A A A C
email
Retornando 53 resultados para o mês de 'Outubro de 2014'

Quarta-feira, 22/10/2014

Talentos da Rede: Professora Luciene Vales

Tags: 3ªcre, talentosdarede, desenhos.

 

 A série "Talentos da Rede" oportuniza conhecer melhor a “multitalentosa” professora Luciene de Sousa Teixeira Vales que, além de professora e estudiosa na área de Informática Educativa, também é desenhista e ilustradora.

 

 

Doutoranda pela UFRJ e Mestra em Educação pela UNIRIO, a professora Luciene de Sousa Teixeira Vales tem 35 anos de idade e 14 de Rede Municipal do Rio de Janeiro. É professora de Educação Infantil da rede FAETEC/RJ e Professora da SME/RJ. Atualmente faz parte da Equipe de Tecnologia Educacional da Diretoria de Desenvolvimento da Educação Básica e Técnica da Rede FAETEC e da Equipe de Tecnologia Educacional da AIT da 3ª CRE.

Pesquisa há mais de 15 anos o uso do computador na educação, principalmente com crianças pequenas e na formação de professores para o uso da tecnologia.

Essa reportagem revela alguns de seus múltiplos talentos que vão desde seus já famosos desenhos até cupcakes e moldes para costura.

 

 

 

Pedimos seu depoimento sobre sua trajetória de ilustradora:

Sempre gostei de desenhar e me lembro que, no antigo Jardim de Infância, as professoras comentavam sobre meus desenhos. Eles tinham muitos detalhes e eram muito coloridos. Meu irmão também é desenhista amador como eu, por isso sempre tivemos em casa muita canetinha, lápis de cor e papel.

 

 

Mas foi no Curso Normal que desenvolvi um traço de desenho inspirado na Turma da Monica, que é o que faço até hoje, com referências infantis e bem "fofinho".

Atualmente desenho mais com o uso do Photoshop. Muitas pessoas pensam que o computador faz todo o trabalho, mas não é bem assim. Eu desenho à mão livre e contorno tudo com caneta preta. Depois tenho que digitalizar a imagem para só depois colorir com os recursos do Photoshop. Eu acho bem mais trabalhoso que o desenho feito com lápis de cor, porém é mais adequado para o uso na web e nos materiais multimídia que costumo produzir.

 

 

Quando sobra tempo, gosto muito de desenhar temas ligados à infância e também religiosos. Não tive formação específica em artes, mas sempre me interessei por desenho e pintura. 
Minha técnica preferida é o desenho com lápis pastel em papel canson.

Minhas caricaturas são inspiradas na Turma da Mônica, claro, pois sou fã assumida do Maurício de Sousa. Também admiro muitos artistas clássicos como Da Vinci, Caravaggio, Rubens, Delacroix, Rodin e Camille Claudel. As obras de Aleijadinho também são fascinantes para mim.

Quando mais nova, tive que escolher se seguiria o Magistério ou as Artes Plásticas como profissão e foi uma decisão difícil, pois sou apaixonada pelas duas. Escolhi a primeira, mas sempre mantive as artes comigo, seja no papel e lápis, seja nos traços do Photoshop.

 

 

Ao longo dos anos, tenho feito caricaturas de amigos, colegas professores, alunos e fico muito feliz quando reencontro alguns deles e eles dizem, com muito carinho, que ainda possuem uma caricatura feita por mim. É sinal que aquele desenho tocou seu coração.

 

 

Essa é a Professora Cieninha: uma profissional compromissada, cujo talento vai além das fronteiras do fazer pedagógico.

  

 

                               

 

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 21/10/2014

Professora Mariana Benjamin é Talento da Rede

Tags: 7ªcre, projetos.

 

O Portal Rioeduca iniciou no mês de outubro a campanha Talentos da Rede, uma forma de homenagear os educadores da rede municipal do Rio de Janeiro no mês em que se comemora o Dia do Professor.

 

 

A campanha Talentos da Rede apresenta a professora Mariana Benjamin, que também é cantora e vocalista na banda Big Phat Mama. Professora de Música na Escola Municipal Octavio Frias de Oliveira e no Núcleo de Artes Silveira Sampaio, ela está na rede municipal há três anos.

 

 

 

Confira, abaixo, a entrevista com a professora Mariana Benjamin:

 

 

Professora Mariana Benjamin se apresentando na Tenda Jazz e Blues do CCBB.


 

Rioeduca: Como surgiu seu interesse pela música? Fez alguma formação específica, curso?

Desde pequena tive uma relação muito próxima à Música. Comecei meus estudos aos sete anos de idade, passei por diversas escolas de música, dentre elas a Escola de Música Villa Lobos. Fui integrante de diversos corais, dentre eles o Coral da Faetec, participando de concursos e encontros internacionais de Canto Coral. Por fim, cursei Licenciatura em Música pela UNIRIO.

