A A A C
email
Retornando 53 resultados para o mês de 'Outubro de 2014'

Terça-feira, 14/10/2014

Professor, Você Faz a Diferença!

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

Uma data mais do que especial, no dia 15 de outubro homenageamos o trabalho do profisssional que faz a diferença na vida das pessoas: o Professor!

 

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor no Brasil. Em outros países, a homenagem ocorre em datas diferentes. Em alguns deles é feriado e em outros são realizadas comemorações nos dias úteis.

Dentre as mensagens para o Dia do Professor, escolhi uma que lembra o quanto somos importantes para o futuro e para a vida de cada pessoa. Devemos sempre lembrar que podemos e fazemos sim a diferença na vida dos alunos.

 

 

Trago-te um recado de muita gente.

Houve gente que praticou uma boa ação,

Manda dizer-te que foi porque

Teu exemplo convenceu.

Houve alguém que venceu na vida,

E manda dizer-te que foi porque

Tuas lições permaneceram

E houve mais alguém que superou a dor,

E manda dizer-te que foi a lembrança

De tua coragem que ajudou.

Por isso que és importante...

O teu trabalho é o mais nobre,

De ti nasce a razão e o progresso.

A união e a harmonia de um povo!

E agora... Sorria!!

Esqueça o cansaço e a preocupação,

Porque há muita gente pedindo a Deus

Para que você seja muito Feliz!!!

 

Parabéns pelo seu dia!!!!


(autor desconhecido) 

 

 

Parabéns a todos os professores da 7ª CRE!

Agradecimento especial para as escolas que enviaram fotos de suas equipes!

 

Equipe E. M. Renato Leite.

 

 

Equipe CIEP Professor Lauro de Oliveira Lima.

 

Equipe E. M. Engenheiro Álvaro Sodré.

 

Equipe C. E. Cidade de Deus.

 

 

Equipe E. M.Álvaro Alberto da Motta Silva.

 

 

O Portal Rioeduca, com o intuito de homenagear os professores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro e mostrar aos nossos leitores os talentos desses educadores, iniciou no mês de outubro uma campanha que se intitula “Talentos da Rede”.

Clique na imagem abaixo para ter mais informações e participar.

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 14/10/2014

Compartilhando Ideias e Construindo Saberes

Tags: 2ªcre.

 

No dia 15 de outubro comemoramos o Dia do Mestre! Para celebrar a data, apresentamos o blog da professora Sônia Amaral.

 

 

De acordo com o portal Brasil Escola, a ideia de criar a data aconteceu quando D. Pedro I, no ano de 1827, decretou que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”.


A iniciativa de tornar a data um feriado ocorreu em São Paulo, quando o professor Salomão Becker propôs uma reunião para discutir assuntos relacionados à educação em sua escola. O evento fez tanto sucesso entre os educadores que, por isso, outras escolas passaram a adotar a data. A comemoração se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país, tornando-se feriado.

 

 

 

 

 

 

Para homenagear os profissionais que se dedicam à formação de nossos alunos, apresentamos o trabalho da professora Sônia Amaral, regente nas séries iniciais do Ensino Fundamental em nossa Rede.


A professora Sonia Cristina do Amaral Pereira é Pedagoga com habilitação em Orientação Educacional, pós-graduada em Pedagogia Empresarial. Professora da Rede há treze anos, já foi regente de Sala de Leitura e de turmas regulares. Trabalhou também como Coordenadora Pedagógica na empresa de ecoturismo In Natura, em Teresópolis, desenvolvendo oficinas Pedagógicas com o foco na Educação Ambiental para atender alunos da Educação Básica - da Educação Infantil ao Ensino Médio.


Sônia Cristina é autora do blog Professora Sônia Amaral, espaço onde propõe a troca de experiências e a divulgação de bons links na área educacional.


A professora Renata Carvalho, representante do Rioeduca, conversou com a professora Sônia, que contou um pouco de sua trajetória no magistério e sobre a criação e repercussão de seu blog.

 

 

Professora Sônia Amaral.
 

 

 

Rioeduca: Professora, como você vê a importância da leitura para os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental?

