A A A C
email
Retornando 88 resultados para o mês de 'Novembro de 2012'

Quinta-feira, 22/11/2012

A Escola que se Transformou em Livro

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

Nos mês de outubro, foi realizada na Escola Municipal Alice do Amaral Peixoto uma linda Maratona de Histórias. Os professores optaram por trabalhar com os Clássicos Infantis, os preferidos pela criançada. O projeto abordou de forma ampla a importância que a contação de histórias tem para as crianças. Por meio delas, as experiências infantis são enriquecidas, desenvolvendo diversas formas de linguagem.

 

 

 

 

A Coordenadora Pedagógica professora Aureana Oliveira, a professora da sala de leitura Letícia Lugão, os professores regentes e as diretoras Márcia Cristina e Marcia Rossana trabalharam com muita dedicação para que o projeto “Entrou por uma porta e saiu pela outra... quem quiser que conte outra...” se tornasse um grande sucesso.

 

 


A contação de histórias foi realizada num espaço acolhedor, convidativo e agradável para que os jovens ouvintes se sentissem motivados e curiosos. Os professores acreditam que as experiências vivenciadas pelos estudantes na hora da contação influenciam positivamente e, assim, muitos se tornam leitores apaixonados por toda a vida.

 

 

 

 

A Escola Municipal Alice do Amaral Peixoto investiu tempo, planejamento e caprichou nos figurinos usados pelos professores contadores! A escola se transformou num grande livro encantado... Eram bruxas, fadas, princesas e rainhas desfilando pelos corredores da grande unidade. Como não se apaixonar por um evento tão cheio de cores e magia?

 

 

 

A equipe se produziu com empenho, afinal, todo esforço era pouco no gratificante trabalho de encantar as crianças com a magia das histórias infantis. A ideia do projeto nasceu da vontade dos professores em incentivar os alunos a apreciarem a leitura. Eles já sabem que quando contam uma história para uma criança não estão apenas transmitindo o conteúdo, mas promovendo seu encontro com a leitura, possibilitando desenvolver no ouvinte o prazer de ler e o valor pelo livro.

 

 


 

Após o término da Maratona de Histórias, todos se sentiram gratificados com o resultado. Os olhos curiosos, a participação com perguntas, as risadas altas e comentários espontâneos  demonstraram a emoção que os jovens sentiram! Certamente, a grande plateia vai querer mais Maratonas!

 

 

Pra conhecer ainda mais os projetos dessa Escola Municipal de Sucesso,
clique no link abaixo:

http://emapeixoto.blogspot.com.br/
 

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Contatos:
Rute Albanita
 Professora e Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 22/11/2012

Arte na Creche Municipal Doutor Antônio Monteiro

Tags: 4ªcre projetos.


Para um desenvolvimento global da personalidade, é importante que a criança entre em contato com os diversos tipos de artes desde cedo.  

A utilização dos diferentes materiais artísticos durante a infância, proporciona grande liberdade, satisfação, prazer, além de formar um adulto completo e sensível.

 

A Arte  é uma expressão do universo cognitivo e afetivo de cada ser que revela seus pensamentos e sentimentos ao trabalhar com ela.  É uma reelaboração da realidade.  As pessoas veem a mesma coisa de maneira diferente e a reconstroem usando formas, ritmos, linguagens e elementos diversos.  

 

Veja como o trabalho desenvolvido na Creche Municipal Dr. Antônio Monteiro promove o incentivo ao gosto estético, a habilidade motora e a destreza manual,  fornecendo harmonia ao todo.

 

 

 

 

A produção artística deve estar ligada ao tema trabalhado em uma história, a uma brincadeira, um jogo, uma música, um vídeo, ou um assunto estudado.  É preciso que faça parte do cotidiano, não apenas como "técnica", mas como expressão da linguagem artística.

