A A A C
email
Retornando 88 resultados para o mês de 'Novembro de 2012'

Quarta-feira, 21/11/2012

Escola e Comunidade

Tags: 3ªcre, protagonismojuvenil, blogsdeescolas, blogsderioeducadores.

 

 

A escola está sempre inserida em uma comunidade e com ela interage para o crescimento de todos. Conhecer as necessidades e potencialidades do bairro faz parte do processo educativo dos alunos. A professora Joice Pinter e toda a comunidade escolar da E. M. Levy Neves da 3ª CRE comemoraram os 30 anos da escola estreitando estes laços.

 

A professora Joice Pinter, de Língua Portuguesa, já vinha desenvolvendo um trabalho voltado para a ação dos alunos sobre os temas estudados, como vimos na postagem Protagonismo Tirando a Droga de Cena. Com a proximidade da comemoração dos 30 anos da escola, ela propôs que os alunos escrevessem reportagens que mostrassem os bairros atendidos pela escola: Tomás Coelho e Engenho da Rainha. A partir das atividades previstas pelo caderno pedagógico dos alunos e das pesquisas realizadas por eles, as reportagens retratariam os problemas do bairro, mas também a busca de soluções. A apropriação do bairro pelos alunos conscientiza e mobiliza uma aprendizagem aplicada diretamente para a vida. Confiram as melhores reportagens publicadas no blog Escrevinhar pra Valer.

 

 

 

 

 

 


Esta e outras atividades foram destaque da celebração dos 30 anos da E.M. Levy Neves e marcam também a estreia do blog da escola. A exposição dos trabalhos realizados durante todo o ano letivo apresentou a história da escola e de seu entorno, suas modificações ao longo do tempo e o reconhecimento do ambiente, através de maquetes, artesanato e outras representações. Em toda a amostra, está presente o resgate da relação afetiva entre aluno e escola e a valorização de um histórico de serviços prestados neste período.

 

 

 

 

 

 

Além disso, a partir das perguntas dos alunos da turma 1602 e com as imagens registradas por eles na escola, a professora Jo Joice elaborou o Game do Patrono. É um jogo de perguntas e respostas sobre a história de Levy Neves, cirurgião-dentista que empresta o nome à escola. O objetivo é que o jogo possa ser utilizado por outras turmas para que todos conheçam mais sobre seu patrono. No blog da escola, você pode encontrar a maioria das respostas e jogar  também.

 

 

 

 

 

 

Em vídeo publicado no blog da escola, podemos conferir as imagens e os trabalhos expostos na festa. Leiam também as poesias da turma 8801 da professora Solange sobre a marca que a escola deixa na vida de seus alunos. Comunidade e escola “Plantando Sonhos e Colhendo Realidades”, como pretende o projeto político pedagógico desta unidade escolar, só podem render bons frutos.

 

 

 

 

Contate-nos

 

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 21/11/2012

Orientando os Jovens na Escolha Profissional

Tags: 6ªcre, protagonismojuvenil.

Com o objetivo de preparar seus alunos para a escolha da carreira profissional, a Escola Municipal Isaías Alves levou os educandos do 7º ano para visitar a FAETEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro - onde eles foram apresentados aos cursos ministrados, aos procedimentos de ingresso e ao estatuto.

 

 

Optar por uma carreira para seguir pelo resto da vida não é uma tarefa fácil para ninguém, tampouco para um adolescente. Nessa idade, apenas alguns jovens se conhecem o suficiente para tomar uma decisão acertada. Por isso, não raramente, muitos descobrem já adultos que gostariam de ter outra profissão.

 

 As escolas podem e devem ajudar os alunos neste momento tão inquietante. Além da orientação profissional, a instituição escolar tem competências para trabalhar como facilitadora, programando palestras sobre as mais diversas carreiras com empreendedores de diversas áreas, bem como organizando visitas dos alunos à empresas e à escolas técnicas.  Assim, eles estarão aptos a conhecer a realidade de cada profissão e os caminhos para trilhá-la.

 

 Pensando em preparar seus alunos para este momento tão importante, a Escola Municipal Isaías Alves levou os alunos do 7º ano para visitar a FAETEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro -  onde conheceram os cursos oferecidos, os procedimentos de ingresso, suas instalações e a finalidade desta instituição.

 

 

 

O ideal é que o adolescente seja ativo em suas escolhas. É preciso, ainda, que identifique os requisitos profissionais e analise suas características pessoais, para que possa, então, ser feliz com o que faz.

 

 

Conhecendo a FAETEC 

 

 A FAETEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica - é vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT)  e oferece formação profissional gratuita, em diversos níveis de ensino, à população do Estado do Rio de Janeiro.

