A A A C
email
Retornando 53 resultados para o mês de 'Outubro de 2014'

Quinta-feira, 16/10/2014

A Voz Doce e Suave da Professora Nancy Pimentel

Tags: 4ªcre, diadoprofessor.

 

 

A voz humana é uma maravilhosa obra da anatomia e define a nossa identidade. Ela é como uma impressão digital, totalmente original. É a chave evolutiva para a sobrevivência da nossa espécie. 

 

 

Sim, a máxima anterior é verdadeira. Mas só alguns, só alguns poucos a usam de forma harmoniosa, leve e encantadora como a Professora Nancy. Dentre os seus muitos talentos desempenhados na Rede, nas horas vagas a professora canta no coro da Igreja.

 

 

Nancy, a Professora que Canta e Encanta a todos com a sua Voz Doce

 

Nancy é uma pessoa que gosta de se dedicar nas ações profissionais que desenvolve, colocando não somente seus conhecimentos teóricos e práticos a serviço do “outro”, como o seu coração em tudo o que faz.

Em seu dia a dia, seu maior talento em família é enxergar as qualidades das pessoas, mesmo que elas não sejam aparentes. Ela é agregadora e generosa, está sempre disponível a fazer o bem. Nancy aprecia a arte, a literatura e uma boa conversa com os amigos! 

A música ocupa um lugar especial em meio a outros talentos. Ela canta no coro da Primeira Igreja Batista em Olaria, atuando como solista. Sua voz é doce e suave, quando canta é capaz de tocar o coração das pessoas com uma interpretação toda especial que revela o seu jeito especial de ser.

Texto gentilmente enviado pela Professora Anne Pimentel (irmã).

 

 

 

                Depoimento da Professora Anne Pimentel sobre a sua irmã, a            Professora Nancy Pimentel

 

Estou muito feliz com a iniciativa e considero que vocês são pessoas lindas e, além de tudo, amigas! Muito obrigada pela iniciativa e pelo carinho, a Nancy realmente conquistou a amizade e o reconhecimento das pessoas em todos estes anos trabalhados na 4ª CRE e, com certeza, também recebeu muita força e acolhida de vocês!

Aliás, ela influenciou muito a minha escolha de ser professora! Foi através dela que construí minha trajetória como educadora. Faço parte da rede municipal porque admirava seu trabalho e amor pela educação carioca.

O canto coral constitui uma relevante manifestação educacional musical e uma significativa ferramenta de integração social.  Além disso, os conhecimentos adquiridos pelos participantes do coral influenciam na apreciação artística e na motivação pessoal de cada um.

 

 

"A minha receita é o canto orfeônico. Mas o meu canto orfeônico deveria, na realidade, chamar-se educação social pela música. Um povo que sabe cantar está a um passo da felicidade; é preciso ensinar o mundo inteiro a cantar."

VILLA-LOBOS (1987, p. 13)

 

 

A série "Talentos da Rede" tem o orgulho e o prazer de compartilhar  com todos vocês um pouquinho da história dessa professora tão querida e competente para nós da Rede, sobretudo da 4ª CRE. Parabéns, professora Nancy, um talento que vai além do fazer pedagógico.

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (7)

Quinta-feira, 16/10/2014

Sou um Pequeno Cidadão

Tags: 9ªcre.

 

 

 

Eleições 2014: a festa da Democracia também chegou na Escola Rio Grande do Norte!

 


A equipe da Escola Municipal Rio Grande do Norte, pertencente à 9ª CRE, aproveitou o momento das Eleições 2014 para transmitir aos pequenos alunos um dos conceitos mais importantes da democracia, que é o direito ao voto.

 

Os candidatos.

 

Cada turma teve dois candidatos, da Pré-escola ao 3º ano. Durante a semana, diversas atividades foram desenvolvidas por todo espaço escolar, tais como: elaboração e leitura de propostas dos candidatos, produção de cartazes, painéis, confecção das cédulas e urnas, confecção de títulos de eleitor para os alunos, murais, textos sobre a importância do voto, gráficos, debates... A brincadeira foi muito animada!

 

 

Os candidatos elencaram suas propostas (dentre as quais: fazer um jardim, criar uma hortinha, fazer passeios culturais com os alunos) e, através de debates, discutiram-nas em salas de aula, abrilhantando suas campanhas com jingles.

 

Momento da votação.


As eleições foram realizadas no dia 2 de outubro. E, para enriquecer o clima de fantasia e gerar mais expectativas, os votos só foram apurados na semana seguinte.

 

Parabéns para toda a equipe da Escola Municipal Rio Grande do Norte, por promover a cidadania entre seus alunos e conscientizá-los sobre a importância do voto!

