A A A C
email
Retornando 39 resultados para o mês de 'Novembro de 2013'

Terça-feira, 19/11/2013

Uma forma gostosa de aprender!

Tags: 11ªcre, higiene, matemática, culinária.

Toda quinta-feira dos meses de Outubro e Novembro, a turma do 1° ano da professora Simone Freitas realiza receitas com a estágiaria Auxiliadora Sousa. Noções de Higiene no manuseio de alimentos e medidas matemáticas são sempre utilizadas. CONFIRA!

 

O CIEP Dr. João Ramos de Souza, da 11ª CRE, realiza o projeto intitulado Culinária em sala de aula, que tem como objetivo geral desenvolver a consciência dos alunos sobre a importância da higiene no manuseio dos alimentos. As aulas são desenvolvidas na turma de 1° ano da professora Simone Freitas.

 

A estagiária Auxiliadora Leite de Sousa, do 8° período de pedagogia na Universidade Estácio de Sá, juntamente com a professora regente da turma, Simone Freitas, conversam e ensinam formas de higiene antes do preparo dos alimentos.

 

 

Turminha já com avental, touca, mãos lavadas e higienizadas para manuseio dos alimentos.

 

Confira a forma certa de lavar as mãos:

 

 

Salada de frutas:

 

Depois de higienizadas, as crianças acompanham a explicação sobre os alimentos e a forma correta de cortá-los para uma sala de frutas.

 

A estagiária Auxiliadora, que cursa a disciplina Residência na Universidade, na foto com os alunos.

 

No final do preparo, a alegria é garantida, tanto para os alunos que acompanharam o processo de criação da salada de frutas, como para os professores e funcionários da Unidade Escolar que se candidatam à vaga de voluntário na aprovação da receita.

 

Final feliz: todos com seu copo de salada de frutas.

 

Já foram realizadas as receitas: Salada de Fruta, Beijinho, Sucos, Vitaminas e Sanduiche Natural!

 

Doce Beijinho:

 

Professora Simone Freitas, de blusa preta, junto com a estagiária Auxiliadora, fazendo o doce Beijinho.

 

A Receita culinária é uma excelente estratégia para trabalhar com as turmas de 1º ao 3º ano, pois através dela podemos trabalhar as medidas de capacidade de uma maneira saborosa e com a participação da turma!

 

Inove e mostre para a turma que, em uma receita culinária, é possível entrar em contato com diferentes medidas (litro, grama e unidade) e instrumentos (xícara e colher), rótulos. Além, é claro, de ensinar hábitos saudáveis de higiene.

 

Clique aqui e conheça mais sobre os projetos do CIEP Dr. João Ramos de Souza

 

Parabéns à professora Simone Freitas, à estagiária Auxiliadora Sousa e a toda equipe do CIEP Dr. João Ramos de Souza por propiciar momentos de aprendizagem aliados à diversão!

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 18/11/2013

Visita Guiada ao Planetário da Gávea

Tags: 6ªcre, visitas.

 

No mês de novembro, os alunos do 4º ano da Escola Municipal Cláudio Ganns realizaram uma visita guiada ao Planetário da Gávea. A visitação tem o objetivo de contribuir para a vida acadêmica e cultural dos educandos.

 

A Fundação Planetário conta com diversas atividades, como sessões de cúpula, experimentos interativos, observações ao telescópio, cursos, palestras, exposições e visitações guiadas. Essas ações têm por objetivo difundir a Astronomia, as Ciências afins e desenvolver projetos culturais.

 

Através da utilização da tecnologia, a Fundação Planetário pretende oferecer aos visitantes lazer e cultura de qualidade em um ambiente totalmente acolhedor e atrativo.  Vamos conhecer um pouco desse espaço encantador?

 

 

O vídeo "Passeio Virtual do Museu do Universo" nos leva a uma viagem emocionante ao mundo da Astronomia.

