A A A C
email
Retornando 53 resultados para o mês de 'Outubro de 2014'

Segunda-feira, 06/10/2014

Luz, Câmera... EDUCA-Ação!!!

Tags: 1ªcre, educacaoinfantil, eventos.

 

 

Projeto Pedagógico envolve toda a comunidade escolar no EDI Heloísa Marinho, em Santa Teresa.


O Espaço de Desenvolvimento Infantil Heloísa Marinho fica localizado no encantador bairro de Santa Teresa, num belo casarão adaptado, tombado pelo patrimônio histórico. O espaço possui dois andares que comportam quatro salas de aulas, uma pequena sala de leitura, duas varandas e um lindo pátio com uma extensa área verde. Inaugurado em 5 de março de 2012, seu nome foi escolhido para homenagear uma grande educadora carioca que se integrou à Universidade de Chicago e ao Instituto de Educação do Rio de Janeiro.

 

 

Em 2014, o Espaço de Desenvolvimento Infantil está desenvolvendo um projeto chamado: "Luz, câmera, EDUCA-ação", que tem como tema central o Cinema como mais uma forma de registro num contexto funcional e significativo.

Nesse processo, o EDI preocupou-se em não deixar em segundo plano as novas tecnologias. “Todos nós somos influenciados pelo cinema, mas não temos uma formação em linguagem audiovisual”, fala a professora Paula Zupo, diretora da unidade.

 

Segundo a Professora Paula, a principal ação pedagógica desse projeto é o Momento Claquete: uma sessão de cinema especial, na qual os astros, diretores e produtores são as próprias crianças.

 

Através de um filme norteador, o professor elabora coletivamente com as crianças um roteiro para ser por eles representados. Nesse processo, são necessárias várias habilidades, tais como: confecção de cenário, figurino, elaborar efeitos especiais, entre outros. É um trabalho coletivo, que envolve outros profissionais da escola, os responsáveis e alguns convidados especiais que enriquecem e oportunizam as mais variadas práticas sociais envolvendo o cinema.

 

Bastidores da Produção "Branca de Neve".

 

Esse projeto foi elaborado coletivamente aproveitando os talentos individuais de toda equipe escolar. Cada educador e funcionário estão envolvidos diretamente em uma etapa do projeto: confecção de figurino, produção do Heloísa show (registro de bastidores), edição de vídeos, montagem de cenário, etc.

A direção destaca o vídeo que os professores produziram e atuaram fazendo a releitura de um grande clássico do cinema: "Grease":

 


Quer conhecer um pouco mais do Projeto, assistir aos curtas-metragens e outros trabalhos desenvolvidos pelo EDI Heloísa Matinho?  Dê um clique na foto abaixo e faça uma visita ao Blog da Unidade.

 

 

 

 



*Professor, este espaço é nosso! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o Representante Rioeduca de sua Coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.


Professor Alexandre Roque de Araujo
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
alexandrearaujo@rioeduca.net
Twitter: @Alexandre_Roque

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 06/10/2014

Educação no Trânsito... Cultive essa Ideia!

Tags: 6ªcre.

 

 

Durante o mês de setembro, os alunos do Berçário e do Maternal I do EDI Daniele Simões realizaram um trabalho de conscientização e educação no trânsito. Vamos conferir como tudo aconteceu?

 

O trânsito faz parte da vida de qualquer ser humano. Mas a preocupação com ele, aparentemente, só começa quando indivíduo resolve tirar sua carteira de motorista. Mas dá para contornar essa situação se considerarmos que as escolas são celeiros de futuros motoristas.

 

Afinal, qual a criança que não sonha em dirigir? Partindo dessa premissa, a Educação para o Trânsito deve começar nas séries iniciais e aliar teoria e prática.

 

Por isso, as professoras do Berçário e do Maternal I do Espaço de Desenvolvimento Infantil Daniele Simões, localizado em Acari, realizaram com os pequeninos um lindo trabalho de conscientização e educação no trânsito.

 

O EDI Daniele Simões foi inaugurado no primeiro semestre de 2014.

 

As educadoras promoveram várias ações educativas, preventivas e transformadoras para uma convivência no trânsito de modo responsável e seguro, visando a construção da cidadania no trânsito e a diminuição dos acidentes.

 

Todas as atividades desenvolvidas tiveram um caráter significativo para as crianças, pois partiram da realidade local. As professoras começaram a conversa com os alunos falando do trânsito no entorno e das situações vivenciadas pela comunidade, assim como das atitudes corretas e de perigo vivenciadas pelas pessoas.

 

O semáforo foi um dos pontos de destaque desse trabalho. Ele foi apresentado às crianças e as ações foram voltadas para o significado das suas luzes, tanto na condição de pedestre, quanto na de passageiro ou condutor. Feito isso, foram introduzidos os primeiros conceitos para que elas se posicionassem diante das situações que lhes serão apresentadas no dia a dia.

 

A equipe do EDI Daniele Simões realiza um trabalho totalmente voltado para as necessidades das crianças e da comunidade.

 

Em seguida, as professoras trabalharam o ato de atravessar a rua com segurança. As crianças fizeram várias encenações para que pudessem vivenciar essa ação tanto como pedestre quanto como motorista. Foi mencionado, também, os casos em que não há semáforo nas ruas e nos quais todos devem ter a consciência e a atenção redobrada para evitar acidentes.

 

Respeito, cortesia, cooperação, solidariedade e responsabilidade foram alguns dos pontos abordados e desenvolvidos na realização desse trabalho. São eixos determinantes na transformação do comportamento do homem no trânsito e, por isso, devem ser trabalhados desde as séries iniciais.

