A A A C
email
Retornando 88 resultados para o mês de 'Novembro de 2012'

Segunda-feira, 26/11/2012

A Escola Amarelinha do Cesarão

Tags: 10ªcre, patrono, mais educação.

 

Localizada no Conjunto Habitacional Octacílio de Carvalho Camará, a Escola Municipal Luiz Caetano de Oliveira possui 36 turmas e funciona em três turnos.

 

 

No conjunto Cesarão, poucas pessoas sabem onde fica a Escola Municipal Luiz Caetano de Oliveira.  No entanto, se a pergunta for sobre a escola amarelinha, certamente o interlocutor interessado será orientado com precisão para chegar a seu destino.

 


 A Escola Municipal Luiz Caetano de Oliveira não é amarelinha, como também o nome oficial do conjunto não é Cesarão.

 


 Segundo informações da diretora, professora Eliete Mendanha da Cunha, o prédio da escola sempre foi pintado de amarelo.  Assim, foi mantida a tradição oral de se falar na “escola amarelinha”, mesmo agora, já com o prédio pintado nas cores oficiais da Prefeitura do Rio: azul e branco.

 


Quanto ao conjunto habitacional, talvez por ficar localizado no início da Avenida Cesário de Melo, no sentido de Santa Cruz para Campo Grande, o povo resolveu rebatizá-lo de “Cesarão”, embora o nome oficial seja Conjunto Habitacional Octacílio de Carvalho Camará.

 


Octacílio Camará, um político muito famoso na antiga Zona Rural do Distrito Federal, também empresta o nome à principal via de ligação do centro de Santa Cruz à Avenida Brasil, e a uma estação ferroviária da Supervia.  Ele foi eleito senador e um de seus correligionários mais próximos, o deputado Júlio Cesário de Melo, deu origem ao apelido Cesarão.

 


Luiz Caetano de Oliveira, o Patrono da Escola Municipal 10.19.022, da 10ª CRE, foi engenheiro e professor da Escola Politécnica do Rio de Janeiro, da Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro e do Colégio Santo Inácio.  Colaborou na Comissão de Melhoramentos e Obras Municipais, no ano de 1914, além de aparecer também como autor do livro “Rudimentos de cálculo diferencial e de cálculo integral”, publicado em 1939, pela Editora Melhoramentos.

 


Na escola, encontra-se o retrato do patrono em bico de pena, devidamente emoldurado.  O que chama a atenção de todos que visitam pela primeira vez a E.M Luiz Caetano de Oliveira é a quantidade enorme de belíssimos murais tanto nas salas de aula como espalhados pelos corredores.

 


São os trabalhos expostos que confirmam o quanto professores e alunos gostam de estar naquele ambiente, mesmo diante de tanta adversidade.  A escola localiza-se em uma área de permanente conflagração social, com disputas entre facções dos conjuntos Rollas e Cesarão, que, infelizmente, acabam interferindo na vida escolar e na harmonia comunitária.

 


Para desenvolver sua metodologia pedagógica, a direção e professores da escola elaboraram um PPP que recebeu o título principal de “Sustentabilidade com qualidade de vida”, propondo educação para uma vida sustentável, com desenvolvimento da consciência ambiental.

 


De acordo com as informações do PPP, a comunidade atendida pela UE é proveniente de loteamentos clandestinos que foram surgindo em torno da escola ao longo dos anos.

 


Como se trata de alunos de famílias de baixa renda, os profissionais se desdobram para proporcionar a todos uma visão de mundo condizente com os programas da Secretaria Municipal de Educação, sempre com o objetivo de reduzir a evasão e ampliar a permanência do aluno na escola, oferecendo atividades de oficinas no contraturno.

 


Uma dessas oficinas é a banda de música, composta por alunos do 2º ao 5º ano, cujo maestro é o dedicado professor Justino.

 


Segundo informações da diretora adjunta, a professora Mônica Cristina, o aproveitamento escolar dos alunos participantes da banda de música tem melhorado consideravelmente.

 


Na minha visita à escola, as crianças se empolgaram tocando acordes do Hino Nacional Brasileiro e souberam responder com exatidão as perguntas que fiz sobre as características dos instrumentos musicais.  Eles também mostraram conhecimentos sobre Luiz Gonzaga, um dos compositores que interpretam.


Outras oficinas, além da banda de música, são desenvolvidas na E.M Luiz Caetano de Oliveira, que está integrada ao Programa Mais Educação, do MEC.

 


São várias atividades optativas, realizadas com acompanhamento pedagógico, em sistema de contraturno, visando a aumentar a oferta educativa nas escolas públicas.

 

 

 

 

 

 


Além de contar com a participação ativa dos professores e funcionários, a direção recebe integral apoio do Conselho Escola Comunidade e mantém parceria com diversos setores da comunidade, contando com a presença de oficineiros, colaboradores, voluntários e funcionários de apoio.

