A A A C
email
Retornando 52 resultados para o mês de 'Novembro de 2014'

Terça-feira, 18/11/2014

6º Ano Experimental de Sucesso! Professora Ingrid Medeiros

Tags: 11ªcre, 6ºano, experimental.

 

O Seminário Ciências em Prosa e Verso, do sexto ano experimental, contou com apresentação de excelentes trabalhos, tendo a presença da professora Jurema Holperin, Subsecretária de Ensino. A Escola Anita Garibaldi conquistou o 1º lugar no desempenho dos alunos junto com a professora Ingrid Medeiros. Confira!

 

A professora Ingrid Medeiros, da Escola Municipal Anita Garibaldi, localizada na Ilha do Governador (11ª CRE), tem trabalhado com o sexto ano experimental e nos relata que é um dos desafios mais prazerosos na sua história como professora. Ela, que utiliza a interdisciplinaridade nos conteúdos, acredita que esta seja uma forma facilitadora e que expande o conhecimento dos alunos.

 

"Fui compreendendo que interdisciplinaridade era muito mais do que simplesmente aproximar os conteúdos escolares. Era necessário, para essa nova geração, conectar esses conhecimentos à vida deles, tornar nossos dias na sala de aula significativos e, se possível, prazerosos!", diz Ingrid

 

No laboratório, a turma experimentava uma iniciação físico-química. As experiências de Ciências nunca andaram sozinhas, faziam parte de um contexto. O sexto ano da professora Ingrid já realizou diversas experiências no Laboratório com ajuda do kit de Ciências, disponibilizado pela SME às escolas com sexto ano experimental.

 

Experiências:

  • Por que as águas dos Rios Negro e Solimões não se misturam? Por causa da diferença de temperatura, o que foi demonstrado no laboratório na época em que estudavam o Bioma da Amazônia.
  • Produção de fungos para observar no microscópio; 
  • Observação de plânctons trazidos pela professora para os alunos visualizarem no microscópio;
  • Campanha contra o piolho, chamando os pais para observarem o parasita nos microscópios.

 

 

Kit de Ciências no Laboratório da E. M. Anita Garibaldi: alunos relacionando teoria e prática.

 

 

"Utilizamos uma rede social, o que nos permite compartilhar conteúdos e tirar dúvidas além do espaço da sala de aula. Tem de tudo: charges, vídeo-aulas, registros fotográficos de aulas, links de revistas e piadas também."

Ingrid Medeiros

 

 

Além das aulas extras, a Arte fazia parte das aulas de História, Geografia, Ciências, e Português. Para estudar a Amazônia, eles dançaram, estudaram a letra, produziram suas fantasias. Com os alunos produzindo, eles contribuíram para a assimilação do conhecimento, para o despertar da curiosidade. 

 

 

Arte: educação presente nas aulas do sexto ano.

 

A música foi utilizada para que, através das letras, a turma interpretasse não só o que o eu poético dizia, mas o que a História do Brasil tem a dizer. Sambas antigos das décadas de 40, 50, 60, com compositores como Candeia, Cartola, além das músicas de protesto (Chico Buarque, por exemplo) foram trazidos para os ouvidos das crianças. 

 

 

"Foi lindo ouvir um aluno assoviando Cartola,

distraído, enquanto produzia seu trabalho."

Ingrid Medeiros

 

 

"Muitas e muitas vezes, enquanto produzíamos algo relacionado à arte manual, os alunos contavam as suas histórias, de como eram suas vidas fora da escola, suas angústias e planos. E, sem querer, este se tornou mais um caminho para eu entendê-los. Entendi que era minha obrigação levá-los para além do universo escola-comunidade. Ampliar seus horizontes para que, compreendendo como o mundo funciona, eles entendessem a necessidade de se instrumentar através do conhecimento. Muitos passeios foram virtuais, on-line, através do data-show", relata Ingrid.

 

 

 

 

Incentivos verbais da professora Ingrid:

"Senta aqui perto de mim, pra eu ver o que está acontecendo. Vem no quadro que eu te mostro. Alguém me ajuda? Quando eu era pequena era assim, como é que é agora? Eu não sei isso não,vamos ver se o Google nos ajuda? Isso aí na sua prova não certo não. Senta lá, revê, mais uma chance pra ser feliz! (essa eles adoram)". 

