A A A C
email
Retornando 46 resultados para o mês de 'Outubro de 2013'

Quinta-feira, 17/10/2013

Saúde Bucal Começa na Infância!

Tags: 4ªcre.

Cuidar dos dentes não é uma questão estética e, sim, de saúde. Muitas doenças sistêmicas têm origem em infecções orais e a prevenção é a única saída. Mas ela só ocorre quando se educa, se tornando um instrumento de transformação social.

 

"As ações de promoção à saúde, prevenção de agravos e de assistência à criança pressupõem o compromisso de prover qualidade de vida para que a criança possa crescer e desenvolver todo o seu potencial." Saúde da Criança Materiais informativos - SUS.
  

Conheçam o trabalho desenvolvido pela Drª Alessandra e toda Equipe de Saúde Bucal no EDI Sgt Jorge Faleiro de Souza, em parceria com o CMS Alemão/Esperança.

 

 

A preocupação com os cuidados odontológicos na primeira infância não é um fato novo. Atualmente, os cuidados começam ainda nos primeiros meses de vida principalmente pela possibilidade de prevenção de doenças e manutenção da saúde bucal.

 

Outro fator importante é que a saúde da boca é necessária para a pessoa desempenhar de forma adequada a mastigação e a deglutição. Além disso, colabora com a aceitação social e melhora da autoestima, pois um sorriso harmônico significa não só saúde, mas também bem-estar.

 

"No EDI Sgt Jorge Faleiro de Souza, tem dentista de três em três meses. A equipe do  Centro Municipal de Saúde do Alemão vai até a nossa Unidade Escolar e realiza várias atividades com as crianças, funcionários e famílias!" Professora Jaqueline Dias, Gestora da Unidade.

 

 

O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento faz parte da avaliação integral à saúde da criança, propiciando o desenvolvimento de ações tanto da Educação, quanto da Saúde. Sendo ambas importantes para estreitar e manter o vínculo da criança e da família com o espaço escolar.

 

 

Parabéns para a equipe do EDI Sgt Jorge Faleiro de Souza que em parceria com o CMS Alemão/Esperança realiza, difunde e apoia à prática da promoção da Saúde Bucal desde a primeira infância.

 

 

Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe

 


Professora Ana Accioly
 Representante Rioeduca.net da 4ª Coordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly

 

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 16/10/2013

Resgatando Nossa História para Construirmos um Futuro Melhor

Tags: 3ªcre, blogdasescolas.

Na Escola Municipal Pernambuco, o passado é lembrado com muito orgulho, o presente é vivido intensamente, e o futuro é construído para ser o melhor possível.

 

A Escola Municipal Pernambuco tem como projeto 2013: “RESGATANDO NOSSA HISTÓRIA PARA JUNTOS CONSTRUIRMOS UM FUTURO MELHOR”. E tudo começou com algumas fotos antigas que foram encontradas no depósito da escola e na sala de leitura, que fez nascer a ideia de valorização do passado, vivendo o presente, para a construção de um futuro melhor.


Como primeiro subprojeto, a escola fez uma exposição das fotos antigas com o título “E. M. Pernambuco: Conhecendo o Passado”, que terminava em uma porta que indicava para o presente deixando o gancho para o próximo subprojeto que será: “E. M. Pernambuco: Escrevendo uma Nova História”, agora no segundo semestre.


Na exposição, além de diversos cartazes produzidos pelos alunos e de um slideshow com as fotos encontradas, teve o fechamento com um vídeo de entrevistas de pessoas que fizeram parte desta história - que é muito rica, sendo impossível retratá-la em sua totalidade.

 

Vamos ver um pouco da exposição e do vídeo das entrevistas...

 

 

 

E já vivendo um presente lindo e preocupados com a construção de um futuro melhor, como mencionado em seu projeto de 2013, a E. M. Pernambuco teve dois alunos destaques na Prova Rio 2012 e contemplados com ingressos para o Rock in Rio. Esses alunos contaram um pouco sobre a importância de estudar.

