A A A C
email
Retornando 53 resultados para o mês de 'Outubro de 2014'

Terça-feira, 28/10/2014

Maratona de Histórias na E. M. Conjunto Praia da Bandeira

Tags: 11ªcre, leitura, maratona.

 

 

No dia 13 de outubro aconteceu a Maratona de Histórias na Escola Municipal Conjunto Praia da Bandeira, localizada na Ilha do Governador. O evento acontece anualmente em comemoração ao Dia Nacional da Leitura. Confira!

 

A Maratona de Histórias começou com a criação de cartazes pelos alunos. Eles utilizaram diversos materiais para a confecção.

 

Confeccção de murais pelos alunos para divulgar a Maratona de Histórias.

 

A escola, com turmas desde o educação infantil ao 9º ano, comemorou contando com a participação de todos os professores e alunos.

 

A turma 8.801 (Projeto), da professora Rosane, utilizou o livro: "O sertão do Conselheiro Antônio" e confeccionaram um painel sobre o ambiente onde se passava a história, no qual puderam utilizar diferentes materiais e técnicas na produção dos trabalhos, tais como: desenho, pintura e colagem. 

 

 

Turma 8.801 criando um painel sobre o ambiente da história.

 

No dia da Maratona, cada professor participou escolhendo um cantinho acolhedor para a realização da atividade. 

 

Apaixonada por Literatura, a professora Rosane narrou para a turma 1602 o conto "De torre em torre", de Mariana Colasanti. A leitura foi realizada em um pátio interno da unidade escolar e os alunos ficaram bem atentos durante a contação.


Na parte da tarde, a professora contou para a turma de projeto a história "O sertão do conselheiro Antônio", de Luciana Savaget. A leitura pôde ser acompanhada por cada aluno em um livro individual.

 

 

Roda de Leitura com a professora Rosane. Turmas 8.801 e 1.602.

 

A professora Andrea, da turma 1201, contou a história "Para que serve um livro?", de Chloé Legeay. É uma narrativa bastante apropriada para a ocasião, pois trata da importância do livro e da leitura.

 

 

 

A professora Sylvia, do projeto Acelera, escolheu dois livros para a narração: "Quando Pedro tinha nove anos", de Mariana Massarini, e "Carlinhos precisa de uma capa", de Tomie de Paola.

Os alunos se organizaram em roda e prestaram bastante atenção na hora da leitura!

 

 

 

A professora Sueli preferiu a quadra da escola para realizar a contação de histórias para a turma 1.501.

 

 

 

A professora Ana Cristina contou a história "O mundinho", de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen para as suas turmas de educação infantil, na parte da manhã e de tarde para o 1º ano.

 

 

Alunos contadores de Histórias

A aluna Gláucia, da turma 1802, contou a história "A viagem de Filomena", de Vera Granado, para a turma da educação infantil. E a aluna Larissa, também do oitavo ano, contou a história do livro "Palmas e vaias", de Sonia Rosa, para a turma do segundo ano.

 

 

 

 

VISITE O BLOG DA E. M. CONJUNTO PRAIA DA BANDEIRA - 11ª CRE

 

 

Parabéns a toda a equipe da E. M. Conjunto Praia da Bandeira por comemorar o Dia Nacional da Leitura! Prazer aliado ao ato de ler, narrar e contar histórias! 

 

Laura Fantti Davilla Serpa

Representante Rioeduca da 11ª CRE

Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla

                                 Twitter: https://twitter.com/laurafanttini                                   

WhatsApp: 96852-3714

E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 27/10/2014

Parceria com a Família para o Sucesso da Escola!

Tags: 1ªcre, eventos.

 

 

Localizada no imperial bairro de São Cristóvão, na Praça Argentina, a Escola Floriano Peixoto atende crianças da Educação Infantil ao 5º ano residentes no Tuiuti e entorno.

 

Entre as mais respeitadas e conceituadas escolas do bairro de São Cristóvão, a Escola Municipal Floriano Peixoto, em mais um ano, supera seu desempenho no IDEB, alcançando excelente resultado dentre as escolas da rede.

 

 

A Coordenadora Pedagógica da unidade, Professora Solange Simões Comerlato, atribui o sucesso dos resultados nas avaliações externas, como o IDEB e o IDERIO, ao trabalho focado no acolhimento, criticidade, valorização da parte cognitiva e aceitação das diferenças.

 

Acima, alunos durente a Assembleia. Nas fotos menores, a Equipe Gestora em Cerimônia na Escola.

 

Há anos à frente da Coordenação Pedagógica, Solange é incansável em estar sempre buscando implementar ações que possam garantir o aprendizado e recuperar alunos que apresentam dificuldades ao longo do processo. Planeja atividades, elabora estratégias diversas, organiza grupos de apoio e, além disso, ela mesma entra em sala de aula para reger atividades de apoio, auxiliando o professor da turma no processo de recuperação paralela. Com isso, o corpo docente se sente amparado e pode contar com auxilio constante e efetivo da coordenadora.