 


Para ver mais trabalhos realizados pela escola, acesse o blog.

 

 

Professora Rita Faleiro
Representante Rioeduca da 9ª Coordenadoria Regional de Educação
E-mail: ritafaleiro@rioeduca.net
Facebook: www.facebook.com/rita.faleiro

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 15/10/2014

Primavera das Artes no GEC República do Peru

Tags: 3ªcre, primavera, teatromandalas.

 

 

 

Na semana de 7 a 10 de outubro aconteceu o evento "Primavera das Artes", contemplando as diversas linguagens artísticas.

 

Foram apresentadas peças de teatro, números musicais, danças, poemas, rodas de leitura, além de uma exposição de Artes Plásticas. O evento envolveu toda a escola e deixou os alunos muito animados.
 

 

Mandalas feitas pelos alunos,enfeitam todos os espaços da escola.

Mandalas confecionadas pelos alunos enfeitaram todos os espaços da escola. A primavera se espalhou por todos os ambientes.

 

 

Os pontos altos da semana foram as apresentações da peça "Reunião de Condôminos", uma releitura do conto homônimo de Fernando Sabino, apresentada em vários horários pelos alunos de diferentes turmas da escola que compõem o grupo de teatro.

 

Uma das preocupações do professor de Artes Cênicas e diretor da peça Fernando Giusti é a formação de plateia para o teatro. Por esse motivo, antes das apresentações, ele esclarecia pontos importantes e conversava com os presentes sobre o assunto.

 

A apresentação teatral surgiu da parceria entre a professora Marilene Calado, da Sala de Leitura, e o professor Fernando Giusti, de Artes Cênicas. 

 

Flashes da apresentação da peça para alunos e diretores das escolas de Petrópolis (Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro).

 

A peça foi um sucesso e os alunos foram aplaudidos de pé.

 

 

Parabéns ao GEC República do Peru, como define sua diretora professora Talma Suane: uma Escola Viva! 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 15/10/2014

Dos Quadrinhos de Maurício de Sousa às Histórias do EDI Maria Yedda Linhares

Tags: 8ªcre.

 

O EDI Maria Yedda Linhares está desenvolvendo o projeto com o tema: "Dos Quadrinhos de Mauricio de Sousa às Histórias do EDI Maria Yedda!". Para enriquecer o desenvolvimento do projeto, nada melhor do que receber os personagens principais das historinhas na escola. 

 

 

 

 

O projeto anual do Espaço de Desenvolvimento Infantil Maria Yedda Linhares é um convite ao hábito e ao gosto pela leitura. É comprovado por especialistas que o hábito de ler deve ser incentivado desde o berço, por isso as crianças participam de momentos de Contação de Histórias diariamente.

Com o recurso das imagens dos quadrinhos, as crianças acompanham cada acontecimento da história e vibram com o humor que aparece em muitas delas.

Pegando uma carona nas Histórias em Quadrinhos do famoso cartunista brasileiro Mauricio de Sousa, as crianças do EDI Maria Yedda embarcaram em grandes aventuras neste ano.

 

 

 

 

O universo infantil é repleto de imaginação, fantasia e criatividade! Nesse universo, os personagens da ficção são reais e podem interagir naturalmente com as pessoas. A equipe do EDI Maria Yedda percebeu que já estava na hora de promover o encontro dos personagens principais e mais famosos de Mauricio de Sousa com as crianças.

A data das festividades pelo Dia da Criança pareceu ser o momento ideal para esse encontro. A equipe se empenhou e caprichou na caracterização dos personagens.

A professora Daniele Parrine confeccionou a cabeça dos personagens e as outras funcionárias do EDI cuidaram do resto do figurino. As crianças adoraram a visita de Mônica, Cebolinha e Magali!

 

 

 

Seguindo o desenvolvimento do projeto, no 4º bimestre a escola estará envolvida com as apresentações dos personagens com deficiência, que também são retratados nas revistinhas de Mauricio de Sousa.

Dessa maneira, os quadrinhos têm trazido aprendizado, alegria e novas experiências para os pequenos.Com diferentes gibis presentes no espaço da escola, o projeto pretende antes de tudo plantar a semente do gosto da leitura.

 

 

 

O dia 10 de outubro foi marcado pela surpresa!

Os alunos ganharam uma linda festa, com direito a presentes personalizados e presenças ilustres.

Parabéns à direção e a toda a equipe do EDI Maria Yedda!

 

 

Gostou de conhecer um pouco do EDI Maria Yedda?

Então não deixe de comentar.

Participe!

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share