A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 24 resultados para o mês de 'Outubro de 2014'

Quarta-feira, 08/10/2014

Dia da Conscientização da Criança e do Adolescente Quanto aos Riscos do Tabagismo

Tags: formação, professores, ced.

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as Unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde), com algumas Policlínicas e com a Academia Carioca estão fortalecendo as ações junto aos alunos e responsáveis das escolas da Rede Municipal quanto aos riscos do tabagismo, em atendimento à Lei Municipal N.º 5.577/2013, que institui o DIA 11 DE OUTUBRO COMO O DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE QUANTO AOS RISCOS DO TABAGISMO.

 

2. O trabalho faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE). O objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, de prevenção e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e de jovens da Rede Pública de Ensino.

3. Na oportunidade, agradecemos o empenho, o compromisso e a participação de todos os envolvidos na realização de ações de conscientização da Comunidade Escolar, quanto aos riscos do tabagismo, durante todo o ano letivo. Lembramos que, em momento oportuno, as escolas pactuadas deverão registrar essas ações no SIMEC.

4. Ressaltamos a importância da interlocução entre os profissionais dos Núcleos de Educação e Saúde na Escola e na Creche – NSEC e as Unidades Escolares, visando à conscientização e ao monitoramento das ações desenvolvidas acerca do tema proposto, especialmente no período de 10 a 30 de outubro.

5. Importante a ênfase no dia 11 de outubro como o DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE QUANTO AOS RISCOS DO TABAGISMO. Cabe ressaltar que, embora tenha sido instituída essa data, cada escola tem autonomia para desenvolver a temática durante todo o ano letivo e em consonância com seu Projeto Político Pedagógico.

6. Seguem, em anexo:

  • ? subsídios enviados pela Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, para o desenvolvimento das ações referentes ao tema (ANEXO I e ANEXO II); 
  • ? planilha para consolidação e avaliação das ações (ANEXO III).
     

7. Cada escola deverá preencher a planilha e encaminhá-la à respectiva CRE. As CREs, por sua vez, deverão consolidar os dados e enviá-los, até 10/11/2014, para o PSE/ Nível Central (pse.sme@rioeduca.net e pse.gti@gmail.com), com a avaliação das ações realizadas.

 

Atenciosamente,

Elisabete Gomes Barbosa Alves
Coordenadora do PSE


Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos
Coordenadora da E/SUBE/CED

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 08/10/2014

Informativo Multírio - 08 de outubro

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

A influência do esporte na vida dos alunos é tema de Ensinar e Aprender

O programa mostra como um professor de Educação Física de uma escola municipal na Ilha do Governador ensina valores como respeito, amizade, cooperação e responsabilidade por meio da prática esportiva. O resultado das atividades realizadas na quadra é visível em sala de aula, transformando falta de interesse nos estudos em concentração e disciplina. O profissional tem como foco o vôlei, em que as crianças e adolescentes precisam trabalhar em equipe e lidar com a frustração de perder. O programa apresenta, ainda, como o professor, que leciona há 33 anos na escola, inspirou e mudou a vida de alunos e ex-alunos. Ensinar e Aprender vai ao ar na quinta-feira (9), às 20h, no canal 26 da NET, e na sexta-feira (10), às 13h55, na BandRio.

 

MultiRio homenageia crianças e professores em outubro

As duas campanhas produzidas pela Empresa serão exibidas durante o mês para comemorar as efemérides. Pelo Dia das Crianças, a peça destaca a importância de se crescer com amor e respeito. Personagens de animações infantis exibidas na MultiRio interagem com o locutor para mostrar que, para ser criança para sempre, é só dar asas à imaginação e à criatividade. Os professores são homenageados, na peça pelo seu dia, por sua importância para a escolha dos futuros profissionais. “Histórias de sucesso que começaram sendo escritas com giz” é o mote da campanha pelo Dia do Professor. As peças vão ao ar durante a programação da TV, Web TV e Web Rádio, e ficarão disponíveis no canal da Empresa no YouTube e na Videoteca. 

