A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 18 resultados para o mês de 'Outubro de 2016'

Segunda-feira, 24/10/2016

Informativo MultiRio - 24 de outubro

Tags: multirio, informativo, .

Multirio | News Ascom
MultiRio
Clique

Professor, não perca Interações Pedagógicas ao vivo!

A Os programas voltados para os educadores são, nesta semana, abertos à participação. Com exposição dos temas por especialistas, os professores também podem enviar suas dúvidas e contribuições. Nesta terça-feira (25), o módulo para regentes do 1º ao 3º ano fala da prática da revisão textual com alunos em processo de alfabetização. Educadores de Projetos Especiais do 6º ano assistem, nesta quarta-feira (26), a um debate sobre o ensino de Geografia. Já a quinta-feira (27) é dedicada aos docentes do 4º e 5º anos, com o ensino de línguas e o processo de aprendizagem sob a ótica da neurociência. Os programas vão ao ar, às 9h e às 14h30, na Web TV, com transmissão também pela área Interações Pedagógicas do Portal. Os professores podem participar por e-mail, telefone (21-2535-4407) ou WhatsApp (21-98909-1488).

Aquela Conversa sobre internet e saúde

O programa propõe reflexões sobre o uso da rede e suas contribuições para a qualidade de vida. A médica e professora Viviane Castello Branco recebe os convidados Bel Levy, jornalista; Felipe Fortes, médico hebiatra; e Tatiana Paranaguá, psicóloga e professora da PUC-Rio. Na conversa, as possibilidades, os riscos e as formas de promoção da saúde oferecidas pela internet, assim como o uso consciente da rede. Aquela Conversa vai ao ar nesta quarta-feira (26), às 18h, no canal MultiRio (26 da NET).

Palácios da Cidade

A série de reportagens do Portal MultiRio apresenta uma visita guiada aos palácios da cidade do Rio. História, arquitetura, estilo, acervo, curiosidades, horário de funcionamento e outras informações sobre esses prédios monumentais, que datam, em sua maioria, do Brasil Império. Leia no Portal MultiRio.


Além do Portal MultiRio, a Empresa está presente no Facebook, no Twitter e no YouTube. Se você já faz parte dessas redes sociais, acompanhe as informações e novidades em nossos canais.
MultiRio

Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.

Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria.multirio@rio.rj.gov.br

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 20/10/2016

Encontro de Professores de Artes Cênicas

Tags: artes, cênicas, ced.

 

 

Circular E/SUBE/CED/GEF n.º 075
Rio de Janeiro, 17 de outubro de 2016.

Assunto: Encontro Pedagógico de Professores de Artes Cênicas

 

 

Senhor(a) Coordenador(a) de E/CRE,
Senhor(a) Gerente de E/CRE/GED,
Senhor(a) Diretor(a) de Unidade Escolar,
Senhor(a) Coordenador(a) Pedagógico(a),


A Secretaria Municipal de Educação, através da Gerência de Ensino Fundamental - Equipe de Artes Cênicas, vem divulgar o Encontro Pedagógico de Professores de Artes Cênicas/2016.

2. O encontro se dará na próxima segunda-feira, dia 24 de outubro, às 14h, no Teatro Gonzaguinha, localizado no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian – Rua Benedito Hipólito, 125, Praça XI – Centro. Telefones: 2224-3038 / 2224-8300 / 2224-2628.

3. Solicitamos a inscrição/confirmação da presença até as 17h do dia 21/10/2016, pelo telefone 2273-4200 (Equipe Administrativa da GEF), uma vez que o número de vagas está sujeito à lotação do teatro.

4. Contamos com a colaboração das GEDs e dos Diretores de Escola, no sentido de divulgar esta ação junto aos Professores de Artes Cênicas da Rede, de modo a permitir a participação de todos os interessados.

5. A presente circular segue acompanhada dos seguintes anexos:

  • Anexo I – Convite
     
  • Anexo II – Programação
     
  • Anexo III – Release e Ficha Técnica

 

 

Atenciosamente,


Maria de Fátima Cunha
Assessora II – E/SUBE/CED/GEF
Matr.11/146.520-2


Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos
Coordenadora da E/SUBE/CED
Matr. 70/193.141-9

 

 

 

ANEXO I - CONVITE

 

 

ANEXO II - PROGRAMAÇÃO

 

ANEXO III - RELEASE E FICHA TÉCNICA

 

 


                     


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 20/10/2016

Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)

Tags: impa, facebook, professor.

