A A A C
email
Retornando 39 resultados para o mês de 'Novembro de 2013'

Sexta-feira, 08/11/2013

Produzindo Alimentos Saudáveis

Tags: 5ªcre, projetos.

Hábitos alimentares envolvendo alimentos saudáveis, animais usados como alimentos e animais que produzem alimentos geraram ações que fizeram parte do subprojeto do 3º bimestre no Espaço de Desenvolvimento Infantil Luxemburgo.

 

O Espaço de Educação Infantil 05.14.802 Luxemburgo teve no mês de setembro uma semana recheada de atividades. O subprojeto do 3º bimestre, que girou em torno de hábitos alimentares, alimentos saudáveis, animais usados como alimentos e animais que produzem alimentos, produziu uma semana de muitas atividades.

 

Segundo a Coordenadora Pedagógica do EDI, professora Aline Brillo, a sugestão da SME de convidar os responsáveis para a degustação da merenda foi ótima, pois eles puderam junto com seus filhos refletir sobre o tema abordado. Após a degustação, as educadoras promoveram oficinas em sala de aula, onde os responsáveis vivenciaram um pouco da rotina dos alunos, brincando, criando, curtindo...

 

Da esquerda para direita, Andressa Bernardes, Natalia Mendes, Maria de Fátima Neves, Marta Xavier e Aline Brillo, todas professoras do EDI Luxemburgo.

 

 

Temas nas Salas de Aula

 

As professoras e suas turmas produziram temas em suas salas de aula.

 

O Maternal teve como tema “Bichos de cá, Bichos de lá, Bichos de todo lugar” com a turma 31, confeccionando um jacaré utilizando copos descartáveis. Já a turma 32 confeccionou uma girafa utilizando caixas de leite.

 

 

As turmas de Pré I ficaram com o tema “Frutacor, Muitas Cores e Sabores”. A turma 21, com bingo de nomes de frutas. E as turmas 22 e 23 trabalharam a partir de recortes de encartes de supermercado, montando um prato selecionando alimentos saudáveis.

 

 

No Pré II, turma 12, o tema foi “Química dos Alimentos: A História do Sabor”, criando a decoração de um peixe utilizando papel picado. Junto às atividades, aconteceu uma tarde de histórias no "tapetão", onde os alunos interagiram com os personagens à medida que a professora ia contando a história.

 

 

“Eu, enquanto coordenadora pedagógica, sugeri às professoras de Educação Física que montassem um roteiro misturando histórias infantis e personagens do Folclore brasileiro, onde os alunos, usando a imaginação, fizessem uma viagem em busca de um tesouro escondido. Durante o circuito, foram selecionadas atividades que exploravam a coordenação motora, levando-os ao descobrimento dos próprios limites. A história começava com um Pirata e seus seguidores, assim analisavam o mapa para acharem o "tesouro". Em seguida, passeando pelo pátio da escola, eles chegavam na floresta encantada onde o Saci, a Cuca e o Jacaré estavam à espera deles para impedi-los de atravessarem os obstáculos. Passando pelos bambolês, e fugindo dos personagens, chegaram às casas dos três Porquinhos que, de maneira bem criativa, utilizamos a árvore como casa de madeira, uma mesa cheia de folhas, como casa de palha e uma outra mesa de concreto, como sendo a casa de tijolo. Ultrapassando mais este obstáculo, fugindo do Lobo, passando pelas manilhas, eles chegaram à casa da Bruxa do João e Maria, onde foram conscientizados sobre as consequências do excesso de consumo de doces e ganharam cada um uma bala e "seguiram viagem". Encontraram a Branca de Neve, que os orientou sobre a proximidade do tesouro. Ao chegarem em outro parquinho, viram o baú, no alto da casinha. Enfim, o Pirata, com a ajuda de seus seguidores, encontrou o tesouro (as maçãs), que foi dividido com todos para aprenderam o valor de uma boa alimentação e da riqueza das frutas”, diz a professora Aline Brillo.

 

 

“Nossas crianças adoraram e os responsáveis mais ainda! E até pediram 'bis'!”, finaliza a professora Aline.
 

Parabéns à equipe do EDI Luxemburgo, pelo trabalho desenvolvido com seus alunos! Agradeço a professora Aline Brillo pela presteza em detalhar este momento.

 

Regina Bizarro é representante do Rioeduca na 5ª Coordenadoria Regional de Educação.