 

E mais:

Nesta semana, não perca as novidades do Portal MultiRio! Em destaque, modernismo e pedagogia: na série sobre arquitetura nas escolas municipais, uma matéria sobre a transição do estilo neocolonial para o moderno, cuja proposta era oferecer aos alunos não apenas salas de aula, mas também laboratórios, auditórios, ateliês, bibliotecas, quadras esportivas etc. Saiba, também, sobre a vida e as ações do advogado Bento Rubião, que dá nome a um Ciep na comunidade da Rocinha (2ª CRE) e se tornou conhecido por defender os moradores das favelas cariocas. Faça, ainda, um passeio pela história do Rio de Janeiro a partir do sistema de iluminação pública, desde a época dos candeeiros até a atual substituição pelas lâmpadas de LED. E ainda: entenda por que as torcidas de futebol da cidade são um Patrimônio Cultural Carioca. Educação, cultura e informação – tudo isso em: multirio.rj.gov.br.

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 07/10/2014

Curso de Soroban – Turma 2014 - 2

Tags: iha, cursos, formação.

 

O Instituto Municipal Helena Antipoff, através do Centro de Transcrição à Braille, promove a partir de outubro o curso: O SOROBAN E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CÁLCULOS MATEMÁTICOS

 

Objetivos do curso:

Oportunizar os conhecimentos do soroban aos professores da Rede Municipal; favorecer a aplicação do uso correto das técnicas de operacionalização do soroban; possibilitar o uso do soroban como principal ferramenta de ensino da matemática para alunos com deficiência visual.

Ementa:

O Pré-soroban: noções gerais Cuisenaire e material dourado; histórico da utilização do soroban; leitura e escrita de numerais; operações fundamentais de números naturais; leitura e escrita de números decimais; operações fundamentais em números decimais; multiplicação e divisão por 10 e suas potências; potenciação, fatoração em números decimais e radiciação; resolução de M.M.C. e M.D.C; resolução de unidade de medidas (metro, múltiplos e submúltiplo; linear, quadrado e cúbico); capacidade e quantidade; Leitura e escrita de fração e números mistos; operações com frações.

Público Alvo:

Professores que atuam diretamente com o aluno deficiente visual;
Professores do Atendimento Educacional Especializado;
Coordenador pedagógico ou Professor da Sala de Leitura de escolas que possuam alunos com deficiência visual.

Carga Horária:

40h distribuídas em dez aulas com quatro horas de duração.

Vagas:

20 vagas no período da tarde (13h às 17h). Obs.: Não será formada turma no período da manhã.

Local: Instituto Municipal Helena Antipoff – Rua Mata Machado, nº 15 Maracanã

Período de realização: Outubro a dezembro de 2014
Outubro: 02, 09, 16, 23 e 30
Novembro: 06, 13 e 27
Dezembro: 04 e 11

Orientações para Inscrições:

1- As inscrições serão online no link: Soroban - Turma 2014 - 2

2. Após a inscrição o professor deverá aguardar a confirmação da mesma. Será respeitada a ordem de inscrição.

3. O professor do AEE deverá realizar o curso como “5º dia”, no seu horário de trabalho.

4. Não haverá dispensa de ponto.

5. Serão certificados os professores que obtiverem oitenta por cento de frequência.

 

Equipe do Instituto Municipal Helena Antipoff

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 03/10/2014

IV Encontro de Educação Bilíngue

Tags: iha, formação, curso.

 

IV ENCONTRO(ÃO) DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO 
 

 

“O sucesso da missão de introduzir o aluno na língua viva e criativa do povo exige, é claro, uma grande quantidade e diversidade de formas e métodos de trabalho. [...] Resta ao professor ajudar nesse processo de nascimento da individualidade linguística do aluno por meio de uma orientação flexível e cuidadosa.” Mikhail Bakthtin
 

 

Público Alvo: Professores do Atendimento Educacional Especializado, Coordenadores Pedagógicos, Gestores, Professores de turma comum.


 

 

 

Acesse AQUI o FOLDER com mais informações

 

 

 

 

 

 

           

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share