 

 

Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) cria página no Facebook para difundir conceitos matemáticos


 

 

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) é uma unidade de ensino e pesquisa na esfera do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi a primeira unidade de pesquisa criada pelo Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq). Teve sempre caráter nacional e foi sempre voltado para o estímulo à pesquisa científica em matemática e à formação de novos pesquisadores, bem como para a difusão e o aprimoramento da cultura matemática no país. Essas atividades, estreitamente relacionadas entre si, visam promover o conhecimento matemático, fundamental para o desenvolvimento das ciências e da tecnologia em geral, o que por sua vez é essencial para o progresso econômico e social da Nação.

Considerado hoje o instituto de matemática de maior prestígio na América Latina e de padrão científico semelhante às melhores instituições dos países desenvolvidos. Há 22 anos a Comissão do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), que avaliou seus institutos, concluiu que "a excelência do IMPA faz dele um modelo do que deve ser um instituto nacional de pesquisa básica e a ele devem ser proporcionadas as condições que lhe permitam preservar esta excelência".

Pensando em um canal de comunicação contemporâneo, que interage com os jovens, e com o objetivo de disseminar assuntos relacionados à matemática de maneira cotidiana e fluida, o IMPA criou uma página na rede social Facebook. Em pouco mais de um mês, a fanpage já conta com mais de 3000 curtidas.
Veja abaixo um exemplo dos textos publicados na página.

 

Você é feliz?

“A felicidade é como a pluma que o vento vai levando pelo ar”, já dizia o maestro Tom Jobim na canção “Felicidade”, da peça “Orfeu da Conceição” (1954), de Vinicius de Moraes. Leve e solta, tem diferentes significados para cada pessoa. Desde 2014 a tão almejada felicidade pode ser descrita em uma fórmula matemática.

Pesquisadores da Universidade de Londres criaram uma equação capaz de prever a felicidade. Para testar a fórmula, inicialmente fizeram testes com 26 participantes. As “cobaias” precisavam tomar decisões que resultavam em ganho ou perda de dinheiro, enquanto sua atividade cerebral era monitorada após a pergunta: “Quão feliz você está agora?”

Baseados nesses dados, os cientistas desenvolveram um modelo que ligava as respostas aos ganhos e expectativas dos participantes. Porém era preciso expandir a pesquisa. Foi aí que os cientistas criaram o game “A grande experiência do cérebro” – que você pode baixar no celular > https://goo.gl/XM3FqZ —, e testaram o modelo em 18 mil pessoas.

Com os resultados em mãos, concluíram que a equação originada a partir do primeiro experimento estava correta. Assim, basta calcular a fórmula abaixo (nem tão simples assim) para prever a felicidade de uma pessoa.

Os pesquisadores confirmaram matematicamente o senso comum de que as expectativas de fato influenciam muito as pessoas. Assim, quem deposita menores expectativas, dificilmente vai se desapontar.

E você, é feliz?!

 


 

Para acompanhar as publicações do IMPA no Facebook, acesse o link a seguir e curta a página: https://www.facebook.com/IMPABR

Para mais informações sobre Publicações, Calendários, Eventos, Seminários, entre outros, acesse o site do IMPA: http://www.impa.br/opencms/pt/

 


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 20/10/2016

Programa Anual de Bolsas de Estudos de Mestrado e Doutorado

Tags: do, programa de bolsas, mestrado, doutorado.

 

 

Prezado Professor,

O Programa Anual de Bolsas de Estudos de Mestrado e Doutorado/2016 para Professores da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro estará com as inscrições abertas de 01 de novembro a 30 de novembro.

Este Programa é um incentivo ao desenvolvimento de projetos de pesquisa que visem à melhoria das práticas educacionais nas Unidades Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino.

Abaixo documentos do Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro do dia 17 de outubro de 2016 - páginas 45 e 46.
 