 

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net
Twitter: @rebiza
Facebook: @Regina Biza


Rioeduca/5ªCRE no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/

 

 

                               

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 07/11/2013

No Mundinho da Creche e da Comunidade Tem Vez e Voz a Diversidade

Tags: 9ªcre, blogdeescola, creche.

A C. M. Adélia Vieira, da 9ª CRE, vem trabalhando questões importantes de cidadania que envolve as “diferenças”, tais como discriminação racial, social e de pessoas com necessidades especiais. Em uma reunião no final do ano passado, quando houve a contação da história: "Menina Bonita do Laço de Fita", iniciou-se um importante projeto que vamos conhecer hoje.

 


“Aqueles que são diferentes não me prejudicam, muito pelo contrário, eles me enriquecem.”

 Antoine de Saint-Exupéry

 



A escolha do tema do nosso Projeto “No Mundinho da Creche e da Comunidade Tem Vez e Voz a Diversidade” surgiu do resultado de uma oficina envolvendo toda a comunidade escolar, em que trabalhamos a dramatização da história “Menina Bonita do Laço de Fita”, de Ana Clara Machado. A partir daí, toda creche achou louvável abordar em 2013 as diferenças não só étnica, mas também cultural, social, econômica, comportamental e de indivíduos com necessidades especiais.

 

 


O nosso real objetivo é tornar cada vez mais o nosso espaço educativo um lugar de inclusão. Para tanto, foram comprados vários bonecos de inclusão, para que nossos pequeninos comecem a conviver desde cedo com as diferenças.

 


 


Esses bonecos foram apresentados aos pequeninos e trabalhados dentro de sala de aula. Eles estão sendo levados para seus lares todas as sextas-feiras, juntamente com uma ficha em que o responsável faz um pequeno resumo relatando como foi a estadia do boneco no final de semana.

 


 


Os relatórios podem ser vistos no blog da creche no link:
http://cmavieira.blogspot.com.br/2013/09/eis-alguns-formularios-preenchidos-por.html

 


“Nossa Unidade se fundamenta em algo mais elevado que nós no ser humano.”

Leticia e Cintia.

 

 

Acompanhe as atividades da creche através do blog, acessando a imagem abaixo:

 

 

Parabéns a toda equipe da C. M. Adélia Vieira pela grande lição de cidadania e amor ao próximo que vocês estão construindo em seus pequeninos.

 

 

Profª Márcia Cristina Alves, Representante da 9ª CRE
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 07/11/2013

Plante uma Árvore com o seu Filho


 

 O significado das coisas passa a ser entendido mais facilmente pela criança quando ela tem uma relação mais próxima com seu meio. Assim, nossas crianças devem ser expostas ao contato com os seres vivos, ao mesmo tempo em que lhes são explicados os ciclos harmoniosos da natureza e o desequilíbrio causado pela intervenção humana. 

 

"Afagar a terra. Conhecer os desejos da terra. Cio da terra, propícia estação. De fecundar o chão." O Cio da Terra, de Milton Nascimento.

 

Assim, o EDI Maria de Lourdes Ferreira abraçou o Projeto CriarÁrvore, que está estreitamente ligado ao P.P.P da Unidade Escolar, que visa "desenvolver os valores humanos a partir da primeira infância".

 

Cuidadores oficiais das mudinhas.

 

A "Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro, lança através do Centro de Educação Ambiental o Projeto CriÁrvore, que consiste na distribuição de sementes de árvores nativas da Mata Atlântica para produção de mudas pelos alunos e professores da rede municipal de ensino. Cada escola ou professor, inscrito no projeto, recebe um kit contendo as sementes e o manual que ensina o passo a passo das etapas."

Texto extraído do http://www.rio.rj.gov.br/web/smac/exibeconteudo?id=4381280

 

Conheça como esse projeto está sendo desenvolvido pelas crianças e famílias do EDI Maria de Lourdes Fereira

 

Em setembro comemoramos o dia da árvore de forma bastante especial em nosso espaço. Fizemos um evento e convidamos as famílias para almoçarem e plantarem junto com seus filhos as sementes, dando início ao projeto CriarÁrvore.


Durante o mês de setembro realizamos várias atividades com as turmas sobre a importância das árvores, o ciclo de vida das plantas, tipos de árvores, cuidados com o plantio das sementes. A produção dos cartazes demorou uma semana e o evento do dia 21 de setembro teve início às 12h e terminou às 15h.

