A A A C
email
Retornando 46 resultados para o mês de 'Outubro de 2013'

Quarta-feira, 09/10/2013

Uma Primavera de Maravilhas!

Tags: 8ªcre.

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Professor Antônio Flávio Pierucci está em festa! O EDI acaba de completar seu primeiro ano de vida e celebra com a sua comunidade escolar uma Primavera de Maravilhas!

 

Alunos do EDI Prof. Antônio Flávio Pierucci em momento de experimentar a leitura.

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Professor Antônio Flávio Pierucci completou seu primeiro ano de vida! Sua comunidade escolar festeja essa conquista vivenciando o projeto: "Um Mundo de Maravilhas!"

 

O projeto vem se desenvolvendo durante todo o ano letivo. Com a chegada da Primavera e do aniversário da escola, o clima entre todos é de reflexão e alegria! Reflexão sobre todo o caminho percorrido até aqui. E alegria pela certeza de que a escola se constitui como um espaço de desenvolvimento que é construído gradativamente pela colaboração de seus participantes.

 

Exposição de atividades do EDI Prof. Antônio Flávio Pierucci.

 

O projeto "Um Mundo de Maravilhas" foi elaborado na perspectiva do mundo infantil. 

 

Dentre as coisas mais importantes para a criança está o brincar, que é, além de tudo, um direito mencionado na lei. O EDI Prof. Antônio Flávio Pierucci acrescentou ao seu projeto anual atividades inspiradas no artista Ivan Cruz.

 

O artista plástico criou a série "Brincadeiras de Criança", que retrata nas telas diferentes brincadeiras populares infantis. As atividades desenvolvidas a partir de suas obras trazem ainda mais alegria ao espaço da unidade escolar.

 

Equipe Pedagógica do EDI Prof. Antônio Flávio Pierucci.

 

“A criança que não brinca não é feliz. Ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”

Ivan Cruz

 

Professora Monica Cesar, diretora do EDI Prof. Antônio Flávio Pierucci.

 

"Neste primeiro ano, nosso trabalho esteve centrado na possibilidade de acolher nossas crianças, conhecê-las e apresentar a elas um novo universo: um espaço novo, novas pessoas, brincadeiras...
Procuramos criar relações de confiança entre os adultos e as crianças e das crianças com seus pares, a fim de desenvolver autonomia de forma progressiva.
Nesse período, as interações foram estabelecidas na ampliação dos laços afetivos! Com o nosso trabalho, procuramos tocar o coração dos nossos alunos e também de seus familiares, criando condições para que a nossa comunidade escolar conheça, descubra e ressignifique sentimentos, valores, ideias e papéis sociais.
Estamos muito orgulhosos do muito que caminhamos até aqui, mas com a consciência de que esta viagem está apenas começando...
Que venha o próximo ano! Continuaremos priorizando nossas crianças e as levando a descobrir, diariamente, coisas novas e maravilhosas!"

                                         Monica Cesar, Diretora do EDI Professor Antonio Flávio Pierucci.
  

Bolo comemorativo ao primeiro aniversário do EDI Prof. Antônio Flávio Pierucci.

 

O Rioeduca parabeniza o EDI Professor Antônio Flávio Pierucci por seu primeiro aniversário, deseja muitos anos de conquistas e sucesso a todos!

 

E que venham muitas outras Primaveras...

 

 

 

Professora Neilda Silva

 Representante Rioeduca da 8ª Coordenadoria Regional de Educação

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: @Prof_Neilda

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 09/10/2013

Os alunos da E. M. Suécia contando histórias

Tags: 3ªcre, blogdasescolas.

 

Na Escola Municipal Suécia, os alunos aprimoram a leitura contando histórias para outras turmas e ficam contentes em levar o mundo letrado para todos da escola.


Os alunos do projeto Nenhuma Criança a Menos, que tem como proposta uma ação mais cuidadosa e um acompanhamento intenso do aluno pelo professor, ficaram muito felizes em mostrar seu avanço para todas as turmas da escola.


