A A A C
email
Retornando 88 resultados para o mês de 'Novembro de 2012'

Quinta-feira, 29/11/2012

I Mostra Cidade de Deus Mais Educação

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

 

A I Mostra Cidade de Deus Mais Educação foi realizada no dia 26 de outubro, de 13h às 17h, na Escola Municipal José Clemente Pereira. A Mostra contou com a participação de escolas localizadas na Cidade de Deus e com a integração das oficinas do Programa Mais Educação que acontecem nas Escolas do Amanhã.

 

 

 

A proposta de integração começou a ser pensada a partir da capacitação dos educadores comunitários, feita pelo Bairro Educador, onde foi ressaltada a importância da integração dos educadores e gestores de projeto, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento das atividades nas unidades escolares.

 

 

A educadora comunitária da Escola Municipal José Clemente, Darlene da Costa, levou a ideia adiante e realizou seis encontros com os educadores das Escolas do Amanhã da Cidade de Deus a fim de planejar a atividade. Os encontros foram itinerantes para que todos pudessem conhecer as escolas. Os encontros foram feitos no CIEP Luiz Carlos Prestes, na E. M. Pedro Aleixo, na E. M. José Clemente Pereira e na E. M. Alberto Rangel.

 

 

 

No último encontro, tivemos a adesão da E. M. Professoranda Leila Barcellos de Carvalho, com a presença da educadora Luisa Neves, que também se interessou em participar da atividade. Vale destacar o apoio dado pelas direções e coordenações que participaram dos encontros.

 

O objetivo geral da atividade foi a integração das oficinas do Programa Mais Educação nas escolas do Amanhã que fazem parte do Bairro Educador na Cidade de Deus. Além disso, buscou-se, através dessa integração, fazer com que os educadores comunitários, oficineiros, estudantes e escolas também interagissem, além de divulgar as oficinas realizadas nas escolas. As atividades dessas oficinas envolveram os seguintes temas: canto coral, dança, artes, horta, capoeira e percussão.

 

Os estudantes da Escola Municipal José Clemente Pereira realizaram uma apresentação de dança, coordenada pelo oficineiro Lucio Costa. Houve também uma integração da capoeira das escolas: E. M. Alberto Rangel, a anfitriã E. M. José Clemente Pereira e E. M. Pedro Aleixo. A apresentação foi promovida pelo Mestre Derli, que atua nas duas unidades escolares, acompanhada pela percussão dos oficineiros Iago e Yuri.

 

 

 

A oficineira de Horta Dirce Teixeira, do CIEP Luiz Carlos Prestes, preparou o espaço, na escola anfitriã, para construir uma mini-horta. Já as oficineiras de arte exibiram os trabalhos feitos pelos estudantes. O oficineiro de fotografia auxiliou as crianças nos registros das atividades e o músico Nadinho do Canto Coral fez a apresentação do Hino das Escolas com seu grupo.

 

 

 

A coordenadora do Programa Mais Educação Christiane Moraes Rosa disse ter ficado satisfeita com o resultado da integração e falou como foi importante aquele espaço de troca de experiências entre a comunidade escolar.

 

                                                                                                               Texto adaptado do parceiro Bairro Educador

 

 

Não deixem de acompanhar as próximas publicações!

 No mês de dezembro, vejam como foi a Maratona de Histórias da 7ª CRE em várias escolas!

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php

 

 

Roberta Vitagliano é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca na 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

 

 

                               

 

 

 

x

x


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 29/11/2012

Multiplicando Ações de Excelência na Educação

Tags: 1ªcre, projetos.

 

A Escola Municipal Portugal, localizada na Avenida do Exército 175, no Bairro Imperial de São Cristóvão, tem demonstrado a qualidade de seu trabalho através das ações de excelência desenvolvidas por toda equipe. O quadro de professores e profissionais são comprometidos e dedicados, o que só pode resultar em sucesso na aprendizagem dos jovens alunos.

 

 

Sucesso e Excelência em Educação são qualidades construídas em um processo de esforço coletivo, amor ao trabalho, estudo e capacitação. A gestão democrática tem o apoio da comunidade e os professores acreditam no potencial de seus alunos. Entre tantas ações, selecionamos algumas para compartilhar com os leitores de nosso portal:

 

PRÊMIO SESI QUALIDADE NA EDUCAÇÃO 2012

 

 


Dia 21 de novembro, no Centro de Convenções Sulmérica, durante o Seminário Conecta 2012, a Escola recebeu o Prêmio SESI de Qualidade na Educação 2012. O Prêmio, uma iniciativa da FIRJAN, em parceria com o Canal Futura, premiou as 40 escolas municipais que alcançaram os melhores resultados na conjugação de variáveis selecionadas do IDEB 2011 e IDFM- Educação 2009. Esse último indicador utiliza dados do Censo Escolar e leva em conta, entre vários itens, o nível de Formação do corpo docente que compõe as unidades escolares.

