A A A C
email
Retornando 53 resultados para o mês de 'Outubro de 2014'

Quinta-feira, 09/10/2014

Mostra Cultural “Brasil no Prato”

Tags: 9ªcre, creche.

 

 

A Creche Professora Flora Santina Ferrari Braz está desenvolvendo o projeto: “Brasilidade: Uma mistura de cores, ritmos e sabores”, e apresentou para a sua comunidade escolar a sua mostra cultural.

 

 

Os alunos da Creche Municipal Professora Flora Santina Braz estão vivenciando uma mágica aventura pelo Brasil de Norte a Sul e descobrindo um país de diferentes formas, contrastes, texturas e diversidade.

 

 

A Equipe da creche trabalha com a intenção de contribuir para a formação de uma Sociedade Plural e de Paz, que conhece e respeita os diferentes grupos, seus costumes e culturas, que enxerga a diversidade como parte inseparável de sua própria identidade e de seu País.

 

 

As crianças foram incentivadas a observar o meio ambiente, onde investigaram flora, flores, frutos e sementes que traduzem os sabores do Brasil. Conheceram obras de pintores famosos e perceberam nelas elementos culturais brasileiros e, assim, começaram uma viagem pelas regiões do Brasil.

 

 

Juntas, criaram e experimentaram elementos culturais distintos a fim de contribuir para a percepção dos diferentes modos de vida nas regiões do Brasil. E descobriram diferentes sons e ritmos de nosso país. Com alegria, experimentaram o corpo através do movimento. 

Toda comunidade foi convidada a participar dessa aventura. A Mostra Cultural “Brasil no Prato” foi um sucesso!

 

 

Parabéns para toda a equipe da Creche Municipal Professora Flora Santina Ferrari Braz e seus alunos pelo show de brasilidade!

 

Para ver mais trabalhos realizados pela creche, acesse o blog.

 


Professora Rita Faleiro
Representante Rioeduca da 9ª Coordenadoria Regional de Educação
E-mail: ritafaleiro@rioeduca.net
Facebook: www.facebook.com/rita.faleiro


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 09/10/2014

Corpo e Movimento na Educação Infantil

Tags: 4ªcre.

 

 

 

O corpo e o movimento aliados à arte tornam-se facilitadores para a construção da imagem do próprio corpo, o que é fundamental para o crescimento e a maturidade do indivíduo, além da formação de sua consciência social.

 

"As descobertas feitas com o corpo deixam marcas, são aprendizados efetivos, incorporados. Na verdade, são tesouros que guardamos e usamos como referência quando precisamos ser criativos em nossa profissão e resolver problemas cotidianos. Os movimentos são saberes que adquirimos sem saber, mas que também ficam à nossa disposição para serem colocados em uso".

Esteban Levin

 

 

 

A Arte aproxima os atores no processo de aprendizagem.

 

Pré I - Nossos "grandinhos" de 4 anos em um dia de EDI com os pais da Pré Escola. Brincadeira de adedanha, com escrita espontânea dos alunos. Detalhe para a escrita deles e depois descalços, pés pintados, dançando e fazendo arte.

 

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade. A Arte é linguagem e, portanto, uma das formas importantes de expressão e comunicação humana, o que, por si só, justifica sua presença no contexto da educação de um modo geral e na educação infantil, particularmente.

Assim, somado ao trabalho de movimento do corpo, é capaz de ampliar a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento nos aspectos específicos da motricidade das crianças e a ampliação da cultura corporal de cada criança.

 

                                                                           Arte, movimento e família.

 

Nessa perspectiva, ao oferecer outras formas de expressão como a dança em conjunto com as artes visuais estaremos facilitando a ampliação da comunicabilidade e, ainda, ajudando a criança a criar novas linguagens como, por exemplo, a escrita e a leitura.

 

Pés descalços, tinta, dança, artes e movimento. Que delícia!

 

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, durante a faixa etária de 4 e 5 anos, podemos constatar uma ampliação do repertório de gestos instrumentais. Por conseguinte, os jogos, as brincadeiras, a dança e as práticas esportivas revelam, por seu lado, a cultura corporal de cada grupo social, constituindo-se em atividades privilegiadas nas quais o movimento é  significado e ressignificado com progressiva precisão pelas crianças de uma forma geral.

 

 

O reconhecimento e a valorização do corpo em ato.

 

 

Esse é um dos excelentes trabalhos realizados no EDI Professor Carlos Falseth!

Lá eles promovem importantes conquistas que antecedem e preparam para o aprendizado, o que amplia muito a possibilidade da ação autônoma da criança.

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (1)

Quarta-feira, 08/10/2014

IV Fórum Literário da Escola Estado da Guanabara - 3ª CRE

Tags: 3ªcre, fórumliterário.

 

 

 

O IV Fórum Literário da Escola Estado da Guanabara aconteceu no dia 25 de setembro com a parceria da Casa Viva e da Sala de Leitura Herbert de Souza.

 

 

Os seguintes escritores estiveram presentes para divulgação dos seus livros e debate com os alunos do 6º ao 9º ano: Carolina Estrela, do livro Garotapop.com, Michel Fonseca, do livro A Torre, Luciane Rangel, do livro Os Guardians. O clima foi de muita descontração e os alunos formularam perguntas que foram respondidas pelos autores.