As principais ações do projeto são:

 

  • o aluno permanece três vezes por semana em horário no contraturno, com atividades de reforço escolar com estagiários ou voluntários;
  • o aluno tem acompanhamento quinzenal, com base no preenchimento de fichas de observação, já disponibilizadas desde o ano passado;
  • o aluno faz provas mensais, permitindo, assim, intervenções mais rápidas na aprendizagem;
  • o aluno tem leitura obrigatória de livros predeterminados;
  • uso do reforço digital e da Educopédia;
  • termo assinado pelos pais, com ciência de que o filho participa do projeto.
     

Na E. M. Suécia, estes alunos leram e conheceram diversos livros propostos para a releitura aos amigos, trabalhando em prol do desenvolvimento da leitura e mergulhando no mundo mágico das histórias.

 

 

 

Após terem segurança e confiança no que aprenderam, foram visitar as outras turmas. Satisfeitos com a evolução alcançada, contagiaram e proporcionaram momentos de alegria para vários alunos.

 

 

 

“Viajar pela leitura

sem rumo, sem intenção.

Só para viver a aventura

que é ter um livro nas mãos.

É uma pena que só saiba disso

quem gosta de ler.

Experimente!

Assim sem compromisso,

você vai me entender

Mergulhe de cabeça

na imaginação!”


Clarice Pacheco

 

Parabéns à Escola Municipal Suécia!!

 

Quer saber um pouco mais? Visite o blog da escola!

 

http://emsuecia.blogspot.com.br/
 

Escolas e professores, não deixem de compartilhar atividades ou projetos no nosso Portal Rioeduca. Procure o representante de sua CRE!
Clique aqui para conhecer seu representante
.
 


Profª Elidia Correia

Representante 3ªCRE no Rioeduca

elidiacorreia@rioeduca.net

Twitter:  @ElidiaCorreia

Facebook: Elidia Correia  e  Grupo Rioeduca/3ª CRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 08/10/2013

Educação Infantil em Ação

Tags: 2ªcre, educaçãoinfantil.

A Escola Municipal Conselheiro Mayrink participou ativamente da II Semana de Educação Infantil com a sua comunidade escolar.

 

 

Foi com muita satisfação e orgulho que a Escola Municipal Conselheiro Mayrink participou da II Semana da Educação Infantil. Nos dias 27 e 29 de agosto, foram realizadas algumas atividades de integração com a família a partir das orientações fornecidas pela Gerência da Educação Infantil da 2ª CRE. O objetivo principal foi promover e valorizar a Educação Infantil na comunidade escolar.


A professora Cristiane Joazeiro, Coordenadora Pedagógica da unidade, contou ao portal Rioeduca que a equipe pedagógica realizou o “Dia do Brincar” e a entrega do kit “Minha Primeira Biblioteca” no dia 27 de agosto. Isso porque a escola já havia marcado a reunião de responsáveis do 2º bimestre da turma do EI10 para essa data, aproveitando, assim, a ida dos pais à escola.

 

 

Alunos e responsáveis apreciando o material de leitura.

 


A primeira atividade foi realizada sob a direção do professor de Educação Física Gilberto. Brincadeiras infantis foram propostas aos responsáveis e alunos. A ideia era brincar junto! Os pais iniciaram as brincadeiras, meio tímidos, mas foram se soltando aos poucos e ficando mais à vontade. Brincaram de coelhinho na toca, corrida com jornal, dança no jornal e outros jogos cooperativos com seus filhos. Foi muito interessante assistir à interação entre eles, conta a professora Cristiane.

 

 

Alunos e responsáveis participando de brincadeiras infantis.

 


Após essa atividade, os responsáveis foram direcionados para a sala de aula. Lá, os educadores apresentaram, em rodinha, o kit “Minha Primeira Biblioteca”. A professora Cristiane, Coordenadora Pedagógica, realizou a contação da história do livro “Era uma vez”, um dos exemplares do kit, para os alunos da turma e seus pais. Em seguida, foi sugerido que fizessem um registro, através do desenho, em parceria. Todos se envolveram na atividade e foram muito criativos.

 

 

Contação de histórias.

 

Registrando a história através de desenho.

 


A professora da turma, Rose, apresentou os livros que compõem o kit e distribuiu etiquetas para que os alunos identificassem seus livros com a ajuda dos pais. Apresentou, também, o material individual de cada um, sendo este composto pelo relatório do desenvolvimento do aluno, o caderno pedagógico e os trabalhinhos do 2º bimestre. Após a apreciação do material, a professora aproveitou para conversar um pouco com eles acerca do trabalho desenvolvido no bimestre.

