A A A C
email
Retornando 39 resultados para o mês de 'Novembro de 2013'

Quinta-feira, 14/11/2013

Uma Aula Sobre a Vida

Tags: 9ªcre, blogdeescola, .

Na E. M. Atenas, da 9ª CRE, em uma aula passeio no Museu da Vida, a turma 1.301 da professora Silvana Silva pôde se apropriar de informações e experiências acerca da Ciência e da vida, ao conhecer fatos do passado que se refletem nos dias de hoje.

 

 

Foi uma visitação guiada, em que a turma conheceu vários espaços do Museu da Vida, situado na Fundação Oswaldo Cruz. Com o intuito de adquirir conhecimentos e estimular nossos pequenos "cientistas", a aula passeio foi um sucesso, atingindo os objetivos preestabelecidos.

 

 

O Museu da Vida é um espaço de interação entre ciência, cultura e sociedade, cujo objetivo é informar e educar em ciência, saúde e tecnologia de forma lúdica e criativa. Por ser vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - a maior instituição de saúde pública do Brasil, vinculada ao Ministério da Saúde -, o Museu assume características únicas, ao refletir a cultura, a missão e o compromisso social da instituição.


O Museu visa proporcionar à população a compreensão do processo, dos avanços científicos e de seu impacto no cotidiano. Busca, assim, ampliar a participação dos cidadãos em questões ligadas à saúde, à ciência e à tecnologia. Exposições, atividades interativas, jogos multimídia, peças teatrais e vídeos são algumas das atrações disponíveis nos cinco espaços da visitação.

 

 

O Castelo da Fiocruz, marcado pela beleza da arquitetura árabe e palco de grandes avanços científicos do país, abriga as atividades do passado e do presente.


Os ambientes que serviram de escritório e laboratório a Oswaldo Cruz, abertos à visitação, contam sua história e a de seu discípulo Carlos Chagas, ambos personagens importantes da ciência e da saúde pública nacionais. Nesse espaço se conhece a ciência produzida no Brasil, desde o início do século passado até os dias de hoje.

 

 

No Parque da Ciência, módulos coloridos ao ar livre possibilitam a criação de luz, a produção de diversos sons, a escalada em uma célula gigante e diversas brincadeiras onde se aprende sobre comunicação, energia e sua transmissão. Dentro da Pirâmide, é possível desvendar mistérios da ciência e da vida. Os visitantes observam por microscópios, entram numa câmara escura que simula o interior do olho humano, montam estruturas celulares e realizam experiências.

 

 

A visitação é gratuita: de terça a sexta, das 9h às 16:30h. Visitas agendadas pelo telefone
(21) 2590-6747; sábado das 10h às 16h: visitação livre.


O Museu da Vida fica no campus da Fundação Oswaldo Cruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro.


Mais informações, entre em contato por telefone ou pelo e-mail: museudavida@coc.fiocruz.br.
Conheça mais o Museu através do site www.museudavida.fiocruz.br


O CONHECIMENTO ESPERA POR VOCÊ!

 

 

Parabéns, equipe da E. M. Atenas por estar sempre inovando nos seus projetos e por compartilhar conosco mais esta atividade.

 

 

Conheça esta e outras atividades no Blog da E. M. Atenas:

 

 

Profª Márcia Cristina Alves, Representante da 9ª CRE
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 14/11/2013

O Cotidiano da Creche Municipal Betinho

 


Novas propostas didáticas e pontos de vista renovados sobre o cotidiano das creches e das pré-escolas são motivos de grande discussão entre os educadores para repensar seu trabalho junto às crianças e suas famílias e para que se efetivem a ampliação de conhecimentos e saberes.

 

"Valorizamos o espaço devido ao seu poder de organizar, de promover relacionamentos agradáveis entre pessoas de diferentes idades, de criar um  ambiente atraente, de oferecer mudanças, de promover escolhas e atividades, e a seu potencial para iniciar toda a espécie de aprendizagem social, afetiva e  cognitiva." (MALAGUZZI, apud GANDINI, 1999, p. 157).

 

 

Projeto Deusta na Betinho

 

O cotidiano das unidades escolares de Educação Infantil, enquanto contextos de vivência, aprendizagem e desenvolvimento, requer sobretudo a organização dos espaços. A criança é o centro do planejamento curricular, pois é através das interações, relações e práticas cotidianas que ela se desenvolve.

 

Em um ambiente escolar apropriado, são criadas condições para desenvolvimento de habilidades cada vez mais complexas pelas crianças. Proporciona, assim, maiores oportunidades de interação e exploração pela própria criança, e levando-a a construir sua identidade.