 

 


Contando histórias: "A Festa no Céu", com Anderson Barreto e David Alfredo, no CCBB.

 

 

Rioeduca: Quais os momentos mais marcantes na área?

Cantar no Theatro Municipal é sempre especial. Tive a oportunidade de participar de dois concertos no Theatro. E estar no palco é sempre marcante e especial.

 

Rioeduca: Consegue conciliar o trabalho de professora com suas outras atividades profissionais?

Sim. Sou professora e cantora profissional. Sou vocalista de uma banda de Blues e Jazz e outra de Música Brasileira.

 

Rioeduca: Qual foi o momento mais marcante até agora como professora?

Ver alunos que apresentam diversas dificuldades de aprendizado na escola desenvolvendo uma grande habilidade musical, sentindo-se valorizados e realizados.

 

 

Atividades de relaxamento na E. M. Jorge Amado e Oficina de Instrumentos Musicais com materiais descartáveis na E. M. Octavio Frias.

 

Rioeduca: Qual trabalho está desenvolvendo agora ?

Há 4 anos sou integrante de um grupo de Blues e Jazz, o Big Phat Mama. Estaremos lançando nosso segundo álbum em 2015 e, em janeiro, estarei realizando uma turnê pelo Chile de Música Brasileira.

Em 2012, a Big Phat Mama gravou os programas UMS e Som da Terra da emissora friburguense Luau TV, programa exibido durante o ano inteiro. Participou também do Festival Blues para os Nobres no Rio de Janeiro. Essa apresentação foi gravada pela equipe do festival, o que proporcionou o lançamento do disco "Big Phat Mama - Ao Vivo" em março de 2013. No ano seguinte, a banda gravou novamente o programa UMS da Luau TV e fez o show de abertura do lançamento do DVD de Jefferson Gonçalves "Encruzilhada Ao Vivo", na Tenda Jazz & Blues do CCBB. A banda é composta por David Taveira, na gaita; Kevin Shortall, na guitarra; Eduardo Souto Maior, na bateria; Daniel Taveira, no baixo; e eu, como vocalista.

 

Clique na imagem abaixo e conheça mais sobre o Big Phat Mama:

 

 

 

A campanha Talentos da Rede apresentou a professora Mariana Benjamin que, além de desenvolver um competente trabalho como professora de Música na rede municipal, também é cantora.

Parabéns, professora Mariana, pelo seu talento que também ultrapassa os muros escolares!

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 21/10/2014

Matematicando com Jogos

Tags: 2ªcre.

 

 

A professora Adriana Dornellas contou ao portal Rioeduca o resultado de seu trabalho na área da Alfabetização Matemática após a participação em um curso de Formação Continuada para docentes.

 

 

Adriana Dornellas é regente em uma turma de primeiro ano na Escola Municipal Dom Aquino Corrêa.

Desde o ano de 2013, Adriana participa do curso de Formação de Professores Alfabetizadores oferecido pelo Governo Federal de acordo com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Neste ano, o tema do curso está direcionado para a Alfabetização Matemática.


Vejamos, abaixo, o relato da professora Adriana sobre sua experiência em sala de aula, após a realização do curso:

 


Professora Adriana Dornellas.

 


O curso é composto por três módulos e, neste ano, estudo o módulo referente à Alfabetização Matemática. Como trabalho obrigatório, eu precisaria realizar atividades com jogos visando estimular a Área Matemática em meus alunos. Baseado nesse trabalho e nas sugestões de minhas Orientadoras de Estudo, realizei a montagem da “Matecaixa” com minha turma. Está sendo uma caixa com diversos jogos que visam estimular o raciocínio lógico-matemático nas crianças.


A utilização de jogos educativos está sendo cada vez mais frequente em sala de aula no ensino da Matemática, possibilitando que esse recurso seja um grande aliado nas tarefas diárias.

 


Alunos participando das atividades.

 


Dividir a turma em grupos e promover o uso de jogos nas aulas de Matemática pode ajudar bastante na aprendizagem das crianças. Ao jogar com os colegas, elas precisam fazer negociações, considerar as opiniões das outras crianças e argumentar sobre suas posições.

Visando estimular a turma na Área Matemática e na aprendizagem das noções de contagem e soma, preocupei-me em utilizar um jogo que pudesse auxiliar no mecanismo de realização dessas tarefas com a minha turma.


A partir do jogo “Uno”, que foi escolhido através de votação entre os alunos, a turma pôde perceber os movimentos de contagem, atenção, sequência de cores e a ideia de soma. Para que o jogo contribuísse ainda mais com a aprendizagem matemática da turma, elaborei alguns exercícios contextualizando o jogo em situações-problema, cálculos, contagem e representação de números no QVL. (Quadro Valor de Lugar).

 

 


Semana do Uno contribuindo para a Alfabetização Matemática.