 

 

Atividades do segundo bimestre.

 

No dia 29 de agosto, a escola realizou o "Degusta" com a turma EI 10. O objetivo foi proporcionar aos familiares um momento de experimentação da merenda escolar junto aos seus filhos. Os alunos foram orientados para que se encaminhassem junto com seus pais ao refeitório e fizessem a mesma rotina do horário da merenda com eles: formar a fila para pegar o prato, sentar à mesa, comer a fruta etc. Todos almoçaram juntos e felizes!

 

Ao final da refeição, a merendeira Vera foi convidada para conversar com os pais sobre a preparação da merenda escolar e alimentação saudável. Vera aproveitou para orientá-los acerca dos “lanches” enviados pelos responsáveis e o quanto essa prática pode prejudicar o bom hábito alimentar. Foi enriquecedor ter a participação dela na integração com a família. 

 

 

Alunos e responsáveis degustando a merenda escolar.

 

A professora Cristiane Joazeiro relata que a equipe da Escola Municipal Conselheiro Mayrink se sentiu muito satisfeita em participar deste evento da SME. A unidade percebeu o quanto foi gratificante proporcionar este tipo de vivência entre pais e filhos no espaço escolar, reforçando cada vez mais a importância da Educação Infantil.

 

Agradecimentos à professora Cristiane por enviar o material para publicação. Parabéns à E. M. Conselheiro Mayrink por proporcionar ações que envolvem a comunidade escolar!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 08/10/2013

Em Cartaz: São 100 Vinicius

Tags: 11ªcre, são 100 vinicius, centenário.

No dia 27 de Setembro, a E. M. Rodrigo Otávio, da 11ª CRE, recebeu os atores Maria Pompeu, Thiago Picchi e Amauri Lima para a exibição da peça de teatro "São 100 Vinicius", que trata sobre a vida e obra do autor Vinicius de Moraes. CONFIRA!

 

A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação - a partir do programa "Rio, Uma Cidade de Leitores" da MultiRio (Empresa Municipal de Multimeios) - é uma homenagem ao centenário de nascimento do poetinha, que será comemorado no próximo dia 19 de outubro, conforme informação da Prefeitura.

 

Os atores Thiago Picchi, Maria Pompeu e Amauri Lima.

 

Vinicius de Moraes já foi diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor. Com essa visão pluralista das diversas facetas é que os atores realizam a peça São 100 Vinicius, que trata da vida e obra do autor. E que, com certeza, deixou muita saudade!

 

"Chega de saudade
A realidade é que sem ela
Não há paz Não há beleza
É só tristeza e a melancolia

Que não sai de mim
Não sai de mim
Não sai"

 

Vinicius de Moraes e Tom Jobim

 

 

Auditório cheio com alunos da E. M. Rodrigo Otávio e E. M. Belmiro Medeiros.

 

O projeto será itinerante pelas escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro. Tem como objetivo despertar e incentivar a leitura nos estudantes, promover o enriquecimento cultural e intelectual da comunidade escolar, além de desenvolver o hábito e o prazer de apreciar uma apresentação teatral.

 

Os atores tiraram muitas fotos com os professores e alunos.


O espetáculo já foi apresentado nas escolas municipais:

 

Bélgica, Nerval de Gouveia, Malba Tahan, Rodrigo Otávio, República do Líbano, Maranhão, José Veríssimo, Engenheiro Gastão Rangel, Presidente Médici e Tasso da Silveira. 

 

As próximas unidades que receberão o espetáculo são:

 

GEO Juan Antônio Samaranch e Creja Paulo Freire (16/10), Prof. Souza da Silveira (17/10), Pio X e GEC Carlos Lacerda (18/10), GEC Princesa Isabel (21/10), Baltazar Lisboa e Araujo Castro (23/10) e Francisco Cabrita e George Pfisterer (29/10).

 

Parabéns aos envolvidos no projeto "São 100 Vinícius", por proporcionar a comunidade escolar este lindo espetáculo de conhecimento e poesia!

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share