A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 18 resultados para o mês de 'Novembro de 2013'

Sexta-feira, 08/11/2013

Comunidade de Aprendizagem

 

Durante o mês de junho, alunos, professores e pais da escola Epitácio Pessoa participaram ativamente de uma formação sobre a proposta de Comunidade de Aprendizagem.

 

 

 


Foram 30 horas de formação, onde aprenderam atuações educativas de êxito que favorecem a participação educativa dos familiares, a melhora dos resultados de aprendizagem dos alunos e a convivência entre todos.

 

A ideia central do projeto é oferecer às escolas, práticas que foram testadas, avaliadas e certificadas pela comunidade cientifica internacional, como aquelas que, além de serem transferíveis, geram os melhores resultados de aprendizagem. 

 


Em setembro do mesmo ano, a escola começou a implementar três das sete práticas aprendidas: tertúlias literárias, grupos interativos e comissões mistas.


Assim como podemos observar no vídeo, os resultados e o encanto pela proposta já tomaram conta da escola! Alunos, professores, funcionários e familiares participam ativamente das atividades de leitura dos clássicos da literatura universal e dos grupos interativos que aumentam a quantidade de recursos humanos na sala de aula, potencializando as interações entre os alunos, favorecendo a troca e, consequentemente, a aprendizagem.

 

Entenda um pouco mais sobre este projeto. Clique no link do Instituto Natura

 

 

 

Grupos Interativos com Júnior

 

 

 


Grupos Interativos Com Ricardo e Daniel

 

 

 

 

 

 

 

Tértulias literárias https://docs.google.com/file/d/0BwFsFVJjc1c-VDEzN0RMVm9zaEE/edit?usp=drive_web

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 07/11/2013

III Encontro de Educação Bilíngue (LIBRAS, Língua Portuguesa)

Informativo sobre o encontro e forma de inscrição:

III Encontro de Educação Bilíngue (LIBRAS, Língua Portuguesa)

no Município do Rio de Janeiro

 

 

 

 


Convidamos os Professores, os Instrutores Surdos, os Coordenadores Pedagógicos, os Diretores das Unidades Escolares, os Agentes de Educação Especial das Coordenadorias Regionais de Educação e os demais profissionais da Rede Municipal, interessados na Educação de Surdos a participarem do "III Encontro de Educação Bilíngue no Município do Rio", a ser realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA).

 

O Encontro ocorrerá nos dias 4 e 5 de dezembro de 2013, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), no Teatro Fernando Azevedo - Rua Mariz e Barros, nº 273 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro.

 

Para realizar a Pré-Inscrição, é necessário visitar a página do "IHA Informa", observar a programação de palestras e clicar na frase que diz "Clique aqui para fazer a sua pré-inscrição". Preencha o formulário até o final e aguarde a confirmação da inscrição. Divulgaremos a lista de inscritos no próprio site: http://ihainforma.wordpress.com/

 

Em tempos de mudanças e de reformulações educacionais, com a ênfase na formação do professor e de profissionais surdos e intérpretes educacionais de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) visando o atendimento aos alunos surdos, é de extrema importância a organização deste III (terceiro) encontro.

 

O objetivo do III Encontro é combinar Palestras e Oficinas que permitam refletir a sustentação de uma Educação Bilíngue (LIBRAS e Língua Portuguesa) baseada nos eixos mídia, língua e letramento.

 

Ressalta-se que a presença dos profissionais intérpretes educacionais de LIBRAS, dos instrutores surdos inseridos no contexto escolar como também, dos professores bilíngues em formação por meio do IHA/SME Rio, todos estes, em conjunto com os gestores e funcionários das unidades escolares, tornam-se imprescindíveis na mediação do processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo.

 

Atualmente, há um árduo esforço na retomada da discussão de uma educação bilíngue nas escolas da rede municipal do Rio de Janeiro garantindo o debate sobre o trabalho pedagógico com alunos surdos (em parceria com alunos ouvintes) e a prática pedagógica frente à nova perspectiva de abordagem bilíngue no Ensino Fundamental.

 

A Direção do Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA), o Laboratório de LIBRAS e a Área de Estudo Específica de Surdez, deste instituto, agradece a participação de interessados no evento. Acesse o site "IHA Informa".

 

III Encontro de Educação Bilíngue
Formulário de pré-inscrição
(de 9 a 29 de novembro)
A lista de inscritos será divulgada no dia 30 de novembro.