 

A Astronomia, como vimos no vídeo acima, e as Ciências afins geram várias perguntas e nos permitem avançar no saber. Quando se investe em Ciência básica, está se dedicando um tempo valioso ao crescimento do saber da humanidade. Uma sociedade que não investe em conhecimento é uma sociedade estagnada.

 

Pensando nisso, a Escola Municipal Cláudio Ganns utilizou uma visita guiada ao Planetário da Gávea para introduzir os alunos do 4º ano (turmas 1.401 e 1.403) à Ciência, item indispensável para o exercício da cidadania e do progresso.

 

A visita foi realizada no dia 7 de novembro, sob orientação da professora Lidiane. Os alunos participaram da atividade Experimentos Interativos. Situado à direita da entrada, esse espaço trata da história da Astronomia, envolvendo: medição do tempo, fases da lua, estações do ano e as marés.

 

Sob o mezanino, com dez experimentos, segue-se uma área reservada, onde as crianças e a professora puderam aprender sobre a Astronomia estelar e os desenvolvimentos científicos e tecnológicos que levaram ao desenvolvimento da astrofísica.

 

 

Alunos do 4º ano interagem com os monitores e com os experimentos interativos.

 

Com alegria e entusiasmo, os alunos da Escola Municipal Cláudio Ganns exploram os conteúdos pedagógicos abordados pela professora Lidiane em sala de aula.

 

A passagem dos educandos pela Nave Escola foi emocionante! Cenografada como uma nave espacial, essa área reúne 27 experimentos dedicados ao conhecimento do Sistema Solar, da Cosmologia, da pesquisa espacial e das condições astronômicas para o surgimento da vida no Universo.

 

As dúvidas sobre os experimentos e as exposições do Museu do Universo foram tiradas pelos monitores. Estes jovens têm idades entre 15 e 18 anos, são alunos do ensino médio das escolas públicas do Rio de Janeiro que passaram por um período de treinamento com astrônomos para atender os visitantes. São identificados por crachá e camisa azul escura. Você já deve ter identificado alguns deles nas imagens anteriores.

 

Como vimos, essa aula passeio trouxe grandes contribuições para a vida acadêmica e cultural dos alunos da unidade escolar. Depois dessa visita guiada, eles nunca mais serão os mesmos!

 

 

Alunos do 4º ano ampliam seus conhecimentos sobre o Universo através da visita guiada ao Planetário.

 

Os educandos da Escola Municipal Cláudio Ganns estreitam sua relação com o Universo através das explicações dos monitores.

 

A partir dessa ação, uma ponte foi construída entre estas crianças e o Universo. Tudo o que foi visto e aprendido os ajudarão a respeitar a grande natureza que os cerca e a lembrá-los de seus limites.

 

Parabenizamos a Escola Municipal Cláudio Ganns e a professora Lidiane por utilizarem a Astronomia para inspirar seus alunos e a despertar a curiosidade. Este último torna-os mais atentos e sensíveis a tudo o que os rodeia, inclusive uns aos outros. É um prazer ter o trabalho de vocês no Portal Rioeduca!

 

Quer conhecer um pouco do trabalho da Escola Municipal Cláudio Ganns? Visite o seu blog clicando AQUI! Até a próxima semana!

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª Cre

E-mail: pferreira@rioeduca.net

Twitter: @Paty_PFF

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 18/11/2013

1000 dias para Rio 2016!

Tags: 1ªcre, projetos.

 

O Ginásio Experimental Olímpico Juan Antônio Saramanch, localiza-se à rua Marcelo Prost, no charmoso bairro de Santa Teresa. O GEO é uma das 15 Escolas Municipais que fazem parte do Programa de Educação Rio 2016, que tem a missão formar alunos-atletas-cidadãos, bem como utilizar os valores olímpicos e paraolímpicos na educação e na prática esportiva.

 

Mural de Valores feito pelos alunos.
 