 

 

A estrutura de ensino da FAETEC apresenta, de modo primordial, a educação técnica como um pilar relevante na formação do indivíduo. Tem por finalidade criar, preservar, organizar, fomentar e disseminar o saber científico, tecnológico e cultural por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

 

A instituição pretende, ainda, formar cidadãos capacitados para o exercício da profissão e da investigação nos diversos setores da economia.

 

 

 

 O ensino fundamental deve propiciar ao adolescente oportunidades em que diferentes situações conflitantes sejam discutidas, amadurecidas, superadas, ou pelo menos atenuadas. Com isso, haverá a possibilidade de o jovem traçar um plano de carreira profissional individual mas compartilhado com seus colegas de classe, seja pela identificação de suas aspirações e limitações, seja pelas condições reais do mercado de trabalho.

 

 

 

A escola deve atuar com a  família, buscando sempre um ajustamento do educando para alcançar o bom desenvolvimento de suas competências.

 

 

 

A escola, com a ajuda de seus alunos, pode montar um acervo de informações das diferentes profissões para servir como material de consulta. Enquanto o montam, aprendem a pesquisar e as dúvidas e interesses vão aparecer.

 

 

Empolgada com a visita a aluna Mariana de Oliveira declarou: "O passeio até a escola FAETEC foi muito importante para eu escolher o que realmente quero ser , não falo por falar. Lá conhecemos duas escolas e cada uma mostrou uma técnica. A Escola Visconde de Mauá oferece os cursos de Mecânica, Eletrônica e Eletrotécnica. E a Escola Oscar Tenório, os cursos de Patologia, Administração de Hospital e Informática. Quero conhecer Técnica de Desenho de que eu gosto. Eu já sei que quero estudar lá, porque a recepção é boa e os cursos são excelentes!".

 

 

"Gostei muito desse passeio, porque vi coisas muito interessantes e que vou praticar.  Espero que eu possa aprender mais.  Gostei também da maneira  pela qual  nos receberam - com carinho -  e por nos explicarem coisas que a gente não esperava. Parabenizo o colégio e os alunos também por serem simpáticos. Obrigada!", disse a aluna Lívia Santiago.

 

 

 

Diante do entusiasmo e da aceitação dos alunos, só podemos parabenizar a Escola Municipal Isaías Alves por possibilitar, a seus educandos, o autoconhecimento, bem como a identificação de seus interesses e a construção de um projeto de vida.

 

 

Envie você também as ações que são realizadas com seus alunos em prol de uma educação melhor e da formação de verdadeiros cidadãos. Será um prazer divulgar o seu trabalho!  Entre em cntato com a representante do Rieoduca da sua CRE!

 

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca da 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 20/11/2012

A Primeira Infância Completa Chegou à Creche Gercinda Rosa Fonseca

Tags: 5ªcre, pic.

O Programa Primeira Infância Completa (PIC) chegou de forma inovadora à Creche Gercinda Rosa Fonseca para fortalecer vínculos entre família e instituição. O primeiro encontro foi marcado com muito entusiasmo e alegria pelos pais.

 

 
A Creche Municipal 05.15.604 Gercinda Rosa Fonseca, localizada a Rua São Fernando, s/nº, no Complexo do Fubá, bairro Cascadura, iniciou o PIC (Primeira Infância Completa) no mês de setembro deste ano, tendo a equipe preparado com carinho este primeiro encontro que foi marcado com muita alegria e entusiasmo pelos pais.

 

"Optamos por trabalhar de forma lúdica, apresentando o programa aos pais e proporcionando momentos de acolhimento, sempre objetivando estabelecer vínculos entre família e instituição para que seja um momento de oportunizar ações positivas para todos", relata a diretora, professora Clauzete Nogueira.

 

Na escola de Pais, com o objetivo de desenvolver o interesse pela leitura e estimular  a contarem histórias para seus filhos de forma prazerosa, foi feita uma dramatização com todos os pais partindo da história da Branca de Neve, onde a participação de todos foi ativa e muito alegre.
 

 

 Dramatização com os pais da história da Branca de Neve

 

 
Partilha teórico-prática

 


Depois da experiência de dramatização com todos os pais, a equipe da Creche resolveu criar uma oportunidade de partilha teórico-prática.


"Viabilizando a importância da reunião de pais, e que nela haja uma troca de experiências  de uma forma lúdica, pretende-se que os pais entendam e percebam o porquê da atitude e do trabalho do educador, não de uma forma “maçuda”, mas de uma forma inovadora e prazerosa valorizando sempre o trabalho feito de forma simples, muitas vezes com material reciclado", diz a diretora, professora Clauzete Nogueira.


