A A A C
email
Retornando 39 resultados para o mês de 'Novembro de 2013'

Quarta-feira, 27/11/2013

A Turma 1402 Adverte: "Cuidado com os Vírus!!"

Tags: 3ªcre, blogdasescolas.

A Professora Clarice, da E. M. Joaquim Ribeiro, desenvolveu com sua turma um projeto sobre vírus de forma divertida, construindo seus conhecimentos através de pesquisas e com apoio da revista Ciência Hoje.

 

A turma 1402 conseguiu aprender sobre diferentes tipos de vírus, quais doenças eles podem transmitir, conhecer alguns sintomas, saber como combatê-los e a importância de ter as vacinas em dia. Além de se comprometerem a passar esses conhecimentos para outras pessoas, contribuindo para que todos tenham uma boa saúde.
 


Tudo começou com a Professora Clarice passando informações iniciais para seus alunos. Através das mídias e de pesquisas na internet, eles conseguiram um vasto material sobre o assunto. E a professora, fazendo o papel de mediadora, transformou essas informações em conhecimento e os ajudou a construir a autonomia, para fazerem sozinhos novas descobertas e aprendizagem, essencial para a sociedade da informação na qual estão imersos.

 

Professora Clarice fazendo seu papel de mediadora.

 

A revista Ciencia Hoje foi o material que sintetizou o que discutiram, pois possui em suas páginas uma linguagem apropriada à faixa etária, um design motivador e dicas de atividades que podem ser utilizadas em sala de aula, o que torna a aprendizagem mais divertida e eficaz.

 

Alunos manuseiam a revista com autonomia, construindo seu aprendizado.

 

Depois de manusearem a revista, leram os artigos sobre vírus e construíram, juntos, hipóteses e observações sobre o assunto. Como aprender e brincar conjuntamente é sempre mais motivador, a turma fez com massa de modelar algumas formas que os vírus podem possuir.

 

Trabalhar com massinha de modelar e lembrar que o brincar e o aprender estão juntos.

 

Para propagar e concluir a aprendizagem, foram confeccionados um cartaz e um texto coletivo pela turma, que traziam informações importantes sobre o assunto e que foram expostos para que todos da escola e da comunidade pudessem ter acesso a essas informações.

 

Alunos orgulhosos e com a responsabilidade de repassar as informações conseguidas.

 

Quer ver o texto feito pela turma e saber mais do projeto?

Visite o blog da Escola Municipal Joaquim Ribeiro.

 

Parabéns, Professora Clarice e turma 1402 pelo lindo projeto!!

 

Escolas e professores, não deixem de compartilhar atividades ou projetos no nosso Portal Rioeduca. Procure o representante de sua CRE!!
Clique aqui para conhecer seu representante.

 


Profª Elidia Correia

Representante 3ªCRE no Rioeduca

elidiacorreia@rioeduca.net

Twitter:  @ElidiaCorreia

Facebook: Elidia Correia  e  Grupo Rioeduca/3ª CRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 27/11/2013

Ler e Escrever: Um Grande Prazer!

Tags: 8ªcre, riodeleitores.

A E. M. Coronel Corsino do Amarante participa do projeto "Rio, Uma Cidade de Leitores". Dentre as suas ações, a oportunidade de visitar espaços de leitura e conhecer autores é a que mais agrada alunos e professores. É um momento muito especial!

 

O autor Júlio Emílio palestrando aos professores e alunos presentes.

 

 

Criado pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto "Rio, uma Cidade de Leitores" tem por objetivo incentivar e fortalecer o hábito da leitura por prazer. O projeto é destinado aos alunos e aos professores da rede municipal de ensino.

 

A partir da mobilização e da articulação de ações entre as escolas e as comunidades de seu entorno, o projeto vislumbra formar leitores cada vez mais encantados e habituados com a leitura.

 

O projeto é estruturado a partir de três grandes eixos: ampliação e melhoria de acervos, formação de mediadores de leitura e desenvolvimento de ações educativas e culturais de estímulo à leitura.

