A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 18 resultados para o mês de 'Novembro de 2013'

Quarta-feira, 20/11/2013

Gincana Escolar: Algazarra Pedagógica

 

Muita diversão, algazarra e aprendizagem num momento lúdico e especial, diferentemente do dia a dia que conhecemos com a lousa e materiais didáticos convencionais: A Gincana Escolar!

 

Organizar os conteúdos e desdobrá-los, avaliar a aprendizagem, esta é a rotina do professor, ou seja, planejar com cuidado e carinho as atividades propostas.

 

Por vezes, podemos perceber desestímulo nos alunos, que escondem sua real desenvoltura e desenvolvimento na vida escolar. É aí que podemos e devemos apostar em atividades que estimulem o espírito lúdico e aproveitar para inserirmos ou avaliarmos o que é proposto em sala de aula. Nada melhor que incluir a “Gincana Escolar”, que estimula e reforça o espírito de equipe, o respeito mútuo, a curiosidade, a responsabilidade em meio a muita diversão. Afinal, o espírito competitivo pode oportunizar uma sequência de aspectos pedagógicos e também formativos. A animação, a euforia e a agitação devem fazer parte do entusiasmo dos alunos em participar prazerosamente desse tipo de atividade.

 

Escola Municipal 05.18. 33 Paula da Fonseca. Gincana Escolar, 2012.

 

A questão de vencer se torna apenas um detalhe, embora seja o objetivo principal.

 

Uma gincana pode abordar desde jogos simples, questões valendo pontos e até uma miscelânea - que é o mais interessante e importante em se tratando de avaliação. Tudo isso em caráter interdisciplinar, em que os alunos poderão demonstrar o que já sabem, sendo estimulados sempre a aprenderem mais. Sem contar que a gincana deve estar incluída como um importante recurso nos projetos pedagógicos.

 

A gincana pode ser aliada desde a tenra idade, ainda na Educação Infantil, e as tarefas devem estar de acordo com a faixa etária e adequada aos objetivos propostos à turma. Deve ser rigorosamente planejada para evitar frustrações ou injustiças, já que envolve situações de ganhar ou não pontos.

 

Como sugestões, a gincana deve ter ênfase em painéis próprios, um material destinado às tarefas (de preferência reaproveitado para se consolidar a importância da sustentabilidade) e ser realizada pelo menos uma vez por semana. Quanto às tarefas, podem ser quantas a imaginação e criatividade puderem enumerar, com  perguntas e jogos em etapas com níveis fáceis, médios e difíceis.

 

Escola Municipal 10.19.008 Eduardo Rabelo, 2011.

 

Desafiar o aluno pode ser muito prazeroso quando ele se integra num contexto proposto pela dedicação, interação e diversão. Trata-se de um trabalho compensador pelos resultados alcançados, além da grande satisfação pessoal que traz a todos os participantes: alunos e professores.

 

Abrace essa ideia e alavanque seus conteúdos, avaliando em ritmo de “algazarra” pedagógica. Caso você já trabalhe com gincana, comente nos relatando e sugerindo ideias!

 

PARTICIPE!

 

Vilma Barbareto

Professora da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro

Colaboradora do Portal Rioeduca.net - Supervisão de Postagens

vilmabarbareto@rioeduca.net

Twitter: @VilmaBarbareto 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/11/2013

INFORMATIVO MultiRio - 19 de novembro

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Educação em Rede celebra os 10 anos das creches municipais

O programa apresenta um panorama histórico e destaca o trabalho, os desafios e as conquistas alcançadas nas creches e pré-escolas municipais. Um minidocumentário conta um pouco o início da inclusão das creches no sistema educacional carioca, em 2001, até a implantação dos Espaços de Desenvolvimento Infantil, que unem creche e pré-escola no mesmo espaço. No estúdio, Carla Ramos recebe Simone Souza, gerente da Educação Infantil – SME, e a professora Vera Vasconcellos, psicóloga e pós-doutora em Desenvolvimento Humano. Elas discutem os benefícios no atendimento a essa faixa etária, os desafios vividos e os avanços previstos, além da importância de uma formação adequada para os profissionais e da participação das famílias. Educação em Rede vai ao ar na quarta-feira (20), às 14h, na BandRio.

 

Cidade de Leitores aborda a literatura do gaúcho Paulo Scott

Personagens intensos e humanos, o rigor formal e tramas cheias de reviravoltas formam uma literatura original que faz do escritor um dos mais festejados da geração dos anos 2000. Em entrevista a Leila Richers, o poeta, contista e romancista Paulo Scott fala sobre suas obras, algumas adaptadas para o cinema, e seu processo de criação literária. Entre os livros do escritor, ganhador de vários prêmios literários, estão Voláteis, Ainda Orangotangos e Ithaca Road. Também no programa, o diretor Ary Coslov conversa sobre a peça Fish & Chips ou o que Eu Vim Fazer Aqui, que aborda a questão da imigração clandestina, unindo visão crítica ao prazer do entretenimento. Cidade de Leitores vai ao ar na quinta-feira (21), às 14h, na BandRio.

