A A A C
email
Retornando 52 resultados para o mês de 'Novembro de 2014'

Terça-feira, 11/11/2014

Arte e Cultura na Formação Mensal do Realfa 1

Tags: 7ªcre.

 

O Encontro de Formação Mensal para professores do Programa de Reforço Escolar Realfabetização 1 promoveu uma oficina de artes com criação de boneca Abayomi em outubro.

 

 

A Gerência de Educação da 7ª CRE realizou, no dia 29 de outubro, a formação mensal para professores que atendem as turmas de Realfabetização 1. O encontro foi realizado no auditório da 7ª CRE e a coordenadora do Projeto, a professora Dilma Vianna, organizou um encontro festivo, considerando que outubro é um mês especial para professores e servidores públicos.

 

 

O grupo recebeu a artesã Lena Martins, que desenvolveu a oficina de boneca Abayomi. Lena proporcionou ao grupo momentos de arte, cultura e lazer. Ao redor da mandala, os professores puderam dançar, cantar e fazer homenagens.

 

                Mandala de materiais diversos e atividades realizadas com professores durante o encontro.

 

Cada participante confeccionou o seu bebê Abayomi. Além da técnica, foi possível aprender com as histórias e experiências contadas pela convidada.

 

Professores do Realfa e suas bonecas Abayomi criadas durante o encontro.

 

   Alguns dos trabalhos produzidos pela artesã Lena Martins.

 

Abayomi significa "Meu Presente". E realmente este encontro foi um presente aos participantes, pois, além da oficina, os professores participaram da dinâmica "a Borboleta e a Pedra", que faz uma alusão ao trabalho do REALFA 1. Eles foram homenageados com o vídeo "Eu acredito na rapaziada" e ainda ganharam bolo e lembrancinhas.

 

Mesa do bolo e a artesã Lena Martins.

 

 Lena Martins (artesã convidada), Dilma Vianna (coordenadora do projeto), Luciana Durans e Gabriela Bicudo (itinerantes do projeto).

 

Professora Karina Amorim e a oficina de bonecas Abayomi na turma do Realfa da E. M. Octavio Frias.

 

 

Assistam ao vídeo e conheçam os profissionais que fazem a diferença no Programa de Reforço Escolar Realfabetização 1 da 7ª CRE.

 

 

Quem quiser conhecer mais sobre este belo trabalho pode acessar o site:
bonecasabayomi.com.br


 

Parabéns, professores e professoras,

pelo trabalho desenvolvido nas turmas do Realfa 1!

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 11/11/2014

Encontro com Autores – Promovendo o Gosto pela Leitura

Tags: 2ªcre.

 

Nos meses de setembro e outubro os alunos da Escola Municipal Deodoro participaram de um encontro com autores. A atividade promoveu o gosto pela leitura e a criação literária.

 


Nos meses de setembro e outubro, em comemoração aos 106 de história da Escola Municipal Deodoro, por onde muitas personalidades nacionais já passaram, como Cecília Meireles e Olavo Bilac. A Sala de Leitura, através de seus professores Lisiene Barreto, regente da Sala de Leitura, e Manoel Francisco, Sala de Informática, promoveu dois encontros com autores, dentro do projeto de motivação pela leitura e criação literária.

 

Luis Eduardo Matta ao lado do mural com algumas de suas obras.

 

No dia 25 de setembro, a escola recebeu Luis Eduardo Matta, autor jovem e com várias publicações direcionadas ao público infanto-juvenil com abordagem de tramas envoltos em mistérios e suas investigações.

 

Apresentação musical dos alunos.

 

Um grupo de alunos, juntos com os professores Edno Pientznauer e Humberto Diegues, fizeram uma apresentação musical como recepção ao autor. A música escolhida foi “Asa Branca” de Luiz Gonzaga. Um episódio marcou este momento: infelizmente a escola ficou sem água no dia do encontro, mas as atividades foram mantidas. Com muita felicidade os alunos fizeram uma adaptação à letra da música que foi assim cantada “Por falta d´água / não teve aula, / mas teve encontro / com o autor”.

 

Apresentação do autor Diogo Salles

 

A dinâmica do encontro foi uma exposição do autor sobre sua trajetória de vida e agraciada pela presença, do também autor, Diogo Salles. Seguiu-se momento de perguntas onde os alunos puderam saber um pouco mais das inspirações do autor para a criação das obras e a criação dos personagens.

 

Momento de perguntas e respostas com Luis Eduardo Matta.

 

O encontro foi encerrado com um coquetel servido na sala dos professores.

 

No dia 07 de outubro, a escola teve a honra de receber o autor consagrado, com mais de uma centena de publicações, Júlio Emílio Braz. Diante de uma plateia muito próxima da temática tratada pelo autor: preconceito racial, dificuldades no relacionamento entre adolescentes e familiares, dentre outros.