 

O autor Júlio Emílio e o aluno Thiago  Farias, da turma 1502

 

A Escola Municipal Coronel Corsino do Amarante participa do projeto "Rio, Uma Cidade de Leitores" desde a sua implantação. Seguindo o calendário do projeto, as ações da escola são planejadas para que os alunos participem da maior parte de eventos que são oferecidos.

 

Os alunos das turmas do 3º, 4º e 5º ano foram convidados para visitar a Biblioteca Municipal Escolar Jardim Sulacap. Lá, além de conhecer o acervo, os alunos assistiram à palestra com o autor Júlio Emílio.

 

O autor compartilhou suas experiências e ainda parabenizou o aluno Thiago Farias, da turma 1502, que foi o vencedor do Concurso de Poesias, em homenagem ao centenário de Jorge Amado no ano passado.

 

Professora Martha Nogueira e alunos da E. M. Corsino do Amarante.

 

O projeto "Presente de Leitura" faz parte do Projeto Político Pedagógico da E. M. Corsino do Amarante. A professora Martha Nogueira, da Sala de Leitura, está feliz com o resultado percebido entre os alunos.

 

Para o próximo ano, todos esperam que seus pequenos leitores se tornem cada vez mais envolvidos e encantados pelo prazer de ler!

 

"O grupo da nossa escola trabalha com amor e dedicação, isso faz a diferença!"

                               Professora Ana Cristina, Diretora Geral da E. M. Corsino do Amarante.

 

*       *       *

 

Professora Neilda Silva

 Representante Rioeduca da 8ª Coordenadoria Regional de Educação

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: @Prof_Neilda
 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 26/11/2013

Concurso Cultural A Inovação Tecnológica em Israel

Tags: 11ªcre, concurso, wizo, israel.

 

 Os alunos do Ginásio Carioca da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro participaram do Concurso Cultural "A Inovação Tecnológica em Israel", cujos autores das melhores produções textuais foram premiados com diversos prêmios. Confira!

 

A Secretaria Municipal de Educação, através da Subsecretaria de Novas Tecnologias Educacionais e do Portal Rioeduca e em parceria com a Organização Feminina Wizo, promoveram o Concurso Cultural.

 

"A WIZO Mundial é um movimento dedicado ao progresso da situação da mulher, bem-estar de todos os setores da sociedade Israeli e encorajamento da educação judaica em Israel e na Diáspora. A sigla WIZO significa 'Women’s International Zionist Organization', que podemos traduzir como Organização Sionista Internacional das Mulheres."

 

WIZO Brasil

 

A premiação ocorreu no dia 12 de novembro, no Clube Israelita Brasileiro em Copacabana

 

O Concurso foi voltado para os alunos do 7°, 8° e 9° ano, atual Ginásio Carioca. O propósito fundamental foi premiar a melhor produção textual realizada sobre o tema “A Inovação Tecnológica em Israel”, participaram 13 escolas municipais com mais de 33 produções textuais!

 

Premiação

Como destaque da 11ª CRE teve a aluna Mayris Malheiros do 9° ano que foi considerada Hors Concurs e os alunos Beatriz Gomes e Alen Sivori que ficaram respectivamente em 2° lugar e 3° lugar.

 

Aluna Mayris Malheiros que foi destaque sendo considerada Hors Concurs, sua orientadora foi a professora Elizete Barbosa

 

Professor Orientador Zaldir Davilla acompanhando a aluna Beatriz Gomes que ficou em 2° lugar.

 

 

Professora Elizete Barbosa parabenizando o aluno Alen Sivori, que ficou em 3° lugar.

 

Os alunos premiados receberam: 1º lugar: 1 Laptop; 2º lugar: 1 IPod; e o 3º lugar: 1 Câmera Digital. Sendo que todos os alunos participantes do concurso concorreram ao sorteio de um computador.

Já o Professor Orientador do trabalho vencedor recebeu R$ 1.000,00 (mil reais).