 

 

O IV Fórum Literário da Escola Estado da Guanabara contou com a presença de Zealfie, importante tradutor de livros e revistas, que explicou como é realizado o seu importante trabalho, e do dublador Mauro Ramos, mais conhecido como a “voz” do personagem Shrek, que contou um pouco de sua experiência em filmes e desenhos animados.

 

 

 

Ao final do evento, houve o sorteio de livros e distribuição de autógrafos por parte dos autores presentes.

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 08/10/2014

A Creche Célia Alencar no XII Festival Internacional de Cinema Infantil

Tags: 8ªcre.

 

O Projeto Pedagógico da Creche Municipal Célia Alencar tem como tema central as Artes, a Criatividade e a Imaginação. A participação no XII Festival Internacional de Cinema Infantil proporcionou aos pequenos uma experiência instigante e muito prazerosa, enriquecendo as ações previstas no projeto.

 

 

Momentos no XII Festival Internacional de Cinema Infantil.

 

No dia 25 de setembro as crianças da Creche Municipal Célia Alencar participaram do XII Festival Internacional de Cinema Infantil.

O evento aconteceu a partir do convite que a diretora da Creche, a professora Viviane Bomfim, recebeu para assistir à pré-estreia do filme. Após assistir à sessão com seu marido e seu filho, Viviane estava encantada com o projeto e começou imediantamente a buscar uma forma para conseguir a participação dos alunos da creche no evento.

Poderia parecer algo muito difícil, pois o festival acontece na Barra da Tijuca, mas nem a distância foi motivo para impedir que esse desejo se tornasse realidade. Com o apoio da equipe da Creche, dos elementos da Gerência de Educação e do Gabinete da 8ª CRE, em pouco tempo tudo estava organizado e as crianças desfrutaram de uma experiência muito especial!

 

 

A C. M. Célia Alencar marcando presença no XII Festival Internacional de Cinema Infantil.

 

O Festival de Cinema Infantil apresentou curtas e animações do mundo todo!

As crianças da creche assistiram ao filme japonês Komaneko, o Gatinho Curioso!

O filme conta a história de um gatinho que adora fazer bonecos para usar em seus filmes de animação. As crianças assistiram muito atenciosas e encantadas com a sala de projeção, pois para muitos aquela foi a primeira vez no cinema.

Como o Projeto Pedagógico da Creche Célia Alencar gira em torno das Artes, da Criatividade e da Imaginação, a participação no festival foi um momento muito enriquecedor para todos os participantes.

 

 

Um pouco de parquinho enquanto a sessão não começa, afinal o que eles querem é explorar, brincar e aprender ao máximo.

 

 

A equipe da C. M. Célia Alencar avaliou a importância desse momento para a construção da cidadania das crianças.

Ter acesso à cultura é um direito de todos. Com esse pensamento, oportunizar o acesso dos alunos ao festival é garantir seu direito de pequeno cidadão brasileiro.

Essa experiência foi enriquecedora em diferentes aspectos para os alunos e para equipe da creche, que certamente enfrentará outros desafios por uma formação de qualidade.

 

 

Hora de voltar pra casa!

 

 "Minha amiga Andrea Barros ofereceu-me três entradas para a pré-estreia do festival. Estando lá, pensei no quanto queria que os meus pequenos da creche pudessem ter essa oportunidade também, foi então que pedi para chamarem os organizadores do evento e literalmente pedi ingressos gratuitos para exibição durante a semana, explicando que era diretora de uma Creche Municipal que atende crianças dos bairros da Zona Oeste.

Consegui ingressos para toda a creche estar no cinema na quinta-feira e assistir ao filme Komaneco. Esse curta japonês tem tudo a ver com o nosso PPA, pois o personagem principal constrói seus próprios brinquedos e a partir deles as histórias, com muita imaginação, vão acontecendo. Muitas crianças estavam tendo sua primeira sessão de cinema. Seus olhos ficaram vidrados e todos que olhavam percebiam que aqueles pequenos estavam encantados! Eles riam e vibravam a cada cena (...)

Uma ideia só ganha vida quando toda a equipe valoriza, age, incentiva e se torna parte integrante das ações. Sem uma equipe comprometida isso não seria possível, pois o tempo foi curto para organizar tudo, mas deu certo e valeu muito a pena!

Agradeço a toda a equipe da C. M. Célia Alencar, às professoras Margarida Frazão e Rosangela Nunes (Adjunta e Professora Articuladora), às Auxiliares, às professoras, à equipe da cozinha, à equipe da GED e à Coordenadora da 8ª CRE Jô Brilhantino.

Todos tiveram sua participação na realização e no sucesso desse evento. Muito obrigada!"

Viviane Bomfim, Diretora da C. M. Célia Alencar

 

 

Professora Viviane Bomfim e seu filho Israel.

 

*    *    *

 

Agora é a sua vez!

Envie um e-mail contando um pouco das ações e projetos da sua unidade escolar.

O Rioeduca quer conhecer você e sua escola!

 

neildasilva@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share