 

Fotos do arquivo da unidade.

 

A escola aproveita os momentos de encontro com os responsáveis para viabilizar, junto às famílias, uma interessante reflexão sobre as interações com os filhos e com a escola.

 

Alunos em atividade Multimidia.

 

Na reunião de responsáveis do dia 27 de setembro, por exemplo, a escola teve como objetivo maior conscientizar os responsáveis sobre as relações afetivas com seus filhos utilizando um fio condutor que levasse os pais a entenderem a escola como um todo, um caminho mais facilitador para a vida. E a escola tem conseguido essa conscientização!

 

Professora Solange Comerlato conversando com os pais, que acompanham atentamente a Reunião.

 


Quer saber um pouco mais sobre o trabalho da Escola Floriano Peixoto? Dê um clique na foto abaixo e acesse o blog da unidade escolar!

 

 

*Professor, esse espaço é nosso! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o Representante Rioeduca de sua Coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.


Professor Alexandre Roque de Araujo
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
alexandrearaujo@rioeduca.net
Twitter: @Alexandre_Roque

 

COMPARTILHE E COMENTE!


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 27/10/2014

Ao Mestre, com Carinho! Professor Jabim Nunes

Tags: 6ªcre.

 

 

 

O professor Jabim Nunes, do Núcleo de Arte Grande Otelo, é um referencial em arte contemporânea na nossa rede e, quem sabe, no Brasil. Vamos conhecer esse profissional que é um dos talentos da nossa rede?

 

O professor Jabim Nunes é um profissional à frente de seu tempo, com ideias magníficas como arte-educador. Todo ano seu trabalho nos surpreende com uma novidade ímpar. Ele é casado com a artista Regina Hornung que, no mês de outubro, terá suas obras em exposição no Museu do Louvre – Paris.

 

Em sua trajetória profissional no Núcleo de Arte Grande Otelo, ele vem realizando vários trabalhos com o objetivo de permitir que seus alunos tenham contato com produções de artistas contemporâneos. Promove discussões sobre o que cada obra comunica, estimulando-os a formular hipóteses que digam respeito às ideias que os artistas quiseram apresentar em seus trabalhos.

 

Ao mesmo tempo, propõe trabalhos de criação com desafios nos quais os alunos experimentam a linguagem que os artistas utilizaram, oferecendo espaço para a expressão pessoal. Vamos conhecer, agora, alguns trabalhos realizados por esse talento da rede?

 

O professor Jabim Nunes possui vários blogs apresentando o trabalho que realiza.

 

Em uma de suas Oficinas de Arte Contemporânea, elegeu Arthur Bispo do Rosário como fio condutor do Rio Conexão Mundo. Um dos motivos mais significativos para o reconhecimento desse artista, segundo os críticos, é que ele foi um profissional habilidoso que inovou o valor estético e a criatividade, fatores que o definem como um precursor da Arte Contemporânea.

 

Durante a oficina buscou investigar, juntamente com os alunos, o que se tem pensado e falado sobre o artista, além de conhecer suas produções. Visitaram o local que foi cenário dos seus maiores trabalhos, assistiram a palestras, pesquisaram os escritos, artigos e ensaios científicos diversos para desvendar o seu valor artístico-cultural.

 

Orientação de olhar atento sobre a paisagem urbana, com possibilidades de criação de novos mapas.

 

Na Oficina de Pintura Contemporânea, que teve como fio condutor o tema Conexão Brasil, foi proposto falar sobre a necessidade de conscientizar a sociedade para a preservação do meio ambiente, especialmente das florestas.

 

Sabendo da importância da Arte ser ensinada em todas as fases da aprendizagem, o professor aceitou o desafio de trabalhar também com os alunos da Educação Infantil, por acreditar que é a partir dessa fase que eles começam a criar conceitos e relações novas a respeito do que aprende.

 

Para inspiração e conhecimento, apresentou a eles as obras produzidas ao longo dos dois anos na oficina de pintura, entre elas o acervo intitulado “Arvoredo”. Ao final de cada aula, foram propostos momentos de atividades lúdicas através de cantos e movimentos ritmados. Foram músicas que ajudaram na conscientização ecológica, buscando unir a produção plástica com as expressões musicais e corporais.

 

Alunos da Educação infantil produzem pinturas sobre papel e tecido.

 

A partir do tema Riodiversidade, o professor Jabim Nunes produziu a Oficina de Pintura Contemporânea, na qual os alunos manusearam fotos dos pontos turísticos da Cidade do Rio de Janeiro encontradas em livros, revistas e cartões postais. O Jardim Botânico foi a fonte de inspiração para a produção artística.

 

Através dessas oficinas, o professor Jabim Nunes proporciona aos alunos o desenvolvimento da capacidade criadora por meio de um processo constante de desconstrução e construção das possibilidades artísticas. Mantém a criança livre para expressar, através de seu corpo, linhas e pinceladas, ideias, sentimentos e capacidades, possibilitando chances de desenvolver sua autonomia, autoestima e segurança, e de expressar sua opinião.

