A A A C
email
Retornando 88 resultados para o mês de 'Novembro de 2012'

Segunda-feira, 26/11/2012

CONVITE

 

 

No próximo dia 27, às 10h, no salão de Exposições do Centro de Convenções SulAmérica, haverá a cerimônia de diplomação dos Agentes Comunitários de Saúde e Defesa Civil, Guardiões do Rio e dos alunos da Rede Municipal de Ensino, integrantes do sistema de Alerta e Alarme Comunitário para chuvas fortes.

 

Estarão sendo certificados cerca de 1.500 alunos de unidades escolares existentes nas proximidades das comunidades em alto risco geológico da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 7ªCREs , que participaram dos exercícios simulados nas unidades escolares, que têm como objetivo esclarecer as ações de prevenção quanto a desastres locais, com treinamento simulado de desocupação das áreas de risco para as áreas seguras e a elevação dos níveis de segurança comunitária contra desastres.


Há 117 (cento e dezessete) comunidades no Município do Rio de Janeiro, mapeadas pela Geo-Rio, que possuem residências em áreas de alto risco geológico e muitos alunos da Rede Publica Municipal de Ensino, residem nessas áreas.

Os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, moradores das comunidades em lide, possuem um forte potencial de mobilização de suas famílias nas situações emergenciais relacionadas com a chuva forte.
.

A parceria entre a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Educação é fundamental para a redução de desastres focais, pois ao realizarem os exercícios simulados com os alunos, os agentes da Defesa Civil ressaltam a importância da prevenção de desastres, despertando a atenção do público escolar para outros importantes temas, como: as construções irregulares, o despejo de lixo em locais inadequados, a obstrução dos cursos d’água, a erosão do solo e o desmatamento, que agravam e aumentam os riscos de escorregamento de terras ou deslizamentos das encostas.

 

Importante: a referida cerimônia não é aberta ao público em geral, somente convidados, visto o espaço físico do salão ser limitado.

Atenciosamente.

Isabel Linhares
E/SUBG/CGG
Secretaria Municipal de Educação
isabellinhares@rioeduca.net 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 26/11/2012

Cerimônia de Diplomação dos Agentes Comunitários de Saúde e Defesa Civil, Guardiões do RJ

 

No próximo dia 27, às 10h, no salão de Exposições do Centro de Convenções SulAmérica, haverá a cerimônia de diplomação dos Agentes Comunitários de Saúde e Defesa Civil, Guardiões do Rio e dos alunos da Rede Municipal de Ensino, integrantes do sistema de Alerta e Alarme Comunitário para chuvas fortes.

 

 

Estarão sendo certificados cerca de 1.500 alunos de unidades escolares existentes nas proximidades das comunidades em alto risco geológico da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 7ªCRE , que participaram dos exercícios simulados nas unidades escolares, que tem como objetivo esclarecer a ações de prevenção quanto a desastres locais, com treinamento simulado de desocupação das áreas de risco para as áreas seguras e a elevação dos níveis de segurança comunitária contra desastres.


Há 117 (cento e dezessete) comunidades no Município do Rio de Janeiro, mapeadas pela Geo-Rio, que possuem residências em áreas de alto risco geológico e muitos alunos da Rede Publica Municipal de Ensino, residem nessas áreas.
 


Os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, moradores das comunidades em lide, possuem um forte potencial de mobilização de suas famílias nas situações emergenciais relacionadas com a Chuva Forte.
 

A parceria entre a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Educação é fundamental para a redução de desastres focais, pois a o realizarem os exercícios simulados com os alunos , os Agentes da Defesa Civil r essaltam a importância da prevenção de desastres, despertando a atenção do público escolar para outros importantes temas, como: as construções irregulares, o despejo de lixo em locais inadequados, a obstrução dos cursos d’água, a erosão do solo e o desmatamento, que agravam e aumentam os riscos de escorregamento de terras ou deslizamentos das encostas. 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 23/11/2012

Interdisciplinaridade no Centenário do Rei do Baião

Tags: 5ªcre, blogdeescolas, projetos.