 

 

 

 

Diversificar os ambientes e variar ainda mais os materiais é um ingrediente básico para que a Arte flua entre as nossas crianças.

 

 

 

O principal objetivo é criar situações de observação e conversa a partir de imagens de artistas, da relação com diferentes materiais, ajudando a ampliar as referências dos alunos como apreciadores de Arte.

 

 

 

 

 

Parabéns a todos da equipe dessa Unidade por estimular a produção artística proporcionando as condições ideais para que as crianças  criem e apreciem obras de arte.

 

 

 

Ana Accioly
Professora e Representante Rioeduca.net da 4ªCoordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 21/11/2012

Cultura, ciência e literatura

Tags: 10ªcre, evento, realfa, aceleração, peja.

 


Twitter: @SinvaldoNSouza
Facebook/SinvaldoSouza

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 21/11/2012

Aula Viva nos Caminhos do Rio

Tags: 8ªcre.

 

 

O Projeto Caminhos do Rio proporcionou uma experiência única para os alunos do 4º e do 5º ano do Ciep Mestre André. 

Através de uma visita ao "Monumento dos Pracinhas" e ao "Aterro do Flamengo", os alunos tiveram uma 'Aula Viva' sobre fatos que marcaram a nossa História.

 

 

 

 

 

 

 

As turmas 1401 e 1501 do Ciep Mestre André participaram do Projeto Caminhos do Rio.  O evento proporcionou uma aula super atrativa sobre a História da fundação da Cidade do Rio de Janeiro em observação às mudanças que ocorreram em seus espaços físicos.

Os alunos visitaram o Monumento Nacional aos Mortos na Segunda Guerra Mundial, popularmente chamado de "Monumento aos Pracinhas", e receberam informações  sobre a participação do Brasil nas Guerras Mundiais.  O monumento aguçou a curiosidade dos alunos que fizeram muitas perguntas e observações.

 

 

 

 Alunos observam atentamente o local onde foram depositados os restos mortais dos militares brasileiros, mortos na Segunda Guerra Mundial

 

 

As turmas também visitaram o  Aterro do Flamengo.


Muitos alunos não sabiam porque o lugar recebe este nome, mas depois da aula já são capazes de perceber como o lugar mudou o cenário da cidade do Rio de Janeiro e o porquê de sua designação.


 

 

 

 

 

 

O passeio se tornou um grande mergulho pela História de nossa cidade.  Além disso, levou a entender como os fatos passados são relevantes na compreensão do presente e mostrou qual é a importância dos monumentos históricos que observamos em nossa cidade.

 

 

 

 

 "As Aulas Passeio são fundamentais para a formação integral dos estudantes. Toda escola precisa ensinar as disciplinas básicas, mas as boas escolas vão além e oferecem atividades complementares, como por exemplo passeios. As atividades culturais - como visita a museus, passeio a lugares históricos ou ida ao teatro - ampliam a visão de mundo e a bagagem de conhecimentos do aluno."

 
                                                                                          Andrea Ramal, doutora em Educação pela PUC-Rio -  

 

 

 

 

 

Para finalizar, momento de confraternização de alunos e professores na areia da praia

 

 

 

 

De volta à escola, os alunos puderam multiplicar em suas rodas de conversa tudo o que viram e ouviram durante o passeio.


Os professores aproveitaram para trabalhar diferentes assuntos ligados ao tema e perceberam como os alunos demonstram entender com mais facilidade após às visitas.

 

 

 

Saiba mais detalhes sobre este e outros eventos do Ciep Mestre André, clicando neste link:

http://www.ciepmandre.blogspot.com.br/

 

 

 

 

 

 

Professor, compartilhe o seu fazer pedagógico conosco!

 

Procure o representante da sua CRE.

 

 

 

 

 

Meus Contatos:

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: Prof_Neilda

Tel.: 8160-1709

 

 

 

Fonte:  http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/8-dicas-passeio-escolar-679958.shtml

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share