI”... (risos) para voltar ao nosso planeta e informar aos nossos amigos: O PLANETA ESTÁ LIMPO! VAMOS BRINCAR, PESSOAL!

 

Texto da PEI Beatriz Dias Carlos

 

 

Priorizar o trabalho com o corpo visa contribuir para uma compreensão de aspectos que envolvem o desenvolvimento da criança. Isso porque a corporeidade está intimamente associada à criatividade, na qual o  jogo e o aspecto lúdico das atividades serão fatores determinantes no percurso da aprendizagem.

 

Parabéns a todos da equipe E.D.I. Moacyr de Góes por contextualizar o corpo e seus movimentos! E mais, por compreender como eles são uma manifestação autêntica, sintetizadora e representante de determinada cultura.

 

 Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós!

 

Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe

 

Professora Ana Accioly
 Representante Rioeduca.net da 4ª Coordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (1)

Quinta-feira, 24/10/2013

Aulas que Ultrapassam os Muros da Escola

Tags: 9ªcre.

 

O CIEP Professor Darcy Ribeiro, da 9ª CRE, nos apresenta um trabalho que vem explorando os recursos e as possibilidades da interdisciplinaridade: “Aulas que Ultrapassam os Muros da Escola”

 

 


 

O CIEP Professor Darcy Ribeiro, em Campo Grande, tem investido na formação de seus discentes levando em conta a interdisciplinaridade. Durante todo o ano letivo, os alunos (em sua grande maioria do 4º e 5º ano) têm vivenciado a integração das disciplinas tendo como suporte as aulas que ultrapassam os muros da escola.

 



 

Diante de tamanha diversidade e possibilidades, os educandos do CIEP se encantam e conseguem assimilar melhor seu papel fundamental de agente transformador do mundo em que vivemos. Tudo isso através de debates e discussões, produções textuais (incluindo micro contos), elaboração de roteiro e vídeos etc.

 



 

Dessa forma, deixar a sala de aula e transpor os muros escolares tem um outro significado que vai além de “visitas guiadas”. A mediação durante as visitas e o aporte dado pelas docentes Cristiane (Ensino Religioso), Renata e Solange (professoras regentes) nas diferentes disciplinas proporcionam aos alunos um melhor reconhecimento de seu protagonismo infanto-juvenil. E isso pode ser observado durante a Feira de Ciências, Projetos de Leitura e propostas pedagógicas afins na Unidade Escolar.

 



 

Na disciplina de Ensino Religioso, por exemplo, os educandos apresentaram as questões e implicações do meio ambiente degradado e pouco sustentável. Assunto discutido em outras disciplinas, como a de Ciências, e na visita à CEDAE, por conta da própria ação dos indivíduos que não estão usufruindo a Criação Divina da melhor maneira possível. Alguns alunos participaram do Festival do Anima Mundi e, posteriormente, da Oficina Anima Escola (juntos com os alunos do CIEP Lamartine Babo) quando produziram uma animação, intitulada “Eva e Adão”, relembrando as consequências da desobediência e das ações negativas na sociedade.

 


 


Tudo isso tem mostrado e revelado novos olhares para a aprendizagem no século 21. Através de maior interação, integração e interligação dos conteúdos e das disciplinas, sem deixar de remeter ao que está em nossa volta dentro e fora do espaço escolar. Afinal de contas, a escola deve ser uma escola viva!

 


 


Parabéns a toda equipe do CIEP Professor Darcy Ribeiro, pelo belo trabalho que vem desenvolvendo e por compartilhar conosco sua atividade.

 

 

Profª Márcia Cristina Alves, Representante da 9ª CRE
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share