 

Foto feliz dos professores orientadores do GEC Anísio Teixeira com os alunos participantes

 

Confira mais fotos durante toda a cerimônia!

 

Parabéns aos professores e alunos que participaram com afinco do concurso e saíram vitoriosos! Um parabéns especial à 11ª CRE e ao GEC Anísio Teixeira sempre destaque nas premiações!

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 26/11/2013

Quem Ama Cuida

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

A Maratona de Histórias na Creche Municipal Rio Novo - Rio das Flores foi realizada em outubro de maneira lúdica e atrativa, desenvolvendo o Projeto Político Pedagógico Sustentabilidade - Quem Ama Cuida. Durante o projeto, as professoras trabalharam temas escolhidos de livros infantis e de histórias contadas em letras de músicas.

 


As crianças da Creche Rio Novo fizeram uma viagem ao incrível mundo da imaginação, quando as educadoras contaram histórias de fadas, animais, bruxas e personagens que mexem com a fantasia, com os sonhos e ajudam crianças e adultos a separarem, com simplicidade e beleza, muitos conflitos. É um convite para sonhar e, sonhando, formar o próprio caminho.

 


 

No dia estabelecido, a Culminância do Projeto aconteceu da seguinte forma: as educadoras caracterizadas com fantasias ficaram em salas temáticas, de acordo com a apresentação e histórias que contariam. As turmas iam trocando de ambientes/salas dentro dos grupamentos (Berçário, Maternal I e Maternal II). Cada turma ouviu duas histórias num mesmo dia.

 

               "O pescador, o anel e o rei", de Bia Bedran - Profª Luciara e EI-30.

 

 

                "Bruxa, bruxa venha à minha festa", de Arden Druce - AAC Josefa e EI-40.


 

A Maratona foi um sucesso, ficando em cada criança um gostinho de “quero mais”. Por isso, posteriormente, aconteceram em dias diferentes algumas apresentações no pátio interno e todas as turmas puderam assistir às demais encenações.


As crianças foram convidadas a compartilhar leituras, participar de contação de histórias, conhecer a biografia de alguns autores, ouvir poesias e músicas.

 

 

        "Flor do Mamulengo", de Bia Bedran - Professora Kelciane (direita), AAC Andréia (esquerda) e EI-31.

 

 

       "A Arca de Noé", de Ruth Rocha - Profª Cristiane, AAE Cibele e EI-41.

 

  "Emília, a boneca de pano", de Baby Consuelo - AAC Célia.

"Se eu fosse uma fada", de Marina Monteiro Cardoso - AAC Dores.
 


 

Depois das apresentações, as crianças realizaram atividades diversas como: um lanche coletivo como parte da festa da Bruxa, desenhos, pinturas, colagens e exposições de suas produções.

 


O Projeto Pedagógico Anual da Creche Municipal Rio Novo - Rio das Flores, intitulado em 2012 “Sustentabilidade – Brincando e Aprendendo”, após revisão passou a ter neste ano o título “Sustentabilidade – Quem ama cuida”.

 

Tendo como base o trabalho realizado no ano anterior - no que tange a evolução das crianças e no diagnóstico da comunidade atendida -, julgou-se necessário o fortalecimento de questões que envolvam, além de práticas sustentáveis, a afetividade, os cuidados com a saúde e os valores éticos universais dentro do trabalho pedagógico desenvolvido em nossa Unidade Escolar, estendendo-os ao cuidar da família, da comunidade e do planeta.


Através das atividades realizadas durante a Maratona de Histórias e de seu projeto pedagógico, a Creche Rio Novo pretende desenvolver um trabalho educativo que diversifique as formas da criança conhecer o mundo e se expressar. Amplia esse conhecimento,  levando-o para fora dos muros da instituição, para casa, para sua família, seus amigos, envolvendo toda comunidade, adotando práticas e atitudes que venham transformar as realidades vividas.

 

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

 

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

 professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share