A A A C
email
Retornando 53 resultados para o mês de 'Outubro de 2014'

Quarta-feira, 01/10/2014

Lendas e Brincadeiras do Folclore na Escola Municipal Carlos Maul

Tags: 8ªcre.

 

 

O texto O Casamento da Cuca, do Caderno Pedagógico do 3º ano, direcionou as ações da Sala de Leitura nos meses de julho e agosto na Escola Municipal Carlos Maul. O tema Folclore trouxe muitas atividades dinâmicas e divertidas para alunos e professores.

 

 

Alunos da E. M. Carlos Maul preparando figuras do Saci.

 

Trabalhar o tema Folclore é importante em qualquer período do ano letivo, porém quando se aproxima o mês de agosto, o tema é abordado com mais frequência em todas as escolas do país.

O Dia do Folclore, 22 de agosto, foi criado como uma forma de valorizar as histórias, os personagens, as brincadeiras e tudo o que faz parte do folclore brasileiro.

Na Escola Municipal Carlos Maul, a professora Roberta Márcia, regente da Sala de Leitura, planejou o Casamento da Cuca. Os alunos ficaram muito empolgados com o evento, que permitiu, além de muita diversão, uma forma prazerosa de motivar a leitura e a escrita.

Toda a escola entrou no clima e os murais apresentavam trabalhos com recorte, colagem, origami e pinturas.

 

 

Sereias representadas com Origami.

 

"A partir do Poema O Casamento da Cuca, que está no Caderno Pedagógico do 3º ano, foi explorado com as turmas o tema casamento. Para a produção escrita, listamos com os alunos o que há numa festa de casamento e juntos fomos organizando tudo. Os personagens do nosso folclore foram os convidados e assim aconteceu o Casamento da Cuca com o Tutu Marambá, o Bicho Papão. Cantamos as cantigas, confeccionamos personagens com sucatas, dançamos, lemos muitas lendas, parlendas, letras de músicas e fizemos muitas produções de textos. A grande culminância foi assistir ao vivo o casamento da Cuca com o Tutu, com direito a bolo, festa e, claro, pegar o buquê. E viva o casamento da Cuca com o Tutu Marambá!"

                         Professora Roberta Márcia, Regente da Sala de Leitura da E. M. Carlos Maul.

 

 

Professora Roberta Márcia e alunos na Sala de Leitura.

 

No pátio foi o momento das brincadeiras folclóricas entrarem em ação!

A professora de Educação Física também incluiu o tema folclore nas suas atividades e o resultado não poderia ser melhor, pois todos gostaram de saber que aprenderam as brincadeiras que seus avós brincavam.

Tão importante quanto comemorar a data é construir coletivamente com as crianças o conceito de Folclore. O aprendizado participativo, significativo e lúdico torna o dia a dia dos alunos muito mais prazeroso e assim foram as atividades sobre o tema.

 

 

Mural com produções sobre o casamento da Cuca.

 

"Na semana do folclore, uma das aulas de Educação Física foi planejada para pular amarelinha, trabalhar a coordenação motora, a consciência corporal, a capacidade de saltar num pé só, girar e equilibrar-se. Tudo isso de forma lúdica e prazerosa!"

                                            Flávia Maria, professora de Educação Física na E. M. Carlos Maul.

 

 

Alunos brincam de amarelinha na aula de Educação Física no pátio da E. M. Carlos Maul.

 

Faça como as professoras Roberta e Flávia:

envie um email contando um pouco de suas práticas.

O Rioeduca quer conhecer a sua escola!

 

*    *    *

 

 

neildasilva@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share