A A A C
email
Retornando 23 resultados para o mês de 'Outubro de 2016'

Quarta-feira, 26/10/2016

Jornada Administrativa: Atualizando informações 11ªCRE

Tags: 11ªcre, funcional, setor, capacitação.

 

 

No dia 28 de Setembro aconteceu a capacitação de setor, realizada pela gerência de recursos humanos da 11ªCRE intitulada de Jornada Administrativa – Atualizando Informações 2016. CONFIRA!

 

O encontro foi realizado no Auditório da 11ª Coordenadoria de Educação. Durante 4 horas a equipe de Controladoras apresentaram as principais questões relacionadas ao trabalho de Setor que interferem diretamente na vida funcional dos servidores e esclareceram dúvidas sobre esse mesmo tema, tais como: tipos de licenças, faltas, aposentadoria, impontualidades, cartão de ponto, readaptação, etc.

 

 

A abertura do evento foi realizada pela Gerente de Recursos Humanos Nilma Corrêa de Oliveira. Em seguida foram realizados a dinâmica de despertar e o estudo dirigido apresentado pelas controladoras Jussara Souza, Nilza Marçal e Aline Alves.

 

 

Ao final do encontro foi aberto o espaço para esclarecimento de dúvidas onde a Assistente II, Deise Coelho e a Assistente I, Ruth Rejala, responderam as perguntas do grupo de inscritos na Jornada.

 

 

"Foi um momento especial para todos os responsáveis pelo trabalho de Setor das Unidades da 11ª CRE que possibilitou reflexão sobre esse trabalho que é fundamental para garantir o registro correto da vida funcional do servidor" relatou a assistente Ruth Rejala.

 

Equipe da Gerência de Recursos Humanos da 11ª CRE

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade: GRH 11ªCRE

Telefone: 3975-2477

E-mail: grhcre11@rioeduca.net

 

 

Contato para publicações:

Laura Fantti Davilla Serpa - Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 25/10/2016

Janete Bloise, Professora Que Inspira

Tags: 1ªcre, dia do professor, homenagem.

 

 

 

Arte é usada como instrumento de sensibilização para o Projeto de Vida de Alunos.

 

Janete Martins Bloise é professora do Ginásio Carioca Rivadávia Correa, na Avenida Presidente Vargas, no coração do Centro do Rio de Janeiro. Formada em Artes Plásticas e Arteterapia, além de ministrar Artes, trabalha atualmente com a disciplina Projeto de Vida, que faz parte da Matriz Curricular nos Ginásios Cariocas.

 


Janete procura, a partir dos conteúdos de Arte, envolver os alunos para o Projeto de Vida. Para a professora, é a arte levando ao caminho do autoconhecimento, das descobertas, da consciência. O trabalho de conhecerem a arte e se reconhecerem nela quando vivenciam, os leva a um autoconhecimento mais aprofundado. É a sensibilidade despertada na disciplina “Projetando a Vida com Arte.”

 

Projeto "Estações de Leitores"


Quem tem a oportunidade de conhecer o trabalho da professora se encanta com o entusiasmo com que fala: "O meu trabalho em sala é muito gratificante quando vejo que meus alunos estão vivenciando a arte como um processo de autoconhecimento, mesmo às vezes ainda sem se dar conta. Através da arte a gente se percebe, pode olhar mais pra dentro de si e para o que está a nossa volta. Procuro estimular a criatividade e a prática de trabalhos visuais”.

 


E essa criatividade estimulada pela professora já esteve presente em algumas postagens aqui no Rioeduca. Trabalhos como FRIDA KAHLO, A MÃE DO SELFIE nos dá a dimensão do belíssimo trabalho que é desenvolvido pela professora.

 

 

Ao longo de todos os anos, a professora agrega seu trabalho a diversas disciplinas, procurando sempre promover a interdisciplinaridade através da Arte. O ano chegando ao fim e projetos continuam brotando. “Essa é a minha alegria que me impulsiona na sala de aula: a troca com os alunos. Aliás, minha próxima eletiva será de dança, onde os alunos vão me ensinar, ou seja, eles criam as coreografias e se mostram protagonistas da eletiva. Eu aprendo com eles!!!"