            

 

 

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA DE ENSINO
ESCOLA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR CARIOCA – PAULO FREIRE


EDITAL E/SUBE/ EPF Nº 12 DE 14 DE OUTUBRO DE 2016

PROGRAMA ANUAL DE BOLSAS DE ESTUDOS DE MESTRADO E DOUTORADO
PARA PROFESSORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO



Instituído, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, pelo Decreto nº 35674, de 30 de maio de 2012, o Programa Anual de Bolsas de Estudos de Mestrado e Doutorado tem por objetivo reafirmar a política de valorização dos professores da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro. As Bolsas de Estudos, com duração de um ano, oferecidas por este Programa, destinam-se aos professores inscritos em Programas de Pós-Graduação, em nível de Mestrado ou Doutorado, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. Este programa é um incentivo ao desenvolvimento de projetos de pesquisa que visem à melhoria das práticas educacionais nas Unidades Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino.

REGULAMENTO

É de fundamental importância, para efetuar a realização da inscrição no Programa, a leitura na íntegra da seguinte legislação:

  • Decreto n.º 31.613, de 18 de dezembro de 2009, que consolida as diretrizes e regulamentação aplicáveis ao afastamento de servidores da Administração Municipal;
     
  • Decreto n.º 31.614, de 18 de dezembro de 2009, que consolida as diretrizes e a regulamentação aplicáveis ao treinamento de servidores da Administração Municipal;
     
  • Decreto n.º 35.674, de 30 de maio de 2012, que institui o Programa Anual de Bolsas de Estudos de Mestrado e Doutorado;
     
  • Resolução SME Nº 1201, de 13 de setembro de 2012, que Regulamenta o Programa Anual de Bolsas de Estudos de Mestrado e Doutorado;
     
  • Resolução SME N°1225, de 31 de janeiro de 2013, que altera a redação do caput e do inciso VI do Art. 2°, da Resolução SME N.º 1201, de 13 de setembro de 2012.
     


 I – Público - Alvo

Professores da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro com no mínimo 05 (cinco) anos de efetivo exercício na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, com homologação do Estágio Probatório; que não se encontrem em regime de função gratificada, cargo em comissão e não sejam detentores de cargo ou emprego público da administração pública de outros entes federativos.
Estar regularmente matriculado em Curso de Pós-Graduação, em nível de Mestrado e Doutorado, na disciplina correspondente ao cargo efetivo ou na área de educação que guarde compatibilidade com sua prática pedagógica no âmbito da Secretaria Municipal de Educação.

II – Inscrição

O professor deverá apresentar os documentos citados a seguir, no Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro – Anísio Teixeira (E/SUBE/EPF/CREP-AT), da Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire (E/SUBE/EPF), no período de 01 de novembro a 30 de novembro de 2016:

  • Ficha de inscrição preenchida e assinada (Anexo I);
     
  • Carteira de Identidade – original e cópia;
     
  • Último Contracheque – original e cópia;
     
  • Cadastro de conta corrente, não conjunta, preenchido e assinado (anexo II);
     
  • Comprovação de, no mínimo 05 (cinco) anos de regência de turma na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro;
     
  • Currículo Lattes, em 03 (três) vias, atualizado nos últimos 03 (três) meses;
     
  • Memorial, em 03 (três) vias, que aponte a articulação entre o estudo desenvolvido pelo candidato, sua prática pedagógica e a proposta educacional da Secretaria Municipal de Educação – no máximo 03 (três) laudas;
     
  • Relatório do desempenho das turmas emitido pelo SCA/SGA das turmas em que atuou como regente nos 03 (três) anos que antecederam à solicitação da Bolsa de Estudos de 2014, 2015 e 2016 (até a terceira avaliação do presente ano);
     
  • Declaração, em papel timbrado, da Instituição de Ensino Superior a que estiver vinculado, contendo a última avaliação CAPES do curso, a data da aprovação no processo seletivo, a Linha de Pesquisa e a previsão de conclusão do curso;
     
  • Projeto de Pesquisa, em 04 (quatro) cópias impressas e uma em CD com arquivo em PDF (modelo de Projeto de Pesquisa, no Anexo III, para os candidatos que a instituição de ensino não exige como pré-requisito para o processo de seleção).
     


III – Temas

Serão priorizados os seguintes temas:

  • Práticas de Sala de Aula
     
  • Avaliação e Sucesso Escolar
     
  • Aprendizagem e Neurociência
     
  • Didática
     
  • Alfabetização
     
  • Educação Especial
     
  • Educação Infantil
     
  • Educação e Novas Tecnologias
     


IV – Concessão

Serão concedidas, 100 (cem) Bolsas de Estudos para Mestrado ou Doutorado pelo período de 12 meses, sem prorrogação ou renovação.