Sônia Amaral: Procuro trabalhar sempre de forma interdisciplinar, valorizando a leitura e a escrita de diversos gêneros textuais. Com esse objetivo, desenvolvo pequenos projetos cujo tema seja do interesse e do cotidiano das crianças. Sempre em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola.

Para isso, parto sempre de um texto, que pode ser uma letra de música, uma história, poema, receita, propaganda, e vou explorando os conteúdos de todas as disciplinas.

Acredito que a leitura de forma descontraída e prazerosa, bem utilizada e de forma planejada é o principal ingrediente para a aprendizagem.


 

 

Blog educacional criado pela professora Sônia.

 

 

Rioeduca: Como surgiu a ideia de criar um blog para compartilhar experiências educacionais?

Sônia Amaral: Para desenvolver um projeto de forma eficaz, é necessário muita pesquisa e critérios na escolha dos textos e atividades propostas à turma. Isso fez com que eu acumulasse muito material. Normalmente usava o pendrive para armazenar e transportar o material selecionado. Porém não era a forma mais segura.

Durante as minhas pesquisas, sempre me deparava com blogs bem interessantes, nos quais encontrava modelos de atividades, textos, vídeos, histórias digitalizadas, músicas, fotos em um mesmo lugar, e achava bem prático essa forma de guardar e organizar o material. Por usar muito esses recursos, resolvi criar o blog Professora Sônia Amaral, para substituir os pendrives que usava e facilitar o planejamento de minhas aulas.

 

Rioeduca: Para você, qual a importância do blog educativo? E como foi a repercussão desse recurso educacional?

Sônia Amaral: Não fiz curso, entrei nos tutoriais da internet e fui aprendendo com o uso e com ajuda de colegas mais experientes e solidárias. Como não dominava a ferramenta, o material que postava ficava disponível na internet. Com isso as pessoas foram acessando e mandando mensagens agradecendo as ideias e pedindo sugestões. Sempre gostei de compartilhar meus trabalhos e material, da mesma forma que gosto de receber ideias e sugestões de colegas. Acho a troca fundamental na nossa profissão e, a cada mensagem e e-mail que recebia, fui me sentindo mais motivada a postar novos trabalhos.

Procuro sempre que posso publicar atividades que desenvolvo em minhas turmas e na sala de leitura como: material em Power Point, que elaboro para facilitar e enriquecer as aulas, sequências de aulas, endereços de sites, blogs e vídeos com conteúdo que julgo relevante e útil na nossa prática diária.

Em um ano de blog, já chegamos a mais de 119 mil acessos. Não imaginava tanta repercussão, mas fico muito feliz em poder compartilhar o que faço e divulgar boas ideias e dicas de outras pessoas que desenvolvem bons trabalhos.

 

 

 

Em seu blog, a professora Sônia Amaral compartilha sugestões de atividades.

 

 

 


O portal Rioeduca agradece a professora Sônia Amaral pela entrevista e parabeniza a todos os docentes pelo dia 15 de outubro.

 

 

Quer divulgar seu trabalho ou de sua escola no Rioeduca? Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do Rioeduca na 2ªCRE.

renata.carvalho@rioeduca.net



 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 14/10/2014

Oficina de Cinema com Diego Knack

Tags: 11ªcre, eletiva, gec.

 

Conheça a eletiva "Oficina de Cinema" que o professor de História Diego Knack desenvolveu com seus alunos no Ginásio Experimental Carioca Anísio Teixeira, localizado na Ilha do Governador.

 

O professor Diego Knack, mestre em História Social pela UFRJ, realiza desde o ano passado a eletiva "Oficina de Cinema". Com 24 anos de idade, sendo dois anos de magistério, ele já conquista a atenção e curiosidade de seus alunos.

 

No início da eletiva, Diego realizou uma dinâmica intitulada "Jogo das cartas" a fim de perceber o conhecimento que cada aluno traz para a oficina. Com cartas em branco, cada um responde quatro perguntas: O que você gosta no cinema?, Qual filme você mais gosta?, Qual filme você menos gosta? e Se você fizesse um filme, do que seria?

 

 

Alunos interagindo na Oficina de Cinema.