 

 

 

Um pouquinho mais de Janete, por ela mesma:


"Sou carioca e professora de artes do município do Rio de Janeiro. Minha formação é em licenciatura de Artes, concluída no Bennett, e em arteterapia pela AVM. Expresso com o mundo fotografando e transformando fotos das cidades em cenários que conversam com a natureza, usando recorte, colagem, pintura e desenho. Participei recentemente da Mostra "Ecos da Arte" no Bar Galeria Imaculada, no Morro da Conceição, cenário por onde passo todos os dias no Centro do Rio. Esse trabalho recente chama-se "Projetando as cidades com Arte" onde trago um pouco de natureza para o urbano. (...) Os meus alunos estão relendo meus trabalhos, numa nova visão das cidades envolvidas em arte. Pretendo até o fim do ano expor junto com eles, levando esse tema sustentável que é de trazer arte e natureza para o asfalto."

 

Trabalho de autoria da Professora-Inspiração Janete Bloise

 


Através da Professora Janete Bloise, queremos parabenizar a todos os professores da Nossa Rede Municipal de Ensino, que, assim como ela, encantam com o comprometimento e seu Fazer Pedagógico. Afinal, nossos alunos merecem sempre o Melhor!!! Parabéns professores inspiradores!!!!
 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 24/10/2016

Centro de Estudos - Escola Municipal Velinda Maurício da Fonseca

Tags: 5ªcre, centro de estudos.

 

 

 

O Centro de Estudos da Escola Velinda Maurício da Fonseca aconteceu no dia 14 de setembro de 2016. A programação contou com a apresentação oficial do projeto Ocupa Escola, oficina de musicalização, troca de ideias, relatos de experiências e planejamento da festa da Primavera e da semana da Criança. 

 

 

O projeto Ocupa Escola foi lançado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 2015, em parceria com a ONG Arte de Educar. O projeto consiste em manter presença na escola “para que estas atuem como equipamentos culturais, com programação artística gratuita a cada 15 dias. As escolas também vão se tornar espaços para residência artística de grupos locais que, em contrapartida, irão ministrar oficinas para os alunos das unidades.” A E. M. Velinda Maurício da Fonseca já conta com o projeto Ocupa Escola desde julho deste ano e este foi bem aceito pela direção e corpo docente. Tem contribuído muito e enriquecido as atividades da nossa escola oferecendo oficinas de música, teatro, dança, grafitagem e animando as festas escolares com artistas locas de alto nível cultural. No entanto, o dia do Centro de Estudos marcou a apresentação oficial do projeto a todos os docentes.

 

No centro de Estudos, o projeto proporcionou uma oficina de Musicalização feita pelo professor e músico Marcelo Serralva.

A oficina foi voltada para educadores com pouca experiência em música e teve como objetivo resgatar a autoestima e a confiança dos profissionais e mostrar caminhos para trabalhar com música na sala de aula, estimular mudanças significativas no ambiente escolar, desenvolver e exercitar a criatividade.

 

 

Após a oficina, os professores, felizes, assim se expressaram:

“Uma das questões que sempre coloquei é o fato do excesso de teoria. Quando você participa de um centro no qual há a prática dessas teorias... Ah! Isso não tem preço!! É fantástico você aprender algo novo e perceber que todos podem ensinar e aprender.” Edineia

“A oficina feita hoje na nossa escola contribuiu muito com ideias de atividades diferentes envolvendo música para que os alunos se envolvam mais na busca do conhecimento. Foi divertido e mostrou que é possível trabalhar dessa forma, independente das limitações de cada um.” Mariana Cândida e Sandra Gonçalves.