 

Os já inscritos (em outubro) receberão mensagem comunicando a necessidade de refazer a inscrição (para confirmar a participação devido ao adiamento ocorrido - de outubro para dezembro).
Todos devem fazer as inscrições no site. 

 

 

 

                               


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 07/11/2013

Informativo MultiRio - 07 de novembro

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Tempo de Estudar faz revisão de disciplinas na MultiRio Web TV

Nesta segunda-feira (11), estreia a série com videoaulas destinadas aos estudantes do 9º ano da Rede.Tempo de Estudar faz uma revisão de conteúdos de Matemática nasáreas deÁlgebra e Geometria, em programas gravados com os professores Gina Pereira (Ginásio Experimental Carioca Governador Carlos Lacerda) e Anderson de Oliveira (EM Mozart Lago). O projeto, uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, também prevê a abordagem de Língua Portuguesa em próximos episódios. Os assuntos tratados foram escolhidos de acordo com as dificuldades dos alunos observadas nas escolas e tratam de conteúdos não só do 3º bimestre, mas retoma conceitos anteriores necessários para o bom desenvolvimento do aluno na disciplina.

Tempo de Estudar vai ao ar todos os dias, das 10h30às 11h, com reapresentação a cada quatro horas e transmissão via Web TV (multirio.rj.gov.br/webtv). As videoaulas, assim como recursos pedagógicos (slides, apostilas etc.) e exercícios, ficarão disponíveis para que alunos e professores acessem a qualquer momento na seção Tempo de Estudar do Portal MultiRio (multirio.rj.gov.br). O tira-dúvidas, também no site, permite o envio de perguntas que serão respondidas pelos professores.

Programação:

  • Às segundas e terças-feiras:Álgebra (inéditos);
  • Às quartas e quintas-feiras: Geometria (inéditos);
  • Às sextas-feiras: reapresentação dos programas deÁlgebra;
  • Aos sábados: reapresentação dos programas de Geometria;
  • Aos domingos: reapresentação de todos os programas.

 

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra noPortal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail paramultiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746•ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 06/11/2013

Pesquisa x Plágio Escolar

Tags: professor, mídia.

 

A velocidade com que as informações chegam até os jovens nos dias de hoje otimizam o tempo e facilitam a pesquisa em sites na internet.



É importante que o professor oriente os alunos esclarecendo que a tecnologia e a internet oferecem grandes oportunidades de enriquecimento, compartilhamento de ideias e opiniões, download de livros e imagens à serviço de quem acessar.

 

Em sala de aula, cabe ao professor a orientação quanto ao uso da internet para que a atividade proposta seja realmente considerada uma pesquisa e o trabalho final não represente simplesmente uma cópia, ou seja, um plágio.

 

Aluna utilizando a internet através do netbook em parceria com o material escrito.


Segundo a Wikipedia: "O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma".

 

Inevitavelmente podem ocorrer transcrições de trechos para o material que está sendo produzido sem que sejam dados os devidos créditos ao autor. Isso pode acontecer devido à falta de conhecimento e orientação, não podendo, dessa maneira, ser considerado “plágio de má fé”, mas precisa ser esclarecido que trata-se de uma ação errada.

 

O plágio escolar é cada vez mais percebido pelos professores nos trabalhos dos alunos do Ensino Médio e Superior e constitui crime.

 

Fonte: http://educador.brasilescola.com/orientacoes/plagios-no-ambito-escolar.htm.

 

Algumas ações desenvolvidas pelo professor devem estimular a pesquisa, a comparação de textos, levando-os à reflexão, sendo capazes de chegar as suas próprias conclusões e redigindo textos de sua autoria, tais como:

 

  • pesquisar em mais de um site;
  • comparar opiniões - existem informações equivocadas na internet e até mesmo erradas;
  • esclarecimento quanto ao plágio;
  • regras e normas para citações;
  • objetivos claros quanto ao que se pretende com a pesquisa e planejamento;
  • disponibilizar tempo suficiente para execução da pesquisa e eventuais dúvidas que poderão surgir no decorrer do processo até a entrega final.

 

Fonte: http://educador.brasilescola.com/orientacoes/plagios-no-ambito-escolar.htm.

 

Uma pesquisa mal orientada na vida escolar pode se tornar um hábito, um vício que só trará como único prejudicado o aluno, que estará se privando do conhecimento, do desenvolvimento enquanto cidadão crítico.

 

As teclas Crtl+C e Crtl+V enquanto atalhos são funcionais, mas não podem substituir a capacidade de leitura, análise e criação dos nossos alunos.

 

Estimule seu aluno a ser um grande pesquisador!!

 

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share