A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 14 resultados para o mês de 'Outubro de 2013'

Sexta-feira, 04/10/2013

Encontro de Educadores

Caros educadores,

a Mostra Geração/Festival do Rio 2013 convida a todos para o nosso próximo encontro, realizado em parceria com o projeto MEGAFONE/Instituto Desiderata.


A programação inicia com um café da manhã, às 9h, e logo após haverá um debate muito interessante sobre os usos que os jovens fazem da internet.


Esperamos vocês, no dia 05 de outubro (sábado), no Estação Botafogo 1.
O endereço do cinema é rua Voluntários da Pátria, 88. Botafogo.
Por favor, confirmem presença para que a gente possa recebê-los com o devido conforto.
As confirmações devem ser feitas pelos telefones 3035-7108 e 3035-7110, ou pelo e-mail mostrageracao@festivaldorio.com

Um cordial abraço e até lá!
Equipe Mostra Geração/Festival do Rio 2013
Tels: (21) 3035-7102 / 3035-7108


--
Blogger: mostrageracao.blogspot.com.br
Facebook: Mostra Geração
Twitter: @MostraGeracao
YouTube: Mostra Geração

 

 

Link de fotos: http://www.flickr.com/photos/festivaldorio/10062448946/in/photostream/

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 02/10/2013

Passatempo, Aliado na Sala de Aula

Tags: professor, jogos.

A utilização de jogos e passatempos impressos com os alunos estimula o raciocínio lógico, aplica os conhecimentos mediados em sala de aula e trabalha os conteúdos discutidos. Além do aspecto da ludicidade e entretenimento.


De maneira geral, os passatempos são mais lembrados quando pensamos nos exercícios de lógica e estratégia, como sudoku, jogo da velha, quebra-cabeça, jogo da memória, labirinto, jogo dos sete erros, caça palavras, palavras cruzadas, entre outros. Na maioria das vezes, relacionado-os exclusivamente ao lazer.

 

O prazer e o entretenimento são, sim, aspectos motivadores e essenciais para a “brincadeira” começar. Porém, muitos outros são contemplados na execução de um jogo.

 

Jogo da velha numa versão adaptada para jogo de tabuleiro.

 

Presentes em jornais e revistas, geralmente atendendo ao público daquele veículo de comunicação, os jogos de passatempo vão muito mais além do que somente “passar aquele tempo à toa”. Desenvolvem atenção, raciocínio, coordenação motora, memória, destreza, conhecimentos gerais e específicos. São, assim, um recurso que pode auxiliar nas aulas, relacionando-os aos assuntos trabalhados, além de torná-las mais dinâmicas e interessantes.

 

Atividades retiradas do site: bancodeatividades.blogspot.com

 

Apresentando esses jogos aos alunos e orientando quanto às regras, o professor poderá aguçar a curiosidade para outros tantos jogos existentes em revistas, jornais e até links com aplicativos para baixar em smartphones e tablets.

 

Veja que interessante:

 

“O pensamento inteligente ou, para ser mais exato, o raciocínio dedutivo, era o recurso mental que o detetive fictício Sherlock Holmes alegava usar para solucionar crimes. A imagem que Arthur Conan Doyle faz de Holmes é a de um racionalista calmo e implacável, que a tudo observa para detectar e interpretar as pistas mais importantes. Esse tipo de pensamento sistemático – a habilidade de manter em foco um objetivo enquanto trabalha com metas menores que conduzem ao todo – é um dos atributos especiais da mente humana. Uma habilidade essencial para desvendar passatempos lógicos é saber “pensar fora da caixa”, porque, mesmo com todas as pistas à mão, a resposta pode não ser a mais óbvia.

http://www.selecoes.com.br/jogos-de-passatempo-para-desenvolver-seu-raciocinio-logico#.

 

O personagem fictício Sherlock Holmes é um detetive que, para ajudar seus clientes, resolvia a maioria dos problemas. Muitas vezes sem levantar-se da cadeira do escritório.

 

Proponha estratégias para intervenção e mediação, jogos que desafiem os alunos na transposição dos conteúdos aplicados, desenvolvendo a ciência dos processos que acontecem em seu cotidiano e consolidando a aprendizagem por meio de atividades significativas.

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share