 


Orquestra de Vozes Meninos do Rio

 

 


Mais uma vez os alunos da unidade brilharam na belíssima apresentação da Orquestra
de Vozes Meninos do Rio, da qual a Escola Portugal é integrante através do trabalho desenvolvido pela professora de música Marta Broxado. É realmente uma grande alegria para toda comunidade ver a felicidade no olhar, nos sorrisos e vozes dos estudantes!



Trânsito e Consciência

 

 

 


No dia 18 de outubro, a Professora Suelane e quatro alunas foram visitar a CCR Ponte, onde puderam conhecer um pouco do trabalho, além de realizarem uma bltiz Educativa na Ponte Rio-Niterói. Nessa oportunidade, as crianças conversaram com os motoristas e entregaram cartinhas que foram elaboradas por elas, mostrando a eles a importância de adotar uma postura de atitudes seguras no trânsito.

 


A unidade também recebeu o espetáculo "O BRINQUEDO DE BEBEL", peça teatral integrante do Projeto Estrada da Cidadania, uma parceria do Grupo CCR Ponte com a nossa Coordenadoria Regional de Educação. O Projeto trabalhou as questões de Educação no Trânsito e Convivência Sustentável com o Meio Ambiente.

 

História e Arte: Mosaicos Romanos

 

 

 

As turmas do 6º ano experimental estão estudando, neste bimestre, a história da Roma Antiga e sua produção cultural. Nessa perspectiva, as crianças trabalharam arte com mosaicos, que ganham destaque dentre tantas outras formas de expressão da arte romana - escultura, arquitetura etc. Na sala de aula, os mosaicos confeccionados pelos alunos refletiram os sentimentos e sensações dos alunos-artistas.

 

A Escola Municipal Portugal é reconhecida por ser uma escola pública de qualidade, e esse mês o projeto de leitura foi publicado no portal do MEC, demonstrando que trabalhos excelentes devem ser compartilhados com todo o país e com o mundo! Clique na figura abaixo, confira a publicação  e multiplique esta ideia!

 

 

 

 

Pra conhecer ainda mais os projetos dessa Escola Municipal de Sucesso,
clique no link abaixo:

http://escolamunicipalportugal-rio.blogspot.com.br/
 

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Contatos:
Rute Albanita
 Professora e Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 29/11/2012

Novembro de Artes na Creche Emílio

Tags: 9ªcre, blogdeescola, artes.

 

A Creche Municipal Emilio Ibrahim Lázaro Jubram Dib da 9ª CRE vem desenvolvendo, ao longo do ano, o Projeto “De Onde venho, de onde vem?” e neste mês de novembro foi a vez das Artes.

 

 

 

 

O Blog da Creche Emíliono mês de novembro, caprichou na divulgação do seu Projeto, com muita alegria e entusiasmo dos pequenos artistas. Vamos conferir na postagem das professoras Fernanda, Talita, Maria Aparecida, Amanda, Adneia, Patrícia, Kátia, Andreia e Jaqueline. 

 

Dando continuidade ao nosso Projeto "De Onde venho, de onde vem?", chegamos a uma das mais importantes áreas que é sem dúvida as ARTES. Neste conglomerado de títulos (Pintura, Literatura, Poesia, Musica etc.) e em muitas outras formas é que abordaremos a MÚSICA.

 

 

 

Estudos apontam que a influência positiva da música é significativa e consistente em todos os aspectos do desenvolvimento e em todos os estágios da vida. Mas, nos pequeninos, seu impacto pode ser mais marcante. Nessa perspectiva, é necessário criar condições e possibilidades de percepção, de criação, de expressão e de comunicação musical para essas crianças, respeitando a maneira como eles interagem com o universo sonoro, devendo ser o fundamento das propostas de musicalização para crianças do berçário ao maternal.

 

 

Da conversa informal, com explicações sobre o que iremos ouvir, até a escolha do instrumento, torna-se um caminho onde, além de aguçar os canais de percepção, incentiva sobretudo, a sua interação ativa com a música, abrindo espaços para as experimentações infantis.

 

 

 

 

Vivenciar entre Mozart, Vinícius de Moraes, cantigas folclóricas, músicas cantadas pelas professoras no dia-a-dia significa possibilitar, de forma lúdica, o contato com a música por meio do canto, da dança, tocando instrumentos e até mesmo apreciando todas essas sonoridades. Estas vivências proporcionam momentos de intensas explorações, percepções e experimentações individuais e coletivas, necessárias ao desenvolvimento. Em um desses momentos, nossas crianças do Maternal II se deliciaram com Mozart e não perderam o ritmo.

 

 

 

 

As crianças vivenciam e demonstram seus sentimentos com o corpo inteiro: se estão alegres, pulam, correm e brincam sempre com muito barulho. Se estão tristes ou são tímidos, encolhem-se e sua expressão corporal é reveladora do que sentem.

 

Wallon, em seus estudos, nos lembra que a criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas.