“A oficina foi interessante. O trabalho com as notas e o compasso de uma maneira mais simples foi bom, pois nem todo professor tem uma base musical e os termos técnicos dificultam, criam uma barreira para a aprendizagem da criança.” Geysa de Sousa

“O centro de estudos foi diferente, dinâmico e superprodutivo devido a apresentação criativa do professor e homem banda Marcelo Serralva.”Elaine Lima

“Foi uma atividade, com fins pedagógicos, muito proveitosa, pois observou-se que por meio da cultura musical há infinitas possibilidades de interdisciplinaridades.” Catia Regina

“Gostei muito! Foi um momento de aprendizagem que enriqueceu minha prática e trouxe conceitos de criatividade importantes para que eu possa olhar o aluno assim. Obrigada à direção e ao projeto Ocupa escola que nos proporcionaram esta oficina enriquecedora, divertida e dinâmica. Notei que a oficina colaborou a integrar ainda mais o nosso grupo.”
Glaucya Lino

“Achei muito interessante, dinâmica e criativa. Gostei dos métodos de ensino da música. Mostrou que de maneira simples podemos usar a música como instrumento de aprendizagem.” Geni Rodrigues


 

Ao fim, todos estavam felizes pela oficina e pelo dia proporcionado pela equipe escolar! Foi muito produtivo, maravilhoso! Era visível a satisfação de todos e o quanto o grupo de estudo, além de contribuir com a construção do conhecimento, proporcionou mais interação entre nós.

Rosamar Lacerda de Carvalho
e grupo Velinda Maurício da Fonseca


A escola:


Diretor(a): ROSAMAR LACERDA DE CARVALHO
Escola Municipal Velinda Maurício da Fonseca
E/CRE(05.15.009)
Rua Marupiara 105, Rocha Miranda - 21510-210
emvelinda@rioeduca.net
3372-5544 3373-1086

 

 

Gostou da publicação da Escola Velinda?

Comente na nossa publicação e compartilhe conosco o trabalho de excelência da sua escola entrando em contato com o(a) Rioeducador da sua CRE.

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 21/10/2016

Educação para o Trânsito

Tags: 4ªcre.

 

 

Os espaços de Educação Infantil devem constituir-se em um espaço de interações e planejamentos de atividades que envolvam situações-problema do cotidiano social. Assim, a Educação par o Trânsito é um trabalho sistemático acerca da prevenção de acidentes no trânsito.

 

 

A Semana Nacional do Trânsito é uma boa oportunidade para conscientizar os alunos sobre direitos e deveres do pedestre e do motorista, tornando-os aptos a se comportar bem no vaivém das ruas. Pensando nisso, a equipe da Escola Municipal Miguel Couto trabalhou junto com as crianças do Maternal II os conceitos da cultura pela paz no transito.

Ausubel considera que a assimilação de conhecimentos ocorre sempre que uma nova informação interage com outra existente na estrutura cognitiva, mas não com ela como um todo; o processo contínuo da aprendizagem significativa acontece apenas com a integração de conceitos relevantes.

 

Saibam mais sobre o Projeto Educação para o Trânsito na Educação Infantil

A maior parte das crianças faz uso dos carros particulares e transportes escolares, os que moram nas proximidades da escola, utilizam as vias públicas para se locomover. Portanto, este projeto vem atender às necessidades da escola e o trabalho com os "Temas Transversais" para a Educação Infantil.

"Projeto do Maternal II que abordou a Semana do Trânsito com as PEIs Andrea e Martha e as AEIs Elisete e Andrea. As crianças pintaram os carrinhos, colaram bolinhas de papel nas iniciais e aprenderam se divertindo com a música "dirigindo meu carro". Nessa turminha temos 3 alunos incluídos que também participaram de todas as atividades." Texto enviado pela Professora Márcia de Fátima - Gestora da Unidade

Ao fim deste projeto, os alunos aprenderam a andar sempre pela calçada e do lado de dentro da mesma; a olhar para os dois lados antes de atravessar a rua; a atravessarem sempre na faixa de segurança, ou na falta desta, a utilizar a passarela; a deixar que um adulto segure-o pelo punho para sua maior segurança; a reconhecer o semáforo de veículos e de pedestres, sua importância e o significado; a contribuir para um trânsito mais seguro e de paz; a ter consciência da importância das normas de trânsito.

 

Parabéns a todos os envolvidos nesse processo!

 

 

 E.M. Miguel Couto
 Endereço: R. Carlina, S/ Nº - Olaria, Rio de Janeiro - RJ, 21021-360                                            
Telefone: (21) 2564-0932

Equipe E.M. Miguel Couto                                                                                                                                 Márcia de Fátima R. de Almeida - Diretor e Magaly Diniz de S. Moura - Diretor Adjunto

 

 

 

 


 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (2)