A A A C
email
Retornando 53 resultados para o mês de 'Outubro de 2014'

Quarta-feira, 08/10/2014

Talentos da Rede

Tags: professores, talentos.

 

 

 

O Portal Rioeduca, com intuito de homenagear os professores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro e mostrar aos nossos leitores os talentos desses educadores, inicia no mês de outubro uma Campanha que se intitula:

“Talentos da Rede”.

 

Apresentaremos matérias com professores, das 11 Coordenadorias Regionais de Educação - CRE, que se destacam fora das salas de aula com talentos diversos e entre eles apresentaremos: escritores, cantores, atores, esportistas, dançarinos, músicos, pintores e artistas em geral, que fazem do seu talento uma parte da sua vida.


Se você tem algum talento e o exerce ou conhece algum professor da Rede Municipal de Educação que apresente este perfil, indique seu nome ao representante da CRE a que este professor pertença.

 

Os representantes das CREs podem ser encontrados na página “Sobre nós” do Portal Rioeduca.

 

 

Esperamos seu contato, participe você também!!


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 07/10/2014

Folclore no EDI Zilda Arns

Tags: 7ªcre, projetos.

 

O EDI Zilda Arns está desenvolvendo em 2014 o projeto "Sou criança... permita-me voar para eu aprender a pousar!" em homenagem à cidade de Réggio Emilia.

 

 

Considerando que a  Arte é a ferramenta para o pensamento, através dela as crianças do EDI Zilda Arns vêm ao longo do ano expressando sua percepção do mundo. O projeto Sou criança... permita-me voar para eu aprender a pousar! está sendo desenvolvido a partir dos interesses e expectativas das crianças.

 

O encanto da sereia a partir das histórias do Folclore.

 

Como objetivo geral, o projeto desenvolve as múltiplas linguagens do cotidiano infantil usando a arte como um instrumento facilitador desse processo. Nele, as crianças têm acesso às especificidades de cada uma delas para que desfrutem de todas, vivenciando assim a infância de uma forma plena e significativa, facilitando sua formação total para que seja capaz de fazer uma leitura reflexiva e crítica do mundo que a cerca, atuando sobre ele.

 

Pintando a canoa em grupo e  preparando o cenário para a brincadeira do faz de conta.

 

No decorrer do segundo semestre, ao apresentar as histórias contadas pela personagem Dona Benta do Sítio do Picapau Amarelo, como a Cuca e o Saci, foi despertado o interesse pelo universo do folclore.

 

As crianças apontavam para as imagens dos personagens, chamavam os nomes e pediam na rodinhas as músicas dos referidos personagens. A partir daí, ampliamos o horizonte e apresentamos outros personagens do folclore brasileiro, como: o Boto Rosa, o Curupira e a Sereia Iara.

 

Hora de brincar no cenário pronto.

 

Dramatização livre da história da Sereia Iara.

 

 

Durante o período, as crianças puderam vivenciar a fantasia dos personagens folclóricos através da dramatização, imitação e brincadeira. 
 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 07/10/2014

Aprendendo Sobre Sustentabilidade

Tags: 2ªcre.

 

Na semana de 8 a 12 de setembro, os alunos do 2º ao 6º ano da Escola Municipal Maria Leopoldina tiveram a oportunidade de participar da segunda edição do Green Nation, que aconteceu nos jardins do Museu da República, no Catete.

 

 

A professora Patrícia Martins, regente na unidade escolar, enviou ao portal Rioeduca um relato sobre a visita que os alunos da Escola Municipal Maria Leopoldina fizeram ao Green Nation. O evento propôs aos participantes o desafio de conhecer e praticar atitudes sustentáveis que colaborem para a valorização do meio ambiente e da cidadania.

 

 

Submarino que mostra o fundo do mar.

 

 

O Green Nation trouxe o desafio de construir junto com os alunos um mundo realmente sustentável em práticas, atitudes, comportamentos e mudanças de olhar, pois é preciso formar cidadãos conscientes para a construção de uma sociedade que valorize o respeito ao meio ambiente e o consumo consciente.