 

No ano em que Luiz Gonzaga completaria cem anos, professores da Escola Muncipal Cecília Meireles trabalharam interdisciplinarmente, valorizando a diversidade cultural em homenagem ao Rei do Baião.
 


   

Na Escola Municipal 05.14.002 Cecília Meireles, as professoras Eliete Vasconcelos e Djenane Rachel, respectivamente regentes de turma na disciplina de Educação Musical e  Educação Física, queriam que os alunos soubessem um pouco mais sobre a história, a música e a dança da região nordeste. Assim, homenagear Luiz Gonzaga seria um ótimo caminho para seus objetivos.

Este ano, a SME/RJ teve como proposta inicial o projeto '"Cem Anos do Rei do Baião" e, com ele, o trabalho das professoras seria maravilhoso. A escola abraçou esse projeto e resolveu abrir os eventos começando pelo Sarau de Primavera, recebendoCentro Cultural São Martinho, que ofereceu a Oficina de Musicalidades, com canto e dança para alunos e professores.

 

 

 

O Centro Cultural São Martinho é uma entidade filantrópica que atua há mais de 27 anos (desde 1984) na área da infância e juventude com projetos socioculturais, contribuindo para a transformação da realidade de crianças e jovens da cidade do Rio de Janeiro. Vinculada à Província Carmelitana de Santo Elias, a instituição atende crianças e jovens entre 6 e 18 anos de idade, em diversos níveis de vulnerabilidade social. Dentre os níveis de vulnerabilidade estão as crianças/jovens em situação de rua e oriundas de comunidades, atendidas com atividades culturais e educativas realizadas no contraturno escolar, preparação e inserção do jovem no mercado formal de trabalho (Lei do Aprendiz) e defesa jurídico-social. Todas essas ações contribuem para a garantia de seus direitos e formação como cidadãos, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

Interdisciplinaridade

 

 

As professoras Felicidade Magalhães e Patrícia dos Santos, regentes da Sala de Leitura, usaram literatura e vídeos baseando-se nas obras de Ariano Suassuna para trabalhar com os alunos produção de textos a partir do filme sobre sua biografia. Daí, foi fácil para as equipes selecionar músicas para uma futura mostragem.

 

 




 

As professoras Eliete e Djane desenvolveram com alunos atividades artísticas com material reciclado, que envolveram maquetes, instrumentos musicais, como: zabumba, sanfona e triângulo. Muita dança e música da cultura nordestina fizeram parte desse processo.

 

 

 

 

 

 

As professoras de Língua Portuguesa Newma, Val, Célia Faria, Aparecida e Édila, bem como as professoras Tânia (Realfa), Andréa Karl e Graça (Acelera) orientaram os alunos na produção de um livro que foi lançado no Sarau Literário.

 

Nesse envolvimento cultural, o tema passou a ser interdisciplinar, em que professores das áreas de História, Carolina, Patricia e Renata, e Geografia, Célia, Marcos e Tânia, se aprofundaram no trabalho com seus alunos.

 

Segundo a professora Eliete, uma mudança vem acontecendo na escola em relação à opção musical, pois os alunos andam pelos corredores da escola cantando músicas de Luiz Gonzaga e não somente funk.

 

Parabéns à direção e equipe pedagógica da E.M. Cecília Meireles que, com esforço, dinamismo e muita garra, vêm, ao longo do ano, fazendo um trabalho interdisciplinar, possibilitando seus alunos uma interessante visão de mundo.
 

Parabéns especial às professoras da Sala de Leitura, Felicidade e Patrícia, pela troca de informações tornando esta publicação, também, especial.
 