V – Seleção

A análise da documentação e a seleção dos professores serão de responsabilidade do Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro – Anísio Teixeira (E/SUBE/EPF/CREP-AT), da Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire (E/SUBE/EPF).

Os Projetos de Pesquisa serão analisados por uma banca formada por profissionais pertencentes ao quadro da Secretaria Municipal de Educação.

A relação dos profissionais integrantes da banca examinadora dos Projetos de Pesquisa será publicada no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro.

Serão obedecidos os seguintes critérios de classificação para a seleção dos professores:

  1. Compatibilidade da pesquisa com a prática pedagógica no âmbito da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro;
     
  2. Frequência nos últimos 03 (três) anos;
     
  3. Relatório de desempenho emitido pelo SCA/SGA das turmas em que atuou como regente nos 03 (três) anos que antecedem à solicitação da Bolsa de Estudos dos anos de 2014, 2015 e 2016 (até a terceira avaliação do presente ano);
     
  4. Relatório da Chefia Imediata sobre o desempenho do professor, somente no caso em que o servidor não esteja exercendo a regência de turma nos três anos anteriores à solicitação da Bolsa de Estudos;
     
  5. Currículo Lattes.

 

VI - Resultado

O resultado com o nome e matrícula dos contemplados será publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro no mês de janeiro de 2017.

VII - Considerações

Toda a documentação necessária para a inscrição deverá ser entregue pelo professor ou pelo seu representante legal no Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro – Anísio Teixeira, da Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire, Avenida Presidente Vargas nº 1.314, de 2ª a 6ª feira, no horário das 9h às 16h.
É de máxima importância o preenchimento correto dos dados da ficha de inscrição e do Termo de Compromisso.
Só será aceita a inscrição do professor que apresentar toda a documentação relacionada no item II deste Regulamento.
Os candidatos não selecionados terão o prazo de 30 (trinta) dias, a contar da publicação do resultado, para retirar os documentos no E/SUBE/EPF/CREP-AT. Após este prazo os mesmos serão descartados.
Os casos omissos serão resolvidos pela Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire.

VIII - Do Bolsista

O professor que for contemplado com a bolsa de estudos deverá:

  1. Disponibilizar para o acervo do Centro de Referência da Educação Pública – Anísio Teixeira, da Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire, duas cópias da pesquisa, sendo uma impressa e uma cópia em CD com arquivo em PDF, após aprovação pela Instituição de Ensino Superior;
     
  2. Apresentar ao Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro – Anísio Teixeira (E/SUBE/EPF/CREP-AT), uma publicação acadêmica durante o período da concessão da Bolsa de Estudos;
     
  3. Comprovar junto ao Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro – Anísio Teixeira (E/SUBE/EPF/CREP-AT), participação em eventos tais como: Congressos, Palestras, Seminários e afins, na sua área de atuação, durante o período da concessão da Bolsa de Estudos;
     
  4. Apresentar, a cada mês, ao Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro – Anísio Teixeira (E/SUBE/EPF/CREP-AT), relatório das atividades desenvolvidas;
     
  5. Apresentar, semestralmente, ao Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro – Anísio Teixeira (E/SUBE/EPF/CREP-AT), relatório das atividades desenvolvidas, assinado pelo orientador ou coordenador do curso de Mestrado ou Doutorado;
     
  6. Atuar como parecerista de textos que assim necessitarem, de acordo com planejamento da E/SUBE/EPF e E/SUBE/EPF/CREP-AT, durante a vigência da Bolsa;
     
  7. Realizar uma palestra a partir do tema foco de sua pesquisa, de acordo com planejamento conjunto E/SUBE/EPF e E/SUBE/EPF/CREP-AT, para os professores desta Rede Municipal de Ensino, durante a vigência da Bolsa.
     


Informações:
Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire
Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro – Anísio Teixeira
E-mail: crepatsme@rioeduca.net
Telefone: 2253-1050 

 

 

ANEXOS 

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

 

CADASTRO DE  CONTA CORRENTE

 

MODELO DE PROJETO DE PESQUISA

 

 

 

                                                                                                                                


   
           



Yammer Share