A A A C
email
Retornando 53 resultados para o mês de 'Outubro de 2014'

Sexta-feira, 03/10/2014

De Bem com a Vida: Unindo os Povos Através do Esporte

Tags: 10ªcre.

 

 

A Escola José de Melo desenvolveu um projeto com base na realização da Copa do Mundo em nosso país, trabalhando importantes temas transversais para o desenvolvimento dos alunos: ética, paz, união dos povos através do esporte, meio ambiente, pluralidade cultural e saúde.

 

A Unidade Escolar fica localizada no bairro de Santa Cruz, 10ª CRE, atendendo aproximadamente 455 alunos, com 16 turmas do primeiro segmento (até o 5º ano).

 

Diretora Liliane de Melo Marques, Diretora Adjunta Tatiana Vaz Castro
e Coordenadora Pedagógica Elaine de Oliveira Miranda.

 

O projeto partiu do princípio do coletivo, respeito e sentido de competição, em que sempre há um perdedor também. Em relação ao Meio ambiente, foi estudado o legado físico que a Copa está deixando em nosso país, observando os aspectos positivos e negativos. Sobre a Pluralidade Cultural, estudaram quais países estiveram no Brasil, seus costumes, defendendo a igualdade e combatendo o preconceito. Para a Saúde, abordou-se como manter uma vida saudável como a dos atletas, a rotina de treinos e a importância da prática de esportes.

Dentro de cada disciplina buscaram trabalho com esses temas, com o objetivo de mostrar não só a alegria do futebol em nosso país, como também o que há por trás dessa história, explorando a pergunta: “Com que objetivo foi criada a Copa do Mundo?”.


Com base nessa justificativa, fundamentou-se a escolha da Comunidade Escolar para o tema do projeto de trabalho do ano 2014: “De Bem com a Vida: Unindo os Povos através do Esporte”. A culminância do Projeto ocorreu no dia 20/09/2014, envolvendo toda a Comunidade Escolar.


Essa celebração aconteceu para que as crianças pudessem apresentar o Projeto Político Pedagógico através de danças que foram criadas e ensaiadas pelos Professores de Educação Física (Prof.ª Simone Arantes e Prof.º Jorge Paulo Freitas de Mello). Os figurinos foram elaborados pela Diretora Geral e pelos responsáveis num trabalho de grande parceria para esta apresentação:

 

Prof.ª Simone Arantes e Prof.º Jorge Paulo Freitas de Mello.

 

 

1ª Dança:

Na abertura, que foi representada pelas Turmas de EI 11(Prof.ª Erika) e 1101 (Prof.ª Graça), os alunos dançaram a música de Gaby Amarantos “Vem que vai começar...” para passar a mensagem de que o mundo estaria num só lugar (no Brasil), tudo isso pelo futebol. Nessa dança, os alunos estavam vestidos de torcedores de diversos países.

 

 

 

2ª Dança:

Apresentada pelas Turmas 1102 (Prof.ª Érika) e 1202 (Prof.ª Tânia). Nessa dança os alunos representaram a cultura oriental, vestidos de quimono nas cores da bandeira brasileira e dançaram as músicas: “Raiou o dia" e "Viva essa energia”.

 

 

 

3ª Dança:

As turmas 1201 (Prof.ª Andréa) e 1301(Prof.ª Nájia) representaram a cultura e o futebol dos europeus, vestidos de italianos, espanhóis, portugueses e franceses. Para isso dançaram a música “La Copa de la Vida”, de Rick Martin, cantada na Copa do Mundo de 1998.

 

 

 

4ª Dança:

Representando os árabes com toda sua rica cultura, alegria e ascendência, as turmas de EI 13 (Prof.ª Jacqueline) e EI 14 (Prof.ª Tainara) vestidas de árabes e odaliscas dançaram as músicas “Fata Morgana” e “Alegria”.

 

 

 

5ª Dança:

Para representar o nosso país, que é o único Pentacampeão do Mundo nas Copas de Futebol, os alunos das turmas EI 21 (Prof.ª Jacqueline) e EI 12 (Prof.ª Marcia Cristina) dançaram as músicas que foram temas de cada conquista mundial do Brasil para mostrar que temos bola no pé. Todos se vestiram de jogadores de futebol.

 

 

 

6ª Dança:

Representando a cultura africana, que inclusive sediou a Copa do Mundo de 2010, as turmas 1401 (Prof.ª Ana Lúcia) e 1501 (Prof.ª Elisabete) dançaram a música “Waka waka”, de Shakira, que foi tema da Copa de 2010.

