A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 18 resultados para o mês de 'Novembro de 2013'

Sexta-feira, 22/11/2013

Sorteio do Livro - Escolas Bem-Sucedidas

A Professora Susan Rocha lançará dois títulos nos dias 25 e 26 de novembro, pela Editora Appris: um dos títulos é destinado a funcionários e o outro ao público de 8 a 12 anos. 

O Portal Rioeduca sorteará 10 exemplares de cada título através de inscrição restrita a nossos funcionários e alunos.

 

Os sorteios ocorrerão às 17 horas do dia 26 de novembro de 2013.  O número de inscrição que será gerado na planilha de inscritos, será submetido ao Portal Random.org, que efetuará o sorteio de forma aleatória. Os números válidos para esse sorteio serão divulgados às 15 horas deste mesmo dia, respeitando a planilha gerada no ato da inscrição.

Pedimos que todos se inscrevam uma única vez, mesmo porque, as inscrições em duplicidade serão eliminadas. 

Propomos aos nossos professores que divulguem a seus alunos o link para a inscrição deles, que se encontra nesta postagem: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=4019

 

Os livros, autografados pela autora, serão entregues na Sala do Rioeduca - SME/RJ. 

 

 

 

Sorteados na Planilha Abaixo (em verde)

 

Inscritos e vencedores

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 22/11/2013

Seleção Escolas Bilíngues - Inglês e Espanhol

Estão abertas as inscrições para o programa experimental de escolas bilíngues. Os professores podem se inscrever até o dia 24 de novembro.



Poderão se inscrever Professor I ou Professor de Ensino Fundamental de Educação Física, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Educação Musical, Inglês ou Espanhol; Professor II; Professor de Ensino Fundamental ou Professor de Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.


O Programa atenderá alunos da Educação Infantil ao 6º ano e tem por objetivo introduzir metodologia e práticas de ensino em três línguas em escolas públicas municipais: Línguas Portuguesa e Inglesa/Espanhola.



Leia o edital de Línguas Portuguesa e Inglesa


Inscreva-se no link abaixo:


https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dE9FRFFrdndoeEx3VzVvTmZPMXpNM1E6MQ

 


Leia o edital de Línguas Portuguesa e Espanhola

Inscreva-se no link abaixo:


https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dGV3MzlPdjVIZEQ1SHdQVHJLUHlZeFE6MA

 

 

 

                               

 

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 22/11/2013

Processo Seletivo GEO

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, comunica aos profissionais integrantes do Quadro do Magistério, lotados e em exercício na Secretaria Municipal de Educação, o regulamento concernente ao processo de seleção e remoção ex-ofício de professores para compor o quadro docente do Programa Ginásio Experimental Olímpico e Paralímpico - GEO.

 

Os professores interessados deverão inscrever-se:


No período de 22 de novembro de 2013 a 3 de dezembro, mediante preenchimento de formulário próprio on-line no endereço: www.rio.rj.gov.br/web/sme.

 

 

Saiba mais no EDITAL

 

 

 

                               

 

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 20/11/2013

Simulados

Tags: professor, avaliação.

Os simulados são geralmente aplicados aos alunos que estão se preparando para prestar vestibular e provas do Enem, porém sua utilização em sala de aula pode auxiliar os professores e alunos em vários aspectos.

 

O final do período letivo é cercado de expectativas e a ansiedade pode atrapalhar - e muito - a realização das avaliações feitas pelos alunos, deixando esse momento tenso. Pode, inclusive, interferir de maneira negativa em sua vida escolar nos anos seguintes.

 

As provas e testes não são a única forma de avaliar o aluno, porém não devem ser deixados de lado. Servem como mais um instrumento e precisam ser agregados a outros do cotidiano, propondo, assim, contemplar a avaliação das várias habilidades trabalhadas pelo professor.

 

Veja no Portal Rioeduca: A importância da Avaliação.

 

 

Nervosismo e insegurança são comuns.

 

Lançar mão de simulados nos períodos que antecedem a semana de avaliação pode ser uma estratégia positiva tanto para professores quanto para os alunos.

 

Os simulados podem ser aplicados independentemente do ano de escolaridade, desde que sejam planejados em conjunto com a Coordenação Pedagógica e contemplem as orientações curriculares e os descritores do ano de escolaridade em questão, sendo assim incluídos nos Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar.

 

Desta maneira, os alunos que são submetidos ao "treinamento" dos simulados, gradativamente, percebem a sua importância enquanto estratégia de preparação para as futuras avaliações, tornando-os inclusive mais seguros.

 

 

Alunos adquirem gradativamente hábitos e atitudes durante a realização da atividade.

 

Aspectos positivos na utilização dos simulados quando utilizados enquanto prática anterior às avaliações, tanto as internas quanto as externas:

  • oferece ao professor feedback dos conteúdos aplicados e quais precisam ser revisados;
  • prepara o aluno nos aspectos psicológicos, trabalhando as questões como autonomia, ansiedade, confiança e tempo;
  • a elaboração de simulados únicos por ano de escolaridade proporciona mais uma forma de troca entre os professores.

 

Leia em A importância dos simulados sobre o vestibular.

 

Professor, se você não costuma utilizar os simulados em sua turma, experimente aplicar antes das provas do último bimestre e compare os resultados.

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share