A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 14 resultados para o mês de 'Outubro de 2013'

Segunda-feira, 14/10/2013

Informativo MultiRio - 14 de outubro

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Tela Aberta apresenta animações produzidas por alunos da Rede

Nesta terça-feira (15), o programa promove uma conversa sobre filmes produzidos por estudantes da Rede Municipal do Rio. Para falar sobre três produções escolares em curta-metragem de animação, Marcelo Janot recebe a professora Amália Araújo, responsável pelo trabalho audiovisual no CIEP Presidente Agostinho Neto (Humaitá). Além do curta Povo Brasileiro, coordenado pela professora Amália, serão exibidos Maria Vai com as Outras, dos alunos da E.M. Roberto Burle Marx (Jacarepaguá), eJasmin, A Princesa da Maré, realizado na E.M. Tenente Antônio João (Cidade Universitária). Tela Aberta vai ao ar na terça-feira, às 14h, na BandRio.

 

Educação especial é o tema de Atitude Consciente

Atualmente, um dos grandes desafios é o de como promover uma educação inclusiva nas escolas. Atitude Consciente traz informações e orientações a professores e pais sobre a educação especial: definição, como introduzi-la na escola regular e garantir a inclusão e o aprendizado dessas crianças. Também em pauta, a importância de capacitar professores e gestores de escolas e de formar redes de apoio à Educação inclusiva. Para discutir o tema, a apresentadora Lúcia Leme recebe em estúdio Claudia Linhares, do Instituto Municipal Helena Antipoff, entidade responsável pela Educação especial na Rede Municipal do Rio. Atitude Consciente é transmitido na quinta-feira (17), via Web Rádio (www.multirio.rj.gov.br/webradio).


MultiRio em Revista destaca consumo consciente

Neste sábado (19), a série aborda questões relacionadas a energia, monumentos e arquitetura do Rio e consumo por meio de trechos do acervo da MultiRio. O que é ser consumidor tendo em vista a relação com o meio ambiente? Produções como Abrindo o VerboRio, a Cidade Detetives da Ciência, que fazem parte da história de 20 anos da Empresa, ajudam a retomar assuntos que continuam na pauta do dia. Como destaque musical do programa, a música clássica pela obra de Villa-Lobos. A série de programas tem formato de revista eletrônica e cada episódio aborda as produções sob os grandes temas do meio ambiente, cidade, comportamento e música. Apresentado por Flávia Lobo, MultiRio em Revista vai ao ar no sábado, às 19h30, no canal 14 da NET.  

 

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO | MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no Twitter Portal Multirio

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 10/10/2013

Tudo sobre o PCCR - Tire suas Dúvidas

Em razão das diversas informações desencontradas acerca do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), Lei nº 5.623, de 1º de outubro de 2013, a PCRJ criou um link especial para melhor esclarecer o que foi aprovado.

 

No link é possível, além de obter informações gerais, verificar as respostas para as dúvidas mais frequentes e consultar individualmente o salário em um simulador específico para cada caso.

 

Clique na Imagem Abaixo e Acesse a Página: 

 


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 09/10/2013

Blog Escolar: Estreitando Laços, Facilitando a Aprendizagem

Tags: professor, blogs.

Cada vez mais, a tecnologia vem invadindo os lares e também as salas de aula. Utilizá-la como aliada no ensino, reforçando informações e propondo troca de saberes com ferramentas online, poderá ser útil na transposição de conteúdos em turma.

 

Acessar as redes sociais, jogos e blogs é um dos passatempos preferidos da garotada, que muitas vezes passa grande parte do tempo online.

 

Assim, tornar essa ferramenta uma aliada do processo de ensino-aprendizagem pode trazer benefícios. Tanto como facilitador dos conceitos aplicados, como no estreitamento das relações que, muitas vezes, ficam restritas às paredes de sala de aula.

 

Alunos interagindo através da rede.

 

A criação de um blog voltado para disciplinas e seus conteúdos abordados é uma estratégia interessante de reforço de aprendizagem. Dessa forma, promove a inserção de recursos tecnológicos e facilita a participação até mesmo dos alunos mais tímidos.

 

A proposta do blog pode surgir devido a pouca participação dos alunos em sala de aula. No período da transição da adolescência, alguns deles tornam-se mais introspectivos e receosos em perguntar sobre o que têm dúvidas com medo de sofrer chacota dos colegas.

 

Esse tipo de “brincadeira” pode acarretar danos ao cotidiano daqueles alunos mais tímidos, gerando, inclusive, o fracasso escolar.