 

 

 

7ª Dança

Para representar a Copa do Mundo 2014, a maneira como os brasileiros receberam os turistas, a alegria e o futebol, as turmas 1302 (Prof.ª Viviane), 1402 (Prof.ª Isabela), 1502 (Prof.ª Marcia Lopes) e Realfa (Prof.ª Andréa) dançaram as músicas: “We are one”, de Jennifer Lopez, Pit Bull e Claudia Leite, e “País do Futebol”, de Mc Guimé. Os alunos estavam vestidos de rappers do futebol, separados nas cores dos anéis olímpicos.

 

 

 

8ª Dança:

A dança dos professores, funcionários e comunidade representou a diversidade do mundo, com suas cores, crenças, estilos, tribos etc. A música escolhida foi “Festa”, de Ivete Sangalo, e cada um estava vestido com a representação de um país.
 

 

 

 

Vale ressaltar que as culminâncias dos rojetosp acontecem há mais de 10 anos. A comunidade escolar sempre espera por essa festa, participa ativamente e o principal: a FELICIDADE das crianças nos ensaios e nas danças é a melhor valorização dessas Profissionais da Educação que se esforçam e se dedicam para realizar um evento como esse.

 

 

Parabéns aos Gestores!

Parabéns aos Docentes!

Parabéns aos Alunos!

Parabéns à Comunidade Escolar!!!

 

 

Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE

Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29

 

 

 

 


                                

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 02/10/2014

Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Tags: 4ªcre, saladeleitura, olimpiadadelp.

 

 

Criada em 2002, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um programa de formação de professores fundamentado na experiência da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Seu objetivo é contribuir para a melhoria da escrita dos estudantes de escolas públicas brasileiras.

 

“A minha pátria é a língua portuguesa”.

Fernando Pessoa

 

 

A fachada da Escola Municipal Joracy Camargo.

 

 

Incentivar o uso da Língua nas suas diversas possibilidades é um caminho seguro para ampliar o desenvolvimento do falante, sobretudo no início de sua vida escolar. 

Participar da Olimpíada de Língua Portuguesa foi uma axcelente iniciativa da Escola Municipal Joracy Camargo, pois, acima de tudo, o ensino de Língua Portuguesa tem o intuito de preparar o aluno para lidar com a linguagem em diversas ocasiões do cotidiano social.

As 27 Comissões Julgadoras Estaduais já estão se preparando para a escolha dos textos das quatro categorias da Olimpíada que seguirão para a fase semifinal do programa. 

 

Veja abaixo as informações sobre o texto classificado:

 

  • Título do texto: O LUGAR ONDE VIVO.
  • Categoria: Poema.
  • Aluna autora: Yasmin de Oliveira Pereira.
  • Professora: Regina das Graças Pires Bastos.
  • Diretora: Telma da SIlva Teixeira Mendes.
  • Escola: 0410020 Escola Municipal Joracy Camargo.
  • Municipio/UR: Rio de Janeiro/RJ.

 

 

 

Estamos todos torcendo muito! A escola está concorrendo a um bônus para adquirir livros e os 20 vencedores – alunos, docentes e suas escolas – recebem prêmios especiais. Os 20 professores e os 20 estudantes ganham medalhas, notebook e impressora. As escolas ganham 10 microcomputadores, um projetor multimídia, telão de projeção e livros.

“O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos.” (PCN, p. 15)

 

 

 

Conheçam a página da ESCOLA MUNICIPAL JORACY CAMARGO no Facebook!

 

 

 

                               

 

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)

Quinta-feira, 02/10/2014

III Ciranda Cultural na Helton

Tags: 9ªcre, leitura, saladeleitura.

 

 

A Escola Municipal Professor Helton Álvares Veloso de Castro, da 9ª CRE, realizou a sua III Ciranda Cutural.


No dia 25 de setembro, a Sala de Leitura Maurício de Sousa apresentou  a culminância da III Ciranda Cultural na Helton. A unidade escolar convidou a comunidade para participar de um dia especial e prestigiar as atividades realizadas pelos alunos.

 

Anatomia de um leitor: hoje a aula é sobre a construção de leitores, para a formação de cidadãos plenos e conscientes do seu papel na sociedade.



O Corredor Literário contou com diversas produções dos alunos. Sempre partindo de um livro, como por exemplo “Encontro com Portinari”, “Tarsila do Amaral”, “Caras, Carinhas e Caretas” e “O Cabelo de Lelê”. A garotada soltou a imaginação desenhando, pintando, confeccionando bonecos e construções.