 

Após escrever nas cartas as respostas, os alunos embaralham e têm que descobrir de quem são as cartas. Assim os alunos debatem e se conhecem melhor.

 

A Oficina de Cinema preza pela autonomia dos alunos para trabalhar com foco nas suas vivências cotidianas, ou seja, os vídeos costumam ser sobre um assunto da vida deles. Eles aprendem sobre narrativas, planos, roteiro, iluminação, fotografia e técnicas de filmagem. 

 

"Pretendo em minhas aulas criar situações significativas, nas quais os alunos possam desenvolver a autonomia e serem agentes ativos no processo de ensino aprendizagem. No mundo atual, com tantas informações, é preciso quebrar a rotina da escola do século XIX",  relata o professor Diego.

 

 

Vídeo realizado pelos alunos da Oficina que concorreu no concurso Minuteen.

 

 

No decorrer da eletiva, os alunos assistem e realizam debates sobre os curtas metragens como: Paperman, Vidas no Lixo, Os fantásticos livros voadores, Birds, entre outros. Eles acabam conhecendo todas as etapas de pré-produção, produção e pós-produção adaptadas para a realidade escolar.

 

Sempre em busca de aperfeiçoamento, o professor já realizou cursos com tema "vídeo e cinema", como a 1ª Oficina de Vídeos para Educadores realizada pelo canal Futura.

 

 

Vídeo editado por Diego na 1ª Oficina de Vídeos para Educadores que foi ao ar no canal Futura.

 

 

No dia da entrevista para o Portal Rioeduca, Diego e eu fomos surpreendidos com uma comemoração surpresa pelo seu aniversário que ocorreu no sábado, dia 11 de outubro. A animação e felicidade de todos eram evidentes e o professor finalizou dizendo "Agradeço muito mesmo, pois poder dar carinho, motivação e conhecimento para meus alunos é o que me mantém firme e feliz no magistério."

 

 

 

Comemoração surpresa de aniversário do professor pelos alunos do 9º ano.

 

 

Parabéns, Diego Knack! Que você continue sempre se aperfeiçoando como historiador e que o magistério te propicie muitas felicidades e realizações!

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 14/10/2014

Informativo Educopédia 700 Mil Usuários

Tags: comunicado, educopédia.

 


A Educopédia comemora seus mais de 700 mil usuários, entre alunos e professores, desde que foi criada em 2011. Ao todo são mais de 27 milhões de visualizações. 


Temos na Plataforma aulas de todos os segmentos. Todas podem ser baixadas em Power Point para utilizar mesmo sem internet, ou em Flash, no caso do 5º e 9º anos. Isso possibilita ao professor customizar os conteúdos de acordo com sua realidade. 


Há professores que optam, inclusive, por utilizar somente os objetos de aprendizagem (vídeos, textos, músicas, animações, quadrinhos, etc), por isso é com grande orgulho que informamos que a UFRJ nos inclui como referência nacional de repositório de objetos de aprendizagem. 


Os cursos para professores também estão disponíveis, abordando temas como utilização do e-mail Rioeduca.net, Word, Power Point, Excel, novas teorias pedagógicas, atividades práticas utilizando novas tecnologias, surdez e educação inclusiva. 


Contamos ainda com um maravilhoso acervo de obras literárias na Educoteca – a biblioteca virtual turbinada. Nela, professores e alunos podem encontrar desde obras consagradas até obras inéditas ou repaginadas para uma experiência transmidiática (com trilha sonora, animações, narrações e muito mais). Ótimos para trabalhar em sala de aula! 


Recentemente tivemos a criação do Laboratório Virtual de Ciências (disponível no 9º ano) com aulas interativas em 3D


Aproveitamos para informar que as aulas estão passando por revisões com equipe formada por professores da SME-RJ, mas todas as sugestões são bem-vindas para tornar o trabalho cada vez mais colaborativo. 


Sigam os perfis da Educopédia nas redes sociais e nosso blog no Portal Rioeduca. 

 


Equipe Educopédia 
educopedia@rioeduca.net | Tel.: 29762002 | @educopedia


 

Acesse esse documento online AQUI

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share