 


A “Semana do Uno” foi muito produtiva! As crianças puderam se divertir muito com o jogo, realizar a socialização com seus amigos e dramatizar as situações-problema relatadas nas atividades. Além disso tudo, eles também vivenciaram a experiência de como os jogos podem contribuir para o conhecimento e estímulo da Área Matemática e auxiliar no trabalho em sala com suas dificuldades.


Gostei muito do que foi realizado por mim e acho que curti mais do que as crianças! Posso dizer que embarcamos juntos nessa nova vivência e compartilhamos das alegrias que os jogos puderam trazer para o nosso quotidiano.


O resultado desse projeto foi apresentado no curso do PNAIC em 30 de agosto.

 


Caixa com atividades matemáticas para colaborar na aprendizagem dos educandos.

 


Gostaria de agradecer muito às minhas Orientadoras do PNAIC/ SME_RJ/ 2ª CRE Pâmmela Lobo e Maria Augusta e à Equipe Gestora da E. M. Dom Aquino Corrêa, pelo incentivo e contribuições para a realização desse trabalho.

 


Agradecemos a professora Adriana Dornellas por compartilhar conosco o relato de uma vivência tão importante em relação à Alfabetização Matemática.

 

 

Professor, divulgue também seu trabalho no portal Rioeduca. Entre em contato com o representante de sua CRE.
 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 21/10/2014

Talento da Rede: Clarice Leiros, Cantora e Cosplay

Tags: 11ªcre, talentosdarede, artes.

 

A professora de Artes Clarice Leiros, da Escola Municipal Cândido Portinari, da 11ª CRE, tem um talento e tanto! Além de professora, atua como Cosplay em concursos e faz apresentações como Cantora!

 

 

Com apenas 26 anos de idade, sendo dois anos e meio de magistério na SME, a professora Clarice Leiros já é destaque na 11ª CRE, atuando como professora de Artes e paralelamente como cantora e cosplayer.

 

 

Professora Clarice Leiros fantasiada participando de concursos de cosplay.

 

Cosplay pode traduzir-se por "representação de personagem a caráter", que consiste em disfarçar-se ou fantasiar-se de algum personagem real ou ficcional, como, por exemplo, animes, mangás, comics, videojogos ou ainda de grupos musicais — acompanhado da tentativa de interpretá-los na medida do possível. Os participantes (ou jogadores) dessa atividade chamam-se, por isso, cosplayers, conforme informação do Wikipédia.

 

 

Através do seu talento como cantora, Clarice realiza apresentações remuneradas. Já dentro da rede municipal foi no FECEM, em 2013, junto com seus alunos a sua estreia.

 

Alunos participantes do FECEM 2013 com a professora de Artes Clarice Leiros.

 

No dia 16 de outubro, em parceria com a sala de leitura, a professora trabalhou com os alunos do 6º ano a peça teatral "Sherazade", inspirada no livro árabe "As Mil e uma Noites", sendo responsável pelo treinamento de dança do ventre e das indumentárias dos alunos, em que pode ensinar a arte do cosplay.

 

Peça "Sherazade", inspirada no livro "As Mil e uma Noites". Em destaque, Clarice de preto.

 

Confira agora a entrevista com Clarice Leiros!

 

Rioeduca: Quais projetos você já realizou utilizando o seu talento como cosplay ou cantora? Conte como realizou esse projeto passo a passo.

Como cosplay, já participei de muitos eventos durante esses últimos dois anos, porém, na escola, apenas neste ano é que fiz o primeiro projeto cosplay com os alunos.

Como cantora, fora da escola, tenho feito pouca coisa, mas na escola, ano passado, fizemos um coral super legal onde cantamos a música "Xote das Meninas", de Luiz Gonzaga. Foi muito divertido!

 

Rioeduca: Quanto ao talento, como surgiu o interesse? Consegue conciliar o talento com o magistério?

Desde criança eu já gostava muito de cantar. Já o cosplay, comecei a me interessar na minha adolescência, aos 16 anos, quando comecei a ler mangás (revistas em quadrinho japonesas). O cosplay, de maneira profissional, começou há dois anos.

Não tenho problemas em conciliar com o trabalho, pois os eventos são normalmente aos domingos.

 

Rioeduca: Quais foram os momentos mais marcantes no magistério (relacionados ao talento)?

Foram as apresentações: tanto do coral, quanto do desfile cosplay dos alunos, realizadas no dia do Show de Talentos da escola.

 

Rioeduca: Você recebe ou já recebeu remuneração em algum evento para cantar ou ser cosplay?

Sim, apresentando-me como cantora. Em relação ao cosplay, recebo medalhas e brindes como premiação. Além disso, eventualmente, confecciono acessórios para outros cosplayers, recebendo remuneração pelo serviço.

 

 

Parabéns, Clarice! Que você continue sempre se destacando dentro e fora da rede municipal do Rio de Janeiro. Sucesso! 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share