 

Visita ao Jardim Botânico e a construção de herbário.

 

 

Parabéns, professor Jabim, por contribuir para que o seu aluno tenha consciência e conhecimento da Arte como algo prazeroso e lúdico!

É necessário começar a educar o olhar da criança desde cedo, tornando-a um elemento importantíssimo na construção do imaginário infantil. Assim elas podem inventar, descobrir e sonhar livremente, colocando no papel as ideias que estão em seu pensamento, dando asas a sua imaginação!

 

É um orgulho tê-lo na 6ª CRE! Obrigada por todo o comprometimento e amor que dedica ao ato de educar! Essa é a nossa homenagem a você, Mestre!

 

Você quer ver a sua história publicada no Portal Rioeduca? Entre em contato com a professora representante de sua CRE! Até a próxima semana!

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

 

                               

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 24/10/2014

Professora Mirian Lopes, Resgatando a Autoestima

Tags: 5ªcre, autoestima.

 

A Escola Municipal Ruy Carneiro da Cunha e o Portal Rioeduca fazem uma homenagem à professora Mirian Lopes, pois, com 30 anos de magistério, ela mantém um único objetivo: resgatar a autoestima e inserir o aluno num bom desempenho escolar.

 

Na Escola Municipal 05.15.051 Ruy Carneiro da Cunha, localizada no bairro de Cascadura, a professora Mirian Lopes é destaque. Com mais de 30 anos de magistério público, na maior parte dos anos sempre escolhendo trabalhar com turmas de projetos ou oriundos deles, a professora Mirian tem como finalidade resgatar a autoestima, deixando os alunos esperançosos e motivados em “ver a vida com outros olhos”, crescendo dessa maneira o desempenho escolar.

 

É assim que a professora Mirian se mantém ao longo de sua vida no magistério municipal, inovando, fortalecendo laços afetivos, instigando alunos a desenvolverem aspectos que, na sua maioria, são difíceis de serem cultivados devido a muitos fatores externos. A professora é um exemplo em sua escola e na rede municipal de educação, criando fortes laços de amizades profissionais e pessoais, tendo em seus alunos a base sólida de esperança na vida por dias melhores. É nesse fortalecimento de objetivos que a equipe da E. M. Ruy Carneiro da Cunha lhe faz essa homenagem.

 

Esperança e entusiasmo com alunos do projeto 3º ano NCM

 

Em 2014, a professora Mirian Lopes escolheu o 5º ano, com alunos oriundos do projeto 3º ano NCM. Uma turma composta, inicialmente, por alunos desacreditados, desmotivados e desesperançosos, com sérios problemas de comportamento e socialização. Sua crença em que dias melhores virão, que o envolvimento emocional entre alunos e professor reafirma seus objetivos, conseguiu resgatar a autoestima desses alunos.

Além de serem alfabetizados nesse espaço de tempo, eles passaram a acreditar que podem ser alguém. Podem ser cidadãos de bem, cidadãos que vão construir juntos um mundo melhor. Esses alunos, com sérios problemas de comportamento e socialização, hoje apresentam posturas completamente diferentes.

 

 

 

A Arte colaborou com o resgate da autoestima através de inúmeros projetos trabalhados, dentre eles o teatro. Os alunos apresentam-se em todas as turmas da escola, com teatros de releituras de clássicos infantis.

 

 

 

E para reafirmar esta homenagem que a Escola Municipal Ruy Carneiro da Cunha faz à professora Mirian Lopes, transcrevo frases de alguns alunos agradecendo a professora por tê-los feito acreditar em si mesmos, acreditar que podem ser vencedores.

Guilherme
A tia Mirian fez de mim alguém. Antes ninguém acreditava em mim, nem mesmo eu. Hoje tudo que sou devo a ela.

Renan Marques
A tia Mirian me ensinou a ler e escrever. Eu já achava que nunca ia conseguir. Ela é uma pessoa muito especial.

Milena
Ela é nossa rainha. Sem ela hoje eu nunca poderia ser quem eu sou. Ela é uma joia na minha vida. A melhor professora que tive e vou ter na vida.

Elias
Antes de conhecer a tia Mirian eu só pensava em brigar, não gostava de estudar. A professora Mirian me ensinou a ler e mostrou que estudando podemos ser vencedores.

Isabel
A tia Mirian é tudo para mim. Ela me ensinou a ler e escrever, nos ensina coisas importantes para a vida. Ela fez a gente acreditar que pode ser feliz.

 

 

 

 

 

Agradeço imensamente a professora Vanessa de Jesus, Coordenadora Pedagógica da E. M. Ruy Carneiro da Cunha, e a equipe da escola, por esaa parceria com o Portal Rioeduca.


 

Regina Bizarro _ Professora representante do Rioeduca/5ªCRE.

Acompanhe os Blogs das escolas e professores da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, clicando aqui.

Curta, compartilhe e comente a página no Facebook Grupo Rioeduca/5ªCRE https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share