Queremos mostrar um pouco do trabalho que fazemos, pois nele percebe-se a alegria de nossas crianças, o respeito e a participação de nossos responsáveis e o envolvimento de nossos funcionários no dia a dia da Creche. Buscamos sempre contar com nossas parcerias e, neste ano, realizamos alguns sonhos ao conseguir deixar nossas salas mais aconchegantes, nossas brincadeiras mais criativas e muitas atividades em diferentes locais da comunidade. Além de trazer às nossas crianças momentos mágicos de participação e crescimento.

 

 

Brincadeiras cantadas.

 


Nossa comunidade escolar mudou um pouco seu perfil após a pacificação. Diversas ONGs, entidades e pessoas nos trazem, agora, seu valor, sua participação e seu carinho por estes que são o nosso futuro.


Além disso, trabalhamos muito a CULTURA POPULAR, as BRINCADEIRAS CANTADAS e de RODA e ouvimos HISTORIAS da VOVÓ. Os alunos da Betinho tiveram a oportunidade de provar com seus pais e responsáveis umas comidinhas maravilhosas na FESTA da FAMÍLIA e no ALMOCO de PRIMAVERA.


E ainda fomos brindados com uma big festa na CASA DE FESTAS OBA, onde crianças, responsáveis e funcionários da Creche divertiram-se a valer, num espaço todo preparado e bem cuidado para eles.

 

 

Ação da Saúde em parceria com a Escola.

 


Com tudo isso, mostramos a alegria de estarmos todos os dias na Creche, trazendo para ela aquilo que nossas crianças merecem e suas famílias precisam. Todos nós podemos agregar, fazendo da C. M. BETINHO um trabalho de qualidade e cheio de luz.

 

Texto da Professora Marta Malta, Gestora da Unidade Escolar.

 

Segundo Oliveira et al: "Educar é guiar, é orientar e [...] o desenvolvimento humano se dá em ambientes sociais estruturados, com seus valores, modos de ação e que, ao mesmo tempo, estão abertos a mudanças, a uma ressignificação de seus elementos e a uma transformação de seus modos de ação" (1993, p. 75)

 

Vale ressaltar que a escola deve oferecer para a criança a maior diversificação possível de materiais, técnicas e desafios que venham favorecer o crescimento dela. Além disso, deve ter consciência de que um ambiente estimulante, muitas vezes, depende do quanto se permite a exploração de novos conhecimentos. 

 

Parabéns à equipe da Creche Municipal Betinho por não apenas valorizar as crianças como sujeitos do processo de aprendizagem, mas também por seus professores se incluirem no processo de ser um eterno aprendiz.

 

Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós!

 

Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe

 


Professora Ana Accioly
 Representante Rioeduca.net da 4ª Coordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly

 

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (2)

Quarta-feira, 13/11/2013

Mostra Ciência Hoje

Tags: 3ªcre, blogdasescolas.

No dia 25 de agosto, houve no espaço da Terceira Coordenadoria Regional de Educação a Mostra Ciência Hoje, onde foram reunidos trabalhos de diversas escolas em uma exposição que levou os alunos a mostrar o que aprenderam nos projetos de Ciências.


O principal meio de conscientização da sociedade é a escola. Dentro do currículo de Ciências Naturais, os alunos têm a possibilidade de adquirir conhecimentos que colaboram para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo.

 

 

Segundo o PCN de Ciências: "o ensino de ciências naturais é um espaço privilegiado em que as diferentes explicações sobre o mundo, os fenômenos da natureza e as transformações produzidas pelo homem podem ser expostos e comparadas. Os alunos podem compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive".

 


O estudo de Ciências, além de divertido, desenvolve a percepção de mundo e instiga nas crianças a vontade de descobrir mais e mais. Com conhecimentos significativos, passeios pela natureza nunca mais são as mesmos, pois as lembranças são remetidas a experiências positivas que as aulas de Ciências proporcionam. Em meio a tubos de ensaios, vídeos e experiências, todos aprendem a importância de preservar o mundo e a conseguir algumas respostas aos porquês que surgem sobre a vida.

 

 

Por todos esses motivos, a 3ª CRE reuniu diversas escolas e realizou a MOSTRA CIÊNCIA HOJE, onde os alunos expuseram experiências e explicaram seus aprendizados aos visitantes. Entusiasmados com o que aprenderam em suas escolas, contagiaram os visitantes que muito se divertiram com as experiências vividas.

 

 

Os trabalhos foram desenvolvidos nas escolas com entusiasmo e compromentimento das equipes. Isso foi notado pela excelência dos trabalhos apresentados e em como as crianças dominavam o asssunto trabalhado de forma clara e prazerosa.

 

Parabéns às escolas que incentivaram e se preocuparam com o desenvolvimento global dos seus alunos!!