Sete instalações interativas permitiram que as crianças experimentassem a sustentabilidade na prática, navegando pelo fundo do mar, descobrindo que uma gota de óleo é suficiente para poluir um litro de água, entendendo que o seu movimento muda o planeta e que até dançando se pode gerar energia.

 

Oficina de basquete e meio ambiente.

 

Nas oficinas pedagógicas, as crianças tiveram a oportunidade de transformar o que alguns consideram lixo. Fizeram arte com tampas de garrafas, construíram brinquedos, instrumentos musicais e fantoches a partir de sucatas.

 

 

Alunos participando das oficinas durante o evento.

 

 

Criar e recriar objetos a partir de materiais recicláveis mostrou para as crianças de maneira lúdica a importância dos cuidados com o planeta. Foi sem dúvida uma experiência inesquecível para todos!


Parabéns aos alunos e à equipe da Escola Municipal Maria Leopoldina. Aprender sobre o meio ambiente é importante para a construção da cidadania!

 

 

Professor, divulgue o trabalho de sua escola no portal Rioeduca. Para isso, basta entrar em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE.

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 07/10/2014

Maratona Escolar Moacyr Scliar

Tags: 11ªcre, maratona, abl.

 

 

O lançamento da 5ª Edição da Maratona Escolar na 11ª CRE ocorreu no dia 25 de setembro. O evento, que homenageia o escritor Moacyr Scliar, foi realizado no auditório da E. M. Rodrigo Otávio. Confira!

 

 

A Maratona escolar é destinada aos estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos. São realizadas 13 palestras por membros da ABL com a presença de alunos e professores.

 

Grupo da Orquestra de Vozes cantando o Hino Nacional.

 

Para iniciar a maratona, todos os presentes foram convidados para cantar o Hino Nacional Brasileiro ao som do canto dos alunos da Orquestra de Vozes com a orientação da professora de Música Márcia Guapyassú.

 

Para falar do escritor, o evento recebeu o acadêmico e romancista baiano Antônio Torres, ocupante da cadeira 23, que tem como fundador Machado de Assis.

 

 Com simpatia e humor, Antônio Torres relatou sobre sua amizade com o Scliar e curiosidades de sua vida.

 

 

"Moacyr Scliar é considerado um dos escritores mais representativos da literatura brasileira contemporânea. Os temas dominantes de sua obra são a realidade social da classe média urbana no Brasil, a medicina e o judaísmo. Suas descrições da classe média eram, frequentemente, inventadas a partir de um ângulo suprarreal."

 

Academia Brasileira de Letras

 

Alunos da 11ª CRE lendo contos de Moacyr Scliar.

 

Promovida desde 2009, a maratona tem como objetivo desenvolver trabalhos e estudos acerca da vida e das obras de autores brasileiros. As escolas receberam livros de autoria do escritor. E os melhores trabalhos sobre a obra de Scliar desenvolvidos pelos alunos serão premiados pela Academia Brasileira de Letras.

 

Todos os professores e alunos tiveram a oportunidade de conversar com Antônio Torres.

 

Momento de descontração com conversas e fotos entre professores, alunos e o acadêmico.

 

Uma delas foi a professora da sala de Leitura Elizabeth Caldas que, mesmo de licença médica, não perdeu o lançamento da Maratona junto dos seus alunos.

 

"A palestra foi muito boa, agradável, ele falou de modo simples e diretamente com os alunos, chamando-os para ler contos do Scliar no palco e convocando-os para conhecer a obra dele e participar da Maratona. Além disso, teve uma postura bastante informal, o que aproxima o aluno da ABL e da Maratona. Acho que pode ser um convite a conhecer os livros de outros acadêmicos", relata a professora Elizabeth Caldas

 

Professora Elizabeth Caldas com o acadêmico Antônio Torres.

 

 

 

 

 

Parabéns à 11ª CRE e ao acadêmico Antônio Torres por propiciar aos alunos e professores da Rede este rico contato, incentivando e fortalecendo o hábito da leitura!

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa

Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share