 

 

Vídeo do Youtube sobre química da atmosfera ,"Funções básicas e camadas", do blog Point dos Alunos.

 

Porém, a utilização da internet, com suas possibilidades de navegação, precisam ser bem orientadas.

 

De certa maneira, muitas vezes acabamos aprendendo muito com os alunos. Mas precisa haver uma orientação quanto ao uso de navegadores, aplicativos, instrumentos de busca, pesquisa, criação de pastas para armazenamento de arquivos e vídeos, assim como a utilização do serviço de "nuvens".

 

 

Dropbox, Google Drive e SkyDrive são servicos de armazenamento de dados online e gratuito.

 

 

 

Saiba mais na Revista Nova Escola em: Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem.

 

Algumas escolas lançam mão do blog com o objetivo de apoio às disciplinas, sendo bem planejado e organizado com o auxílio dos professores da Unidade Escolar.

 

O blog pode ser subdividido em disciplinas ou anos de escolaridades, propondo exercícios de fixação, videoaulas, fórum tira-dúvidas entre outras propostas. Sempre de acordo com as Orientações Curriculares.

 

Confira o blog Point do Aluno, da E. M. Rosária Trotta: "espaço que foi criado exclusivamente para você, que gosta de estudar e estar sempre atento aos conteúdos, desejando aprender sempre mais."

 

 

Página inicial do blog Point do Aluno.

 

A proposta também pode surgir a partir de alguma disciplina em especial, como por exemplo o blog Dicas de Ciências, criado pela professora Andrea Barreto.

 

No Portal Rio Educa, você encontra no canto direito, em portais, o link dos blogs das 11 Coordenadorias Regionais de Educação, com informações atualizadas como a localização, equipes e principais destaques. Não deixe de visitar!

 

É importante que os responsáveis sejam orientados quanto a esta proposta de interação para que também possam auxiliar os alunos.

 

Criar um blog pode parecer desafiador e até mesmo ameaçador para alguns professores, mas que tal propor essa tarefa à turma, pedindo até umas “aulinhas” aos alunos?
 

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 09/10/2013

INFORMATIVO MultiRio - 09 de setembro

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Atitude Consciente fala sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

O programa aborda um problema que atinge crianças em idade escolar no mundo inteiro: o TDAH. A apresentadora Lúcia Leme recebe a psicóloga Iane Kestelman, presidente da Associação Brasileira do Déficit de Atenção.Atitude Consciente fala sobre como identificar uma criança que tem o transtorno, diferente de uma simplesmente muito ativa, e o que fazer para ajudá-la. O papel da escola e do professor no acompanhamento do aluno com TDAH também estão em pauta. Atitude Consciente vai ao ar na quinta-feira (10),às 9h, 13h, 17h e 21h naWeb Rádio (www.multirio.rj.gov.br/webradio).

 

Especial mostra mudanças tecnológicas em 20 anos de MultiRio

A vez ainda era do videocassete,discman e arquivos armazenados em disquete. No ano de 1993, a internet ainda não havia chegado, mas a MultiRio começava sua trajetória para se consolidar como a mídia educativa da cidade. O segundo episódio doEspecial MultiRio 20 Anos mostra o processo de evolução tecnológica da Empresa contado por quem construiu essa história. Do analógicoà plataforma digital, das primeiras produções ao Portal MultiRio, Web Rádio e Web TV, fatos marcantes, curiosidades e o aprimoramento da qualidade técnica estão no especial.O programa vai ao ar na sexta-feira (11),às 14h, naBandRio, com reapresentação no domingo (13),às 20h30, no canal 14 da NET.


Programação infantil especial no Dia das Crianças

A MultiRio preparou atrações especialmente dedicadasàs crianças para comemorar o dia delas. Os pequenos podem assistir a animações de contos emHans Christian Andersen - O Contador de Histórias (às 10h30), além de lendas do folclore brasileiro em Juro que Vi(às 11h30). As crianças conhecem as clássicas canções das brincadeiras infantis em Cantigas de Roda(às 11h45) e descobrem a importância daágua emO Velho Aquecedor (às 11h50). A programação apresenta música clássica emCarnaval dos Animais (às 12h) e o valor da amizade emA Primeira Neve de Inverno (às 12h30). Já o jardim se torna encantado em Dance com a Fada das Flores(às 13h). Confira a programação nocanal 14 da NET.  

 

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra noPortal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail paramultiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746•ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share