A A A C
email
Retornando 53 resultados para o mês de 'Outubro de 2014'

Sexta-feira, 24/10/2014

Projeto Livros em Movimento: "O Maravilhoso Mágico de Oz"

Tags: 10ªcre, gec.

 

 

A chegada da caixa com trinta exemplares de “O maravilhoso Mágico de Oz” foi motivo de grande expectativa e alegria, já que a participação do GEC Princesa Isabel no projeto “Livros em Movimento” permitiu o trabalho sistematizado e coletivo da obra, ampliando as possibilidades de aprendizagem.

 


O Ginásio Experimental Carioca (GEC) Princesa Isabel atende 454 alunos, do 7º ao 9º ano de escolaridade, e tem treze turmas em horário integral, de 7h às 15h. Localiza-se em Santa Cruz e pertence à 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).


O projeto organizado pela professora Luciana Alves (Língua Portuguesa) teve como fio condutor a realização de tertúlias literárias, em que os alunos eram levados não só a ler, mas também a discutir e refletir, construindo os sentidos do texto.

 

Professora Luciana Alves de Jesus com os alunos do GEC.

 


Cada roda de leitura foi baseada na seguinte dinâmica: cada um lia o quanto desejava – uma frase, um parágrafo, página, etc. – e poderia escolher o próximo leitor. Dessa forma ninguém ficava de fora.

Sempre que alguém enfrentava algum problema, os colegas ajudavam. Assim, durante as tertúlias, os alunos foram ganhando cada vez mais confiança e fluência, tanto que vários educandos com dificuldades de leitura conseguiram progredir a partir da prática da oralidade.

 

 

 

Alunos praticando a leitura no projeto.

 


A segunda etapa, destinada à produção textual, contemplou a elaboração de vários gêneros textuais – sinopses, críticas literárias, perfis dos personagens prediletos, cartas de despedida da Dorothy, discurso de posse do Leão como Rei dos Animais, além da criação de um novo final para os personagens. Cada aluno teve a oportunidade de escolher uma das possibilidades de produção e dar asas a sua imaginação.


Os alunos também ilustraram os protagonistas, paisagens e cenas mais marcantes a partir de suas percepções ao longo da leitura.


Todas as produções foram expostas em dois murais formados pelos textos digitalizados ou transcritos e desenhos. A exposição teve como fio condutor “A estrada de tijolos amarelos: o caminho dourado para realização de seus sonhos”, utilizada como metáfora para transmissão dos valores – determinação, coragem, esperança, amizade, convivência, dentre outros – presentes na narrativa.


Ao final foi apresentada a versão original do filme “O Maravilhoso Mágico de Oz” e realizado um debate sobre as diferenças entre obra literária e cinematográfica. A atividade surpreendeu a todos! Por meio dos depoimentos durante o debate, foi percebido que os alunos gostaram mais do livro e conseguiram estabelecer relações e comparações entre as obras.

 

Alunos assistindo ao filme "O Maravilhoso Mágico de Oz".

 


O resultado foi extremamente positivo, pois demonstrou que os objetivos principais foram alcançados: cultivar o hábito da leitura, despertar o interesse por obras literárias e ampliar os horizontes dos alunos.


Assim, a Unidade Escolar realizou um projeto que buscou desenvolver a autoestima e autonomia dos educandos, a partir da formação de leitores críticos, fluentes e conscientes.

 

Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE

Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 23/10/2014

Talentos da Rede: Dançando com Rachel Nigre

Tags: 4ªcre.

 

 

A dança é um dos maiores catalisadores da manifestação e expressão do movimento humano. Além disso, trabalha valências ecléticas e fundamentais ao desenvolvimento humano, como o condicionamento físico, a capacidade cardiorrespiratória, a socialização, o equilíbrio, a destreza e a coordenação motora fina.

 

"As danças, em todas as épocas da história e/ou espaço geográfico, para todos os povos é representação de suas manifestações, de seus 'estados de espírito', permeios de emoções, de expressão e comunicação do ser e de suas características culturais" (NANNI, 2003, p. 7).

 

 

O talento do lado de fora da escola

 

É através de movimentos ritmados, acompanhados de uma música, que Raquel Nigre revela todo o potencial de expressão do corpo humano. Enquanto mexe o tronco, as pernas e os braços de forma harmoniosa e cadenciada, a professora de Educação Física do CIEP Deputado José Carlos Brandão Monteiro desperta a emoção e revela a beleza com que contagia aqueles que assistem ao seu espetáculo.

Podemos afirmar que a dança se relaciona com a formação humana. Presenciamos na dança formas muito ricas de trabalho, com uma grande abertura para o crescimento crítico e criativo do ser humano. No campo das Artes, a dança precisa necessariamente incluir a emoção, que se apresenta por meio das expressões corporais para quem dança, e por meio da surpresa perante os movimentos dos bailarinos por parte de quem assiste.

 

 

Dentro da escola

 

A instituição escolar deve ser identificada como um espaço privilegiado para a construção de representações de corpos e de valores que a eles se atribuem. Sujeitos devem ser preparados para serem expressivos. Através de seus conteúdos, a dança produz e reproduz valores que reafirmam ou questionam as representações corporais.

 

 

É assim que a professora Rachel Nigre atua. E ela faz de forma consciente. Seus alunos são sujeitos no processo de aprendizagem, são seres humanos inseridos numa cultura e com histórias e experiências particulares de vida, vida que ela enxerga com toda a sua sensibilidade e amor.