  

 

Troca de experiências usando material reciclável

 


"Assim, resolvemos criar estratégias lúdicas e de comunicação fácil", diz a diretora.


E continua: "através de confecções de trabalhos manuais e atividades que também são desenvolvidas pelas crianças, com  apresentação da informação de forma bastante prazerosa, os pais, de uma forma mais interessante, compreendem a vivência diária de seus filhos na creche".
 

 

 
Objetivos da Reunião de Pais

 

Segundo a Creche Gercinda, os principais objetivos de uma reunião de pais são:

  • Promover o contato social e a interação entre escola e comunidade;
  • Veicular a troca de informação na educação e desenvolvimento do aluno;
  • Apoiar social, pessoal e emocionalmente a família;
  • Criar redes de colaboração que permitam o trabalho em equipe, com objetivos comuns e desenvolvendo a valorização pelos direitos da criança;
  • Proporcionar assistência aos pais com o intuito de fortalecer o sistema familiar;
  • Facultar ações de formação parental que possibilite adquirir competências no sentido de apoiar a criança em casa em um ambiente letrado.

 


 

Trabalhando com as criancinhas no PIC

 

 

Agradecemos a diretora Clauzete Nogueira pelos relatos desta publicação e desejamos que este programa venha solidificar ainda mais  as interações de amizades, estabelecendo vínculos entre família e instituição, fortalecendo todos os objetivos da Creche Municipal Gercinda Rosa Fonseca.

 

Visite o blog da Creche Municipal Gercinda Rosa da Fonseca

 

 Escolas e professores participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos.

Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

Acompanhem e comentem nos blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

Representante do Rioeduca na 5ªCRE _ Professora  Regina Bizarro

Twitter: @rebiza / Facebook: rebiza

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

 

 

                                


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 20/11/2012

Conta & Reconta

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

A Escola Municipal República da Colômbia está localizada na Barra da Tijuca e atende cerca de 500 alunos da Educação Infantil ao 5ºano do Ensino Fundamental, além de turmas de projetos especiais e Educação Especial. A Maratona de Histórias da unidade escolar aconteceu a partir do Projeto Conta & Reconta e contou com a participação de todas as turmas.

 


 

Na primeira etapa do projeto Conta & Reconta foram realizadas Rodas de Leitura, propiciando um espaço para que os alunos da E.M. República da Colômbia conversassem sobre as leituras que fizeram através do empréstimo de livros. Nas Rodas, eles falaram sobre as sensações e efeitos produzidos pela leitura, recomendaram títulos aos colegas e ainda tiveram a opção de ler para a turma.

 

 

 

Essa troca de experiências permitiu que eles reconhecessem diversos gêneros e características de um determinado autor. A Contação de Histórias realizada pela professora, na etapa seguinte, foi elaborada seguindo a orientação dos próprios alunos na seleção dos autores. A biografia de cada autor selecionado foi pesquisada pela turma, que produziu um texto coletivo sobre a vida e as obras desses escritores.

 

 

 

 

A professora leu para cada turma um título do autor escolhido, que foi recontado e ilustrado pelas crianças. Elas também fizeram uma releitura da obra, desenvolvendo a imaginação e enriquecendo o vocabulário. Essas produções foram afixadas nos murais, formando um Corredor de Histórias onde a comunidade escolar pôde interagir de maneira prazerosa, compartilhando experiências leitoras e confrontando interpretações.

 

 

A história "Geraldo e a Fadinha do Pum", de Júlio Emílio Braz, integrou um dos murais do Corredor de Histórias e o escritor foi convidado a participar da culminância da Maratona de Histórias, abrindo o I FLEC (Festival Ecológico Literário e Cultural) da E. M. República da Colômbia em 17 de outubro.

 

 

Na semana que antecedeu ao Encontro, outros títulos de Júlio Emílio Braz fizeram parte das atividades da Sala de Leitura, fomentando a expectativa pela Palestra. Os registros do Corredor de Histórias foram transformados em livros e expostos no FLEC.

 

 

 

A Escola Municipal República da Colômbia, através das atividades realizadas, buscou valorizar a leitura e a escrita como uma fonte de prazer e entretenimento, ajudando assim a construir uma comunidade de leitores e escritores na escola.

 

 

 

 

   


   

     

   

      

   

PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!   

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php

 

 

Roberta Vitagliano é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca na 7ªCRE

robertavitagliano@rioeduca.net

 

twitter:@robertacarmina


 

 

 

                               

 

 

 

x


   
           



Yammer Share