 

 José Paulo da Silva Filho

Turma 1802

 

 

 

Letícia Ferreira de Souza

Turma 1901

 

 

 

Parabéns à Escola Municipal Pernambuco e aos alunos!

 

Quer conhecer um pouco mais? Visite o blog da Escola Pernambuco.

http://empernambuc.blogspot.com.br/

 

Escolas e professores, não deixem de compartilhar atividades ou projetos no nosso Portal Rioeduca. Procure o representante de sua CRE!!

Clique aqui para conhecer seu representante.
 


Profª Elidia Correia

Representante 3ªCRE no Rioeduca

elidiacorreia@rioeduca.net

Twitter:  @ElidiaCorreia

Facebook: Elidia Correia  e  Grupo Rioeduca/3ª CRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 16/10/2013

Toda Criança Merece Ser Feliz!

Tags: 8ªcre.

 

No dia 12 de outubro, comemora-se o Dia das Crianças, mas no espaço escolar todo dia é o dia delas! As atividades, brincadeiras, desafios... tudo é planejado pensando no desenvolvimento e aprendizagem de cada criança!


 

Crianças do EDI Edith Marques colocando a mão na massa!

 

 

A escola é um espaço que só existe em função do aluno!

 

Para as crianças é direcionado todo o planejamento das ações que ocorrem no ambiente escolar.

 

A criança é quem motiva o desejo de compartilhar e agrupar saberes, pois sua sede pelo conhecimento de si mesma e do mundo é aparente e constante.

 

 

Crianças da Creche Municipal Célia Alencar colorindo pra valer!

 

 

A criança ao ingressar na escola dá início a uma nova etapa de sua vida!

 

É no espaço escolar que muitos conceitos que foram passados pela família serão colocados em prática.

 

É o momento de aprender a dividir, trocar, esperar sua vez, compartilhar e crescer!

 

O respeito e a amizade também são experimentados a todo o momento na escola.

 

 

 

Crianças do CIEP Aracy de Almeida no Dia da Brincadeira

 

 

"Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir..." 

                                Ruth Rocha

 

 

 

Crianças da Creche Municipal Tia Elza encenando a música "Borboletinha".

 

 

As crianças de nossa cidade encantam todos os envolvidos com a Educação Carioca!

 

É para que a criança desenvolva todo o seu potencial que as ações são planejadas e desenvolvidas.

 

Todas as crianças do mundo devem ter seus direitos garantidos e respeitados, principalmente o direito de aprender e ser feliz!

 

 

 

Crianças do CIEP Amilcar Cabral.

 

 

O Rioeduca presta homenagem a todas as crianças, que a cada dia enchem as escolas de alegria, sorrisos e muitos sonhos!

 


 

*      *      *

 

 

Professora Neilda Silva

 Representante Rioeduca da 8ª Coordenadoria Regional de Educação

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 


 


 

 

                               

 

 

 

x

p> x

x


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 16/10/2013

16 de outubro - Dia do Merendeiro

 

O Dia do Merendeiro é uma data muito especial.

 

O Dia do Merendeiro é uma data muito especial. Ser manipulador de alimentos não é apenas saber acondicioná-los, prepará-los e distribuí-los. É um ritual que, além da competência profissional, comprometimento com o melhor atendimento de nossos alunos e da habilidade para o desempenho da função, envolve outros ingredientes; um dos principais é o carinho ao preparar os alimentos que são servidos todos os dias em cada unidade escolar. Por isso, consideramos esses competentes profissionais grandes artistas, pois eles transformam as refeições de cada dia em verdadeiras delícias.

 

 

 

 

Diante da importância e da grandeza do trabalho que desenvolvem em benefício das crianças e jovens de nossas escolas, a Gerência de Alimentação Escolar quer demonstrar o reconhecimento a vocês, MERENDEIROS, que se dedicam ao Programa de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, prestando especial homenagem neste dia.

 

 

 

 

Parabéns!!!! 

 

 

 

                               

 

 

 

x

p> x

x


   
           



Yammer Share