 

 

Mural expositivo de divulgação do encontro com Júlio Emílio Braz.

 

Muito espirituoso, o autor contou um pouco sua infância em comunidade carioca e seu despertar, mais por necessidade, para o mundo da literatura.

 

Diálogo sobre a vida do escritor e a criação de suas obras.

 

Uma particularidade deste encontro foi a participação de uma turma do 6º ano que está trabalhando o livro “Pretinha, eu?” com a professora Lúcia Lyrio.

 

Júlio Emílio Braz autografa livro doado aos alunos.

 

O autor fez uma breve apresentação dos títulos existentes na escola e outros que doou para a sala de leitura. Também presenteou alguns alunos que tiveram a oportunidade de ganhar um livro autografado.

 

Lembrança do encontro oferecida pela Escola.

 

Como no encontro anterior, a unidade escolar ofereceu um simples coquetel ao autor e uma recordação deste momento especial para a Escola Deodoro, a Sala de Leitura e toda a comunidade escolar.

 

Parabéns à Escola Municipal Deodoro e a seus professores pela realização de atividades que incentivem o gosto pela leitura!
 

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca! Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ªCRE

renata.carvalho@rioeduca.net


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 11/11/2014

Aniversário de 25 anos do CIEP Dr. João Ramos de Souza

Tags: 11ªcre, ciep, aniversário.

 

No dia 9 de novembro, o CIEP Dr. João Ramos de Souza, localizado na Ilha do Governador, completou 25 anos de muito empenho, amor e dedicação em prol de uma Educação Pública de qualidade!

 

 

O CIEP, inaugurado em 1989, já foi destaque em diversos eventos e atividades importantes, um deles foi na Ação Global Especial Mulheres.

 

 

Reportagem do site da Globo (G1).

 

Para comemorar uma data tão importante, diversas atividades foram planejadas para uma semana de comemoração. A Guarda Municipal do Rio de Janeiro, em parceria com o CIEP, trabalhou de forma lúdica, com teatro de fantoches, os conceitos de cidadania e respeito ao próximo.

 

 

Os alunos e professores confeccionaram murais e trabalhos demonstrando o seu sentimento em relação à escola.

 

Murais carinhosos enfeitando as paredes do CIEP.

 

Em um dos murais, os alunos (alguns desde a Creche) da turma 1.401, do professor Michel, dedicavam cartas, onde registravam o seu sentimento em relação à escola. A carta da aluna Karen Rufino se destacou entre tantas, pois agradecia aos funcionários e amigos sobre sua experiência.

 

"Nesta escola eu aprendi várias coisas... se tiver uma escola melhor que essa eu não sei qual. Melhores amigos é claro são os nossos pais, mas amigos de escola são outra coisa, são aqueles que mesmo a gente brigando voltamos a ser amigos. Temos professores e eles fazem de tudo para a gente aprender, agradeço ao professor Michel que me ensinou muito e, aos funcionários, eu desejo um feliz aniversário para o CIEP."

Karen Rufino, aluna do 4º ano.

 

Mural realizado pelos alunos da turma 1.401.

 

A Diretora Patrícia Tavares, quando perguntada sobre qual era a sensação de fazer parte destes 25 anos, declarou: "A sensação de ver todos reunidos e curtindo a festa é inenarrável. Supera os momentos difíceis que vivenciamos. Neste momento, só pensamos em coisas boas, o sentimento é o de gratidão por fazer parte da escola."

 

Para finalizar a semana de comemorações e a culminância dos trabalhos do Projeto Político Pedagógico, a Orquestra da Guarda Municipal do RJ tocou diversas músicas, como: Hino Nacional, Cidade Maravilhosa, Garota de Ipanema, entre outras.

 

Os alunos ensaiaram e cantaram duas músicas: Sal da Terra e Planeta Sonho. Já os professores, para demonstrar a sensação de fazer parte desaa história, deram as mãos e cantaram juntos a famosa música de Roberto Carlos: Emoções.

 

Orquestra da Guarda Municipal tocando diversas músicas, inclusive o Parabéns na hora do bolo.

 

"Quando eu estou aqui
Eu vivo esse momento lindo
Olhando pra você
E as mesmas emoções
Sentindo".

Roberto Carlos

 

Patrícia Tavares, diretora, Rosana e Mônica, diretoras adjuntas.

 

"Espero que nosso trabalho possa ser realizado de forma harmoniosa, que as pessoas se sintam bem em estar no CIEP. Melhorar, aprender a cada dia e, é lógico, fazer refletir o aprendizado na prática pedagógica."

Patrícia Tavares, diretora.