 

 

Registro de atividades escolares sobre a Itália.

 

 

 

Professoras do sexto ano experimental da 11ª CRE. Grupo de excelência compartilhando experiências de sucesso! 

 

 

Rioeduca: Qual é o sentimento de saber que a sua turma conquistou o 1º lugar no desempenho dos alunos do sexto ano experimental na 11ª CRE?

 

Professora Ingrid Medeiros: "Acho que consegui convencer os alunos de que, se eles acreditarem em si mesmo, somando esforço e dedicação, nada será impossível!"

 

 


Parabéns, professora Ingrid, pela apresentação de sua experiência e pelo trabalho desenvolvido! Parabéns às professoras nota 11! É a 11ª CRE no sexto ano experimental compartilhando experiências de sucesso!

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 18/11/2014

6º Ano Experimental na 3ª CRE, um Caso de Sucesso

Tags: 3ªcre, 6ª anoexperimental.

 

 Seminário INTERCRE: evento reunindo quatro CREs (1ª, 2ª, 3ª e 7ª) com apresentação de Trabalhos do PII, do Projeto 6º Ano Experimental, e relatos de experiências realizadas em sala de aula unindo as disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa.

 

“Ciências em Prosa e Verso” – 05/11/2014
Local: E.M. 02.08.012 Orsina da Fonseca

 

 

 

Trabalhos apresentados pelas escolas representantes da E/3ªCRE.

 

CURIOSIDADES DA ÁGUA
Prof.ª Iris Nogueira Ferreira de Aguiar
E. M. José Aparecido do Prado Sarti
Turmas: 1601 e 1602

 

 

A Professora Iris Nogueira apresentou o trabalho “Curiosidades da Água”, linkando Ciências, Língua Portuguesa e Artes, além de desenvolver habilidades socioemocionais.

 

 

ECOSSISTEMA
Profª Luzimara Basílio dos Santos
E. M. Sérvulo de Lima
Turmas: 1601 e 1602 

 

 

A professora Luzimara Basílio apresentou o trabalho "Ecossistema", envolvendo: Língua Portuguesa com comparação textual de diferentes gêneros; Ciências, falando do Ciclo da Água, Desmatamento e Reciclagem; Artes, com confecção de maquetes; Geografia com visão espacial; Matemática, trabalhando a noção de proporção para a confecção de maquetes.

 

 

Vale ressaltar que também foram trabalhadas habilidades socioemocionais.

 

 

Parabenizamos todas as unidades participantes e as duas unidades que representaram a 3ª CRE com tanto sucesso!

 

 

 

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 17/11/2014

Talentos da Rede: Professor Umile Romano

Tags: 1ªcre, eventos.

 

 


Atuar, escrever, compor, lecionar... Verbos que se completam na vida profissional do professor Umile.

 

Diariamente, o professor se dirige à Escola General Mitre, onde desenvolve o trabalho de Alfabetização com turmas de 2° ano. Seu nome: Umile Romano.

 

Formado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o professor Umile Romano trabalha com turmas dos anos iniciais, suas preferidas.

 

Sala de Aula, espaço de descobertas.

 

Foi no trabalho com a Alfabetização, que realiza há cinco anos, que o professor Umile percebeu que através da arte cênica e da música poderia potencializar seu trabalho em sala, criando as próprias composições, interpretando as histórias lidas, encenando e tornando a turma parte integrante dessa encenação nas explicações dos conteúdos, dentre outras tarefas. Trabalho este que foi apresentado no Seminário do Curso de Formação de Professores Alfabetizadores do PNAIC, em 2013.

 

Alfabetizando com Arte.

 

Além de desenvolver seu trabalho docente, Umile trabalha como ator de teatro. Aliás, a arte sempre fez parte de sua vida: sua mãe é compositora de samba-enredo e ele sempre esteve perto do mundo do carnaval. Atuar sempre foi um desejo desde a infância.

 

Atuar, seu sonho de criança!

 

Através da ONG ECOA, de teatro social, há sete anos ele conseguiu realizar o sonho de ingressar no mundo do teatro. Nessa ONG, ele aprendeu a arte de interpretar. De aluno passou a professor e ator oficial da companhia.

 

O teatro, grande paixão em sua vida.

