A A A C
email
Retornando 53 resultados para o mês de 'Outubro de 2014'

Segunda-feira, 13/10/2014

Sou Professora... Sou Artista! Talentos da Rede

Tags: 1ªcre, eventos.

 

 

Professora de Educação Musical na Rede, Marta Broxado Gomes divide seu tempo entre a docência e as apresentações de Música nos finais de semana.

 

Trabalhando na Escola Municipal Portugal, a professora Marta Gomes é um dos diversos professores de nossa Rede que dividem seu tempo entre a arte de ensinar e a arte de levar diversão e cultura às pessoas.

 

Formada em Música e Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música, regente de Educação Musical na Rede, a rotina semanal da professora Marta se divide entre as diversas atribuições do cargo de Diretora Adjunta da Escola Municipal Portugal e a regência em turmas, que vão da Educação Infantil ao 6° ano Experimental na escola.


Apresentação com alunos da E. M. Portugal, onde atua como Professora de Música, em evento no Clube de Regatas Vasco da Gama.

 

As aulas de Música são os momentos preferidos dos alunos da escola que, além das atividades em sala, apresentam-se em eventos da Escola e da Comunidade, no Coral da unidade escolar organizado pela professora.

 

 

Uma outra tarefa como professora da Rede é o trabalho que desenvolve com os alunos que compõem a Orquestra de Vozes Meninos do Rio, que anualmente realiza apresentações em eventos da Secretaria Municipal de Educação.

 

Evento da Orquestra de Vozes Meninos do Rio.

 

Nos finais de semana, a professora Marta se desdobra em multitarefas. Canta nas missas da Igreja de Santa Edwiges e se apresenta em shows como cantora, violinista e percursionista em diversos espaços culturais da noite carioca.

 

Professora Marta exercendo seu talento em dois momentos:  Na foto acima, cantando na Missa da Paróquia de Santa Edwiges. Abaixo, em apresentação na noite carioca.

 

Para a professora Marta, a música é o alimento para a alma. E ela se alimenta, através do Ensino da Música para nossas crianças e levando seu talento musical pelos espaços da cidade.

 

Professora Marta pelos bares da vida.

 

E quando chega a época do Carnaval, ela ainda arruma tempo para participar da bateria como ritmista de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos que animam nossa cidade durante o Reinado de Momo!

 

Desfilando pelos blocos da cidade...

...e nas escolas de samba!

 

Através da professora Marta, queremos homenagear todos os professores da nossa imensa Rede que, assim como ela, são Professores apaixonados pela arte: arte de ensinar e arte de fazer os outros felizes!


"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".

Rubem Alves

 

Quer conhecer um pouco mais dos trabalhos desenvolvidos pela professora Marta e outros professores da unidade escolar em que ela trabalha? Dê um clique na foto abaixo e faça uma visita ao Blog da Escola Municipal Portugal.

 

*Professor, este espaço é nosso! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o Representante Rioeduca de sua Coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.


Professor Alexandre Roque de Araujo
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
alexandrearaujo@rioeduca.net
Twitter: @Alexandre_Roque

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 13/10/2014

Talento da Rede... Professora Marisangela Siqueira

Tags: 6ªcre.

 

 

 

A professora Marisangela Siqueira é regente na Escola Municipal Octávio Tarquínio, palestrante internacional e escritora. Vamos conhecer esse Talento da Rede?

 

Marisangela Siqueira de Souza, nosso talento da rede, é psicanalista, psicopedagoga, professora da Rede Municipal de Ensino, palestrante internacional e escritora. É formada em Letras pela UFRJ, com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

 

Junto com seu marido, é pastora da Comunidade Evangélica da Zona Norte do Rio de Janeiro. É mãe de Pedro e Júlia, tesouros que recebeu para cuidar e amar infinitamente!

 

Desde novembro de 2010, atua na Escola Municipal Octávio Tarquínio de Souza como professora de Língua Inglesa. Trabalha em parceria com o PROINAPE, Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas Municipais. Em sala de aula, além de cumprir o currículo comum, também realiza atividades lúdicas e artísticas, abrangendo temas como autoestima, valores humanos e superação.

 

A professora Marisangela criou o blog Juventude ao Máximo para divulgar seu trabalho como pastora.

 

Como escritora, apresenta um enredo interessante e envolvente, que atrai o leitor e o cativa até o fim da história. Aquele que lê se sente em uma conversa pessoal com a autora. É impossível parar de ler antes de chegar ao final. Seus livros possuem dicas práticas, direções possíveis e histórias comoventes que trarão ao leitor uma mensagem com poder de mudança e transformação.

 

O livro Juventude ao Máximo veio após o grande sucesso dos exemplares Socorro! Meu Casamento está Morrendo e Tome as Rédeas de suas Emoções. Temas como futuro, relacionamento com os pais, namoro e sexo, escolhas e muitos outros são tratados de forma clara e envolvente. Mostra aos jovens como viver sua juventude, ao máximo, sem estragar o seu futuro.

 

Socorro! Meu Casamento está Morrendo é um livro para mulheres e também para homens inteligentes que se preocupam em melhorar o relacionamento e em descobrir um pouco mais do complexo universo que é a mente de uma mulher.

 

O livro Juventude ao Máximo foi lançado em setembro de 2014.

 

Tome as Rédeas de suas Emoções é um livro profundo e desafiador. Traição, mágoas, abusos e abandonos são alguns dos temas tratados nesse exemplar. Faz uma viagem pelo emocional das mulheres, propondo um resgate da integridade da alma que, por vezes, é fragmentada pelas tragédias e tristezas da vida. É um livro de superação!

 

Nossa querida professora Marisangela Siqueira é um dos talentos da rede municipal de ensino! Amor e dedicação conduzem a sua vida. Uma pessoa que ama seu trabalho, é feliz e irradia felicidade por onde passa.