 

Novo volume do MultiKit começa a chegar nas salas de leitura

As Escolas Municipais já começaram a receber o MultiKit – Literatura, Cidade e Comportamento. O material audiovisual inclui as séries de animação Os Invisíveis, Quadrinhos – Guia Prático e Uma Obra, Seu Autor e as produções Vozes da Cidade e Educação em Rede.  O MultiKit busca levar para as escolas parte da produção de TV da MultiRio para o uso de professores e alunos. O conjunto audiovisual deve ser mantido na sala de leitura, em local de fácil acesso, e pode ser trabalhado em sala de aula, em atividades de contraturno e em centros de estudos de professores.

 

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO | MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
(21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no Twitter Portal Multirio

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 13/11/2013

Informativo MultiRio - 13 de novembro

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Cidade de Leitores destaca a cultura de Língua Portuguesa

Com cerca de 230 milhões de falantes, o idioma é o quarto mais usado no mundo, segundo estimativas. A literatura, o teatro, a música e demais expressões culturais em Língua Portuguesa são ponto de união entre países tão diversos quanto Brasil, Angola e Portugal.Cidade de Leitoresdiscute o intercâmbio cultural em Língua Portuguesa e a integração dos países lusófonos. Leila Richers recebe Izabel Margato, professora da Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio, e Tânia Pires, idealizadora e produtora do Festival de Teatro da Língua Portuguesa (Festlip). Izabel Margatoé coordenadora da cátedra Padre Antônio Vieira de Estudos Portugueses e pesquisa a cultura e a literatura portuguesas. Em sua 5ª edição este ano, a Festlip apresentou, além de peças, palestras e shows com artistas de países lusófonos. A sérieCidade de Leitoresé exibida na quinta-feira (14),às 14h, na BandRio.

 

Cruz Vermelhaé o destaque deAtitude Consciente

A organização humanitária internacional, que completa 150 anos de atuação em 2013, e as diversas frentes nas quais atua são o destaque do programa. Frequentemente associado ao trabalho de amparo e promoção da saúde em guerras e catástrofes, o grupo também desenvolve várias atividades em tempos de paz. Lúcia Leme conversa com a presidente da Cruz Vermelha Brasileira, Rosely Sampaio, sobre os grupos-alvo da organização no Brasil, os projetos para os jovens e os cursos de capacitação oferecidos. O voluntariado e sua importância na transformação da sociedade também estão em pauta. O programa fala ainda sobre o programa de voluntários da Prefeitura do Rio.Atitude Consciente é transmitido na quinta-feira (14),às 9h, 13h, 17h e 21h, viaWeb Rádio (www.multirio.rj.gov.br/webradio).

 

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra noPortal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail paramultiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel:1746/Fora RJ: (21) 3460-1746•ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 

I


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 12/11/2013

Parabéns, Gestor Escolar!

Tags: professores.

 

Assim como um maestro rege a orquestra, o Gestor Escolar tem papel fundamental na construção do sucesso escolar, consolidando e exercendo papel de democratização e integrando Escola, Família e Comunidade.

 

O Gestor Escolar é sim o grande administrador da escola, o maestro que rege a orquestra educacional. Mas suas atribuições não se restringem a essa função, afinal, é essencial que ele seja um líder. Um agente de mudanças!

 

O papel do Gestor da Escola mudou com o tempo, ele não é mais o centro do processo, não sendo só responsável por questões burocráticas. Assista ao vídeo da Mestra em Gestão e Educação pela UNIRIO, Debora Dias Gomes:

 

 

O gestor está exercendo essa liderança quando realiza suas práticas visando uma construção coletiva. Todos são ouvidos e participam de forma que a escola possa desenvolver seu trabalho em sintonia, harmonicamente com a comunidade, que se apropria da sensibilidade de saber ouvir e lidar com a diversidade cultural, social e emocional do universo escolar e com seus ritmos distintos. Tudo isso através de uma construção coletiva da equipe, para que esta se afine e se desenvolva de forma significativa.

 

Liderança participativa e democrática são fundamentais para uma gestão consciente, para se pensar numa educação de qualidade em conjunto com a equipe docente.

 

Essa mudança do eixo – do ensinar para o aprender, da centralidade no professor à centralidade no aluno – seria o pontapé inicial para desvendar as práticas pedagógicas mais eficientes e tornar o acesso ao conhecimento mais democrático. Não deve, portanto, afastar-se dos seus objetivos centrais: a aprendizagem significativa e o sucesso escolar.

 

Atualmente, os conceitos de gestão priorizam uma liderança horizontal, em que parte-se da competência individual para o alcance da competência coletiva. Cabe ao gestor ressaltar em cada um de seus liderados a sua importância para o sucesso, realizando o empoderamento com liberdade de ações responsáveis.

 

Dia 12 de novembro é dia do Gestor Escolar!!!

 

 

Gestor...

 

Parabéns pelo brilhante papel que vem desempenhando ao longo de sua jornada, também enquanto professor, sempre disposto a ensinar e aprender.
  

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net

                               

 

 

 

 

 


   
           



Yammer Share