 


É assim, com uma gestão democrática direcionada a atender os anseios de significativa parte da população do conjunto Cesarão, que a direção, os professores e os funcionários da “Escola Amarelinha”, Luiz Caetano de Oliveira, estão desenvolvendo o seu trabalho pedagógico, em busca do cumprimento das metas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 


Sinvaldo do Nascimento Souza, professor representante do Rioeduca na 10ª CRE
Contatos: E-mail: sinvaldosouza@rioeduca.net
Twitter: @SinvaldoNSouza
Facebook/SinvaldoSouza

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 26/11/2012

Os Cantinhos Mágicos da Aprendizagem

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

A Creche Municipal Espaço Livre da Criança, situada na Rua Laurindo Rabelo 184, bairro do Estácio, desenvolve um trabalho de excelência com as crianças matriculadas em sua instituição. Para Andrea, gestora da creche, e toda sua equipe, qualidade em educação está em primeiro lugar. Assim, desenvolvem projetos em que brincar e aprender estimulam os pequenos num cotidiano que favorece escolhas, possibilita o desenvolvimento da autonomia e a aprendizagem através do lúdico.

 

 

A professora Célia Márcia e as educadoras da Turma de maternal I entendem que a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil deve proporcionar à criança o desenvolvimento da autonomia e a capacidade de construir as suas próprias regras e meios de ação de modo flexíveis. Assim, criaram vários cantinhos na sala de atividades que propiciam aos pequeninos brincar e aprender ao mesmo tempo. As educadoras utilizam os espaços pedagógicos com objetivo de possibilitar às crianças a interação, organização pessoal, além de proporcionar momentos prazerosos e espontâneos.

 

Cantinhos Mágicos

 


No sala de atividades, há  vários cantinhos interessantes, enriquecedores e que despertam na turminha ainda mais vontade de explorar, conhecer e brincar. Conheça cada um dos quatro lindos espaços que a criançada utiliza todos os dias:

 

 

Espaço Beleza... Belezura

 

 

É um ambiente aconchegante, no qual as crianças podem utilizar roupas,  acessórios e viajar no mundo da fantasia. Neste momento, representam, imitam, brincam de fazer compras, ir ao shopping... Se tornam mães, pais, médicos, astronautas e super-heróis!!!

 

Que delícia de comida

 

 

Neste espaço, há potinhos, panelinhas, pratinhos, talheres, copos e até mesmo um fogão de brincadeira! Imagina só quantas comidinhas gostosas, as crianças fazem!

 


Cantinho da Imaginação

 

 

Neste espaço, os pequenos podem ter ao alcance das mãos: livros, revistas, jornais e demais tipos de material escrito. Eles  contam, recontam  e criam novas historinhas! Também podem desenhar, pintar e usar a imaginação!

 

 

 Quebrando a Cabeça

 

As crianças adoram este ambiente, pois é repleto de  joguinhos! Este é o espaço  que possibilita aos alunos  adquirirem  noções matemáticas, socialização e integração de forma lúdica e muito criativa!

 

As crianças, as famílias e toda  equipe da Creche Municipal Espaço Livre da Criança estão muito felizes com o sucesso deste trabalho!

 

 

 Pra conhecer ainda mais os projetos dessa Escola Municipal de Sucesso,

clique no link abaixo:

http://felizespaco.blogspot.com.br/
 

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Contatos:
Rute Albanita
 Professora e Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 26/11/2012

Brincadeiras de Animação

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas, artesvisuais.

Os alunos da Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias, localizada no bairro da Tijuca, participaram do Festival do Rio 2012.

 

 

O Festival do Rio 2012 aconteceu nos meses de setembro e outubro.  Durante esse período, o Rio de Janeiro foi conhecido como capital mundial do cinema. Além da participação de produtores profissionais, o espaço também foi aberto às escolas de nossa rede.

 

O cinema é uma forma de arte que contribui com nosso conhecimento; nos leva a uma percepção crítica e poética diante dos fatos que nos cercam diariamente.  A Mostra Geração é um espaço, dentro deste grande evento que propicia a participação de crianças e jovens iniciantes apresentando suas obras. Eles têm a oportunidade de estar em contato com obras de grandes mestres do cinema e também de conhecer o trabalho dos inciantes na área. “É o cinema de diferentes formas, todas elas mágicas, envolventes e muito prazerosas.” ( Informações consultadas no portal Festival do Rio 2012)

 

A Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias, além de outras duas unidades escolares da Tijuca, participou da Mostra Geração, realizada no dia 04 de outubro de 2012, na Estação SESC Rio, com o filme "Brincadeiras de Animação", criado pelos alunos do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental, sob a supervisão da professora Gisele Felix.