 

Escolas e professores, não deixem de compartilhar atividades ou projetos no nosso Portal Rioeduca. Procure o representante de sua CRE!!
Clique aqui para conhecer seu representante

 


Profª Elidia Correia

Representante 3ªCRE no Rioeduca

elidiacorreia@rioeduca.net

Twitter:  @ElidiaCorreia

Facebook: Elidia Correia  e  Grupo Rioeduca/3ª CRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 13/11/2013

O EDI Tânia Maria Larrubia Gomes Viajando na Arca de Vinicius de Moraes

Tags: 8ªcre.

 

Viajando na Arca de Noé de Vinicius de Moraes é o título do Projeto Pedagógico do Espaço de Desenvolvimento Infantil Tânia Maria Larrubia Gomes em 2013. A grandiosidade da obra de Vinicius proporcionou momentos muito especiais para os pequenos artistas da escola.

 

Valorizar o artista brasileiro e suas obras é uma lição que pode ser aprendida desde muito cedo. É importante que as crianças conheçam e assim possam admirar e aprender através da diversidade e beleza das obras dos artistas nacionais.

 

Apresentação musical da peça "Macaquinho", de Bia Bedran.
 

No ano do centenário do poeta, o EDI Tânia Maria Larrubia Gomes desenvolveu o projeto Viajando na Arca de Noé de Vinicius de Moraes. Durante todo o ano, as atividades foram planejadas tendo como base uma das obras mais famosas do artista dirigida ao público infantil.

 

A agente de Educação Infantil, Regina Celia, apresentando a tartaruga para a turminha do Berçário I.

 

O desenvolvimento do projeto no EDI foi trabalhado com base em temas bimestrais, em que foram desenvolvidas diversas atividades pedagógicas organizadas por grupamentos, sendo respeitados os limites e o interesse das crianças.

 

Durante o ano, a divisão dos temas abordados foi assim:

 

• 1º Bimestre: Conhecendo o Poetinha.
• 2º Bimestre: Descobrindo a Arca de Noé.
• 3º Bimestre: Brincando com Aquarela.
• 4º Bimestre: Parabéns ao nosso Poeta.

 

A cada etapa do projeto a escola foi ganhando, além de mais cores e sons, muito aprendizado e alegria nas novas experiências proporcionadas.

 

A Turma Maternal II - B observando atentamente a professora Claudia Reis e o peixe.
 

Neste ano, comemoramos o centenário do poeta Vinicius de Moraes e, por isso, escolhemos conhecer suas obras, em especial a "Arca de Noé", a fim de nortear e embasar o trabalho pedagógico em nosso EDI. As canções e poemas da Arca são inesquecíveis para todas as gerações e certamente devem ser perpetuadas na memória e na educação das crianças deste país.

Este projeto visa proporcionar um ambiente rico em poesia, musicalidade, danças e brincadeiras, considerando a demanda das crianças e suas práticas do dia a dia, atendendo suas necessidades infantis, em que o acolher, cuidar e educar acontecem de forma indissociável.

Maria José Aguiar Valladão, Professora no EDI Tânia Maria Larrubia Gomes.

                                                                                                                                         

 

Turminha do Berçário II recepcionando a Calopsita.

 

Uma das propostas do projeto, que muito marcou a escola, foi a semana da visita dos animais. Muita surpresa com a presença de vários bichinhos no EDI: uma calopsita, uma tartaruga, um peixe e um cachorrinho. Os ilustres visitantes provocaram muitas perguntas, comentários e curiosidade entre os pequenos.

 

A partir da "Arca de Noé", de Vinicius, as crianças elegeram uma mascote para cada turminha.

 

Agente de Educação Infantil, Maria José Valladão, apresentando um cãozinho para a turma.

 

A "Arca de Noé" também foi o tema da comemoração pelo Dia das Crianças em outubro. O projeto direcionou diferentes aprendizagens, como percepção visual e auditiva, interpretação, expressão oral e ciências.

 

No dia 19 de outubro, a escola fez uma singela homenagem ao artista que, na data, completaria seu centenário.

 

Alunos posando na mesa temática da Festa do Dia das Crianças em outubro.

 

Os pequenos artistas do EDI revelaram seus talentos nas diferentes atividades do projeto.

 

Mais detalhes do projeto pedagógico do EDI Tânia Maria Larrubia Gomes você encontra no Blog da escola. Clique na imagem abaixo e conheça outras ações pedagógicas:

 

 

Qual foi o projeto anual da sua escola ou creche?

Conte para o Rioeduca!

 

*       *      *

 

Professora Neilda Silva

 Representante Rioeduca da 8ª Coordenadoria Regional de Educação

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: @Prof_Neilda

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share