No último sábado, dia 9 de novembro, o GEO fez parte das comemorações pelos 1000 dias para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Deste modo, promoveu uma série de atividades para celebrar a data. O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, participou do evento.

 

Praça do Tempo e Valores Olímpicos


Professores, alunos e convidados inauguraram a "Praça do Tempo". No local, uma cápsula foi enterrada. Nesse local, as crianças depositaram mensagens para os atletas olímpicos e desejos relativos aos Jogos. Nuzman também escreveu sua mensagem em material reciclável e a depositou na cápsula. Todos os textos serão lidos apenas em 2016.

 

Praça do Tempo.

 

Os alunos ainda participaram da montagem de um painel pintado com valores olímpicos e paraolímpicos. O Comitê Olímpico também deixou seu registro e Nuzman aproveitou a ocasião para passar tinta na mão direita e deixar a marca na parede, ao lado da palavra "excelência". Ele declarou que a data representa uma reta importante na caminhada para a organização do evento.

 

Presidente do Comitê Olimpico deixa seu registro no Painel de Valores Olímpicos.

 

Os alunos e professores do Ginásio Experimental Olímpico estão orgulhosos do trabalho que vêm desenvolvendo rumo às medalhas olímpicas e à uma Educação cada vez mais excelente.

 

Para conhecer melhor o Projeto GEO acesse:

 http://geojuanantoniosamaranch.blogspot.com.br/

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Professora Rute Albanita
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 15/11/2013

Folclovera - Inovação da Escola Municipal Barão de Itararé

Tags: 5ªcre, folclore, primavera.

Quando a estação mais colorida do ano chegou, a Escola Municipal Barão de Itararé não pensou duas vezes! Resolveu juntar a animação do Folclore, suas lendas e mistérios, com as cores e perfumes da Primavera.

 

Em setembro, a Escola Municipal 05.15.034 Barão de Itararé realizou a primeira "FOLCLOVERA da BARÃO", com um delicioso Chá Literário. A ideia partiu da necessidade de aproximar os pais da escola, e nada melhor que a cultura do povo para estreitar laços de amizade e parceria.

 

Exposição de atividades realizadas durante o bimestre aberta à comunidade.

 

O objetivo do Chá foi integrar escola e comunidade de acordo com o Projeto Político Pedagógico da U.E., considerando que a presença da família é indispensável ao processo de aprendizagem do aluno.

 

A inscrição foi aberta aos responsáveis interessados, que se sentiram muito à vontade para expor dúvidas e sugestões sobre o desenvolvimento dos alunos.

 

O Dia do "Folclovera"

 

Inicialmente, no dia do "Folclovera", as professoras Vera Lúcia e Heloísa leram o texto "As Pintinhas da Joaninha", sensibilizando os participantes a refletir sobre as mudanças ocorridas em nossas vidas e sobre quem nos tornamos hoje.

 

“Foram confeccionadas 'carteiras mágicas' aos participantes e houve um papo descontraído, com reflexões e um chá delicioso, tornando o evento um sucesso com gostinho de quero mais”, relata a professora Cecília Ferreira.

 

Alunas fazendo dramatização da poesia A bailarina de Cecília Meireles; Boi Bumbá; Resgatando brincadeiras.

 

Ao final, todos criaram um lindo cartaz com as expectativas dos responsáveis sobre o próximo encontro.

 

Responsáveis e professores no encerramento do Chá Literário.

 

Parabéns à Escola Municipal Barão Itararé pela bela iniciativa do evento, proporcionando aos responsáveis e alunos uma maior integração família e escola.

 

Agradeço à professora Cecília Ferreira pela intermediação desta matéria.

 

Parabéns à equipe da E. M. Barão de Itararé pelo trabalho desenvolvido com seus alunos.

 

Regina Bizarro é representante do Rioeduca na 5ª Coordenadoria Regional de Educação.

 

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net
Twitter: @rebiza
Facebook: @Regina Biza

Rioeduca/5ªCRE no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/

 

 

                               

 


   
           



Yammer Share