 

 

VISITE O BLOG DO CIEP DR. JOÃO RAMOS DE SOUZA - 11ª CRE

 


Parabéns ao CIEP, por fazer parte do cotidiano de gerações de alunos há 25 anos, com dedicação, qualidade e compromisso com a educação!

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 10/11/2014

Escola Dois de Julho, a "Bombeirinho"

Tags: 1ªcre, eventos.

 

 

A Escola Bombeirinho, como carinhosamente é conhecida pela comunidade, tem a Alfabetização, em seu sentido mais amplo, como foco principal do seu Projeto Político Pedagógico.

 

No dia 19 de abril, no Boletim Nº 91, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, o Coronel Aristarcho Pessôa fazia publicar o decreto no qual integrava a construção do prédio situado à Rua Ferreira de Araújo, nº119, em São Cristóvão, destinado a ser uma escola primária para a comunidade local e, nesta data, entregue à Cruzada Nacional de Educação.

Por essa razão, a escola é carinhosamente chamada de "Bombeirinho". Em 17 de março de 1976, através do Decreto nº 646, a escola foi doada à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (Diário Oficial do Município, Poder Executivo nº 256 de 18/03/76).

 

 

 

Atualmente a unidade desenvolve, junto com toda a comunidade escolar, o projeto político pedagógico "COM A PALAVRA - A PALAVRA", no qual o enfoque principal é dado à Alfabetização no seu sentido mais amplo, que é a compreensão da função social da leitura e da escrita, acreditando na necessidade de buscar sempre novas possibilidades de melhorar cada vez mais a qualidade do Ensino Público Municipal.

 

No momento a escola conta com seis salas de aula e uma sala de leitura com capacidade de atendimento de cerca de trezentos alunos distribuídos em dois turnos com turmas de Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental.

 

Vejamos alguns trabalhos que foram desenvolvidos pela escola ao longo de 2014:

 

No mês de fevereiro, como já é tradição, a escola aproveitou o momento do carnaval, que nossos alunos tanto curtem, para realizar contações de histórias, confeccionar blocões com alfabetários e letras de músicas, confeccionar máscaras, cartazes...

 

 

... que culminou com o o Baile de Carnaval das Crianças. Momento de Alegria, descontração e integração entre as diversas turmas da unidade!

 

 

No mês de março, para comemorar o Dia do Circo, os alunos participaram de roda de leitura com livros sobre circo e palhaços, assistiram a filmes sobre o tema e ainda ouviram várias músicas para realizar as atividades propostas. Resultado: trabalhos lindos, muito aprendizado e muita alegria!

 

Atividade em comemoração ao Dia do Circo.

 

No mês de maio, os alunos participaram ativamente dos Jogos Infantis da 1ª CRE.

 

Alunos participando dos Jogos Infantis da 1ª CRE no Clube do Servidor.

 

O PPP da E. M. Dois de Julho prevê ações ao longo do ano letivo para fomentar o cuidado consigo e o cuidado com a ambiente.


Na Semana da Saúde na Escola, a unidade promoveu jogos cooperativos.

Jogos Cooperativos.


Aí veio a Copa do Mundo, que mobilizou e animou toda a criançada!

 

A Feira de Ciências teve como tema central a Copa do Mundo no Brasil. Cada turma ficou com um tema específico para expor na feira.

 


O tema Folclore foi desenvolvido por todos os professores de U.E. das formas mais variadas e criativas durante todo o mês de agosto.

 

Confeccionando o Boi Bumbá.

 

Aproveitando o período do folclore, na Semana de Educação Infantil, a escola propôs confecção de brinquedo. Iniciaram a atividade com a audição do texto: "Tudo pode ser brinquedo." A participação dos responsáveis, nesta ação junto às crianças, aproximou-os no resgate do prazer em brincar.

 

 


No período de 18 a 25 de setembro, a escola realizou atividades referentes à SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO, com propostas pedagógicas que favoreciam a aquisição de atitudes seguras no trânsito através de diferentes linguagens (artísticas, corporal oral e escrita) e brincadeiras para desenvolver habilidades relacionadas ao trânsito.

 

 

O Dia do Brincar, que acontece mensalmente na última terça-feira, é um momento importantíssimo para as turmas de Educação Infantil, no qual, através do lúdico, habilidades cognitivas e socioemocionais são trabalhadas e desenvolvidas.

 

O divertido jogo da "amarelinha".

 

Esta é uma pequena parte do muito que a Escola desenvolve com nossas crianças. Quer conhecer um pouco mais do trabalho da escola? Clique na imagem abaixo e visite o Blog da Unidade Escolar.

 

 


*Professor, este espaço é nosso! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o Representante Rioeduca de sua Coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.

 

Professor Alexandre Roque de Araujo
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
alexandrearaujo@rioeduca.net
Twitter: @Alexandre_Roque


COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share