 

 

 

 

A professora Renata Carvalho, representante do portal Rioeduca, na 2ªCRE, após visitar o blog da escola entrou em contato com a unidade escolar. A professora Gisele Félix, responsável pela produção do trabalho, enviou um relato contando como foi participar da Mostra Geração no Festival do Rio 2012.

 

O objetivo do trabalho foi a compreensão do processo de realização da "animação", já que os alunos assistiam a diversas animações e não conheciam seu modo de produção. Esta seria, assim, mais uma possibilidade de comunicação e de expressão conquistada por eles.

 

Partimos, então, da realização de desenhos livres com a proposta de dar-lhes movimento. Também demos "vida" a bonecos de massinha, objetos e brinquedos, além de realizar movimentos "impossíveis" com nossos corpos, como deslizar ou voar (pixilation).

 

O trabalho foi realizado nas aulas de Artes nas turmas do 1º, 2º e 3º anos, com alguns pequenos exercícios no EI-10, e foram reunidos em um vídeo.


Gostamos do resultado final e resolvemos inscrevê-lo para seleção no Programa Vídeo Fórum - Festival do Rio.


"Foi muito gratificante para as crianças a experiência de ver seus trabalhos valorizados e expostos em uma enorme tela de cinema, com tantos espectadores.  Foi muito enriquecedor que elas vissem as produções de outras crianças e trocassem suas experiências. Esse incentivo fez com que eles ficassem mais envolvidos ainda com a realização de outros trabalhos." - Professora Gisele Félix

 


 

 

Alunos durante o desenvolvimento da atividade

 

 

Clique e assista ao vídeo criado pelos alunos da Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias, que foi exibido na Mostra Geração do Festival do Rio, dia 04 de outubro, no cine Estação SESC Rio.

 

 

 

Quer conhecer mais sobre o trabalho desta escola? Visite seu blog!

http://embombeirogdias.blogspot.com.br/

 

Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe também! Entre em contato com o representante de sua CRE para divulgar o blog ou projetos desenvolvidos por sua escola.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Contato:
Professora Renata Carvalho – Professora da rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 26/11/2012

Blog, a Valorização dos Trabalhos da Criança

Tags: 4ªcre, blogescolar.


 

Em um ambiente acolhedor e seguro, a criança vivencia diversas formas de relacionamento, expande suas experiências, assume outros papéis e encontra novos desafios na convivência diária. Nessa perspectiva, o registro das experiências é uma importante forma de reconhecer a singularidade da expressão de meninos e meninas  Permite também compreender a importância da autoria em seu processo criador.

  

 

 Blogs podem ser uma ferramenta a serviço da valorização das produções da criança.

 

 

"A nossa própria alma apanha-nos em flagrante nos espelhos que olhamos sem querer."
Mário Quintana 

 

Um blog destinado a registrar as vivências da turma faz das crianças o foco de seus processos de constituição como seres humanos em diferentes contextos: social, cultural, capacidade intelectual, criatividade, estética, expressividade e emocional. 

Nessa pespectiva, o blog é uma ferramenta indispensável para organizar, analisar e reavaliar ações pedagógicas. Ali eles demonstram de que forma se relacionaram, pensaram, simbolizaram, apreenderam, articularam determinados conteúdos e de que maneira esses conteúdos se concretizaram em recortes do conhecimento apreendido.

O aluno, quando alimenta o blog, se situa melhor dentro dos conteúdos desenvolvidos, estabelece relações entre o que já sabe, o novo e outras áreas do conhecimento. Dá sentido ao que aprendeu, torna-se mais crítico e exigente em relação a si mesmo e ao ensinar/aprender.

Confira essa proposta no blog das turmas de 5º ano da Escola Municipal Presidente Eurico Dutra.

 

 

 

 

  "A participação dos pais na vida dos seus filhos é muito importante. Eles precisam estar cientes dos grandes feitos que suas crianças realizam. O blog luarosa2006.blogspot.com nasceu deste pensamento.  Com este recurso, os pais, que nem sempre podem estar presentes na escola, e também aqueles que gostam de incentivar a vida escolar dos seus filhos,  têm a possibilidade de ficar sabendo o quanto suas crianças são valorosas. As crianças sentem-se importantes e cada vez mais capricham nas atividades.  O blog luarosa2006.blogspot .com  foi desenvolvido pelas turmas 1501 e 1502 da E.M. Presidente Eurico Dutra , professora Raquel Oliveira em 2012." Texto: Professora Raquel  Oliveira

 

Parabéns a equipe da Escola Municipal Presidente Eurico Dutra por ampliar  conceitos e  possibilidades para a elaboração coletiva do saber através da utilização das novas tecnologias em sala de aula.

 

 

 

Ana Accioly
Professora e Representante Rioeduca.net da 4ªCoordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly

 

 

 

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share