 

E esta não é uma tarefa simples e fácil! Mas, com informação, educadores e estudantes podem iniciar os primeiros passos na educação para o trânsito e avançar em busca do comprometimento com a valorização da vida. E a equipe do EDI Daniele Simões está no caminho certo, vocês não acham?

 

Desenvolver a consciência no trânsito é formar um cidadão ciente de seus direitos e deveres.

 

Parabéns às professoras do Berçário e do Maternal I por oferecer uma educação para o trânsito que não se limita apenas a ensinar regras de circulação, mas que contribui para formar cidadãos responsáveis, autônomos e comprometidos com a preservação da vida. É um orgulho ter profissionais de excelência como vocês na 6ª CRE!

 

Envie o seu trabalho para ser publicado no Portal Rioeduca. Entre em contato com a representante de sua CRE. Até semana que vem! A próxima matéria pode ser da sua escola!

 

Professora Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 03/10/2014

BRASIL: das Raízes aos Frutos

Tags: 5ªcre, eventos.

 

 

Através da Festa da Amizade e inserida no PPP “Saber Viver: Construindo Valores para a Vida”, a Escola Gaspar Vianna mostrou a cultura brasileira através da dança, valorizando características, modos de agir, vestir, falar, pensar e sua história.

 


Projeto Político Pedagógico “Saber Viver: Construindo Valores para a Vida”

Justificativa:

Com a finalidade de possibilitar aos nossos alunos um conhecimento significativo, foi criado o projeto BRASIL: das Raízes aos Frutos, ressaltando a cultura brasileira. Esse projeto visa orientar nossos alunos sobre a riqueza cultural do nosso país, considerando que o conhecimento faz parte de uma marca da diferença entre as pessoas sem distinção ou preconceitos, valorizando características, modos de agir, vestir, falar, pensar e sua história.


Assim, visa a construção de conhecimento dos alunos, e também a interação da família nesse processo. Contudo, o projeto corresponde à necessidade “educativa voltada para a formação de valores e posturas que contribuam para que os cidadãos valorizem seu pertencimento étnico-racial, tornando-se parceiros de uma nova cultura, da cultura antirracista, do fortalecimento da dignidade e da promoção da igualdade real de direitos”. E a consciência de que mesmo sendo cidadãos de vários estados brasileiros somos um povo só.

 

Objetivos:

- Trabalhar a questão da diversidade cultural entre as regiões brasileiras num processo de identificação com as nossas culturas e com o intuito de resgatar a cidadania;

- Proporcionar aos alunos atividades socioculturais e ambientais, incentivando a criatividade e a socialização da criança com o folclore. Desse modo, o projeto possibilitará trabalhar lendas, provérbios, músicas, adivinhações, comidas típicas, danças, preservando o folclore e a nossa cultura.

 

Desenvolvimento:

Segundo a Coordenadora Pedagógica da escola, professora Daniela Silva, no 3º bimestre os professores se dividiram por regiões e cada turma trabalhou em cima de sua região, fazendo pesquisas sobre seus estados, estudando hábitos, costumes, comidas típicas, danças e pessoas importantes de cada uma das regiões brasileiras. Para engrandecer o trabalho, tiveram a oportunidade de participar de dois eventos na Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre, assistindo a peças que tratavam da nossa cultura: uma falando sobre algumas lendas e outra com cantigas de roda que são passadas de geração a geração. Como culminância do projeto, realizou-se a Festa da Amizade, na qual o primeiro segmento apresentou danças típicas das regiões estudadas e o segundo segmento enfeitou com seus trabalhos de pesquisas toda a nossa escola.

 

Assim, foi realizado em toda a Escola Municipal Gaspar Vianna diversas atividades voltadas para este tema e, como culminância, a Festa da Amizade.

- Trabalhos e murais sobre nossa cultura e o Folclore Brasileiro;

- Almoço cultural com comidas típicas da região sudeste na Educação Especial;

- Teatro na Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre;

- Peça: “Como nascem as Estrelas”, Ensino Fundamental I;

- Peça: “Lá vem o Trem”, Educação Infantil;

- Festa da Amizade, Brasil: das Raízes aos Frutos;

- Desfile Cívico.

 

Trabalhos e murais sobre nossa cultura e o Folclore Brasileiro

 

 

Almoço cultural com comidas típicas da região sudeste na Educação Especial

 

 

Teatro na Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre

 

 

Festa da Amizade – BRASIL: das Raízes aos Frutos

 

 

 

 

 

 

Desfile Cívico

 

 

 

Agradeço a Professora Daniela Silva, Coordenadora Pedagógica da E. M. Gaspar Vianna, pela parceria com o Portal Rioeduca, através do relato, imagens e envio do projeto BRASIL: das Raízes aos Frutos.

 

 

Prestigiem os Blogs das escolas municipais da 5ª CRE clicando na imagem abaixo:

 

 

 

 

Publicado por Regina Bizarro, professora representante do Rioeduca na 5ª CRE.

Contato por e-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Grupo Rioeduca.net 5ª CRE: https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 03/10/2014

Desafio #3 do Transforma: MASCOTES

Tags: rio2016, transforma, .

 

 

         Com o lançamento das mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, as escolas integrantes do programa Transforma poderão participar do último desafio de 2014. Os alunos terão que explorar e fotografar os cenários  da sua cidade, principalmente os próximos às suas escolas, com o objetivo de  apresentar às mascotes os lugares mais interessantes que conheçam. 

 

Para saber mais sobre REGULAMENTO e CRONOGRAMA,

clique na imagem acima.

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share