Queremos, com essa publicação, agradecer imensamente toda sua dedicação, profissionalismo e responsabilidade. É um orgulho tê-la na 6ª CRE!

 

Dicas práticas, direções possíveis, histórias comoventes trarão ao leitor uma mensagem com poder de mudança e transformação.

 

 

Se você tem algum talento e o exerce ou conhece algum professor da Rede Municipal de Educação que apresente esse perfil, indique seu nome ao representante da CRE a que este professor pertença.

 

Os representantes das CREs podem ser encontrados na página “Sobre nós” do Portal Rioeduca. Esperamos seu contato, participe você também!

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

                               

  

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 10/10/2014

Abraçando a Natureza

Tags: cre5, eventos.

 

A Escola Senador Francisco Gallotti vivenciou atividades com seus alunos do 1º ao 5º ano que possibilitaram a conscientização ambiental e, na Educação Infantil, que exploraram a área verde na própria Unidade Escolar.

 

 

A Escola Municipal 05.15.053 Senador Francisco Gallotti, consciente de sua responsabilidade na formação cidadã dos alunos, promoveu atividades que possibilitaram a reflexão sobre o papel do homem na preservação da natureza e na promoção da qualidade de vida, buscando a conscientização ambiental.

 

 

Aproveitando o Dia da Árvore e a chegada da Primavera, professores exploraram temas importantes para a garantia da qualidade de vida através da preservação do Meio Ambiente.

 

 

Foram promovidos fóruns de discussões nas turmas do 1º ao 5º ano e nas turmas de Educação Infantil, nos quais os professores possibilitaram uma vivência muito especial explorando a área verde da Unidade Escolar.

 

Após a contação de histórias e a exploração do tema, na hora das novidades, os alunos puderam observar o ambiente dessa área através dos insetos, das partes da planta, refrescando-se do calor do sol com a sombra produzida pelas árvores, cantando parabéns e dando um grande abraço simbólico numa árvore.

 

 

“Nossos alunos aprenderam que a árvore é um ser vivo e fizemos uma relação de como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente. Foi um dia muito prazeroso e os desdobramentos realizados em sala de aula foram muito significativos para os nossos alunos”, relata a professora Claudine Gomes, Coordenadora Pedagógica da escola.

 

 

 

Agradecemos a professora Claudine Gomes dos Santos, Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Senador Francisco Gallotti, pela parceria com o portal Rioeduca através desse relato.

 

E. M. Francisco Gallotti no Facebook: https://www.facebook.com/francisco.gallotti.37?fref=ts

 

Prestigiem os Blogs das escolas municipais da 5ª CRE clicando na imagem abaixo:

 

 

 

Publicado por Regina Bizarro, professora representante do Rioeduca na 5ª CRE.

Contato por e-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Grupo Rioeduca.net 5ª CRE: https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/

 

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 10/10/2014

Talento da Rede... Professor Alexandre Rodrigues

Tags: 10ªcre.

 

 

Hoje venho apresentar mais um talento da nossa Rede, o Professor Alexandre Rodrigues.


Alexandre na Rede Municipal de Ensino possui um cargo que chamamos de Professor II, ou seja, aquele profissional de ensino que dá aula para alunos do 1º segmento do ensino fundamental (1º ao 5º ano).

 

Professor Alexandre Rodrigues se apresentando em um Evento da 10ª CRE


Residente em Guaratiba e lotado na 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE), Alexandre sempre deu aulas em Unidades como Elisa Joaquina, Prof.º Castilho e Prof.ª Zélia Carolina.


Como sempre demonstrou muita habilidade em lidar com crianças mais velhas, Alexandre deu aula basicamente para turmas de projeto. Sua tática para entreter os alunos, além claro do pedagógico e da linguagem informal, era a música.


Quando podia estava sempre acompanhado de um violão nas aulas e fazia deste seu talento um diferencial para que todos se envolvessem no processo de ensino e aprendizagem. E como a música fala por si só, acabava envolvendo todos os alunos que paravam o Professor no corredor ou em seus horários de planejamento para pedirem uma canção, que fez várias paródias envolvendo os conteúdos pedagógicos de forma que os alunos absorviam aquele conhecimento de forma prática e para divertida.


Extremamente pedagógico, Alexandre também foi Coordenador Pedagógico na E.M. Ricardo Brentanni e hoje é Assistente na Gerência de Educação da 10ª CRE, a frente de Projetos de extensividade como Mostra de Dança e o Festival da Canção das Escolas Municipais (FECEM).

 

No FECEM com Cristiane Stancato (Gerente da GED), Prof.º Alexandre Rodrigues

Renata Stancato (Assistentes da GED).

 

Prof.º Alexandre Rodrigues apresentando o FECEM com a Prof.ª Tamiris (Foto da direita) e o Desfile Cívico com Cristiane Stancato, Renata Stancato e Cláudia Medina (foto da esquerda).

 

Sim, Alexandre também é músico e cantor. Canta e toca profissionalmente fora de seu horário de trabalho, se apresentando em bares, festas e eventos. Seu repertório, quando está pelo lado Pedagógico, passa por canções de Bia Bedran e Toquinho. Quando está pelo lado Músico, suas canções são da Música Popular Brasileira (MPB).


E como não poderia ser diferente, este professor também é um excelente orador. Ele é responsável pelas capacitações e repasse aos Coordenadores Pedagógicos das Unidades Escolares da 10ª CRE.


A 10ª Coordenadoria conta com a participação de Alexandre em seus eventos, nos abrilhantando com sua oratória nas apresentações, seus discursos pedagógicos nas aberturas das capacitações, sua voz nas canções e toda a sua experiência na Gerência de Educação.

 

 

Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE

Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share