 

O movimento é uma linguagem que comunica estados, sensações, ideias: O CORPO FALA.
Deste modo cabe falar sobre a importância de levar as crianças a apreciar as danças tanto como forma de arte como na vida.


 

 

 

A dupla do projeto Playando, os educadores André e Munique, estão fazendo um belíssimo trabalho. Com apresentação do Funk, do Forró, do Samba com suas jogadas de pernas, da Dança de Roda. O exemplo de Tio André com a Profª Jaqueline deu motivo para Izaque dançar com tia Munique.

 

 

 

Em todas as turmas, a alegria foi contagiante e o recado foi dado: "Dança é a única arte na qual nós mesmos somos o material de que ela é feita".

 

 

 

 

 

A música sempre está com eles! Nossos pequenos do Maternal 1 C se divertiram durante a confecção de chocalhos e tambores. Nosso projeto está indo de vento em popa!

 

 

 

 

Ainda em relação às Artes, vamos explorando novas formas de desenhar... As crianças do Maternal 1 B perceberam que podemos fazer desenho com carvão e sujar as mãos após fazer a arte! Eles adoraram!

 

 

 

 

Inspirações e produções artísticas... Vincent Van Gogh, Romero Britto, Auguste Renoir, Augusto Rosa, Cândido Portinari, Salvador Dalí. Nossos pequenos tiveram contato com esses e outros artistas e se inspiraram junto com suas professoras e produziram grandes obras-primas. Perceberam que não só artistas renomados criam grandes obras!

 

 

 

A turma do Maternal 1 B se inspirou no quadro de Van Gogh O Jardim Branco e produziram uma linda tela.

 

 

E o Projeto continua! Para conferir o que ainda vem por aí é só acessar o BLOG da CRECHE EMÍLIO.

 

 

Parabéns à equipe da C. M. Emilio Ibrahim Lázaro Jubram Dib pelo belo trabalho que vem desenvolvendo!

 

 

Venha participar você também deste espaço.

Compartilhe conosco uma atividade que a sua escola realizou.

 

 

Contatos da Representante da 9ª CRE:
Profª Márcia Cristina Alves
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves
Tel.: 94420157

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 29/11/2012

Customizando na FÉ

Tags: 4ªcre eventos projetos.


 

Customizar é adaptar algo de acordo com o gosto ou necessidade de alguém; alterar alguma coisa para fazer com que sirva melhor aos requisitos de alguém.  As modificações podem ser feitas com recortes, costuras, tingimentos, aplicações e também com novas ideias.  Nesse percurso, a C.M. Morro da Fé conseguiu transformar, não apenas roupas, mas também as atitudes da sua comunidade escolar. 

 

 

 

 

 

Veja como o projeto desenvolvido pela Creche Municipal Morro da Fé promoveu a qualidade de vida de seus responsáveis  por meio da promoção de melhores hábitos na comunidade escolar.

A equipe de profissionais mostrou a importância da relação escola-comunidade para ambas as partes, sedimentou a relação positiva que existe entre eles e apresentou determinadas condições para a melhoria da qualidade de vida da população atendida.

 

 

 

 

Customizando na FÉ- curso para comunidade escolar

 

"Nosso curso atende às famílias de nossos alunos e foi aberto também à comunidade e propõe a seguinte reflexão, como pretende nosso PPP: Você já parou para se perguntar, até que ponto a propaganda influencia seu poder de compra? Que consequências isso gera na sua concepção de infância? A mídia tem grande influência no consumismo infantil e determina de modo marcante a escolha de produtos na família brasileira.   As estilistas de moda Bruna e Rafaela, formadas pela Faculdade Veiga de Almeida, são nossas parceiras disponibilizaram-se para ministrar o curso aos sábados... gratuitamente, porque acreditam no poder transformador da educação.

  A comunidade participa com alegria e criatividade.  Acreditando que o caminhar coletivo promove ações e atitudes, assim desenvolvemos atividades específicas para os responsáveis e para a comunidade escolar em geral, tais como: roda de conversa, visionamento e  oficinas de customização  Com isso, garantirmos a efetiva participação e maior integração entre todos.

Como agentes multiplicadores, as crianças passam a conhecer os benefícios do consumo consciente. A nossa Gestão tem como uma de suas metas favorecer as questões relacionadas ao futuro da sociedade e do planeta junto à comunidade: Reciclar e Reaproveirar, "o exemplo arrasta multidões".

 

 

 

 

 

Buscar a validação da comunidade junto às ações e aos projetos realizados é uma importante ação que estamos realizando com nosso Projeto Sustentando a Fé. A próxima etapa acontecerá com os alunos, que irão customizar suas camisetas para a festa de enceramento! Texto: Professora Priscila - Professora Articuladora

 

Veja outras imagens sobre o assunto no  C.M. Morro da Fé

 

Parabéns a todos dessa equipe por ampliar as possibilidade de enriquecimento dos vínculos pessoais através dos resultados dessas oficinas dedicadas a comunidade escolar.

 

Ana Accioly
Professora e Representante Rioeduca.net da 4ªCoordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share