 

Realizamos o almoço no sábado com o intuito de reunir o maior número possível de responsáveis no evento. Queríamos que os pais se envolvessem nesse projeto, incentivando seus filhos a cuidarem das sementes plantadas. Alunos, responsáveis, professores, funcionários e parceiros da CADEG doaram substrato e terra.


Conseguimos despertar a consciência ambiental de nossos pequenos. Eles têm se preocupado em regar as sementes; sempre que podem, visitam o espaço onde estão as caixinhas para observar se as sementes germinaram. Essa atividade realizada em conjunto com as famílias aproximou pais e filhos, e a comunidade escolar como um todo.

 

Nosso trabalho em equipe foi muito bom! Contamos com o envolvimento de toda a comunidade escolar, alunos, professores, responsáveis e funcionários. Nossa equipe ficou muito feliz de poder participar do projeto, plantando árvores com as crianças, despertando nelas a consciência ambiental, valorização e respeito à vida.

 

 

Os pais ficaram muito felizes de participar da atividade com seus filhos e se colocaram à disposição para outros eventos. As crianças ficaram tão envolvidas com a plantação que algumas queriam inclusive levá-las para casa.


Nossos professores também aprovaram o projeto; realizaram contação de histórias sobre o tema meio ambiente e germinação. Outras atividades desenvolvidas foram: a confecção de cartazes e a experiência de germinação com grãos de feijão.

Texto: Professora Ruth Rejala

 

Parabéns às crianças, às famílias e os educadores do EDI Maria de Lourdes Ferreira por promover sob vários aspectos a ecologia e fazer com que essa seja incluída no currículo pedagógico desde a primeira infância.
 

Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós!

 

Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe

 


Professora Ana Accioly
 Representante Rioeduca.net da 4ª Coordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly

 

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 07/11/2013

Tirando Sonhos do Papel - Papai Noel dos Correios 2013

 

A Campanha Papai Noel dos Correios 2013 já começou!

A campanha, que tem como principal objetivo responder às crianças que escrevem ao Papai Noel por meio do envio da carta-resposta e atender, dentro do que for possível, aos pedidos de presentes de Natal das crianças em situação de vulnerabilidade social, completa 24 anos de existência. 

 

Este ano, os Correios investem no slogan "É você quem tira esses sonhos do papel" a fim de alavancar a colaboração de ainda mais pessoas na "adoção de cartas". 

 

Adotar uma carta signfica levar a realização de um sonho para uma criança, sonho esse que pode ir desde um simples panetone a uma cadeira de rodas. 

 

"Em 2013, a simbologia do origami – arte tradicional japonesa que cria representações de objetos e animais por meio de dobras de papel – será representada a partir do papel das cartinhas que se transforma em brinquedos. As cores utilizadas nas artes pretendem remeter à esfera lúdica dos sonhos para assim possibilitar à sociedade a compreensão da sua importância na realização de sonhos e transformação de vidas." - justifica o portal oficial da campanha.

 

Nos pontos de coleta, as cartas ficam organizadas por pedidos e fica fácil escolher por sua adoção; o que fica realmente difícil é querer adotar somente uma. Isso porque as cartas escritas pelos pequenos apresentam, em sua maioria, pedidos muito simples.



É claro que algumas crianças pedem coisas um pouco mais caras, motivados pelos anúncios e pela vida consumista a qual todos somos diariamente submetidos. Mas mesmo para estas, existem os padrinhos que possuem maior possibilidade de compra, ou mesmo aqueles que optam por presentear a criança com alguma outra coisa, mas com uma resposta de esperança de que o que ela pediu um dia ainda irá chegar. O importante é que não deixemos nenhuma criança de fora ou de mãos vazias. 

 

Várias escolas da nossa rede estão participando e, como em outros anos, todos aguardam pela chegada do Papai Noel e pela festa de confraternização natalina. 

 

Se sua escola está incluída na campanha, aproveite o espaço de comentários para divulgar, bem como para indicar o posto em que a carta de seus alunos pode ser encontrada. 

 

Clique na imagem e acesse o Site Oficial da Campanha: 

 


 

 

 

 

 

 

Imagens: Rio de Janeiro. Foto: divulgação/Correios

 

 

 

Professora Lilian Ferreira, Gerente do Portal Rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share