 

Indicação da homenagem enviada pela Professora Ana Paula - gestora do CIEP Deputado José Carlos Brandão Monteiro

 

 

"Parabéns à talentosa Rachel Nigre pela sua excelente performace cultural, pelo seu talento e por através dele (da dança) auxiliar o desenvolvimento de seus alunos no processo ensino aprendizagem."

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (1)

Quinta-feira, 23/10/2014

No Reino da Sonho Tão Tão Feliz

Tags: 9ªcre, creche.

 

 

Com o tema "No reino da Sonho tão tão Feliz", a Creche Municipal Sonho Feliz, da 9ª CRE, culminou seu trabalho numa linda festa temática baseada nos Contos Infantis, tais como “Chapeuzinho Vermelho”, “Alice no País da Maravilhas”, “Branca de Neve”, “Rapunzel” e “Aladdin”.

 

 

A culminância teve a participação dos responsáveis e as crianças se caracterizaram com os personagens e apresentaram diversas danças inspiradas nas histórias trabalhadas.

 

 

As crianças embarcaram na imaginação com “Alice no país das maravilhas”. Conheceram a história e seus lindos personagens através de livro, filme, e dramatizações realizadas pelas Professoras e Agentes de Educação Infantil.

Elas tiveram oportunidades de desenvolver inúmeras atividades com suas turmas, como: criação do relógio (o tempo e as horas), velocidade, sociabilidade, imitação e representação, mágica, tamanho, formas, pinturas, recorte e colagemn e tipos de chás.

 

 

A história de “Aladdin” se passa num ambiente mágico, com animais, gênios, plantas e objetos mágicos. As professoras e agentes enfatizaram a parte material, sensorial e ética do ser humano, mediante conquistas de tesouros e outros bens materiais. Foi mostrada a cultura árabe, a importância de se ter um amigo, os valores éticos e morais, como o ato de compartilhar palavras mágicas.

 

 

Em “A pequena sereia”, criou-se um ambiente de imaginação e criatividade. As crianças ficaram surpresas ao conhecerem através de fotos e filmes os animais marinhos: tartarugas, siris, lobo marinho, peixes variados, tubarões etc. Assim, tiveram a oportunidade de  desenvolver a consciência da preservação da natureza. No dia em que o almoço da creche era peixe, as educadoras promoveram uma explanação sobre a importância do peixe em nossa alimentação e também foi feita uma dramatização.

 

 

Parabéns para as crianças e toda equipe da Creche Municipal Sonho Feliz pelo belo trabalho!


Para ver mais trabalhos realizados pela creche, acesse o blog.

 


Professora Rita Faleiro
Representante Rioeduca da 9ª Coordenadoria Regional de Educação
E-mail: ritafaleiro@rioeduca.net
Facebook: www.facebook.com/rita.faleiro


                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Rita Faleiro Ver Comentários (0)

Quarta-feira, 22/10/2014

Parceiros no Projeto Educação em Saúde na E. M. Maria Quitéria

Tags: 8ªcre.

 

 

O projeto Educação em Saúde surgiu do convite de alunos da faculdade de Fisioterapia da Universidade Castelo Branco para uma parceria com a E. M. Maria Quitéria. A parceria dá sinais de que é importante unir forças por uma Educação de Qualidade!

 

 

 

A Escola Municipal Maria Quitéria aceitou o convite do grupo de alunos que realiza o projeto Educação em Saúde.

Os alunos cursam a faculdade de Fisioterapia, na Universidade Castelo Branco, e trazem a proposta de uma parceria para a formação de importantes conceitos de saúde, higiene e preservação ambiental.

A ideia central do projeto é conscientizar os alunos de sua responsabilidade com os cuidados com a saúde e com o ambiente. Os encontros acontecem em grupos a cada semana e as atividades envolvem de palestras a oficinas de reciclagem.

 

 

 

 

No dia 9 de setembro, a equipe do projeto Educação em Saúde reuniu-se com a turma 1403 para uma palestra sobre a saúde bucal.

Os alunos observaram atentamente a explicação do palestrante, que ensinou o passo a passo para uma escovação eficiente.

Os alunos puderam compreender que eles são os principais responsáveis pela saúde da boca, o que se pode obter através da menor ingestão de açúcar, o uso do fio dental e a escovação correta após as refeições e também antes de dormir.


 

 

 

No segundo momento do encontro com o grupo do Educação em Saúde, os alunos participaram de uma oficina de reciclagem.
 
Como o tema era a saúde bucal, os alunos confeccionaram um porta-escovas de dentes com material reciclado.
 
Tudo o que foi aprendido pelo grupo passou a fazer parte da rotina dos alunos, que levam suas escovas para a escola e fazem a escovação após o recreio.
 
Outras turmas já estão agendadas para a palestra e para a oficina com o projeto Educação em Saúde. Sendo assim, pouco a pouco, toda a escola estará inserida no conceito de cuidados com a saúde e de responsabilidade com o ambiente.

 

 

 

Essas e outras ações da Escola Municipal Maria Quitéria podem ser acompanhadas pela página no Facebook. Clique aqui e conheça!

 

*     *     *

 

Entre em contato para participar do Portal Rioeduca.

Esse espaço é para a divulgação das ações das escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

Clique aqui e entre em contato conosco.

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share