 

Ana Maria Machado foi lembrada através dos livros “Cabe na Mala” e “Menina Bonita do Laço de Fita”. 

 

No trabalho realizado sobre a escritora Sylvia Orthof, os alunos apresentaram uma peça teatral com base no livro "Maria vai com as outras", além de atividades baseadas no mesmo, como cada aluno ilustrando o seu próprio livro e produzindo ovelhinhas com sucata.


 

O trabalho retratando a importância de Vinicius de Moraes dentro da Literatura Infantil contou com vários trabalhos inspirados em seus poemas. Houve, também, uma apresentação com a música “O Pato”.


O autor Ziraldo foi muito bem representado pelos alunos com a encenação baseada no livro “O Menino Maluquinho”.


Parabéns a toda equipe da Escola Municipal Professor Helton Álvares Veloso de Castro, à Sala de Leitura Maurício de Sousa, representada pela professora Alexandra, e à bela Ciranda, por compartilhar conosco uma culminância tão agradável!

 

Professora Rita Faleiro
Representante Rioeduca da 9ª Coordenadoria Regional de Educação
E-mail: ritafaleiro@rioeduca.net
Facebook: www.facebook.com/rita.faleiro

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Rita Faleiro Ver Comentários (0)

Quarta-feira, 01/10/2014

1ª Corrida de Orientação da 3ª CRE

Tags: 3ªcre, corrida, orientação.

 

 

A “1ª Corrida de Orientação” aconteceu no Bosque da Barra, no dia 24 de setembro, como parte do Planejamento da E/3ª CRE, das escolas e da equipe do projeto de Reforço Escolar Entre Jovens.

 

 

A atividade lúdico-pedagógica, que aconteceu no Bosque da Barra, zona oeste do Rio, foi coordenada pela Profª Sandra Martorelli, da equipe da Gerência de Educação 3ªCRE, e contou com a presença da direção, dos professores, estagiários e alunos das cinco unidades escolares integrantes do Projeto: E. M. Pernambuco, E. M. Maranhão, E. M. Manoel Bonfim, E. M. Benevenuta Ribeiro e E. M. Goiás.

 

 

O objetivo foi integrar os participantes das diferentes escolas em tarefas que envolviam as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Geografia e obedeceu os seguintes passos:

 

1 - Os alunos das diferentes escolas foram misturados e formaram equipes representadas por cores. 

Objetivo: Integração dos alunos das diferentes unidades escolares.

 

 

2 - Foram distribuídos pelo Bosque 10 prismas numerados, que deveriam ser encontrados pelas equipes de acordo com as orientações contidas em seus mapas.

Objetivo: Orientação espacial, noção de coordenadas geográficas (norte, sul, leste, oeste) e noções matemáticas.

 

3 - Em cada prisma ficou um adulto que recebia as equipes e validava a chegada no local, colando um adesivo no papel correspondente ao seu prisma no mapa de cada equipe.

Objetivo: Cumprir as regras da corrida, manter a direção correta e a ordem de acontecimento dos fatos.
 

 

4 - Cada equipe recebeu um mapa de orientação do parque e o roteiro para encontrar os prismas. A primeira equipe que cumprisse sua rota, deveria retornar ao ponto de partida para conferência de seu mapa. 

Objetivo: Leitura de mapa, noção matemática e geográfica.

 

 

A equipe vencedora recebeu medalhas de ouro. A segunda colocada recebeu medalhas de prata e a medalha de bronze ficou com o terceiro lugar.

Como atividade complementar, foi realizado um concurso dos gritos de guerra e as equipes vencedoras foram premiadas com brindes.

 

 

Outros aspectos importantes:
Escolha do local, que demonstrou para os alunos a importância do contato com a natureza, além da realização de atividades físicas.

O lanche coletivo, além de contribuir para a maior integração dos participantes, também integrou as atividades da Corrida a um outro projeto do Entre Jovens: "O Megassaudável", que prioriza uma vida saudável através da alimentação saudável.

 

Preservação do meio ambiente: A equipe levou sacos de lixo para a coleta do lixo produzido após o lanche.

 

Parabenizamos e agradecemos a todos os diretores, coordenadores pedagógicos, tutores das escolas envolvidas e à professora itinerante do projeto - pessoas envolvidas nesse evento que, com certeza, será inesquecível para todos os alunos que participaram.

 

 

                               

 

 


   
           



Yammer Share