A Sala de Leitura Maurício de Sousa criou seu blog há algum tempo e promove a leitura de suas atividades através do endereço eletrônico http://saladeleituramaurciodesousa.blogspot.com.br/

 

 Escolas e professores participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos.

Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

Acompanhem e comentem nos blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

Representante do Rioeduca na 5ªCRE _ Professora  Regina Bizarro

Twitter: @rebiza / Facebook: rebiza

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

 

                                


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 23/11/2012

Uma Vitória para ser Compartilhada!

Tags: 8ªcre, troféurioeduca.

 

 

A noite do dia 21 de novembro brilhou para a Educação Carioca!

A segunda edição do Troféu Rioeduca aconteceu na Casa de Show Vivo Rio, onde projetos e Blogs foram premiados numa noite repleta de beleza e alegria!

Celebração e reconhecimento do trabalho feito pelas equipes das escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro!

 

 

 

 

Noite da entrega do Troféu Rioeduca, na Casa de Show Vivo Rio

 

 

 

A segunda edição do Troféu Rioeduca aconteceu na noite do dia 21 de novembro, no Vivo Rio.

Após a votação popular, os projetos e Blogs selecionados passaram pelo júri e receberam a feliz notícia de sua premiação nesta grande festa!

Independente de saírem com o troféu nas mãos, era visível a alegria dos representantes das escolas, por estarem recebendo a valorização e a visibilidade de seu trabalho, que é desenvolvido diariamente dentro das unidades escolares.

 

 

 

À esquerda, professora Soraia Rodrigues, atual diretora da E.M. Leonardo da Vinci. Ao lado, Mariza Sousa, diretora da escola em 2011, e José Luiz Goldfarb, Coordenador do Programa Rio, Uma Cidade de Leitores.

 

 

 

A 8ª Coordenadoria de Educação recebeu  duas indicações para o Troféu Rioeduca 2012.

A Escola Municipal Professor Lauro Travassos concorreu na categoria Rio Sustentável, com o projeto "Por Um Mundo Melhor".

A equipe chegou ao evento muito confiante e saiu com o sonho realizado!


 

 

 

Ao centro, professora Vania Videira, diretora da E.M. Professor Lauro Travassos.  À direita, Ilza Lima, Apoio à direção

 

 

 

A Escola Municipal Leonardo da Vinci concorreu na categoria Rio Belas Artes, com o projeto "Cantando e Aprendendo com Zé Zuca".

A equipe que atuava na escola em 2011 foi convidada pela atual gestão para estar presente neste importante momento.

Todos saíram muito satisfeitos, pois o projeto da escola foi o escolhido para receber o Troféu!

 

 

 

 

 

 

 

 

 "A Escola Municipal Leonardo da Vinci foi a vencedora do Troféu Rioeduca na categoria Rio Belas Artes!

Meu  Agradecimento a Deus, ao grupo de professores maravilhosos da escola, aos amigos que votaram, aos jurados que escolheram e reconheceram o trabalho de qualidade que foi realizado!

 À professora Mariza Sousa, nossa diretora do ano de 2011,  ano em que o projeto foi realizado e enfim a Zé Zuca, que nos inspirou com sua obra a fazer um trabalho tão bonito e de grande relevância para nossos alunos!"

Professora Célia Vimercate - E.M. Leonardo da Vinci

 

 

 

 

 

 

As escolas Leonardo da Vinci e Professor Lauro Travassos desejam compartilhar essa linda vitória com as escolas da 8ª Coordenadoria de Educação, pois reconhecem que o trabalho de todas é uma superação diária das dificuldades e obstáculos, porém o alvo principal de oferecer Educação de Qualidade, nunca deixou de ser o primeiro pensamento a cada dia!

 

 

 

O Rioeduca parabeniza às escolas Leonardo da Vinci e Professor  Lauro Travassos pelo Troféu Rioeduca 2012!

 

 

 

 

 

Meus Contatos:

neildasilva@rioeduca.net 

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share