A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 14 resultados para o mês de 'Outubro de 2013'

Terça-feira, 22/10/2013

Infromativo MultiRio - 22 de outubro

Tags: informativomultirio.


 

Multirio Web Rádio
Multirio

Educação em Rede fala sobre disciplina em sala

Um dos maiores desafios de qualquer escola, pública ou privada,é a questão da ordem em sala de aula. O programa fala sobre como lidar com essa questão. Técnicas do livro Aula Nota 10, de Doug Lemov, estão em pauta.  A obra apresenta dicas de como o professor e a escola podem estabelecer a disciplina dentro de sala.  Educação em Rede também fala sobre a importância da qualidade da relação professor-aluno para o bom desempenho escolar. Carla Ramos conversa com a professora da UFRJ Cristiana Carneiro, coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas, e com Eloiza da Silva Gomes de Oliveira, diretora do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias da UERJ. O programavai ao ar na quarta-feira (23),às 14h, naBandRio.

 

Cidade de Leitoresaborda o olhar estrangeiro na literatura e no cinema

Modos de vida, culturas e línguas diferentes que se fundem na literatura e no cinema.Cidade de Leitores aborda a questão da binacionalidade nas expressões artísticas e fala do“anfíbio cultural”, termo cunhado por Haron Gamal, professor e doutor em Literatura Brasileira pela UFRJ. Gamal fala de seu ensaio literário Estrangeiros– O Anfíbio Cultural na Prosa Brasileira de Ficção, no qual analisa os textos de autores como Milton Hatoum e Moacyr Scliar, que transitam pela binacionalidade, e sua importância para a literatura brasileira. Leila Richers também entrevista o cineasta chileno Jorge Durán, roteirista dePixote– A Lei do Mais Fraco eLúcio Flávio, O Passageiro da Agonia e diretor deProibido Proibir, entre outros. Durán faz um balanço da carreira e fala do olhar de fora sobre a cultura que adotou.Cidade de Leitoresvai ao ar na quinta-feira (24), às 14h, naBandRio.

 

Cidade Integrada discute como aliar vida urbana e bem-estar

Como ter qualidade de vida em uma grande cidade? Que soluções podem ser criadas para uma sociedade mais saudável e sustentável? Cidade Integrada debate estas questões e mostra um centro de meio ambiente dentro de um condomínio na Taquara, que implementou, entre outros, a compostagem de seu lixo orgânico. O programa também apresenta o técnico agrícola Antônio Carlos, que cultiva mais de 100 espécies de plantas em Bangu. Para discutir os temas, Vera Barroso recebe dois especialistas em estúdio. O público participa enviando perguntas por e-mail (cidadeintegrada@multirio.rio.rj.gov.br), telefone (21 - 2535-4407) ou Skype (cidade.integrada).Cidade Integrada vai ao ar ao vivo na sexta-feira (25),às 13h, com transmissão simultânea no canal 14 da NET e na Web TV (multirio.rj.gov.br/webtv).

 

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra noPortal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail paramultiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746•ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 16/10/2013

Conectado nas Nuvens

Tags: professor, mídias.

A computação em nuvens (do inglês: "cloud computing") é uma tendência recente da tecnologia que vem crescendo e conquistando adeptos. Para a utilização e o acesso às "nuvens”, você só precisa de um navegador e de acesso à internet, podendo assim armazenar arquivos fora do seu computador.

 

Certos de que a tecnologia de serviços de dados chegou para ficar, devemos buscar informações e nos atualizar quanto ao seu uso, lançando mão de seus benefícios.

 

Em sala de aula não seria diferente.

 

Muitas vezes pode assustar por ser mais uma novidade a ser aprendida. Porém, a  incorporação e utilização da "computação em nuvem" nas tarefas pessoais e profissionais otimiza o tempo e facilita o acesso a arquivos.

 

 

 

Caso se necessite ter acesso a algum documento, planilha, imagem, foto ou até vídeo, com a tecnologia em “nuvens”, isso será possível.

 

De maneira prática, as "nuvens” facilitam o acesso aos arquivos que foram salvos e que estão disponíveis na web e não no disco rígido do computador.

 

É a facilidade e a possibilidade de acessar arquivos independentemente do lugar que esteja. Desde que exista conexão com internet e que estes sejam armazenados em um dos aplicativos como: Dropbox, Google Drive ou Skydrive, entre outros existentes.
 

 

Através do Dropbox, Google Drive ou Skydrive você poderá acessar arquivos através de outro computador.

 

Dessa maneira, pesquisando, trocando e procurando experimentar, a "computação em nuvens" é mais uma tecnologia que pode auxiliar o professor no planejamento das aulas, feedback com os demais colegas e auxiliar os alunos na sua utilização através da troca e compartilhamento de informações, conteúdos, atividades e trabalhos.

 

Veja mais em Revista Nova Escola5 respostas para você começar a usar a computação em nuvens.

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: 
taisduarte@rioeduca.net

 

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 15/10/2013

Ser Professor. Feliz Dia, Mestre!

 

A Equipe Rioeduca parabeniza os guerreiros da Educação Carioca! 

Porque sonhos são construídos e alimentados em salas de aula... Porque somos nós, professores, que formamos todos os outros profissionais... Porque o futuro de cada um deles começa a ser desenhado nas escolas desde a infância...

Porque também sonhamos juntos.

Porque fazemos a diferença!

 

"Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...


Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...


Ser professor é encontrar pelo corredor com cada aluno, olhar para ele sorrindo, e se possível, chamando-o pelo nome para que ele se sinta especial...


Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...


Ser professor é envolver-se com seus alunos nos mínimos detalhes, vislumbrando quem está mais alegre ou mais triste, quem cortou os cabelos, quem passou a usar óculos, quem está preocupado ou tranquilo demais, dando-lhe atenção necessária.


Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado...


Ser professor é equilibrar-se entre três turnos de trabalho e tentar manter o humor e a competência para que o último turno não fique prejudicado...


Ser professor é ser um "administrador da curiosidade" de seus alunos, é ser parceiro, é ser igual na hora de ser igual, e ser um líder na hora de ser líder, é saber achar graça das menores coisas e entender que ensinar e aprender são movimentos de uma mesma canção: a canção da vida...


Ser professor é acompanhar as lutas do seu tempo pelo salário mais digno, por melhores condições de trabalho, por melhores ambientes físicos, sem misturar e confundir jamais essas lutas com o respeito e com o fazer junto ao aluno. Perder a excelência e o orgulho, jamais!


Ser professor é saber estar disponível aos colegas e ter um espírito de cooperação e de equipe na troca enriquecedora de saberes e sentimentos, sem perder a própria identidade.


Ser professor é ser um escolhido que vai fazer "levedar a massa" para que esta cresça e se avolume em direção a um mundo mais fraterno e mais justo.


Ser professor é ser companheiro do aluno, "comer do mesmo pão", onde o que vale é saciar a fome de ambos, numa dimensão de partilha...


Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés..."


 

Darwin Ianuskiewtz

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 14/10/2013

Descritores Bimestrais 2013

Tags: descritores, recursospedagógicos.

 

DESCRITORES 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share