 

Umile Romano já escreveu e dirigiu peças, trabalhou com trilha sonora, preparação vocal e atualmente coordena uma turma de trilha sonora, além de atuar na Cia do Bode, em cartaz com o espetáculo Infantil chamado “A Solteirilda”.

Por sua atuação em "A Solteirilda", ganhou o prêmio de melhor ator na categoria teatro infantil no Festival de Teatro do Rio de Janeiro, realizado no Teatro Princesa Isabel, em Copacabana, no último dia 5 de novembro.

 

Professor Umile, durante uma apresentação teatral.

 

Além de tudo isso, o professor ainda escreve poemas, compõe sambas-enredo e coordena o Ministério de Música Católico do bairro em que mora. Ano passado, teve um de seus poemas selecionados pelo Concurso Poesia na Escola, da nossa Rede.

 

Umile nos fala:

“A tarefa de Educar é árdua, porém tem suas inúmeras vantagens. Inserir o aluno em um mundo letrado, fazê-lo leitor deste mundo e levá-lo a compreender, observar e questionar a realidade em que ele vive talvez seja algo que me impulsione a continuar resistentemente a atuar como professor (...) O professor é um importante agente de transformação social. É na sala de aula que tudo se inicia. E ser responsável por cada descoberta, cada passo, cada pesquisa, cada resposta encontrada é um processo, de ensino-aprendizagem, que eu tenho prazer em vivenciar”.

 

Alunos da E. M. General Mitre.

 

Através do professor Umile, queremos homenagear todos os professores que desenvolvem seus talentos em diversas áreas, mas que não abrem mão de estar em sala de aula, ajudando nossas crianças na busca do conhecimento.

 

 

 


*Professor, este espaço é nosso! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o Representante Rioeduca de sua Coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.

 

Professor Alexandre Roque de Araujo
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
alexandrearaujo@rioeduca.net
Twitter: @Alexandre_Roque


COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 17/11/2014

Oficina de Atividades Pedagógicas Digitais

Tags: 6ªcre.

 

 

No mês de setembro, na Escola Antenor Nascentes, a professora Mara Malheiros realizou a Oficina de Atividades Pedagógicas Digitais com os professores da Educação Infantil ao 3º ano. Vamos ver como tudo aconteceu?

 

A inclusão de recursos digitais em salas de aula ajuda a aumentar a comunicação entre estudantes e professores. Contudo, a inserção dessas tecnologias encontra alguns entraves. Um deles é a dificuldade que o professor tem em usar recursos básicos do computador, que poderiam ajudá-lo a criar uma aula diferente e trazer novas informações.

 

Pensando nisso, a Gerência de Educação da 6ª CRE convidou a professora Mara Malheiros para ministrar uma Oficina de Atividades Pedagógicas Digitais, que teve por objetivo principal ensinar os professores a construir material pedagógico usando o Power Point. 

 

Professoras produzem material pedagógico no Power Point.

 

Participaram dessa formação os professores da Educação Infantil ao 3º ano do ensino fundamental. A oficina ocorreu no Laboratório de Informática da Escola Municipal Antenor Nascentes, no dia 24 de setembro, às 8 horas. 

 

No decorrer da oficina, as professoras fizeram troca de material e salvaram as atividades produzidas adequadas ao seu trabalho. Elas já saíram com várias atividades prontas para serem aplicadas com seus alunos. Foi uma manhã agradável e de muitas trocas pedagógicas, pois as professoras demonstraram grande interesse e criatividade em suas produções.

 

Material produzido na Oficina de Atividades Digitais ministrada pela professora Mara Malheiros.

 

Nessa oficina, as professoras exploraram todo o potencial que o Power Point oferece. Elas começaram a atribuir sentido àquele equipamento em seu dia a dia na sala de aula. Nesse momento, uma sementinha foi lançada!  

 

O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho. Por isso, é importante que a capacitação de educadores para uso da mídia seja uma ação constante nas escolas da rede municipal de ensino.

 

Professores participantes da Oficina de Atividades Digitais.

 

A Gerência de Educação da 6ª CRE agradece a parceria da professora Mara Malheiros, regente na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, que está sempre pronta para dividir suas experiências com nossos professores. É um orgulho tê-la na 6ª CRE!

 

Você quer ver o seu trabalho publicado no Portal Rioeduca? Entre em contato com o professor representante da sua CRE! Até a próxima semana!

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª Cre
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share